[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Mas olha só que interessante. Acabei de fazer este teste. Já tinha feito outras vezes mas normalmente o resultado é o mesmo. Isso é na Vivo Fibra 300/150.

2023-07-12-202736.jpg

Só que é o seguinte. Em TODOS os jogos tem delay de 2 segundos até 4 segundos. O ping fica baixo, mas o delay é absurdo. Impossível jogar qualquer coisa. Fiz um teste esses dias em um celular antigo liberando modo router e usando a conexão 4G no Playstation 4 e ZERO delay.

Por isso não confio muito nesses testes. No CS eu estou sempre atrasado (tempo de server) e no Fifa é uma bizarrice nunca visto em nenhum lugar. Quando eu tinha a NET 2mb eu já tinha essa Vivo podre e eu fazia testes. Nos testes a NET era 20 vezes melhor que a Vivo. Tive que cancelar a NET por vários problemas que aconteceram na época.

O problema pode ser rota tanto nesse teste como em jogos. Analisar uma conexão é extremamente complexa. Outra coisa que acontece aqui é vídeos do Youtube do nada travar e não carregar, tem que ficar dando F5 ou avançando e começando o vídeo novamente para carregar. Sites que não abrem. As vezes o Google fica uns 10 minutos off isso porque o link do Google fica junto com a Vivo. Na NET isso não acontecia, mas o ping era bem instável. Por isso esses testes pra mim nunca são 100%.

Concordo, o teste é bem simples, só queria mostrar a variação do upload. A claro melhorou bastante, não lembro a última vez que fiquei sem internet.

Tive as piores experiências com a vivo adsl, era perfil desconfigurado a cada 5 meses, caindo mais que discada, ouvir técnico reclamando da instalação e o problema era sempre na central.

O seu roteador é aquele que faz tudo da vivo?

Concordo, o teste é bem simples, só queria mostrar a variação do upload. A claro melhorou bastante, não lembro a última vez que fiquei sem internet.

Tive as piores experiências com a vivo adsl, era perfil desconfigurado a cada 5 meses, caindo mais que discada, ouvir técnico reclamando da instalação e o problema era sempre na central.

O seu roteador é aquele que faz tudo da vivo?

Quando eu cancelei a Speed na época de ADSL um técnico veio aqui e falou para eu cancelar o plano pois a central era uma zona e sempre sobrava pra eles arrumarem algo que era impossível de arrumar. E, não duvido nada que ainda seja assim. Na NET o maior problema é o acesso com o suporte. Antigamente você era direcionado diretamente ao departamento de TI. Hoje, você fala apenas com atendentes/vendedores.

O router que deixaram aqui é o Askey que uso apenas de bridge ligado a um ASUS RT-AC86U com firware Merlin. Mas tenho uma ONT Blucastle que também uso de bridge e o resultado é o mesmo.

[B]PS C:\WINDOWS\system32> ping ping.ply.gg Disparando ping.ply.gg [23.133.216.1] com 32 bytes de dados: Resposta de 23.133.216.1: bytes=32 tempo=58ms TTL=107 Resposta de 23.133.216.1: bytes=32 tempo=58ms TTL=107 Resposta de 23.133.216.1: bytes=32 tempo=58ms TTL=107 Resposta de 23.133.216.1: bytes=32 tempo=58ms TTL=107 Estatísticas do Ping para 23.133.216.1: Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda), Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos: Mínimo = 58ms, Máximo = 58ms, Média = 58ms PS C:\WINDOWS\system32> tracert ping.ply.gg Rastreando a rota para ping.ply.gg [23.133.216.1] com no máximo 30 saltos: 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.254.254 2 2 ms 1 ms 1 ms 10.42.97.36 3 6 ms 4 ms 4 ms 10.41.101.223 4 59 ms 3 ms 3 ms 10.223.238.244 5 3 ms * * ae10.rio5.rio.seabone.net [213.144.160.100] 6 * 56 ms 58 ms et0-0-2.santiago7.san.seabone.net [195.22.221.41] 7 58 ms 58 ms 58 ms microsoft.santiago6.san.seabone.net [195.22.221.11] 8 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 10 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 11 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 12 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 14 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 15 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 16 * * * Esgotado o tempo limite do pedido. 17 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.[/B]
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

la vem de novo essa putaria de 3 meses , que é pegadinha no final
Escuro sendo escuro.

Assim eu espero quando a CLARO liberar a venda da FIBRA lá no condomínio, manter a 📺 e só trocar de tecnologia a BL e FIXO.
Agora pela manhã eu dei uma olhada na simulação e a FIBRA já está disponível.
e ti falar, liga no 10621 suporte não televendas, televendas não vai ti ajudar em nada nesse caso, e explica la pra ver se o atendente faz o pedido de mudança de tecnologia, se não resolver com o protocolo anotado desse atendimento liga no 0800 da ouvidoria pq la eles dão um jeito de ti migrar.

e os modens da rede FTTH praticamente todos são bons.
O caminho é esse @dudu1505 , pelo 10621 eu irei tentar mudar a tecnologia apenas e manter o combo (multi) no formato que está. Pelos relatos a TV eu posso manter em HFC.
olha o serviço pode degradar com o tempo, além do monte de passiveis que existe na rede.
uma simples queda de conexão ou lentidão no horário de pico pode ser uma dor de cabeça e stress total pq as vezes a solução pode demorar meses
ou simplesmente não ter solução a curto prazo. E voce pode conseguir abaixar mais a fatura do seu plano, pq geralmente oferecem uma promoção.
Agradeço o teu incentivo e de fato, porque esperar se agora já está disponível? :yeah:Amigo @j4nus eu não acredito que me ofereçam algum tipo de promoção para eu apenas migrar de tecnologia, só se isso for interessante para eles, concorda?

Vou assinar claro internet fixa na cidade de Porto Alegre.
Queria saber através de vocês qual melhor canal para tentar algum desconto ou fidelidade.
Pq eu iria fazer a assinatura pelo próprio site da Claro mesmo.
Eu só quero assinar Internet fixa, mas os caras ficam embutido telefone fixo.
Outro detalhe, eu coloquei o CEP na página da claro e a velocidade é 500/250, ou seja é FTTH, mas repare no print a seguir, está escrito "cabo" no topo da página.
bXxAoQ.jpeg

Editado por um moderador:
Agora pela manhã eu dei uma olhada na simulação e a FIBRA já está disponível.

O caminho é esse @dudu1505 , pelo 10621 eu irei tentar mudar a tecnologia apenas e manter o combo (multi) no formato que está. Pelos relatos a TV eu posso manter em HFC.

Agradeço o teu incentivo e de fato, porque esperar se agora já está disponível? :yeah:Amigo @j4nus eu não acredito que me ofereçam algum tipo de promoção para eu apenas migrar de tecnologia, só se isso for interessante para eles, concorda?
se tiver desconto acho que vai ser o mínimo da claro e no upgrade da tecnologia

Para quem está usando o modem em modo bridge. Tive de novo o problema que meu roteador não "pega" o endereço IPv4. Usei a solução já postada anteriormente que consiste em colocar o IPv4 manualmente (201.xxx..xxx.12), fiz isso e funcionou.

O intenressante é que olhando o log do meu roteador, o DHCP da Claro está atribuindo o endereço 201.xxx.xxx.14, só que meu roteador falha ao registrar esse IP:

Código:
Thu Jul 13 14:45:39 2023 daemon.notice netifd: wan (2571): udhcpc: broadcasting discover
Thu Jul 13 14:45:39 2023 daemon.notice netifd: wan (2571): udhcpc: broadcasting select for 201.xxx.xxx.14, server 201.xxx.xxx.47
Thu Jul 13 14:45:43 2023 daemon.notice netifd: wan (2571): udhcpc: broadcasting select for 201.xxx.xxx.14, server 201.xxx.xxx.47
Thu Jul 13 14:45:46 2023 daemon.notice netifd: wan (2571): udhcpc: broadcasting select for 201.xxx.xxx.14, server 201.xxx.xxx.47

Para quem está usando o modem em modo bridge. Tive de novo o problema que meu roteador não "pega" o endereço IPv4. Usei a solução já postada anteriormente que consiste em colocar o IPv4 manualmente (201.xxx..xxx.12), fiz isso e funcionou.

O intenressante é que olhando o log do meu roteador, o DHCP da Claro está atribuindo o endereço 201.xxx.xxx.14, só que meu roteador falha ao registrar esse IP:

Código:
Thu Jul 13 14:45:39 2023 daemon.notice netifd: wan (2571): udhcpc: broadcasting discover
Thu Jul 13 14:45:39 2023 daemon.notice netifd: wan (2571): udhcpc: broadcasting select for 201.xxx.xxx.14, server 201.xxx.xxx.47
Thu Jul 13 14:45:43 2023 daemon.notice netifd: wan (2571): udhcpc: broadcasting select for 201.xxx.xxx.14, server 201.xxx.xxx.47
Thu Jul 13 14:45:46 2023 daemon.notice netifd: wan (2571): udhcpc: broadcasting select for 201.xxx.xxx.14, server 201.xxx.xxx.47
ou tive a umas 2 semanas esse bo com o openwrt aqui no redmi ax6000, tb não entendi o que aconteceu o v4 simplesmente parou de funcionar e de registrar.
o que qui eu fiz, testei modem em bridge direto no pc e funcionou normal, peguei o mac da porta do pc e coloquei como mac spoofing na wan do openwrt e ele conseguiu registrar no dhcp server normal.

ta assim já a 2 semanas, e sobrevivendo a reboots intencionais pra testar se o registro dhcp volta ao normal.

detalhe, modem é o kaon cg3000.

Queria saber através de vocês qual melhor canal para tentar algum desconto ou fidelidade.
Telefone.

Eu só quero assinar Internet fixa, mas os caras ficam embutido telefone fixo.
Normal, meu pai tem apenas TV e Internet e da última vez que renovei a fidelidade empurraram um chip de celular e o valor ficou bem melhor que individual/do site, falaram que nem precisava usar se não quisesse, no caso do fixo deve ser a mesma coisa.

Outro detalhe, eu coloquei o CEP na página da claro e a velocidade é 500/250, ou seja é FTTH, mas repare no print a seguir, está escrito "cabo" no topo da página.
Mais um motivo para contratar por telefone e assim confirmar a tecnologia usada.

Tomei a liberdade de editar seu post para diminuir a imagem, se estiver postando pelo celular e não conseguir fazer isso coloca em spoiler.

se tiver desconto acho que vai ser o mínimo da claro e no upgrade da tecnologia
Para tu ver o meu dilema... ao mesmo tempo que desejo trocar de HFC para FIBRA, a placa WI-FI 6 que instalei no meu DESKTOP está bem estável em 5Ghz e a minha VPN se mantém desde as 8hs da manhã. Precisei sair e fiquei fora 1hora e 30 minutos, deixei ligada e quando voltei, permaneceu firme.
Há de fato vários benefícios:
  1. A FIBRA é mais estável e o UPLOAD (250) é 3 (três) vezes mais que no HFC (50);
  2. Irei passar o link da CLARO para o escritório que já tem uma Banda Larga e com isso irei poder juntar os 2 links (500 + 500) ligando no TP-LINK ER605 (Load Balance);
  3. O modem que não deixa de ser um trambolhão, estará sando do rack da TV e também a base do telefone FIXO (a esposa agradece).

ou tive a umas 2 semanas esse bo com o openwrt aqui no redmi ax6000, tb não entendi o que aconteceu o v4 simplesmente parou de funcionar e de registrar.
o que qui eu fiz, testei modem em bridge direto no pc e funcionou normal, peguei o mac da porta do pc e coloquei como mac spoofing na wan do openwrt e ele conseguiu registrar no dhcp server normal.

ta assim já a 2 semanas, e sobrevivendo a reboots intencionais pra testar se o registro dhcp volta ao normal.

detalhe, modem é o kaon cg3000.

Resetei a HGU da Claro (botão reset físico), configurei tudo de novo. Interessante que aí nem a HGU da Claro (em modo "router") consegui mais pegar IP. Ferrou...

Esperei uma hora, nada de IP (ainda sem meu roteador ligado, HGU da Claro ainda em modo router). Aí fui no site https://minhaclaroresidencial.claro.com.br/, opção "Suporte" -> "Suporte Técnico", escolhi a opção "sem sinal".

Não sei se foi coincidência ou não, mas assim que finalizou a HGU da Claro recebeu IP.

Aí coloquei a HGU em modo bridge, fui no OpenWrt e aí dessa vez funcionou...

Bizarro...

Boa noite, tudo bem? Preciso tirar uma dúvida, estou a um ano com a claro fibra. Moro no Centro de Contagem-MG SOU COMBI MULTI só que aqui deixaram com a fibra tiraram o HFC e não consigo assinar a tv a cabo. Somente o BOX sabe me dizer o porque? E se tem como resolver isso? Me falaram pra mim região a TV é bloqueada. Obrigado.
Acredito que havia algum problema técnico na rede HFC ou mesmo a quantidade de clientes era muito baixa para manter as duas redes funcionando, pois por padrão a Claro não obriga ninguém a optar por fibra.
Mesmo quando fazem sobreposição numa região, quem quiser continuar no HFC continua.

Telefone.

Normal, meu pai tem apenas TV e Internet e da última vez que renovei a fidelidade empurraram um chip de celular e o valor ficou bem melhor que individual/do site, falaram que nem precisava usar se não quisesse, no caso do fixo deve ser a mesma coisa.

Mais um motivo para contratar por telefone e assim confirmar a tecnologia usada.

Tomei a liberdade de editar seu post para diminuir a imagem, se estiver postando pelo celular e não conseguir fazer isso coloca em spoiler.
Obrigado!
Duas dúvidas.
1) Qual telefone devo ligar? Devo ligar no 0800 720 1234?
2) Como eu faço pra reduzir o tamanho da imagem?

o download é sempre +300mb, já upload não é tão constante, o bufferbloat upload as vezes é 0 ou mais de +50 como nesse caso, e isso não é legal para jogos.

wfYre0O.png

sOM095l.png
Boiei, achei que tinha respondido e no final tinha esquecido. A variação de upload parece realmente ser rede saturada, agora o bufferbloat pode ser só o modem com firmware capado customizado da Claro sem nenhuma otimização de QOS, mas a menos que alguém esteja torando um download/torrent enquanto você joga, não era pra ter muita influência.
Faz um teste besta, abre o CMD, dá ping -t 1.1.1.1 ou 8.8.8.8 ou algum site de preferência, youtube por exemplo, e deixa dando ping. Passou um tempo, dê ctrl+C pra parar, e dá uma olhada como foi. Sendo HFC é natural ter mais variação, exemplo + 10, 20 ms. O problema real é quando começa a dar pico de 100-200 ms ou perda de pacote. Joguei por anos no HFC de 300 MB e upload mais capado ainda que isso, acho que era 10 ou 15 de up na época e ia numa boa.

A bOi, só a título de comparação dá + de 100 ms nesse teste de download na ONT da Huawei :haha:

Não adianta de nada.
Os caras sempre vão dizer que é fibra, mesmo sem ser.
Vendedor quer vender, não importa como.
ainda mais na claro, com propaganda de "com fibra" :limo::limo::limo::limo::limo::limo::limo:

infelizmente, é consultar na api se esta liberado gpon para o endereço e no montador de combo.
e contratar via montador de combo online mesmo.

1) Qual telefone devo ligar? Devo ligar no 0800 720 1234?
Eu sempre usei o 10621, não sei se funciona para novas contrações mas acho que sim.

2) Como eu faço pra reduzir o tamanho da imagem?
Editando a imagem e dando um resize ou mesmo um crop antes de postar, a resolução maior da tela do celular acaba dando uma enganada nas proporções mesmo.

Resetei a HGU da Claro (botão reset físico), configurei tudo de novo. Interessante que aí nem a HGU da Claro (em modo "router") consegui mais pegar IP. Ferrou...

Esperei uma hora, nada de IP (ainda sem meu roteador ligado, HGU da Claro ainda em modo router). Aí fui no site https://minhaclaroresidencial.claro.com.br/, opção "Suporte" -> "Suporte Técnico", escolhi a opção "sem sinal".

Não sei se foi coincidência ou não, mas assim que finalizou a HGU da Claro recebeu IP.

Aí coloquei a HGU em modo bridge, fui no OpenWrt e aí dessa vez funcionou...

Bizarro...

Pode ser mais um modo de contornar essa bizarrice do ipv4 nas redes novas.

Eu sempre usei o 10621, não sei se funciona para novas contrações mas acho que sim.

Editando a imagem e dando um resize ou mesmo um crop antes de postar, a resolução maior da tela do celular acaba dando uma enganada nas proporções mesmo.
Eu, por ser assinante claro nao consigo ligar para o 10621
aparece isso
bXq7uT.jpeg

Eu consigo fazer essa edicao aqui mesmo no forum ou preciso usar uma ferramenta externa?

Salve salve galera. Seguinte, fiz duas tentativas de sair do CGNAT hoje.

A primeira foi indo no atendimento presencial da Claro, que foi inútil já que os atendentes não faziam ideia do que eu estava falando e me disseram para ligar na Central 10621

A segunda foi ligando lá na Central 10621, falei pra atendente que queria abrir portas e então ela foi verificar. Ela me retornou que não era possível pois somente planos EMPRESARIAL podem.
Citei pra ela a parte lá do contrato que diz que o assinante pode solicitar IPv4 Público caso não haja compatibilidade com IPv4 compartilhado ou IPv6 em alguma aplicação/dispositvo. Ela insistiu que é somente para EMPRESARIAL.

No fim, não consegui nada. Alguém tem alguma sugestão? Tenho que abrir uma porta para um jogo e uma câmera e estou preso nessa merda.

3trPDek.jpg

Eu, por ser assinante claro nao consigo ligar para o 10621
aparece isso
Ali embaixo tem o botão "voltar a ligação", as operadoras andam abusando dessa bruxaria com pop-up aí, esses dias passei por algo similar ligando pra TIM.

Eu consigo fazer essa edicao aqui mesmo no forum ou preciso usar uma ferramenta externa?
Acho que tanto faz, depende da dinâmica que cada um usa para lidar e compartilhar imagens, olha a do colega acima, ficou visualmente bem menos incômoda.

Vou deixar essa última como está, depois olha no PC a diferença entre elas mas nem esquenta com isso, era só um toque mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar