[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Vai na parte de clonar mac ai no seu TP-link (wan)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Meu amigo, seria na parte:

Clonar MAC
() nao clonar endereço MAC
()Clonar endereço MAC deste computador
()Endereço MAC personalizado?
 
Teve uma ocasião que liguei pra NET/Claro nessa década e perguntei pq não tinha cabo deles na minha rua se na esquina tinha cabos deles e lá na outra ponta do bairro tinha cabos deles, mas somente no miolo do bairro que não tinha. Faltavam passar cabos apenas em 3 ruas; na minha rua e em mais duas próximo da minha.
Nessa ligação, a conversa foi parar num setor que a pessoa teve a paciência de olhar um mapa de instalação de cabos e constatou que o que dizia era verdade mas que não conseguia encontrar uma justificativa. É bem provável que a atendente que ficou uns 40 minutos comigo, não quis me dizer que a minha área por ser humilde, com problemas de segurança recorrente por meio relatos de outras operadoras, a NET na época resolveu não passar os cabos, talvez até pela falta de interesse dos moradores daquela região.
Entendo sua situação.

Quanto a questão do bairro ser humilde, isso infelizmente influenciava. Se seu bairro é cabeado há muito tempo, pode ser que eles tivessem começado a cabear na época e talvez o bairro não tivesse dado o retorno esperado e a net desistido de terminar de cabear. Outra hipótese é que se o bairro foi cabeado há muito tempo (anterior a 2001) pode ser que a net tenha parado por falta de dinheiro (a partir de 2000 a NET passou por uma crise gigantesca, eles praticamente pararam de cabear novos locais na época, e quando retornaram, foram cabear outros locais).

Estranho que pelo site da net neste cep que vc informou consta disponibilidade de todos os serviços.

OFF: Se sua rua não for cabeada, e dependendo da distancia que o cabo esteja da sua casa (se for uma distancia pequena, talvez uns 50-100m), talvez deva existir algum "jeitinho", talvez assinando com outro endereço e "molhar a mão do técnico" para que ele puxe até sua casa. O problema é que se for uma distancia maior (200m, 300m), nem tem como tentar um jeitinho.
 
As redes HFC podem ser unidirecionais (transmite do headend para a residência) ou ser bidirecional (transmite também da residência para o headend)
Essa transmissão da residência para o headend seria o canal de retorno
A questão é que redes unidirecionais, ou seja, sem o canal de retorno, não é possível comercializar o Virtua, telefone fixo ou usar os serviços interativos como o NOW, pois o sinal não teria como voltar para o headend.

Em geral, essas redes eram muito usadas nos anos 90, na época que a net só comercializava tv a cabo, pois não havia necessidade de canal de retorno. Ao longo dos anos, a net implantou o canal de retorno nas redes (até para conseguir vender o virtua), porem em alguns locais, notadamente locais com poucos assinantes, áreas que ficaram bloqueadas para venda por muito tempo, locais que a net não instalava por considerar de risco, nestes locais em geral a rede ficou "abandonada", o que fez com que ainda hoje existam locais que existe rede da NET, porem com disponibilidade apenas do serviço de televisão sem serviço interativo.

Cabe ressaltar que são poucos locais. Um exemplo que encontrei no google é o CEP 05861-260, numero 93, que se você jogar no site da NET, só tem serviço de tv a cabo.
Para onde estarei me mudando em breve a rede é HFC da época de 2016/2017 e tem oferta para todos os serviços da CLARO. Apesar deu ter o Streaming de várias plataformas, irei contratar a TV A CABO que sempre foi a minha opção nº 1 e tentar resgatar o meu fixo que ficou suspenso na TIM por corte de cabos (aqui viu CX da VP).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendo sua situação.

Quanto a questão do bairro ser humilde, isso infelizmente influenciava. Se seu bairro é cabeado há muito tempo, pode ser que eles tivessem começado a cabear na época e talvez o bairro não tivesse dado o retorno esperado e a net desistido de terminar de cabear. Outra hipótese é que se o bairro foi cabeado há muito tempo (anterior a 2001) pode ser que a net tenha parado por falta de dinheiro (a partir de 2000 a NET passou por uma crise gigantesca, eles praticamente pararam de cabear novos locais na época, e quando retornaram, foram cabear outros locais).

Estranho que pelo site da net neste cep que vc informou consta disponibilidade de todos os serviços.

OFF: Se sua rua não for cabeada, e dependendo da distancia que o cabo esteja da sua casa (se for uma distancia pequena, talvez uns 50-100m), talvez deva existir algum "jeitinho", talvez assinando com outro endereço e "molhar a mão do técnico" para que ele puxe até sua casa. O problema é que se for uma distancia maior (200m, 300m), nem tem como tentar um jeitinho.
É possível que para eles (NET/CLARO), a minha rua deveria estar na lista da engenharia e deve ter dado como cabos passados.
Lembro que um amigo meu conseguiu que um técnico usando o tal "jeitinho" levasse o cabo até a casa dele.
 
Última edição:
Personalizado, coloca o ONT MAC, se não der coloca o EMTA. Aqui na minha Huawei só tinha 1 mac hehe.
Aqui no menu do TPLINK AC2300 fica em Rede > Internet essa opção

Coloquei tanto o ONT quanto EMTA MAC e nada feito. Não é possível. Achei que seria molezinha igual com a Claro HFC lá em casa

Alguma outra dica?

E pior, não consigo mais acessar o menu da ONT da Claro agora também
 
Não, atualmente está assim:

2.4GHz:
- Canal: 6
- Largura: 20MHz

5GHz:
- Canal: 36
- Largura: 160MHz

@acs.sandro você usou algo diferente disso?
Tudo no automático, a única coisa que mudei foi a Largura de Banda que estava 20/40/80 e mudei para 20/40/80/160. Antes eu mudava os canais, fazia varredura e talz. Mas com o passar do tempo notei que os equipamentos estão mais espertos nesse quesito, então passei a verificar apenas a Largura de Banda mesmo e pronto.
No 2.4GHz tá no canal 11 e o 5GHz no 60. Mas foi o equipamento que escolheu...
 
Última edição:
Aqui no menu do TPLINK AC2300 fica em Rede > Internet essa opção

Coloquei tanto o ONT quanto EMTA MAC e nada feito. Não é possível. Achei que seria molezinha igual com a Claro HFC lá em casa

Alguma outra dica?

E pior, não consigo mais acessar o menu da ONT da Claro agora também

Eu particularmente não gosto dessa ONT, quando você colocou em bridge, era uma opção só ou vc teve que configurar vlan, porta, etc?
 
A pergunta que veio a mente é a seguinte:

Os bairros que tem rede HFC (plano TV) se a CLARO vir com a FIBRA, pelo que venho lendo, eles não trocarão as tecnologias, certo?
Nesses casos e se isso vier a acontecer, eu poderei optar pela FIBRA para Banda Larga e FIXO, mudando meu pacote com a opção de TV e móvel que eram do plano COMBO MULTI (se é que ainda existe esse nome)? Seriam 2 planos ou o mesmo plano com tecnologias distintas? Já existem casos desse tipo?
 
Eu particularmente não gosto dessa ONT, quando você colocou em bridge, era uma opção só ou vc teve que configurar vlan, porta, etc?
Só tinha "router" e "Bridged", que foi o que apliquei

Agora não consigo mais nem acessar a interface do modem da Claro pra tentar mexer nele
 
Meu amigo, seria na parte:

Clonar MAC
() nao clonar endereço MAC
()Clonar endereço MAC deste computador
()Endereço MAC personalizado?
()Endereço MAC personalizado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só tinha "router" e "Bridged", que foi o que apliquei

Agora não consigo mais nem acessar a interface do modem da Claro pra tentar mexer nele
reset nele e refaça as configuraçoes, geralmente reiniciando navegador e modem resolve
 
Só tinha "router" e "Bridged", que foi o que apliquei

Agora não consigo mais nem acessar a interface do modem da Claro pra tentar mexer nele

Pra você acessar vai ter que manualmente setar seu IP, 192.168.100.2 ou mais. No HFC a Claro faz uma gambi para continuar tendo acesso.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


reset nele e refaça as configuraçoes, geralmente reiniciando navegador e modem resolve

Pra você acessar vai ter que manualmente setar seu IP, 192.168.100.2 ou mais. No HFC a Claro faz uma gambi para continuar tendo acesso.
Resetei o modem da Claro e agora os dados de login e senha para acessar ele diz "Combinação incorreta de nome de usuário/senha. Tente novamente"

Não sei mais o que fazer

EDIT________________

Deu certo limpando os cookies e cache do navegador

Queridos amigos, alguma outra sugestão além das já passadas para tentar colocar em bridge ou desisto?
 
no 36 testa largura 80MHZ , depois nos diz
3abcfa32-6b13-4b3d-a7d2-26f0f49b4a83.png

Acho que arrumei uma sarna maior do que eu consigo coçar...
 
Pra que diabos vcs botam o Modem/roteador da operadora em Bridge ? KKKKKKKKK não tem utilidade
depende do uso da pessoa.

se a necessidade de qos, controle de firewall, controle mais granulado de liberação de porta, controle de acesso a internet por dispositivo e etc, só com modem em bridge e usando teu equipamento.

agora se o uso é o básico, sem controle nem uma, realmente é só meter o modem em modo router e usar ele direto :limo:
 
Resetei o modem da Claro e agora os dados de login e senha para acessar ele diz "Combinação incorreta de nome de usuário/senha. Tente novamente"

Não sei mais o que fazer

EDIT________________

Deu certo limpando os cookies e cache do navegador

Queridos amigos, alguma outra sugestão além das já passadas para tentar colocar em bridge ou desisto?

O caminho que vc está fazendo parece o correto, ta utilizando qual porta LAN do roteador?
 
O caminho que vc está fazendo parece o correto, ta utilizando qual porta LAN do roteador?

LAN1 Killme

Como faço para hospedar fotos para postar aqui?

Vou jantar com meus pais, mais tarde ou amanhã chamo vocês

Muito grato por tudo
 
LAN1 Killme

Como faço para hospedar fotos para postar aqui?

Vou jantar com meus pais, mais tarde ou amanhã chamo vocês

Muito grato por tudo
usa o site imgbb.com, quando mandar a imagem pra la copia o codigo BBCode e só cola aqui no forum
 
depende do uso da pessoa.

se a necessidade de qos, controle de firewall, controle mais granulado de liberação de porta, controle de acesso a internet por dispositivo e etc, só com modem em bridge e usando teu equipamento.

agora se o uso é o básico, sem controle nem uma, realmente é só meter o modem em modo router e usar ele direto :limo:

qualquer roteador AX da operadora tem todos esses recursos.

se a sua operadora não te da um roteador AX, seria melhor vc comprar um Modem/roteador AX e pedir para substituir.

outra opção é ter um roteador AX proprio e criar um segundo DHCP e ter todo esse controle pelo segundo DHCP...

Modem da operadora com 192.168.0.1 e Roteador AX 192.168.1.1... Deixa o IPv6 ativado nos 2 em modo passivo e pronto...

vcs estão fazendo uma lambança desnecessária e eu to lendo muitas pessoas reclamando de performance porque compra 3/5/10 equipamentos desnecessário
 
Pra que diabos vcs botam o Modem/roteador da operadora em Bridge ? KKKKKKKKK não tem utilidade
oooooooooooo se tem com uma baita roteador pessoal com wi-fi alcance ate a lua, download e upload no talo NAO TEM PREÇO 🤪
😂
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

3abcfa32-6b13-4b3d-a7d2-26f0f49b4a83.png

Acho que arrumei uma sarna maior do que eu consigo coçar...
Rapaz vamos passo a passo, no cabo down e up no talo?
 
usa o site imgbb.com, quando mandar a imagem pra la copia o codigo BBCode e só cola aqui no forum
Aqui as opções do modem Claro


Para facilitar hoje, tem como só colocar o roteador para distribuir wifi sem colocar o modem em bridge? Mesmo que seja double NAT?

PS. Também não consigo colocar as imagens do imgbb...
 
qualquer roteador AX da operadora tem todos esses recursos.

se a sua operadora não te da um roteador AX, seria melhor vc comprar um Modem/roteador AX e pedir para substituir.

outra opção é ter um roteador AX proprio e criar um segundo DHCP e ter todo esse controle pelo segundo DHCP...

Modem da operadora com 192.168.0.1 e Roteador AX 192.168.1.1... Deixa o IPv6 ativado nos 2 em modo passivo e pronto...

vcs estão fazendo uma lambança desnecessária e eu to lendo muitas pessoas reclamando de performance porque compra 3/5/10 equipamentos desnecessário
não é qual quer operadora que disponibiliza esses recursos, estamos justamente num tópico de uma que CAPOU quase tudo dessas configurações nos modens dela e ainda NÃO ATIVA modem comprado pelo cliente :limo::limo::limo::limo::limo::limo:
é que falei, cada um vai ter suas necessidades, e o modem não tem o recurso, o cliente que vai atras pra resolver tua necessidades.

a única coisa que a operadora é obrigada a entregar para o cliente é um equipamento que entrega o plano contratado VIA CABO, o resto é firula opcional que empresa escolhe ou não oferecer para o cliente, inclusive na regulamentação da anatel a operadora não é obrigada a oferecer nem uma dessas firulas.

e ti falar o @paulopamom, maioria do pessoal que cai no topico aqui da claro, a gente orienta a configurar certo os equipamentos justamente pra não dar essa lambança de duplo, triplo nat e explodir o ipv6 no processo tb.

é como falei, vai da necessidade da pessoa, o que serve pra um não necessariamente vai servir para outra pessoa.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo