[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

A TIM começou em RJ e SP porque era onde tinha rede das empresas que ela comprou, Intelig e AES. Então fazia sentido começar ali.

Nossa, muito mais rápida que a Vivo pra implementar e vender. Aqui a Vivo implementou tudo em Novembro, mas só começou a vender quase virando pra Março.
E outra, olha ali a franquia de 3TB da Claro. Se ela for respeitar isso mesmo, nem vale a pena.
Se a Vivo 1Gb é mais cara do que a Claro, não faria sentido mudar? Será que as rotas da Claro são tão ruins assim? Sei que no HFC era horrível porque já usei, mas será que é assim na Fibra?
Nunca tive problema com franquia da Claro. Pelo que eu sei na rede GPON a Claro não enche o saco com consumo alto dos clientes igual ao que acontece na rede HFC em algumas localidades.
tem q fazer alguma coisa pra melhorar o alcance e a velocidade no wifi do modem q a claro manda? to com o humax hp610
A melhor solução seria colocar a ONT em modo bridge e usar um roteador próprio com um Wifi melhor, de preferência mais de um interligados por rede Mesh. É o que eu uso aqui. Tenho a mesma ONT que você.
 
A TIM começou em RJ e SP porque era onde tinha rede das empresas que ela comprou, Intelig e AES. Então fazia sentido começar ali.

Nossa, muito mais rápida que a Vivo pra implementar e vender. Aqui a Vivo implementou tudo em Novembro, mas só começou a vender quase virando pra Março.
E outra, olha ali a franquia de 3TB da Claro. Se ela for respeitar isso mesmo, nem vale a pena.
Se a Vivo 1Gb é mais cara do que a Claro, não faria sentido mudar? Será que as rotas da Claro são tão ruins assim? Sei que no HFC era horrível porque já usei, mas será que é assim na Fibra?

Para 1 servidor que armazeno muita coisa as rotas da vivo são melhores, só por isso que não troco, eu não amo operadora...amo o meu bolso kkkk

Mas assim que eu parar de usar esse serviço que tenho com certeza altero.

A Claro fibra vem com 47% a mais no download e upload em algumas cidades. Sobre aparelho ainda não tem nenhum 2.5, mas da para substituir facilmente por uma onu alternativa com porta 2.5 GbE.

bf8f9d3f-c61e-4607-984a-365abadb6db0.png


Já aqui em casa eu não tenho upgrade de upload, só download:

e4911f57-4b15-4990-a260-c0fc17c99d3a.png

Que marca tu está usando?
 
"Nasceu" a fibra óptica da claro na minha rua.


Os tempos de montagem da rede foi o seguinte:

19/02: Lançamento da Fibra na minha rua.
20/02: Colocação das caixas de emenda óptica.
16/03: Colocação das CTO's.
23/03: Habilitação para venda no site.

Não vou assinar, ainda está salgado o plano de 1Gbps, mantive a Cleannet com 1G+Vivo 1G (a vivo ainda mais cara que a claro), mas como preciso da Vivo por conta da rota não vou me desfazer da Cleannet que pago R$ 139,00.

O interessante que até "demorou" entre a colocação das caixas e CTO's, mas após feito a liberação demorou 7 dias. A rede aqui na minha região, bairro Cavalhada, zona Sul de Porto Alegre, demorou aproximadamente 32 dias, achei excelente.
Não sei você já sabe, mas a Claro ativou a sáida pela Ellalink também e como o @KILLME mencionou, no plano de 1Gb da Claro o perfil é por volta de 1480 x 740 que dá para atingir substituindo a ONT por um conversor de mídia com porta de 2,5Gb ou uma ONU com porta de 2,5Gb.
Vide mais informações no post do @KILLME em: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076529562
 
então, não da pra cravar pq a gente não recebe $$$ dessas empresas e não tem nem ideia do planejamento em si.

mas olhando externamente e vendo a estrutura, na rede pon o limite hj é os ativos nas pontas(olt e onu), o cabo em si o limite é ate um bêbado bater no poste e estourar a fibra :limo:
quando as operadoras falam que a rede já é preparada pra xgspon, eles podem estar dizendo que já estão com chassis olt que suportam placas xgspon mas estão utilizando placas gpon e já construíram a rede pasiva prevendo a atenuação no sinal xgspon.

que acontece, hj estão utilizando gpon, já existe o xgspon que funciona em outra outras lambdas e da pra operar junto com gpon na mesma fibra, e pelo andar da evolução que pessoal do itu.t anda realizando, eles ate o momento estão miram em manter a ultima tecnologia desenvolvida + a futura operando em conjunto na mesma estrutura.
na pratica o deadline da estrutura de cabos de fibra na rua é literalmente ate o bêbado bater no poste, prefeitura mandar tirar, concessionaria de energia passar o facão ou a vida útil da cobertura de proteção do cabo(a fibra em si, for de sílica pura falam de 100 anos de durabilidade).
Rapaz, obrigado pela explicação!

Agora vou te contar... hoje pela manhã, um caminhão deu uma porrada num poste de uma avenida próxima aqui, quando passei estava lá fibra pra tudo que é lado :bwahaha:
:bwahaha::bwahaha::bwahaha:... sorte que não respingou aqui. Acho que equipes vão virar a noite, porque parece que a cia. de energia só terminou de trocar o poste por volta das 17:00.
 
Nunca tive problema com franquia da Claro. Pelo que eu sei na rede GPON a Claro não enche o saco com consumo alto dos clientes igual ao que acontece na rede HFC em algumas localidades.

A melhor solução seria colocar a ONT em modo bridge e usar um roteador próprio com um Wifi melhor, de preferência mais de um interligados por rede Mesh. É o que eu uso aqui. Tenho a mesma ONT que você.
obrigado pela sugestão, fiz um teste aqui com um roteador q tava parado aqui e melhorou bem, só q ele é limitado em 100/100mbs só, antes só com o hp610 tava em torno de 41~50mbs de down/up no wifi 2.4ghz, no de 5ghz tava normal
 
Dá pra clonar os dados? Queria testar na rede da vtal...

Consegue sim clonar os dados, só checar a tabela na minha assinatura, eu não sei se conseguiram na v.tal ainda.

Pelo preço vale muito a pena, ainda mais que deve funcionar de boas aqui na minha Vivo/Boi/Provedor Local, já que em ambos consegui rodar o Huawei HG/EG8145v5 apenas trocando o S/N.

Vivo 2 já conseguiram hehe, tem que testar.
 
Fala galera

Alguém poderia dar uma luz?
Meu modem é o TC3102.
Tenho tido um problema que é o seguinte, micro desconexões que voltam rapidamente. Porém agora surgiu um novo problema, ora consigo atingir o pico maximo de velocidade via Wifi, ora consigo no pc cabeado. Nos dois não tenho conseguido, mesmo que os testes sem em tempos diferentes..( e obviamente não testo os dois ao mesmo tempo). alguém faz alguma ideia do que pode ser?
 

A liberação para provisionar foi tranquila? Falou via telefone ou mandaram o técnico?

A liberação para provisionar foi tranquila? Falou via telefone ou mandaram o técnico?

Nem precisa responder @KILLME o @FabianoSR já me deixou pifado... vlw..

 

A Claro tá com um pensamento meio errado sobre os dias de hoje. "Será que o pessoal quer mesmo mudar do cabo pra fibra?", "Será que o cliente tem recursos para que eu disponibilize porta de 2.5Gbps?", "Será que o cliente vai deixar o técnico entrar em casa?", "Ainda há evolução no HFC".
Em que mundo esse cara vive? Se depender dele, a Claro vai logo, logo perder posição na banda larga para as outras. Parece conselheiro de clube de futebol, a velharada não muda, tradicional demais.
Quando todas as outras estiverem cheias de clientes com planos de 1Gb e 2Gb, achando uma maravilha, talvez a Claro acorde. Ou não.
 
@KILLME a tua estrutura de rede ficou como? Vsol Bridge e o que mais? Muitos usuários utilizam? Tem gargalo? Estou pensando em colocar a Claro de 1G como um dos link's backup no escritório.
 
Fala galera

Alguém poderia dar uma luz?
Meu modem é o TC3102.
Tenho tido um problema que é o seguinte, micro desconexões que voltam rapidamente. Porém agora surgiu um novo problema, ora consigo atingir o pico maximo de velocidade via Wifi, ora consigo no pc cabeado. Nos dois não tenho conseguido, mesmo que os testes sem em tempos diferentes..( e obviamente não testo os dois ao mesmo tempo). alguém faz alguma ideia do que pode ser?
Vamos passo a passo:

Entra no setup wi-fi 2,4 ghz coloca canal 6 largura de banda 20/40 mhz ou 40mhz . 5ghz coloca no canal 36 ou 149 largura de banda 80mhz

reinicia o modem, veja os parametros no RF do seu modem e niveis ( pode postar aqui resultado niveis.virtua.com.br ) pra nos analisarmos
 
Alguem ai que mora em Santos e/ou Sao Vicente, sabe dizer como é a questao de quedas de sinal, oscilaçao de velocidade e etc da internet da Claro HFC ???

aqui eu uso VIVO 50mb VDSL e to querendo trocar pra claro 500mb HFC

Mas fico com medo de estar trocando 6 por meia duzia, lembro la na epoca da NET (2010/2012) que tinha muitas reclamaçoes de queda que o pessoal ficava dias sem internet, e eles enrolavam pra mandar tecnico e etc, lembro que na epoca o pessoal trocava muito pela GVT (q dps virou vivo) e pela propria VIVO, entao tenho o pé meio atras, mas dps da compra da claro nao soube mais como ficou.
 
Alguem ai que mora em Santos e/ou Sao Vicente, sabe dizer como é a questao de quedas de sinal, oscilaçao de velocidade e etc da internet da Claro HFC ???

aqui eu uso VIVO 50mb VDSL e to querendo trocar pra claro 500mb HFC

Mas fico com medo de estar trocando 6 por meia duzia, lembro la na epoca da NET (2010/2012) que tinha muitas reclamaçoes de queda que o pessoal ficava dias sem internet, e eles enrolavam pra mandar tecnico e etc, lembro que na epoca o pessoal trocava muito pela GVT (q dps virou vivo) e pela propria VIVO, entao tenho o pé meio atras, mas dps da compra da claro nao soube mais como ficou.
Santos tem lugar com sobreposição, vale a pena ver se já tem fibra disponível
 

A Claro tá com um pensamento meio errado sobre os dias de hoje. "Será que o pessoal quer mesmo mudar do cabo pra fibra?", "Será que o cliente tem recursos para que eu disponibilize porta de 2.5Gbps?", "Será que o cliente vai deixar o técnico entrar em casa?", "Ainda há evolução no HFC".
Em que mundo esse cara vive? Se depender dele, a Claro vai logo, logo perder posição na banda larga para as outras. Parece conselheiro de clube de futebol, a velharada não muda, tradicional demais.
Quando todas as outras estiverem cheias de clientes com planos de 1Gb e 2Gb, achando uma maravilha, talvez a Claro acorde. Ou não.
Entenda que uma coisa é o que algum executivo fala, outra coisa é o que é ou será executado.
 
Entenda que uma coisa é o que algum executivo fala, outra coisa é o que é ou será executado.
Mas esse cara tem poder de decisão lá né. Tem gente que atrasa a modernização das coisas.
 
Mas esse cara tem poder de decisão lá né. Tem gente que atrasa a modernização das coisas.
Nesse caso, a Claro está dando os passos necessários adiante.
A rede que ela tem, diferente de outras que estavam no xDSL, tem mais força para competir, então não há tanta necessidade de simplesmente jogar toda a rede atual no lixo e colocar FTTH apenas por ser FTTH.

Para tudo existe planejamento, nenhuma empresa vai torrar dinheiro sem necessidade. Enquanto puder, vão carregar o DOCSIS no estágio atual no 3.1 até ir capilarizando o FTTH.
 
Mas esse cara tem poder de decisão lá né. Tem gente que atrasa a modernização das coisas.
Nenhum executivo vai ficar espalhando aos 4 ventos a estratégia da empresa. A sobreposição inclusive tem andado bem rápido. Mas de toda forma, nas cidades que a Claro opera hfc, não creio que deva ter expansão de novas áreas (seja ftth ou hfc), apenas a sobreposição do ftth em áreas já existentes
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nesse caso, a Claro está dando os passos necessários adiante.
A rede que ela tem, diferente de outras que estavam no xDSL, tem mais força para competir, então não há tanta necessidade de simplesmente jogar toda a rede atual no lixo e colocar FTTH apenas por ser FTTH.

Para tudo existe planejamento, nenhuma empresa vai torrar dinheiro sem necessidade. Enquanto puder, vão carregar o DOCSIS no estágio atual no 3.1 até ir capilarizando o FTTH.
E diga-se de passagem, no contexto atual, 2023, as velocidades do hfc atendem satisfatoriamente as pessoas, e é competitiva.

Inclusive ressalto que a Claro é uma empresa de perfil popular, pelos preços acessíveis e por cobrir quase todos os locais, seja periferia, favela, cortiços, etc. O lugar tem que ser muito ruim e perigoso pra claro não ir.
 
Nesse caso, a Claro está dando os passos necessários adiante.
A rede que ela tem, diferente de outras que estavam no xDSL, tem mais força para competir, então não há tanta necessidade de simplesmente jogar toda a rede atual no lixo e colocar FTTH apenas por ser FTTH.

Para tudo existe planejamento, nenhuma empresa vai torrar dinheiro sem necessidade. Enquanto puder, vão carregar o DOCSIS no estágio atual no 3.1 até ir capilarizando o FTTH.
Caro Hemerson, que mal lhe pergunte... mas 3 provedores? :olho:Tu deve ter um verdadeiro datacenter em casa, não?
O ruim é que a desculpa de que "fiquei sem Internet" para fazer alguma coisa não rola... :bwahaha:
:bwahaha::coolface:
 
Caro Hemerson, que mal lhe pergunte... mas 3 provedores? :olho:Tu deve ter um verdadeiro datacenter em casa, não?
O ruim é que a desculpa de que "fiquei sem Internet" para fazer alguma coisa não rola... :bwahaha:
:bwahaha::coolface:
Apenas por hobby mesmo :limo:

Pior que essa desculpa não tem mesmo, a redundância também é de poste hehehe cada uma vem de um lado ou da frente.
 
Vocês usam roteador com o modem da Claro em bridge? Minha internet anda uma bosta atualmente... Acabei testando diretamente no roteador da Claro e, aparentemente, tava normal. Voltei pra bridge de novo e o problema voltou... Alguém tem ideia do que pode ser isso? Se não mudar pra bridge, a internet fica normal.
 
Vocês usam roteador com o modem da Claro em bridge? Minha internet anda uma bosta atualmente... Acabei testando diretamente no roteador da Claro e, aparentemente, tava normal. Voltei pra bridge de novo e o problema voltou... Alguém tem ideia do que pode ser isso? Se não mudar pra bridge, a internet fica normal.
Qual seu modem? Como ta o cenário ai?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo