[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

@jpz pode me chama pv ? Eu não consigo te chamar por você privar o perfil.
Opa, é isso aí mesmo, placa gigabit corta na faixa dos 940 Mbps. No plano de 1 Gbps precisa pegar a última ONT lançada: ZTE F6645P (ela tem porta 2.5GbE)
Deve ser uma saga ir atrás desse ZTE F6645.
O técnico veio em casa e fiquei em ligação e acesso remoto com um supervisor regional e geral, o supervisor geral me questionou o porque da minha solicitação sendo que estava batendo a velocidade contratada.
Me falaram até de cobrar 600 reais por essa troca de aparelho! (Não acho que escutei errado kkkkkkk).
Da vontade de pagar essa cobrança e entrar judicialmente, pois teriam que provar porque sou diferente dos outros usuários que receberam esse modem e porque todo mundo recebe um range acima da velocidade contratada e porque eu não poderia... Além de pagar o plano mais premium e caro.
Estou com a fibra faz 4 dias, primeiro dia foi assinado 750 megas e batia entre 850/900, ai fiz o upgrade pra 1gb e ficou limitado a esses 930.
Não teria nexo esse upgrade pelo preço e para receber uma velocidade superior mínima.
Toda essa saga ainda terá continuação para analisarem minha solicitação no laboratório deles e entender o caso...

Ficaria grato com o retorno de alguém sobre a maneira mais eficiente de extrair o máximo comprando aparelhos externos por minha conta ? Seja onu, sfp, load balance e etc...
Eu interessei na VSOL V2802RH seria a escolha mais interessante ?
Tenho dúvidas se muda algo de latência ou ping de um pra outro ? Aceito opiniões diversas.

Última edição:
ja verificou firewall? usou todos navegadores possíveis? Se for HFC tenta reset de fabrica
Sim, ja tentei tudo. Não abre em nenhum aparelho (celular, notebook, deskop) na internet da Claro, só com VPN ou roteando a internet do celular.
Deixa desligado teu modem ou ONT, dependendo se for coaxial ou fibra, de hoje pra amanhã.
Pode ser que mude o IP e isso se resolva.
Vou testar, mas esse problema já tem uns 2 meses. Não é possível que o IP já não tenha mudado nesse Ínterim.

o correto é você sair perguntando aos vizinhos que tanto os que usam Oi como os que usam Claro pra saber da experiência deles, eu tive uma má experiência com a Oi na época do Velox, não sei como está a questão da internet na Fibra Óptica, muita gente fala que é boa. Mas como eu disse, sai perguntando os vizinhos pra saber da experiência.
Vou dar uma pesquisada aqui. Sei que a Claro lançou a fibra aqui na rua fim do ano passado, então pode ser que ninguém ainda tenha. Oi Fibra eu sei que tem aqui na região faz tempo, foi a primeira a lançar fibra na cidade e no estado do MS (entre as grandes operadoras).

Já utilizei a Oi Fibra, assim que lançaram, nunca tive problemas, só cancelei, pois casei e como minha esposa tinha plano fidelizado com a operadora atual e para não pagar multa, continuamos usando, mas o IP muda praticamente a cada hora, isso que me quebra, tenho sistemas que acesso e preciso ficar liberando o IP, mas não pretendo adquirir IP Fixo.

HAHAHAHHA conterrâneo
Então, parte da cidade que já tinha sinal da antiga Adelphia/Via Cabo/Claro no coaxial continua. Se seu bairro não tinha nada de coaxial, ou tem essas caixas em algum poste perto da sua casa, é certeza que é fibra:
haha, mora em Dourados tbm, @Vhasegawa ?
Acredito que não tinha Claro aqui antes, como eu disse acima, fim do ano passado estavam lançado fibra aqui na rua e agora em janeiro/2024 eu vi o pessoal uniformizado vendendo na rua aqui perto, já me ligaram oferencendo plano tbm. Amanhã vou olhar aqui por perto se CTO da claro igual essa daí.

Esses são alguns dos planos para meu CEP:

Captura-de-tela-2024-02-04-021900.png

Como Vivo fibra ainda não atende aqui, fico entre Oi Fibra ou Claro Fibra, mas acredito que irei solicitar a Claro Fibra, já que fui verificar os planos Oi Fibra agora e o sistema está fora do ar, acho que é um sinal kkkkk

Captura-de-tela-2024-02-04-023827.png

Vou dar uma pesquisada aqui. Sei que a Claro lançou a fibra aqui na rua fim do ano passado, então pode ser que ninguém ainda tenha. Oi Fibra eu sei que tem aqui na região faz tempo, foi a primeira a lançar fibra na cidade e no estado do MS (entre as grandes operadoras).

Já utilizei a Oi Fibra, assim que lançaram, nunca tive problemas, só cancelei, pois casei e como minha esposa tinha plano fidelizado com a operadora atual e para não pagar multa, continuamos usando, mas o IP muda praticamente a cada hora, isso que me quebra, tenho sistemas que acesso e preciso ficar liberando o IP, mas não pretendo adquirir IP Fixo.

haha, mora em Dourados tbm, @Vhasegawa ?
Acredito que não tinha Claro aqui antes, como eu disse acima, fim do ano passado estavam lançado fibra aqui na rua e agora em janeiro/2024 eu vi o pessoal uniformizado vendendo na rua aqui perto, já me ligaram oferencendo plano tbm. Amanhã vou olhar aqui por perto se CTO da claro igual essa daí.

Esses são alguns dos planos para meu CEP:

Captura-de-tela-2024-02-04-021900.png

Como Vivo fibra ainda não atende aqui, fico entre Oi Fibra ou Claro Fibra, mas acredito que irei solicitar a Claro Fibra, já que fui verificar os planos Oi Fibra agora e o sistema está fora do ar, acho que é um sinal kkkkk

Captura-de-tela-2024-02-04-023827.png
faz um teste, ve se por esse link ainda aparece a promo de 500mb por 49,90/6meses https://planos.claro.com.br/checkou...ome&utm_campaign=mcm-banner-sofertas-pos-home

Vou testar, mas esse problema já tem uns 2 meses. Não é possível que o IP já não tenha mudado nesse Ínterim
Olha, já fiquei muitos meses com o mesmo ip, nem trocando de modem o ip mudava, nem com 4 dias desligado...

O técnico veio em casa e fiquei em ligação e acesso remoto com um supervisor regional e geral, o supervisor geral me questionou o porque da minha solicitação sendo que estava batendo a velocidade contratada.
Me falaram até de cobrar 600 reais por essa troca de aparelho! (Não acho que escutei errado kkkkkkk).
Da vontade de pagar essa cobrança e entrar judicialmente, pois teriam que provar porque sou diferente dos outros usuários que receberam esse modem e porque todo mundo recebe um range acima da velocidade contratada e porque eu não poderia... Além de pagar o plano mais premium e caro.
Estou com a fibra faz 4 dias, primeiro dia foi assinado 750 megas e batia entre 850/900, ai fiz o upgrade pra 1gb e ficou limitado a esses 930.
Não teria nexo esse upgrade pelo preço e para receber uma velocidade superior mínima.
Toda essa saga ainda terá continuação para analisarem minha solicitação no laboratório deles e entender o caso...

Ficaria grato com o retorno de alguém sobre a maneira mais eficiente de extrair o máximo comprando aparelhos externos por minha conta ? Seja onu, sfp, load balance e etc...
Tenho dúvidas se muda algo de latência ou ping de um pra outro ? Aceito opiniões diversas.
Se seu PC não tiver uma placa 2.5Gb não rola mesmo da velocidade chegar, mesmo com o plano de 1 Giga contratado. Na placa Gigabit 10/100/1000 vai bater 930, 940, igual tá acontecendo. Você precisaria da troca de aparelho para um modelo com porta 2.5G da Claro, por sorte colocaram um pra mim na instalação, assinei no fim de Janeiro. Explique que se a operadora vende 1 Giga de velocidade, você quer essa velocidade, então precisa desse aparelho. Só que aí você vai ter que adaptar seu equipamento também, senão não adianta. Sobre o overhead, aquela gordurinha de velocidade que praticamente todo mundo recebe, você deve estar recebendo, mas não vê por falta da placa, mas mesmo assim ela é um bônus que pode estar lá como também pode não acontecer.

Sim, ja tentei tudo. Não abre em nenhum aparelho (celular, notebook, deskop) na internet da Claro, só com VPN ou roteando a internet do celular.

Vou testar, mas esse problema já tem uns 2 meses. Não é possível que o IP já não tenha mudado nesse Ínterim.
Olha, aqui faltou luz esses dias e mesmo assim o IP da Claro continuou o mesmo. Se eu desligo a Vivo por 3 minutos já muda.

Fala @matheus89x , blz?

É como o colega do Paraná @H1vltg3 disse, tem que ser na força bruta via ANATEL, senão a operadora não atende.

Vou passar o passo a passo do que fiz pra ajudar quem desejar tentar pegar a nova ONT com porta 2,5Gbps e WiFi6:

1-Liguei no 10621 e fiz a solicitação mesmo sabendo da negativa da operadora e que talvez cobrariam o feito, somente pra pegar o número de Protocolo de atendimento.

2-Depois com este Protocolo registre a Ouvidoria na própria Claro, gerando um Protocolo de Ouvidoria.

3-Em posse do Protocolo de Ouvidoria, faça uma solicitação na ANATEL via gov.br tipo de atendimento: Reclamação / Serviço Banda Larga Fixa / Assunto: Qualidade, Funcionamento e Reparo, Problema: Troca de equipamento não efetuada; seja formal, nada de baixaria, explique a situação, alegando que a porta atual de 1Gbps é limitada via hardware e que a operadora já fornece ONT com porta 2,5Gbps e WiFi6, melhorando a qualidade do serviço contratado, coloque o modelo e marca da ONT atual assim como da nova ONT, sugiro que copie o link da própria Claro, mostrando que a ONT sugerida para troca já é homologada pela ANATEL e mencione que a operadora está querendo cobrar por uma mera troca de equipamento.

A troca em si foi tecnicamente bem difícil aqui, acompanhei o processo todo por telefone no dia agendado, o técnico trouxe a ONT correta e ficou das 9h às 15h praticamente tentando resolver um problema no DataCenter de autenticação, mas como era Ouvidoria ANATEL percebi que deram uma atenção especial, se fosse um atendimento normal, além de terem possivelmente cobrado pelo serviço, não teriam dedicado um técnico pra isso e hoje estaria com a Humax HP610 ainda.
Após a resolutiva, a Claro entra em contato solicitando via telefone o feedback do serviço e responde na ANATEL, assim só falta vc classificar o atendimento na ANATEL e finalizar o processo.

Veja a sua infraestrutura de rede antes de tudo pra poder extrair o máximo, WiFi 6 ou superior é recomendado (6E seria o ideal, WiFi7 ainda é muito beta), se cabeado, use pelo menos cabos CAT6 e placas de rede 2,5Gbps ou mais, toda infra de 2,5Gbps pra cima, se tiver uma porta de 1Gbps no meio já limita a velocidade.

Quanto a Load Balance eu não uso mais, pois não vejo necessidade mais de 2 ou mais links residenciais, já usei um TP LINK ER5120 e depois só os roteadores da Asus com suporte a Dual WAN. Como o throughput de um link sozinho já é bem alto atualmente, agregar outro link somente pra se obter maior velocidade combinada não faz sentido pra mim, a não ser que vc realmente precise de outro link para backup/failover, em casos que não possa ter interrupção de serviço de internet.

Quanto a estas ONTs externas VSOL nunca usei, mas tem vários users aqui que se utilizam, o @KILLME poderá te guiar melhor.

Última edição:
Isso foi um ataque ou o que é isso de fato? Apareceu nos meus eventos no LOAD BALANCE:

detected WAN Ping attack from 37.143.129.95 and dropped 166 packets.

BR.svg
Rio de Janeiro, BR, SA - V tal (AS7738)
dot-icon.svg
Time:233 ms (average)
chevron-up-icon.svg

traceroute to 37.143.129.95 (37.143.129.95), 20 hops max, 60 byte packets
1 dlinkrouter.Dlink (192.168.0.1) 0.560 ms 0.596 ms
2 www.webgui.Nokiawifi.com (192.168.1.254) 1.454 ms 1.649 ms
3 * *
4 100.122.36.57 (100.122.36.57) 6.033 ms 5.941 ms
5 100.122.28.81 (100.122.28.81) 6.262 ms 6.289 ms
6 100.122.18.29 (100.122.18.29) 112.258 ms 112.351 ms
7 * *
8 * *
9 * *
10 * *
11 * *
12 port-channel4.core2.hel1.he.net (184.104.192.106) 223.114 ms *
13 oy-creanova-hosting-solutions-ltd.e0-49.switch1.hel1.he.net (184.104.203.133) 225.261 ms 225.293 ms
14 * *
15 37.143.129.95 (37.143.129.95) 233.156 ms *

Usando o ER605:

traceroute to 37.143.129.95, 20 hops max, 46 byte packets

1 192.168.17.1 (192.168.17.1) 0.823 ms 0.933 ms 3.472 ms

2 b39e3b01.virtua.com.br (179.158.59.1) 3.352 ms 5.467 ms 3.054 ms

3 * * *

4 * * *

5 embratel-H0-7-0-0-4003-agg01.rjoen.embratel.net.br (189.53.226.5) 3.718 ms 187.29.67.17 (187.29.67.17) 8.750 ms embratel-H0-7-0-0-4003-agg01.rjoen.embratel.net.br (189.53.226.5) 3.119 ms

6 200.244.19.97 (200.244.19.97) 107.279 ms ebt-B2102-tcore01.rjo.embratel.net.br (200.230.252.158) 110.468 ms *

7 ebt-B12121-intl02.nyk.embratel.net.br (200.230.252.122) 110.146 ms ebt-B12211-intl01.nyk.embratel.net.br (200.230.220.38) 118.679 ms 128.514 ms

8 nyiix.retn.net (198.32.160.182) 116.462 ms 105.425 ms 10gigabitethernet1-3.core1.nyc5.he.net (206.126.115.17) 109.616 ms

9 et001-4.RT.THD.HKI.FI.retn.net (87.245.234.183) 348.127 ms 237.204 ms 100ge0-79.core2.ewr5.he.net (184.104.195.166) 114.607 ms

10 GW-EuhostFI.retn.net (87.245.244.217) 232.848 ms 221.995 ms port-channel1.core1.ewr5.he.net (184.104.196.37) 110.960 ms

11 * port-channel2.core3.cph1.he.net (184.105.222.69) 184.112 ms *

12 * * *

13 port-channel4.core2.hel1.he.net (184.104.192.106) 223.101 ms * *

14 * * *

15 * * *

16 * * *

17 * * *

18 * * *

19 * * *

20 * * *

Trace Complete.

Última edição:
Bom dia, cancelando a Claro, eles retiram apenas o modem ou a fiação também?
Apenas o modem, como em qualquer operadora. Cabeamento fica aí, você que se vire com ele.

De acordo com os instaladores da minha região, ao contratar um plano de 750 MB ou mais, a orientação é colocar um modem Wi-Fi 6. No meu caso é um Sagecom F@st3896 (HFC) com uma porta de 2,5 GB.

Mas como postei anteriormente, estou com um problema que limita minha velocidade em 120 MB no Wi-Fi. Tenho visita agendada para o final da semana, pois no momento não estou em casa (férias).

[]'s

De acordo com os instaladores da minha região, ao contratar um plano de 750 MB ou mais, a orientação é colocar um modem Wi-Fi 6. No meu caso é um Sagecom F@st3896 (HFC) com uma porta de 2,5 GB.

Mas como postei anteriormente, estou com um problema que limita minha velocidade em 120 MB no Wi-Fi. Tenho visita agendada para o final da semana, pois no momento não estou em casa (férias).

[]'s
Será que o problema está no modem?

Será que o problema está no modem?
Opa... Já estou no terceiro modem Claro... De uma hora para outra a minha velocidade foi reduzida de 600 MB para 120 MB. Verifiquei com a Claro que meu plano não tinha nenhuma restrição para a redução de velocidade. Recebi a visita do supervisor técnico da Claro que também não resolveu o problema. A solução proposta pela Claro é a migração do HFC para Fibra. Vamos ver se resolve...

Opa... Já estou no terceiro modem Claro... De uma hora para outra a minha velocidade foi reduzida de 600 MB para 120 MB. Verifiquei com a Claro que meu plano não tinha nenhuma restrição para a redução de velocidade. Recebi a visita do supervisor técnico da Claro que também não resolveu o problema. A solução proposta pela Claro é a migração do HFC para Fibra. Vamos ver se resolve...
e eles vao fazer isto? vc é de qual cidade??

Deixa desligado teu modem ou ONT, dependendo se for coaxial ou fibra, de hoje pra amanhã.
Pode ser que mude o IP e isso se resolva.
Pior que deu certo! :que:

Foi só trocar o IP que entrou na hora!

Provavelmente meu IP estava na blacklist do servidor do site.
O sistema de prevenção de intrusão deve ter incluído meu IP na blacklist automaticamente por excesso de tentativas de acesso, pois são duas pessoas que usam o site na casa. As vezes até simultaneamente.
Agora tudo faz sentido! :full:

Bola fora de quem criou as regras do IDS/IPS, pois em uma rede CGNAT de provedor a chance de isso acontecer é gigantesca.

Valeu ai pela dica! :cool:

Pior que deu certo! :que:

Foi só trocar o IP que entrou na hora!

Provavelmente meu IP estava na blacklist do servidor do site.
O sistema de prevenção de intrusão deve ter incluído meu IP na blacklist automaticamente por excesso de tentativas de acesso, pois são duas pessoas que usam o site na casa. As vezes até simultaneamente.
Agora tudo faz sentido! :full:

Bola fora de quem criou as regras do IDS/IPS, pois em uma rede CGNAT de provedor a chance de isso acontecer é gigantesca.

Valeu ai pela dica! :cool:
Que bom que deu certo!
A maioria desses problemas sempre são ligados ao IP em particular ou à faixa de IP em uso.

Claro Fibra no ZTE F6645P Wi-Fi 6, teste no Fire TV Stick 4K de 2ª geração, que tem Wi-Fi 6. Tudo carrega praticamente instantâneo, bom demais.
wYcXAyC.jpeg

vc não tem overhead aí? Aqui quando era 500 chegava uns 720 no speedtest.
Acho que é limitação do Fire TV Stick, no PC já fiz teste que passou de 700 Mega.
032c85c8-8661-4591-92f7-7ba1229340a9.png

Users who are viewing this thread

Voltar