[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Aqui em bh, 2 locais atendidos com cmts diferentes nos meus contratos tá sem v6 Des do dia que pegou fogo no dc Embratel bhe.
Provavelmente o equipamento que eles tinham de reserva após o incêndio não tem o recurso.
Como tudo o que a Claro usa na rede coaxial ou vem dos EUA ou do Reino Unido, vai ficar um bom tempo assim.
 
Fala galera, é normal chegar uma fatura de um serviço não solicitado que já foi cancelado?

Eu estranhei que tá escrito:
Valor do serviço: R$0,00
Taxa de habilitação: R$84,60
Primeiro mês(Habilitação)

Ai tem uma caixa de texto assim:
ATENÇÃO: Conta para simples conferência. Prezado cliente, essa fatura não deverá ser paga
 
Provavelmente o equipamento que eles tinham de reserva após o incêndio não tem o recurso.
Como tudo o que a Claro usa na rede coaxial ou vem dos EUA ou do Reino Unido, vai ficar um bom tempo assim.

falar pra vc que não sei o que pega, tem um user que conheço que é de Montes Claros, e a rede GPON de la é literalmente um puxadinho da rede da net aqui de bh.
e por la tb des do dia do incêndio no DC, o ping dele la reduziu e o v6 continua funcionando por la tb :limo:
 
Já começaram não comparecendo pra instalar.

Segundo a consultora segunda-feira sem falta.

Tava aqui pensando que na Morto eu pagava 67,00 só no fixo ( 47 linha + 20 do identificador de chamadas) apesar de quase ninguém mais usar o fixo eu tenho que manter por causa da minha mãe. E a morto se aproveitando metendo 20 janjas de identificador quando na claro vou pagar nada pelo fixo e identificador.

Em relação ao fixo como funciona? Na Fibra tem como deixar o modem em Bridge sem ter que fazer grandes firulas pra não perder o fixo? Pelo que eu li depende do modem que vão colocar aqui, tem algum em especial pra mim perguntar pro técnico se tem disponível pra deixar aqui?
 
Já começaram não comparecendo pra instalar.

Segundo a consultora segunda-feira sem falta.

Tava aqui pensando que na Morto eu pagava 67,00 só no fixo ( 47 linha + 20 do identificador de chamadas) apesar de quase ninguém mais usar o fixo eu tenho que manter por causa da minha mãe. E a morto se aproveitando metendo 20 janjas de identificador quando na claro vou pagar nada pelo fixo e identificador.

Em relação ao fixo como funciona? Na Fibra tem como deixar o modem em Bridge sem ter que fazer grandes firulas pra não perder o fixo? Pelo que eu li depende do modem que vão colocar aqui, tem algum em especial pra mim perguntar pro técnico se tem disponível pra deixar aqui?

Bridge na Claro não perde acesso a linha e nem tv.
 
Já começaram não comparecendo pra instalar.

Segundo a consultora segunda-feira sem falta.

Tava aqui pensando que na Morto eu pagava 67,00 só no fixo ( 47 linha + 20 do identificador de chamadas) apesar de quase ninguém mais usar o fixo eu tenho que manter por causa da minha mãe. E a morto se aproveitando metendo 20 janjas de identificador quando na claro vou pagar nada pelo fixo e identificador.

Em relação ao fixo como funciona? Na Fibra tem como deixar o modem em Bridge sem ter que fazer grandes firulas pra não perder o fixo? Pelo que eu li depende do modem que vão colocar aqui, tem algum em especial pra mim perguntar pro técnico se tem disponível pra deixar aqui?

Bridge na Claro não perde acesso a linha e nem tv.
Se for o Technicolor TCG2232, perde o telefone, entre outras coisas não muito importantes (tipo o IPv4, que não serve de nada).

Mais especificamente, ele para de receber chamadas, mas continua efetuando, o que pode enganar alguns menos atentos. Até o momento, parece ser o único que da essa zica.

O ZTE por relato recente de outro colega algumas postagens atrás, aceitou bridge sem problemas.

O que sei até agora:

ZTE = :bat:;
Technicolor = :rip:
 
Se for o Technicolor TCG2232, perde o telefone, entre outras coisas não muito importantes (tipo o IPv4, que não serve de nada).

Mais especificamente, ele para de receber chamadas, mas continua efetuando, o que pode enganar alguns menos atentos. Até o momento, parece ser o único que da essa zica.

O ZTE por relato recente de outro colega algumas postagens atrás, aceitou bridge sem problemas.

O que sei até agora:

ZTE = :bat:;
Technicolor = :rip:

Tem que deixar esse Technicolor TCG2232 cair no esquecimento hehehehe.
 
Tem que deixar esse Technicolor TCG2232 cair no esquecimento hehehehe.
O problema parece ser o fabricante.
No HFC os modems da Technicolor são, em maioria, zicados.
Vide o TC7337 (vade retro!!!).
Tem uma outra operadora aqui na cidade que usa HFC como a Claro. Se chama Alares.
O Technicolor TC7337 que eles usam é com firmware original da marca, e simplesmente não adianta de nada.
É a mesma porcaria instável da versão com firmware da Claro.
 
O problema parece ser o fabricante.
No HFC os modems da Technicolor são, em maioria, zicados.
Vide o TC7337 (vade retro!!!).
Tem uma outra operadora aqui na cidade que usa HFC como a Claro. Se chama Alares.
O Technicolor TC7337 que eles usam é com firmware original da marca, e simplesmente não adianta de nada.
É a mesma porcaria instável da versão com firmware da Claro.
Aqui quando era o plano de 35 Mega a internet começou a dar uns problemas, vieram duas vezes e verificaram os fios, trocaram os taps, a ponta do coaxial. No terceiro técnico trocaram o Sagemcom 3284u pelo Technicolor TC7300.B0, mano pensa numa porcaria. O Wi-fi dele oscilava direto e o ping nos jogos ficava muito alto.

Chamei um técnico pra vir aqui verificar e ele falou que tava normal e que se eu chamasse de novo iriam cobrar R$90.

Me lembro que liguei lá no setor de cancelamento e fizeram de tudo pra evitar. Ai aumentaram a velocidade pra 60 Mega e diminuiram o valor no final do mês. No outro dia veio um outro técnico deles e colocou o Humax HG100R-L2, melhor modem deles na época! Ficou bastante tempo aqui e nunca deu problema.
:limo:
 
Aqui quando era o plano de 35 Mega a internet começou a dar uns problemas, vieram duas vezes e verificaram os fios, trocaram os taps, a ponta do coaxial. No terceiro técnico trocaram o Sagemcom 3284u pelo Technicolor TC7300.B0, mano pensa numa porcaria. O Wi-fi dele oscilava direto e o ping nos jogos ficava muito alto.

Chamei um técnico pra vir aqui verificar e ele falou que tava normal e que se eu chamasse de novo iriam cobrar R$90.

Me lembro que liguei lá no setor de cancelamento e fizeram de tudo pra evitar. Ai aumentaram a velocidade pra 60 Mega e diminuiram o valor no final do mês. No outro dia veio um outro técnico deles e colocou o Humax HG100R-L2, melhor modem deles na época! Ficou bastante tempo aqui e nunca deu problema.
:limo:
único ruim desse modem era o wifi, só funcionava 2.4 ou 5Ghz, lembro q quando tinha esse modem era uma briga em casa, colocava em 5ghz pra jogar cs com ping baixo e o resto da casa ficava sem internet pq os dispostivos não tinham suporte pra rede 5ghz kkkkkkk
 
Para uso normal, o CGNAT vai funcionar bem. Para câmeras, depende do modelo. Por exemplo, as câmeras da Tapo da TP-Link funcionam com CGNAT e não precisa abrir porta, etc (são as que eu conheço, mas acredito que outras funcionam também dessa maneira). Mas tem outras câmeras que se você acessa a mesma direto pelo IP da mesma, então um IPv4 público pode ser necessário (a não ser que a câmera tiver IPv6, aí funciona também com acesso direto mesmo em CGNAT).

Então sugiro tenta acessar tua câmera remotamente, pode ser que funcione mesmo com CGNAT.
Meu filho contratou equipe especializada para por câmeras da Intelbras na Pizzaria. Instalamos o aplicativo no celular com Android e em um iFhone. Usando a minha rede (BL) da PredialNet com CGNAT funcionou normalmente e também com a rede (BL) da CLARO sem CGNAT.
 
Meu filho contratou equipe especializada para por câmeras da Intelbras na Pizzaria. Instalamos o aplicativo no celular com Android e em um iFhone. Usando a minha rede (BL) da PredialNet com CGNAT funcionou normalmente e também com a rede (BL) da CLARO sem CGNAT.
Deixa o servidores a interlbras cair, igual rola com o que comanda os alarmes serie amt deles pra vc ver se vai ter acesso :limo:
 
Última edição:
único ruim desse modem era o wifi, só funcionava 2.4 ou 5Ghz, lembro q quando tinha esse modem era uma briga em casa, colocava em 5ghz pra jogar cs com ping baixo e o resto da casa ficava sem internet pq os dispostivos não tinham suporte pra rede 5ghz kkkkkkk
Sim, infelizmente ou era 2.4 ou 5Ghz. Acho que esse modem funcionaria em dual band porém o firmware/hardware não permitia habilitar duas redes.

Uma coisa interessante é que ele tinha uma rede separada, aquela #NET-CLARO-WIFI, da rede principal
 
Aqui quando era o plano de 35 Mega a internet começou a dar uns problemas, vieram duas vezes e verificaram os fios, trocaram os taps, a ponta do coaxial. No terceiro técnico trocaram o Sagemcom 3284u pelo Technicolor TC7300.B0, mano pensa numa porcaria. O Wi-fi dele oscilava direto e o ping nos jogos ficava muito alto.

Chamei um técnico pra vir aqui verificar e ele falou que tava normal e que se eu chamasse de novo iriam cobrar R$90.

Me lembro que liguei lá no setor de cancelamento e fizeram de tudo pra evitar. Ai aumentaram a velocidade pra 60 Mega e diminuiram o valor no final do mês. No outro dia veio um outro técnico deles e colocou o Humax HG100R-L2, melhor modem deles na época! Ficou bastante tempo aqui e nunca deu problema.
:limo:
Esse Humax era bom, mas tinha esse problema da simplicidade do wifi, e de também ser horrível pra colocar em bridge.
Parece que tinha uma firmware que era distribuída em alguns data centers que desabilitava a opção de bridge e você tinha que seguir um procedimento meio gambiarra que a galera descobriu nos fóruns pra dar certo.
O meu eu usava em bridge e demorei quase uma semana lendo vários fóruns pra conseguir por em bridge quando instalaram ele.
 
Eu também tive um Humax HG100R-L2, a unidade que recebi era uma torradeira no verão, mas não tinha problema de travamento ou restrições em relação ao modo bridge. Na Claro nunca tive problemas com EMTA's da Humax, hoje tenho um HGJ310 que utilizo em bridge.
 
Última edição:
Aqui em bh, 2 locais atendidos com cmts diferentes nos meus contratos tá sem v6 Des do dia que pegou fogo no dc Embratel bhe.
Moro em Novo Hamburgo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Não sei se um evento em BH teria muito impacto por aqui, a não ser que seja a central da Claro de IPv6 do Brasil ou algo assim. Sabe me dizer que dia foi esse incêndio aí?


Bicho eu sei q é chato não receber ipv6, dá impressão que o provedor meio merda.
Mas será que vale a pena vc encucar em não ter ipv6 agora?

Pq assim, na minha opinião e pela minha experiência não ter ipv6 não diminui a sua performance.
Eu não sou gamer então não sei se o Ping diminui.
Aqui em casa no roteador eu deixo ipv6 desabilitado exclusivamente para não ter dor de cabeça.

Na segunda feira eu instalei claro fibra e fui deixar o modem em bridge e o modem simplesmente não pegou ipv4 mais. Eu simplesmente não conseguia abrir a maioria dos sites.
Conseguia acessar Google e seus serviços e meta e seus serviços (WhatsApp, Instagram e Facebook).
O adrenaline até carregava porém dava muito bug.

Speedtest em ipv6 sempre vem mais lento que ipv4.

Acho q problema mesmo vc terá se seu modem deixar de pegar ipv4 kkkk.

Repito e enfatizo: o meu relator é baseado no meu uso apenas.

bm1pjt.jpeg
Olha, aqui, quando o modem da Claro passa o prefixo certinho para meu OpenWrt, tudo funciona muito bem. Pela minha experiência, depois de alguns testes, a latência é ligeiramente menor no IPv6, principalmente nos hosts das "big techs" (Google, Facebook, etc).

Pelo que andei lendo, IPv6 já é o "padrão" da internet faz algum tempo já, sendo IPv4 considerada tecnologia "legada" e em "modo de compatibilidade". Mas estranhamento IPv6 ainda não "pegou" de verdade. É só observar como grandes provedores estão tratando a tecnologia (Claro, Vivo). Fora o fato de maioria só conceder prefixo /64, o que permite que apenas uma rede seja atendida. Aqui em casa, por exemplo, tenho 4 VLANs configuradas, só a LAN principal é que tem IPv6 por conta disso.

Enfim, acho que a coisa vai engrenar de vez quando alguns serviços não funcionarem mais em IPv4.
 
Moro em Novo Hamburgo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Não sei se um evento em BH teria muito impacto por aqui, a não ser que seja a central da Claro de IPv6 do Brasil ou algo assim. Sabe me dizer que dia foi esse incêndio aí?



Olha, aqui, quando o modem da Claro passa o prefixo certinho para meu OpenWrt, tudo funciona muito bem. Pela minha experiência, depois de alguns testes, a latência é ligeiramente menor no IPv6, principalmente nos hosts das "big techs" (Google, Facebook, etc).

Pelo que andei lendo, IPv6 já é o "padrão" da internet faz algum tempo já, sendo IPv4 considerada tecnologia "legada" e em "modo de compatibilidade". Mas estranhamento IPv6 ainda não "pegou" de verdade. É só observar como grandes provedores estão tratando a tecnologia (Claro, Vivo). Fora o fato de maioria só conceder prefixo /64, o que permite que apenas uma rede seja atendida. Aqui em casa, por exemplo, tenho 4 VLANs configuradas, só a LAN principal é que tem IPv6 por conta disso.

Enfim, acho que a coisa vai engrenar de vez quando alguns serviços não funcionarem mais em IPv4.
Você falou que tem 4 VLANs configuradas. Eu ainda estou aprendendo criar e configurar. Creio que eu crie apenas uma VLAN e a LAN com IPv6.
 
Boa tarde, pessoal.

Preciso de uma ajuda aqui, já nesse assunto vejo que vocês tem mais experiência em "enfiar o dedo na ferida e rodar".

Resumo, como já relatei aqui, a Claro encheu meu juízo em Julho "presenteando" com upgrade sem custo algum de 70 megas para 125, pagando o mesmo valor de 63,00. E neste valor, nunca constou nada como "valor promocional até x do x", ou que o upgrade teria um desconto "válido até x do x" e após este período o plano sofreria reajuste. Nada, apenas um plano legado de 70 megas por 63,00 até, eventualmente, algum ajuste de IGPM. E há bem uns 2 anos e alguns meses que o valor não sofreu alteração. Recebi a fatura de Julho, com tudo certinho, apenas mudou a nomenclarura de 70 legado para 125 fidelidade etc.

Abro ontem a fatura de Agosto, e o que deveria ser 63,00 virou 74,90. Procurei algumas entrelinhas, só o que achei é "o valor promocional do seu plano foi atualizado, e no App Minha Claro você conhce mais sobre essa e outras ofertas". E também a mensagem genérica "o cancelamento de seus serviços CLARO, durante o período de permanência mínima, estará sujeito a cobrança de multa contratual."

Se eu não sou um idiota ou analfabeto, vejam as duas sacanagens: como que o "valor promocional" de meu plano pôde ser atualizado, se em momento algum era informado de que ele fazia parte de uma promoção, e, por consequência, sujeito a um período limitado que sofre agora reajuste de vigência? Segundo, o plano anterior não estava sob fidelidade alguma, veio uma fidelidade embutida que NÃO CONSTAVA em nenhum lugar do momento de sua contratação. Era então apenas um Up de velocidade, mantendo todas as outras características. Não fui eu que fui lá de vontade própria, pedir troca de plano por outro de seu portfolio e de acordo com os termos vigentes, e sim aceitei o que me fora ofertado por iniciativa deles, até então isento de qualquer outra condição para aderir.

Eu tenho absolutamente tudo, desde faturas antigas até prints de tela de TODO o processo e tenho como provar tudo... só para início de conversa, por onde vocês recomendam de que devo começar a agir? Telefone, chat, ouvidoria? Direto Anatel ou Consumidor.gov?

E aos invés de 125, estou recebendo 250... é algo que eu até poderia não me perturbar por um acréscimo de 11,90 porque no todo, teoricamente, ainda estou no lucro. O problema é a má fé de como fazem as coisas, e de trocados em trocados eles vão pincelando na bunda alheia. Eu estou muito chateado com isso, pqp.
 
Boa tarde, pessoal.

Preciso de uma ajuda aqui, já nesse assunto vejo que vocês tem mais experiência em "enfiar o dedo na ferida e rodar".

Resumo, como já relatei aqui, a Claro encheu meu juízo em Julho "presenteando" com upgrade sem custo algum de 70 megas para 125, pagando o mesmo valor de 63,00. E neste valor, nunca constou nada como "valor promocional até x do x", ou que o upgrade teria um desconto "válido até x do x" e após este período o plano sofreria reajuste. Nada, apenas um plano legado de 70 megas por 63,00 até, eventualmente, algum ajuste de IGPM. E há bem uns 2 anos e alguns meses que o valor não sofreu alteração. Recebi a fatura de Julho, com tudo certinho, apenas mudou a nomenclarura de 70 legado para 125 fidelidade etc.

Abro ontem a fatura de Agosto, e o que deveria ser 63,00 virou 74,90. Procurei algumas entrelinhas, só o que achei é "o valor promocional do seu plano foi atualizado, e no App Minha Claro você conhce mais sobre essa e outras ofertas". E também a mensagem genérica "o cancelamento de seus serviços CLARO, durante o período de permanência mínima, estará sujeito a cobrança de multa contratual."

Se eu não sou um idiota ou analfabeto, vejam as duas sacanagens: como que o "valor promocional" de meu plano pôde ser atualizado, se em momento algum era informado de que ele fazia parte de uma promoção, e, por consequência, sujeito a um período limitado que sofre agora reajuste de vigência? Segundo, o plano anterior não estava sob fidelidade alguma, veio uma fidelidade embutida que NÃO CONSTAVA em nenhum lugar do momento de sua contratação. Era então apenas um Up de velocidade, mantendo todas as outras características. Não fui eu que fui lá de vontade própria, pedir troca de plano por outro de seu portfolio e de acordo com os termos vigentes, e sim aceitei o que me fora ofertado por iniciativa deles, até então isento de qualquer outra condição para aderir.

Eu tenho absolutamente tudo, desde faturas antigas até prints de tela de TODO o processo e tenho como provar tudo... só para início de conversa, por onde vocês recomendam de que devo começar a agir? Telefone, chat, ouvidoria? Direto Anatel ou Consumidor.gov?

E aos invés de 125, estou recebendo 250... é algo que eu até poderia não me perturbar por um acréscimo de 11,90 porque no todo, teoricamente, ainda estou no lucro. O problema é a má fé de como fazem as coisas, e de trocados em trocados eles vão pincelando na bunda alheia. Eu estou muito chateado com isso, pqp.
Único reajuste neste caso seria o anual mesmo, que ocorre em qualquer plano.

Caso tenha todos os protocolos, banners, ofertas, etc que não citam valor promocional, sugiro:
Resolva Aqui e se não resolver ir direto para Consumidor.gov.br e Anatel (sim, abrir reclamação em ambos).

Comigo foi assim também. Me ofereceram 500Mb pelo mesmo valor dos 250Mb que eu tinha constratado, que era de 89.90.
No banner da promoção não citava sobre valor promocional de X meses. No ato da contratação ressaltei isto e me foi confirmado que não era promocional.
Depois de 3 meses, quiseram me cobrar 114,90 pela Internet que era o valor de 500Mb. Abri reclamação no Resolva Aqui e vieram com este papo de promocional e não reajustaram o valor.
Abri Consumidor e Anatal e em 10 dias minha fatura foi reajustada para o valor que eu pagava antes.
 
Boa tarde, pessoal.

Preciso de uma ajuda aqui, já nesse assunto vejo que vocês tem mais experiência em "enfiar o dedo na ferida e rodar".

Resumo, como já relatei aqui, a Claro encheu meu juízo em Julho "presenteando" com upgrade sem custo algum de 70 megas para 125, pagando o mesmo valor de 63,00. E neste valor, nunca constou nada como "valor promocional até x do x", ou que o upgrade teria um desconto "válido até x do x" e após este período o plano sofreria reajuste. Nada, apenas um plano legado de 70 megas por 63,00 até, eventualmente, algum ajuste de IGPM. E há bem uns 2 anos e alguns meses que o valor não sofreu alteração. Recebi a fatura de Julho, com tudo certinho, apenas mudou a nomenclarura de 70 legado para 125 fidelidade etc.

Abro ontem a fatura de Agosto, e o que deveria ser 63,00 virou 74,90. Procurei algumas entrelinhas, só o que achei é "o valor promocional do seu plano foi atualizado, e no App Minha Claro você conhce mais sobre essa e outras ofertas". E também a mensagem genérica "o cancelamento de seus serviços CLARO, durante o período de permanência mínima, estará sujeito a cobrança de multa contratual."

Se eu não sou um idiota ou analfabeto, vejam as duas sacanagens: como que o "valor promocional" de meu plano pôde ser atualizado, se em momento algum era informado de que ele fazia parte de uma promoção, e, por consequência, sujeito a um período limitado que sofre agora reajuste de vigência? Segundo, o plano anterior não estava sob fidelidade alguma, veio uma fidelidade embutida que NÃO CONSTAVA em nenhum lugar do momento de sua contratação. Era então apenas um Up de velocidade, mantendo todas as outras características. Não fui eu que fui lá de vontade própria, pedir troca de plano por outro de seu portfolio e de acordo com os termos vigentes, e sim aceitei o que me fora ofertado por iniciativa deles, até então isento de qualquer outra condição para aderir.

Eu tenho absolutamente tudo, desde faturas antigas até prints de tela de TODO o processo e tenho como provar tudo... só para início de conversa, por onde vocês recomendam de que devo começar a agir? Telefone, chat, ouvidoria? Direto Anatel ou Consumidor.gov?

E aos invés de 125, estou recebendo 250... é algo que eu até poderia não me perturbar por um acréscimo de 11,90 porque no todo, teoricamente, ainda estou no lucro. O problema é a má fé de como fazem as coisas, e de trocados em trocados eles vão pincelando na bunda alheia. Eu estou muito chateado com isso, pqp.
Único reajuste neste caso seria o anual mesmo, que ocorre em qualquer plano.

Caso tenha todos os protocolos, banners, ofertas, etc que não citam valor promocional, sugiro:
Resolva Aqui e se não resolver ir direto para Consumidor.gov.br e Anatel (sim, abrir reclamação em ambos).

Comigo foi assim também. Me ofereceram 500Mb pelo mesmo valor dos 250Mb que eu tinha constratado, que era de 89.90.
No banner da promoção não citava sobre valor promocional de X meses. No ato da contratação ressaltei isto e me foi confirmado que não era promocional.
Depois de 3 meses, quiseram me cobrar 114,90 pela Internet que era o valor de 500Mb. Abri reclamação no Resolva Aqui e vieram com este papo de promocional e não reajustaram o valor.
Abri Consumidor e Anatal e em 10 dias minha fatura foi reajustada para o valor que eu pagava antes.
pelo que já aprendemos aqui, nós só ligamos na Claro pq precisamos que seja gerado um protocolo para podermos dar entrada com a reclamação no consumidor.gov e anatel, caso contrário sabemos que é perda de tempo falar com eles que nunca resolvem nada, só quando a anatel e consumidor.gov vão em cima deles, aí sim é resolvido
 
pelo que já aprendemos aqui, nós só ligamos na Claro pq precisamos que seja gerado um protocolo para podermos dar entrada com a reclamação no consumidor.gov e anatel, caso contrário sabemos que é perda de tempo falar com eles que nunca resolvem nada, só quando a anatel e consumidor.gov vão em cima deles, aí sim é resolvido
Exatamente... Eu só acesso o Resolva Aqui para gerar o protocolo da Ouvidoria e partir para Consumidor e Anatel.

Já comentei aqui umas 3 vezes e repito... Claro não tem mais Ouvidoria séria.
Eles transformaram Anatel e Consumidor na Ouvidoria deles e (as vezes) resolvem quando chegamos nestes orgãos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo