[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Uma dica, liguem para a 10621 (peguem o protocolo) e depois liguem para a ouvidoria 08007010180 (é preciso primeiro um protocolo via 10621) para consultar se próximo ao CEP tem fibra ótica. Aqui em casa pelo CEP ainda não está disponível a fibra, porém tem ftth próximo (200 metros +/-) eaí pela ouvidoria eles verificam se realmente tem disponibilidade ou não, aqui consegui manter o mesmo preço sendo pago mensalmente. Hoje pela manhã o técnico ia passar a fiação para ftth porém estava chovendo, irão retornar amanhã, assim que tiver tudo instalado, vou postar o speedtest atual. Aqui hoje estou com o plano 600 down / 35 up
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/xTaDjko por cabo pegou 865,49 down | 432,91 up e por wifi 533 down | 427 up https://uploaddeimagens.com.br/imagens/3C5UjyY
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Modelo do modem FTTH Huawei HG8245W5-6T
 
Ai, ai, esses executivos de operadoras e suas falas sempre "geniais".

"Internet de um ou dois mega no Brasil não é necessário". - Luiz Eduardo Falco (ex-presidente da Oi).

Pode ser 2009, mas a experiência de usar internet de 300 kbps, que segundo ele "dava com sobras" pra usar numa casa, era horrível.
O pior de tudo nessa época era não ter opção: ou era internet de 300 k custando os olhos da cara, ou discada, pois só tinha a Oi aqui.
Vale lembrar que, apesar de muito caro, o Velox era um serviço instável e igualmente sofrível. Acho que eu reclamava na Anatel por problemas de funcionamento do Velox pelo menos umas 5x por ano.
E ainda tinha a fatídica distância pro armário, que te prendia em planos lentos e muito caros, pois os planos de 2 e 4 Mb só ficavam disponíveis para quem morava quase dentro da central da Oi que atendia a região.
Então, não há nada que justifique essa fala do Falco. Só acha normal quem não era cliente da Oi nessa época.
Nessa época eles faziam o que queriam, pois não tinha regulamentação nenhuma. O mercado era livre, livre para eles cagarem na nossa cabeça.
Era 300k que não chegava a 100, era 1Mb que não chegava a 500k, pois não tinha obrigação nenhuma de entregar velocidade mínima.
Péssimas lembranças! :scare:

É para esse "maravilhoso" e "saudoso" passado que o presidente da Claro quer voltar.


4fc9d0dfb2c32.jpeg
 
Pode ser 2009, mas a experiência de usar internet de 300 kbps, que segundo ele "dava com sobras" pra usar numa casa, era horrível.
O pior de tudo nessa época era não ter opção: ou era internet de 300 k custando os olhos da cara, ou discada, pois só tinha a Oi aqui.
Vale lembrar que, apesar de muito caro, o Velox era um serviço instável e igualmente sofrível. Acho que eu reclamava na Anatel por problemas de funcionamento do Velox pelo menos umas 5x por ano.
E ainda tinha a fatídica distância pro armário, que te prendia em planos lentos e muito caros, pois os planos de 2 e 4 Mb só ficavam disponíveis para quem morava quase dentro da central da Oi que atendia a região.
Então, não há nada que justifique essa fala do Falco. Só acha normal quem não era cliente da Oi nessa época.
Em 2009, 300kb já era uma velocidade que era interessante apenas para o uso mais básico possível.

Mas aquela época foi uma época sombria para os assinantes de banda larga:
Nas grandes cidades era optar pelo virtua (normalmente bastante instável e com a franquia) ou pelo adsl da operadora local (se morasse no estado de sp, era a telefónica, que tinha um serviço razoável porém tinha a questão da falta de portas. Se fosse fora do estado de sp, era o adsl porco da oi e seus preços exorbitantes).
Se fosse pequenas cidades, normalmente era optar entre um adsl que nunca tinha porta ou uma internet via rádio que mais caia do que funcionava.
Fibra óptica era só a a telefonica, que cobria literalmente 5 cidades com fibra (e era bem caro).
Fora isso, em alguns locais existia o adsl da gvt, mas eram poucas cidades.

Além disto, a garantia de velocidade era apenas 10%, e overhead era algo inexistente.

Tempos sombrios do qual não sinto falta.
 


"A Claro e o fair share

José Félix, presidente da Claro Brasil, defende a tese de que a regulação impede as operadoras de obter um retorno condizente ao investimento realizado nas redes. Lembra que o tráfego de rede em crescimento exponencial demanda investimentos na infraestrutura, mas estes investimentos não são feito pelas empresas que geram o tráfego.


“Facebook, Google e Netflix consomem, juntas, 50,2% do tráfego de rede da Claro”, revelou. E mostrou dados indicativos que no mundo todo sete empresas representam metade do tráfego de dados nas redes das operadoras.


“Não existe lugar onde não se cobra pelo gás, pela água, pela energia na proporção da quantidade consumida. Por que é assim com a internet? Isso é uma aberração”, criticou.


O executivo defendeu que uma das primeiras medidas é desregulamentar o setor de telecomunicações, acabando, inclusive, com o veto à cobrança de franquia na banda larga fixa.


Também defendeu acabar com qualquer insegurança jurídica causada pela neutralidade de rede, que a seu ver foi definida em lei para combater um risco que não existe. “Imagina que a Claro um dia quisesse discriminar o tráfego de rede por origem. Nas mesma hora viria a TIM ou a Vivo dizendo para o consumidor que aqui ele é 100% livre. A competição se encarrega, já se encarregou, de mostrar que essa possibilidade não existe”, falou."

:eca:
Eu pensei que a última loucura falada por um executivo de grande tele pararia lá em 2015 com o ex-presidente daquela operadora que a gente sabe qual, também queria franquia na banda larga. Mas aí vem essa bomba. Espero que essa ideia pare por aí, estamos em 2023, pelo amor né. Se por um lado as teles gastam muito pra expandir fibra, backbones e data centers, as big techs focadas em redes sociais e streaming também investem nisso, trazendo cada vez mais para perto do cliente o tráfego do serviço pra evitar problemas de funcionamento. E hoje indo muito também para o cloud, cloud já é o presente e o futuro. Tem uma empresa aí que até ousou aplicar cancelamento em clientes que ultrapassavam uma "franquia" disfarçada no seu regulamento. Tá, hoje já não se vê relato disso, mas não dá pra dizer que ela nunca fez. E ninguém puniu essa empresa por isso. Reparem, está havendo uma grande mudança no funcionamento, benefícios e valores de planos nas grandes teles, pra mim elas estão alinhadas de novo em praticar essa mudança, que não está trazendo benefício algum ao consumidor. O motivo alegado vai ser o "alto custo" gerado pelo tráfego do que o cliente usa, logo, que o cliente pague por isso. Sabemos onde parou em 2015 e eu acho que vai acontecer igual em 2023, o público consumidor verá as empresas como vilãs e vão reclamar muito no Twitter.
Lembram daquela época que se usava banda larga de 500k ou 1 Mega? Lembram quando se pagava por minuto ou por SMS enviado um valor super alto? Então, isso tudo mudou porque em algum momento surgiu alguma empresa ou serviço que inovou e mudou o cenário.
As teles precisam entender que as big techs estão preparadas hoje para assumir o serviço que elas prestam se precisar. Então pensem muito antes de causar pra cima dos clientes. Amazon já avisou que vai virar operadora móvel, Starlink tá aí super rápido por exemplo.
👆MENSAGEM DE 11 03 2023👆

Bom, quem acompanhou a minha saga com a CLARO deve se lembrar que tentei contratar os serviços da operadora nos primeiros dias de MAIO/23 e fui reprovado com a atendente dizendo que eram "Políticas Internas". Passei pela OUVIDORIA, que esclareceu que eu não tinha nenhuma pendência, nada que me reprovasse, mesmo assim, fui reprovado novamente. Por último eu abri uma reclamação na ANATEL e com muito custo o atendente disse que era problema no crédito. Me perguntou se eu tinha alguma conta não paga em outra operadora. Disse a ele que eu não me lembrava de nada. Ontem ele me ligou e deu a notícia de que a CLARO não me aprovou. Me pediu para agendar a instalação do pedido da minha esposa que tentou aleatoriamente e sem pretensão nenhuma de contratar por conta da negativação no serasa e score baixo e FOI APROVADA (instalação da Banda Larga realizada hoje). Como o atendente da CLARO pela reclamação na ANATEL me prometeu incluir os serviços de TV, móvel e fixo nesse contrato da minha esposa, estou aguardando ele me retornar e dizer o que conseguiu. VIDA QUE SEGUE!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você achou fácil o acesso desse menu do Kaon CG3000 ? Pelo visto o técnico é instruído a trocar o LOGIN e SENHA para os clientes não fazerem cagadas (para quem não sabe). Aqui eu não consigo.
Uma coisa que eu comento as vezes nos tópicos e pode ter pessoas que não acreditam, mas existe nas operadoras, é a tal da blacklist. Se em algum momento você teve algum problema financeiro, mesmo que já tenha pago pra operadora e não deva nada ou se reclama muito na Anatel ou Procon, Consumidor ou se contratou um serviço e desistiu antes do período de 1 ano, tem grandes chances de ser difícil de voltar pra essa mesma operadora. Eu acho que até comentei com você, tive problemas pra fechar produtos fixos com a Claro entre o final do ano passado e começo desse ano. Tive que pedir no nome da minha mãe até conseguir liberar no meu, mas foi meses.
Esse presidente da Claro é um grande canalha!

Ele usa argumentos falaciosos, comparando o pagamento por quantidade consumida de outros serviços, como gás, água e energia elétrica para justificar a cobrança de franquia.
Sendo que todos os exemplos que ele deu são de recursos físicos, finitos e que não podem ser manejados (como priorização de tráfego, por exemplo), totalmente diferente dos dados de internet.

É para nos proteger de filhos da puta, canalhas como esse e para fazer valer o interesse público, que as leis existem.
O único limite existente numa infra de operadoras que nós usamos é a velocidade máxima possível, mas não de uso. Não faz sentido ter franquia. Eu até concordo que deva existir uma cláusula anti heavy user, mas teria que ser um tráfego bem alto mesmo para residências, algo acima de 5TB. Mas sem bloquear, dar uma reduzida até o fim do clico e tal. E que permitisse um pagamento extra se a pessoa quisesse "desbloquear" a velocidade. A operadora iria ficar feliz com esse valor entrando. Mas se eu fosse dono de uma operadora, jamais faria isso.
Faltou ele contar a verdade: as mesmas big techs que ele critica, fornecem cache local em todas as cidades que a Claro atua, sejam HFC ou fibra.
O grande bicho papão malvado, que são as redes sociais apontadas por ele, no fim das contas tem tráfego quase que 100% local, não impactando o backbone deles.
Insegurança na minha concepção é uma empresa usar a base grande de clientes e influência por conta disso para tentar mudar a regra do jogo a favor deles.
As leis servem justamente pra isso. e não pra fazerem as vontades de CEOs birrentos.
A Claro quer ser a Comcast tupiniquim.

E ainda sim os caras tem acordo de tráfego livre de franquia de dados com as principais redes sociais e big techs na rede móvel deles. As mesmas empresas que degradam a rede deles com tráfego excessivo, segundo o José Félix, são usadas como moeda de troca para ganhar clientes.
Mais contraditório o discurso, impossível.
Portanto, cai na mentira deles quem quer.
exatamente, como eu disse acima, as big techs já investem muito em data centers para o tráfego local. Tem até o exemplo da Netflix, que fornece o CDN para as operadoras e assim o carregamento dos principais conteúdos sempre estarem por perto do cliente. Querer mudar a regra do jogo vai fazer com que as big techs sempre descubram uma alternativa pra sair por fora e continuar sendo usadas pelos clientes.
Meu medo maior não são as teles querendo mudar a regra e sim governo, querendo tachar mais. O streaming por exemplo está na linha de frente aí pra passar por isso e sofrer aumento que eles vão ter que repassar pra nós.
 
Vi só agora as mensagens... Que bom que conseguiu...
Aqui tentei pelo modo que expliquei e não está mais entrando....kkkkk
A solução é o reset, não tem pra onde correr.
 
Em 2009, 300kb já era uma velocidade que era interessante apenas para o uso mais básico possível.

Mas aquela época foi uma época sombria para os assinantes de banda larga:
Nas grandes cidades era optar pelo virtua (normalmente bastante instável e com a franquia) ou pelo adsl da operadora local (se morasse no estado de sp, era a telefónica, que tinha um serviço razoável porém tinha a questão da falta de portas. Se fosse fora do estado de sp, era o adsl porco da oi e seus preços exorbitantes).
Se fosse pequenas cidades, normalmente era optar entre um adsl que nunca tinha porta ou uma internet via rádio que mais caia do que funcionava.
Fibra óptica era só a a telefonica, que cobria literalmente 5 cidades com fibra (e era bem caro).
Fora isso, em alguns locais existia o adsl da gvt, mas eram poucas cidades.

Além disto, a garantia de velocidade era apenas 10%, e overhead era algo inexistente.

Tempos sombrios do qual não sinto falta.
300kb em 2009? nem sabia que isso ainda existia nessa época.

A primeira banda larga que tivemos aqui foi a Virtua lá por volta de 2005 e já era 2Megas... impensável 300Kb em 2009 😂.
 
300kb em 2009? nem sabia que isso ainda existia nessa época.

A primeira banda larga que tivemos aqui foi a Virtua lá por volta de 2005 e já era 2Megas... impensável 300Kb em 2009 😂.
Aqui só tinha Oi nessa época, e a maioria das casas da região tinham os planos de 300 e 600 Kbps.
Aí chegou a GVT em 2010 e todo mundo migrou para o plano de 10 Mb deles, que custava quase o mesmo que o plano de 600 k da Oi.
 
Aqui só tinha Oi nessa época, e a maioria das casas da região tinham os planos de 300 e 600 Kbps.
Aí chegou a GVT em 2010 e todo mundo migrou para o plano de 10 Mb deles, que custava quase o mesmo que o plano de 600 k da Oi.
Fora que a GVT não obrigava ter provedor (autenticação) coisa que a Oi fazia pulso firme para certamente ela ganhar percentual dos provedores.
 
300kb em 2009? nem sabia que isso ainda existia nessa época.

A primeira banda larga que tivemos aqui foi a Virtua lá por volta de 2005 e já era 2Megas... impensável 300Kb em 2009 😂.
A primeira que teve 2mb a preço acessível foi a net em novembro de 2005
Só que o número de cidades que tinham disponibilidade de net virtua era bem pequeno. E mesmo onde tinha net, tinha lugar que só tinha disponibilidade da TV (rede unidirecional), aliás até hoje ainda tem locais que só tem disponibilidade de TV.

Na epoca, telefonica tinha até 1mb e depois 8mb (só passou a ter as velocidades intermediárias no fim de 2007), e a Oi cada lugar tinha um valor, vivax ia até 10mb mas era caro, a única que concorria mesmo em preços com a net era a ajato da tva no município de SP.

Eu mesmo, em 2005 tinha internet discada. Fui ter banda larga da vivax em 2006, 150kb. Só fui ter 3mb no final de 2008, já no virtua.

E aliás, na época assinar virtua sem TV era meio complicado, aliás até quando assinei os 3mb do virtua, que eu tinha TV da vivax (que era da net) foi difícil, pq eles queriam que eu mudasse o plano de tv.

E fora do eixo sul/sudeste/brt, a Oi até 2010 só tinha plano 300kb, 600kb ou 1mb
 
Fora que a GVT não obrigava ter provedor (autenticação) coisa que a Oi fazia pulso firme para certamente ela ganhar percentual dos provedores.
A Oi manteve obrigação de provedor até que ano? Eu lembro que aqui em SP quando pedimos o Speedy da na época Telefónica, obrigaram a escolher um provedor e escolhi o Terra, ganhava acesso as coisas do site e tal. Se eu não estiver enganado, por volta de 2007 ou 2008 que enviaram carta dizendo que não precisaria mais de provedor.
 
Aqui só tinha Oi nessa época, e a maioria das casas da região tinham os planos de 300 e 600 Kbps.
Aí chegou a GVT em 2010 e todo mundo migrou para o plano de 10 Mb deles, que custava quase o mesmo que o plano de 600 k da Oi.
Minha lembrança não é exata, mas foi bem antes de 2009 que assinamos (mais provável entre 2006 e 2007). Os planos eram 2, 4 e 8 Megas. 8 Megas era tipo o plano de 1GB hoje, uma "fortuna" e eles tinha um plano mais em conta, tipo uns 500kbps. Mas lembro de quando o cara veio instalar. Eu ainda ajudei ele a passar o cabo pela laje. Lembro tb que quase não pude aproveitar na hora a internet pq eu tinha um compromisso a tarde e só fui ver o que era passar de uma discada pra 2MB a noite... kkkkk (obviamente a primeira coisa que fiz foi baixar um jogo por t0rrent, que foi nfsu2 😂). Em 2009 foi quando compramos o primeiro router, pq meu pai comprou um notebook e precisava acessar a internet com ele.

Eu notei que a NET pelo menos aqui, só se mexia quando a concorrência fazia algo melhor. Primeiro foi a GVT com planos melhores. Aí anos mais tarde foi a Copel (atual ligga) com a fibra. Curiosamente achei uma fatura antiga (2015) e ainda tínhamos internet de 10Megas. Só fui ter 120Megas em 2019 eu acho.
 
Os planos eram 2, 4 e 8 Megas. 8 Megas era tipo o plano de 1GB hoje, uma "fortuna" e eles tinha um plano mais em conta, tipo uns 500kbps.
Isso mesmo, na epoca 2mb era 79 ou 99, 4mb 99 ou 119 e 8mb 199. 500kb era 49.

Em 2008 lembro que virou 3mb por 89, 6mb por 119 e 12mb por 219.
Eu notei que a NET pelo menos aqui, só se mexia quando a concorrência fazia algo melhor. Primeiro foi a GVT com planos melhores.
Sim, de fato. Mas a primeira a iniciar a moda de internet banda larga na casa dos mb a um preço mais ou menos foi a net em 2005. Depois a net se acomodou.
 
Galera,
no modem de vcs vcs usam o DNS da claro, ou usam DNS diferente? se for diferente qual a melhor?
 
essas empresas sao bando de soberbos e gananciosos , a velox caiu por causa disso de falácias
Eu tinha o VELOX em 2008 começando com 10 MEGA e depois que adquiri o OI CONTA TOTAL me passaram para 15 MEGA. *Acrescentando ao papo de nostalgia dos colegas.
 
A primeira que teve 2mb a preço acessível foi a net em novembro de 2005
Só que o número de cidades que tinham disponibilidade de net virtua era bem pequeno. E mesmo onde tinha net, tinha lugar que só tinha disponibilidade da TV (rede unidirecional), aliás até hoje ainda tem locais que só tem disponibilidade de TV.

Na epoca, telefonica tinha até 1mb e depois 8mb (só passou a ter as velocidades intermediárias no fim de 2007), e a Oi cada lugar tinha um valor, vivax ia até 10mb mas era caro, a única que concorria mesmo em preços com a net era a ajato da tva no município de SP.

Eu mesmo, em 2005 tinha internet discada. Fui ter banda larga da vivax em 2006, 150kb. Só fui ter 3mb no final de 2008, já no virtua.

E aliás, na época assinar virtua sem TV era meio complicado, aliás até quando assinei os 3mb do virtua, que eu tinha TV da vivax (que era da net) foi difícil, pq eles queriam que eu mudasse o plano de tv.

E fora do eixo sul/sudeste/brt, a Oi até 2010 só tinha plano 300kb, 600kb ou 1mb
Em 2000 a telefônica tinha adsl 2Mb, eu assinava isso em casa, não lembro se antes eu já tinha essa velocidade, mas em 2000 eu tenho certeza que tinha.
 
Em 2000 a telefônica tinha adsl 2Mb, eu assinava isso em casa, não lembro se antes eu já tinha essa velocidade, mas em 2000 eu tenho certeza que tinha.
Então, pelo que sei, 2000 foi quando a telefonica lançou o speedy, na época, de fato existia a velocidade de 2mb, o problema é que o custo era inviável (era R$410 por mês, eram quase 3 salários minimos por mes)

### EDIT: Fui até no web archive procurar, em janeiro de 2000, o speedy 2mb custava 410 reais:

Aliás, no formulário da epoca ainda perguntavam se o telefone que a pessoa tinha era próprio ou alugado hehehehe
 
Última edição:
Então, pelo que sei, 2000 foi quando a telefonica lançou o speedy, na época, de fato existia a velocidade de 2mb, o problema é que o custo era inviável (era R$410 por mês, eram quase 3 salários minimos por mes)

### EDIT: Fui até no web archive procurar, em janeiro de 2000 custava 410 reais:
De fato.

Tanto que quando assinei o finado Tele"C"ômica Speedy em 2003, tive que pegar o plano de 300kbps porque acima disso era totalmente inviável o valor dos planos. E aasim segui até meados de 2006/07 quando pude alterar pro plano de 8mb. E depois em 2012 quando assinei o Virtua 10mb.
 
Eu tinha o VELOX em 2008 começando com 10 MEGA e depois que adquiri o OI CONTA TOTAL me passaram para 15 MEGA. *Acrescentando ao papo de nostalgia dos colegas.
Rapaz, gente com 15 Mb na Oi era mais difícil de ver que nota de 200 reais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera,
no modem de vcs vcs usam o DNS da claro, ou usam DNS diferente? se for diferente qual a melhor?
Aqui uso o da Claro mesmo.
Outro muito bom na minha região é o da Cloudflare, que tem latência muito baixa aqui.
No DNS Benchmark, em alguns dias, empata ou é um pouco melhor que o da Claro em desempenho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aliás, no formulário da epoca ainda perguntavam se o telefone que a pessoa tinha era próprio ou alugado hehehehe
Normal.
O Sistema Telebrás tinha sido privatizado há apenas 3 anos em 2000.
 
Última edição:
Existe um roteador load balance que some a velocidade de 2 links (500 + 500)? Ou seria uma roteador dual wan sem balanceamento?
 
Fiz um teste no SPEEDTEST com o celular, próximo ao modem (16/06/2023 22:42)

WI-FI_Galaxy_21S_FE_5G_SPEEDTEST.jpeg


Estou gostando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu não sei se entendi: Tem duas formas de acessar o modem? Eu só conheço pelo 192.168.0.1 para acessar as sua configurações. Infelizmente o técnico mudou o LOGIN e a SENHA, só pode, toda vez que tento diz que estão incorretos.
Parabens ai finalmente acabou a novela.
agora peça um desconto bem generoso pela trapalhadas da claro. pelo menos umas 3 faturas de insenção kkkk

A questão do load balance que vc falo é interessante acho que o @vorlon consegue te ajudar com isso.
 
Fiz um teste no SPEEDTEST com o celular, próximo ao modem (16/06/2023 22:42)

WI-FI_Galaxy_21S_FE_5G_SPEEDTEST.jpeg


Estou gostando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu não sei se entendi: Tem duas formas de acessar o modem? Eu só conheço pelo 192.168.0.1 para acessar as sua configurações. Infelizmente o técnico mudou o LOGIN e a SENHA, só pode, toda vez que tento diz que estão incorretos.
Todos os modems DOCSIS tem acesso pelo ip 192.168.100.1
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com a PredialNet de 500 MEGA eu recebo em torno de 750 e a Claro de 500 MEGA eu também devo estar recebendo 750, somando dará 1.5GB e pergunto: Esse router (ER605) vai me entregar tudo ou vai limitar em 1GB?
Vai receber no máximo 940Mb/s por porta gigabit. Se usar mais equipamentos em várias portas, poderá acessar toda a banda.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo