[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Bom, vamos lá, primeiras coisas estranhas que notei no Wifi 6 do F@st 3896...

- Não há WPA3 (Isso é requisito para ter esse selo Wifi 6 no equipamento);
- O band steering é meio fraco, no meu quarto, no pé do modem ele demorou pra passar a utilizar a rede 5 GHz.

Por enquanto só isso, mas feliz que pelo menos não vou ficar trocando de redes manualmente ou vou ficar usando o band steering deplorável do Wifi 5.
 
e lá se foi o disco voador, entendedores entenderão.
dica de explicação, pagina anterior do tópico :limo:
 
Não temos um segundo de paz nessa caraia...
paz pra que, o legal é o desafio hahaha

tirando o desafio kamikaze do tc7337, os outros que passaram na minha mão sempre foi possível resolver
 
O band steering desse F@st 3896 está MUITO estranho, mesmo no pé do modem estou pegando 200 Mbps no Speedtest com dois dispositivos Wifi 6, parece que ele só pega a rede 2.4
Deixe as redes separadas, uma 2.4 e outra 5.0GHz e troque manualmente, primeira coisa que fiz quando coloquei ele. Esse negócio de rede única não funciona muito bem ainda.
 
Deixe as redes separadas, uma 2.4 e outra 5.0GHz e troque manualmente, primeira coisa que fiz quando coloquei ele. Esse negócio de rede única não funciona muito bem ainda.
Desativei e o Wifi continua pior do que o do meu F@st 3895 kkkkkkk, complicado cara... Conversei com o técnico e ele mandou reportar isso pra ouvidoria, e que ele ia passar pro supervisor. Pelo visto ainda tá abarrotado de bug esse firmware.
 
Quer um roteador decente? Compre o seu próprio. Especialmente no Brasil, não irão colocar modems top, nem mesmo no melhor plano.
As operadoras sacaram que tem que atender os entusiastas, então ela pelo menos oferece esses aparelhos bons, sem que a pessoa precise comprar um próprio. Mas depende do plano e vai ter que pagar valor agregado. Pra maioria da população que usa internet, não faz diferença mesmo.
 
O band steering desse F@st 3896 está MUITO estranho, mesmo no pé do modem estou pegando 200 Mbps no Speedtest com dois dispositivos Wifi 6, parece que ele só pega a rede 2.4
Estranho esse comportamento com o seu EMTA, aqui no meu desde terça desabilitei o Mesh responsável pela parte frontal da casa e estou usando somente o Wifi do F@st e tá tudo fluindo 100%. Dispositivos legados e atuais. Esse Speedtest aí foi com o meu S23 Ultra e em meu note com porta 2.5Gbe dá o exato mesmo resultado.

Screenshot-20230408-161808-Speedtest.jpg
 
Estranho esse comportamento com o seu EMTA, aqui no meu desde terça desabilitei o Mesh responsável pela parte frontal da casa e estou usando somente o Wifi do F@st e tá tudo fluindo 100%. Dispositivos legados e atuais. Esse Speedtest aí foi com o meu S23 Ultra e em meu note com porta 2.5Gbe dá o exato mesmo resultado.

Screenshot-20230408-161808-Speedtest.jpg
Que maravilha cara, aqui nem no S20 nem no Dell G15 o wifi tá passando de 200 Mbps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive, você está usando o modo rede única ou as duas separadas?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Detalhe, pelo 2.5G estou pegando a velocidade máxima, e pelo Wifi 6 tá essa desgraça, em 5 dispositivos Wifi 6 diferentes.
 
Que maravilha cara, aqui nem no S20 nem no Dell G15 o wifi tá passando de 200 Mbps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive, você está usando o modo rede única ou as duas separadas?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Detalhe, pelo 2.5G estou pegando a velocidade máxima, e pelo Wifi 6 tá essa desgraça, em 5 dispositivos Wifi 6 diferentes.
Faz algum tempo que uso somente Rede Única.
 
Faz algum tempo que uso somente Rede Única.
É, meu EMTA tá bichado, e o técnico recomendou nem ligar pro atendimento simples pq vão marcar visita técnica e ele sinceramente disse que não faz a menor idéia do motivo desse problema. Ele disse também que esse foi o primeiro F@st 3896 instalado na cidade, não sei se isso tem algum reflexo, se tá faltando entregar alguma atualização ou sei lá o que está acontecendo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só por curiosidade, de quem já tem o FAST3896, qual a versão do software?
 
É, meu EMTA tá bichado, e o técnico recomendou nem ligar pro atendimento simples pq vão marcar visita técnica e ele sinceramente disse que não faz a menor idéia do motivo desse problema. Ele disse também que esse foi o primeiro F@st 3896 instalado na cidade, não sei se isso tem algum reflexo, se tá faltando entregar alguma atualização ou sei lá o que está acontecendo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só por curiosidade, de quem já tem o FAST3896, qual a versão do software?
FAST3896-15-3x3_CLARO_sw18.83.15.17h-7
 
O meu é FAST3896-15-3x3_CLARO_sw18.83.15.17h-7, literalmente a mesma versão, que coisa cara, não sei o que tá acontecendo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu não sei, o técnico não sabe, e enfim, complicado.
 
Galera, alguém para dar uma luz, estou aqui nos meus pais e tentando colocar um roteador pois o modem da Claro fibra ( Huawei HG8245W5) não alcança todos os comodos do apto. Coloquei ele em bridge, roteador TP Link em IP Dinâmico, porém nada feito, o Roteador não consegue acesso a internet

Alguma ajuda pessoal, colocar o roteador aqui era um presente pros meus pais pois o sinal da ont da claro é bem ruim
 
Quer um roteador decente? Compre o seu próprio. Especialmente no Brasil, não irão colocar modems top, nem mesmo no melhor plano.
Sagemcom Fast 3896 é um excelente modem.

Os bugs são provenientes da podridão do firmware de Claro S.A.
 
Galera, alguém para dar uma luz, estou aqui nos meus pais e tentando colocar um roteador pois o modem da Claro fibra ( Huawei HG8245W5) não alcança todos os comodos do apto. Coloquei ele em bridge, roteador TP Link em IP Dinâmico, porém nada feito, o Roteador não consegue acesso a internet

Alguma ajuda pessoal, colocar o roteador aqui era um presente pros meus pais pois o sinal da ont da claro é bem ruim

Geralmente não tem bloqueio de mac, mas tenta clonar o mac do roteador da Claro na WAN do tp-link.
 
Não somente. O problema era anterior a compra da Vivax

Voltando a net, nos dias de hoje acho que também tem locais no município do Rio de Janeiro que não tem canal de retorno. Normalmente são locais mais afastados, mais humildes, que em geral tinham problemas sérios de segurança ou problema de pirataria ("gatos"). Esses locais em geral foram cabeados no final dos anos 90, e por conta dos problemas que mencionei, a net "abandonava" a rede, ou bloqueava a rede, especialmente em locais cabeados que não tinham assinantes, pra evitar pirataria.
O que seria canal sem retorno? Sou morador do Rio de Janeiro, bairro de Vila Kosmos, CEP 21221-080.
 
É, meu EMTA tá bichado, e o técnico recomendou nem ligar pro atendimento simples pq vão marcar visita técnica e ele sinceramente disse que não faz a menor idéia do motivo desse problema. Ele disse também que esse foi o primeiro F@st 3896 instalado na cidade, não sei se isso tem algum reflexo, se tá faltando entregar alguma atualização ou sei lá o que está acontecendo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só por curiosidade, de quem já tem o FAST3896, qual a versão do software?
canal e largura de banda estao no modo automático?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, alguém para dar uma luz, estou aqui nos meus pais e tentando colocar um roteador pois o modem da Claro fibra ( Huawei HG8245W5) não alcança todos os comodos do apto. Coloquei ele em bridge, roteador TP Link em IP Dinâmico, porém nada feito, o Roteador não consegue acesso a internet

Alguma ajuda pessoal, colocar o roteador aqui era um presente pros meus pais pois o sinal da ont da claro é bem ruim
Vai na parte de clonar mac ai no seu TP-link (wan)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Geralmente não tem bloqueio de mac, mas tenta clonar o mac do roteador da Claro na WAN do tp-link.
nem vi auhsuhasuhsa foi mal irmão sahhusauhasuhasuhas
 
O que seria canal sem retorno? Sou morador do Rio de Janeiro, bairro de Vila Kosmos, CEP 21221-080.
As redes HFC podem ser unidirecionais (transmite do headend para a residência) ou ser bidirecional (transmite também da residência para o headend)
Essa transmissão da residência para o headend seria o canal de retorno
A questão é que redes unidirecionais, ou seja, sem o canal de retorno, não é possível comercializar o Virtua, telefone fixo ou usar os serviços interativos como o NOW, pois o sinal não teria como voltar para o headend.

Em geral, essas redes eram muito usadas nos anos 90, na época que a net só comercializava tv a cabo, pois não havia necessidade de canal de retorno. Ao longo dos anos, a net implantou o canal de retorno nas redes (até para conseguir vender o virtua), porem em alguns locais, notadamente locais com poucos assinantes, áreas que ficaram bloqueadas para venda por muito tempo, locais que a net não instalava por considerar de risco, nestes locais em geral a rede ficou "abandonada", o que fez com que ainda hoje existam locais que existe rede da NET, porem com disponibilidade apenas do serviço de televisão sem serviço interativo.

Cabe ressaltar que são poucos locais. Um exemplo que encontrei no google é o CEP 05861-260, numero 93, que se você jogar no site da NET, só tem serviço de tv a cabo.
 
Geralmente não tem bloqueio de mac, mas tenta clonar o mac do roteador da Claro na WAN do tp-link.
KILLME, peço mil desculpas, mas quando foge do padrão em redes sou muito ignorante. O MAC do modem da claro é o que está "ONT MAC" embaixo dele?
 
Voltando a net, nos dias de hoje acho que também tem locais no município do Rio de Janeiro que não tem canal de retorno. Normalmente são locais mais afastados, mais humildes, que em geral tinham problemas sérios de segurança ou problema de pirataria ("gatos"). Esses locais em geral foram cabeados no final dos anos 90, e por conta dos problemas que mencionei, a net "abandonava" a rede, ou bloqueava a rede, especialmente em locais cabeados que não tinham assinantes, pra evitar pirataria.
Teve uma ocasião que liguei pra NET/Claro nessa década e perguntei pq não tinha cabo deles na minha rua se na esquina tinha cabos deles e lá na outra ponta do bairro tinha cabos deles, mas somente no miolo do bairro que não tinha. Faltavam passar cabos apenas em 3 ruas; na minha rua e em mais duas próximo da minha.
Nessa ligação, a conversa foi parar num setor que a pessoa teve a paciência de olhar um mapa de instalação de cabos e constatou que o que dizia era verdade mas que não conseguia encontrar uma justificativa. É bem provável que a atendente que ficou uns 40 minutos comigo, não quis me dizer que a minha área por ser humilde, com problemas de segurança recorrente por meio relatos de outras operadoras, a NET na época resolveu não passar os cabos, talvez até pela falta de interesse dos moradores daquela região.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo