[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Mais alguém do nordeste tem notado mudanças das rotas da Claro? Aqui em Maceió está insuportável jogar online em algumas partes do dia porque a latência não se mantém estável, alguns sites demoram para abrir (principalmente americanos) e também aumentou o número de "quedas rápidas" que a internet sofre sem mostrar nos leds do modem.

Isso acontece tanto no modem da claro como bridge / principal, ativando ou desativando o IPv6 e esse é o resultado exemplo em um servidor do restream (livestream) em SP, tem momentos do dias que chega a 200ms depois muda para 600ms e por aí vai.

Tem dias que fica insuportável jogar online, assistir vídeos no Twich ou no Youtube sem engasgar em algum momento, fora vídeo-chamadas que fica uma bela de uma porcaria, jogos P2P do Nintendo Switch tem dias que ficam maravilhosos de se jogar, outros dias ficam me desconectando ou lagando bastante.

Tenho notado muito dessa frequência à uns 5 meses atrás dessa instabilidade, testes de sinais e de velocidade se mostram OK, tenho plano de 500 / 35, modem Sagemcom F@ST 3895.

NBTlDpl.jpeg

qUqKjZ9.png
rW9UA60.jpeg

Outra coisa, é normal a latência alta pingando para o modem da Claro? Nesse momento o modem da Claro está em bridge e estou pingando (via cabo) do PC, porque o correto não seria uma latência de <1ms? Detalhe é que não consigo acessar nesse momento o ip do modem 192.168.100.1 por conta desse erro (192.168.100.1 demorou muito tempo para responder)

Sagemcom F@ST 3895 (bridge)

CmyIHlX.jpeg

Intelbrás Action RG 1200 (principal)

1Ei9lxN.jpeg

Última edição:
Agora pouco o Fast 3895 aqui de casa reiniciou e "atualizou". Eu esperando alguma novidade mas a única coisa que mudou foi o ano nos menus que agora é 2024 kkkkkkk.

GakfE6Y.png

Nova versão do firmware:
FAST3895_CLARO_sw18.76.11.17h-161-1

Versão anterior:
FAST3895_CLARO_sw18.76.11.17h-161
:fire:

Agora pouco o Fast 3895 aqui de casa reiniciou e "atualizou". Eu esperando alguma novidade mas a única coisa que mudou foi o ano nos menus que agora é 2024 kkkkkkk.

GakfE6Y.png

Nova versão do firmware:

Versão anterior:
Qual novidade exatamente você estava esperando?

Poxa, que pena, mas é assim mesmo, tem que insistir pra tudo nesse país, peça a troca do aparelho, vai no quesito de melhoria.

Seu plano é de 1Giga?
Sim 1GB, placa mãe b650m e cat 8 50cm.
Hoje tive a negativa novamente de troca com a visita do técnico via Anatel, o mesmo supervisor da última vez alegou estar chegando dentro do contratado.
Ainda tenho o retorno da ouvidoria, mas eu não acho que vão querer fazer essa solicitação de outra região do equipamento só pra mim, mesmo sendo dentro do estado de SP.
Se o técnico tivesse o aparelho disponível com ele o problema já estaria resolvido...
Já que os cara não querem me ofertar um aparelho que fornece o overhead que todo mundo recebe, inclusive eu recebia nos 750 megas, agora vou bater na tecla sobre os valores da fatura pois o ganho de 750megas para 1gb não está compensando já que 750 megas assinados entregava perto dos seus 900 megas...
Acho que todas vem da China, agora se não forem o mesmo modelo não tem como ter certeza se utilizam o mesmo firmware.
Me referia o modelo v2802rh, vi aquela versão híbrida e fiquei na dúvida, mas o site da Biostech respondeu que usa o firmware original.

Seguem os meus níveis:

Plano 750 MB HFC Globoplay - Modem Sagecom F@st 3896 WiFi6 - Firmware: FAST3896-15-3x3_CLARO_sw18.83.15.17h-170

Continua a minha saga... Tem meus relatos nas páginas anteriores... Visita remarcada para o final do mês para mudança de plano para GPON.

[]'s

GakfE6Y.png

Nova versão do firmware:

Versão anterior:
meu tambem, ate melhorou um pouco na parte do telefone

claro-speed-test.png

Instalação realizada hoje, Claro Fibra 750Mbps (com Globoplay). Tem algum teste que recomendam realizar?

Edit#1: ONT modelo ZTE ZXHN F6645P

Edit#2: Perguntei ao técnico se este é o mesmo modelo usado nos planos de 1Gbps, mas ele disse ser outro modelo, mas não soube me dizer qual.

Última edição:
Instalaram aqui em casa na migração pra 750mb o Technicolor TC3106. É igual o outro que tinha só que wi-fi6 e saída 2,5G e tal. As configurações dele é toda travada pela Claro. Fiz os testes com as redes unificadas e fica beemm ruim a velocidade. Desmembrei as conexões e voltaram a operar normal. Impressionante que a velocidade está igual o de 600mb..rs. mas enfim. Esse equipamento é bom? Alguma queixa?

Instalaram tbm o Mesh, aquele branco da ZTE. Aquele que tem 3 saídas de redes na parte de trás .Recomendo, ele é bem forte na abrangência de sinal.

Perguntei ao técnico se este é o mesmo modelo usado nos planos de 1Gbps, mas ele disse ser outro modelo, mas não soube me dizer qual.

Outra coisa, estou pensando em comprar esse switch do Aliexpress
adrenaline-switch-aliexpress.png

Térreo: onde fica o ONT da Claro, mas o sinal WIFI não chega legal no andar de cima.
1º andar: fica meu PC, agora quero utilizar no cabo. Além disso, vou adicionar o Xiaomi AX3000 para ampliar o wifi (ou até mesmo desativar o sinal Wifi do ONT da Claro - se possível).

Não consigo ter 2 cabos de rede saindo do ONT para o 1º andar (seria um na porta 2.5G para o PC e outro para o roteador), por isso pensei em adquirir esse switch aí.
Com o switch, eu ligaria o cabo de rede na porta 2.5G do ONT e nele, então dele eu teria um cabo para o PC e outro para roteador.

Acham que dá certo?

Perguntei ao técnico se este é o mesmo modelo usado nos planos de 1Gbps, mas ele disse ser outro modelo, mas não soube me dizer qual.

Outra coisa, estou pensando em comprar esse switch do Aliexpress
adrenaline-switch-aliexpress.png

Térreo: onde fica o ONT da Claro, mas o sinal WIFI não chega legal no andar de cima.
1º andar: fica meu PC, agora quero utilizar no cabo. Além disso, vou adicionar o Xiaomi AX3000 para ampliar o wifi (ou até mesmo desativar o sinal Wifi do ONT da Claro - se possível).

Não consigo ter 2 cabos de rede saindo do ONT para o 1º andar (seria um na porta 2.5G para o PC e outro para o roteador), por isso pensei em adquirir esse switch aí.
Com o switch, eu ligaria o cabo de rede na porta 2.5G do ONT e nele, então dele eu teria um cabo para o PC e outro para roteador.

Acham que dá certo?
Se a ONT ficar em modo router, sim. Agora se você quiser usar a ONT em modo bridge, ai vai precisar de algum router (ou MiniPC) com pelo menos duas portas de 2.5GB.
Dá uma pesquisada neste tópico aqui que tem user que já comprou switch com portas de 2.5Gb e postou algumas imagens no sistema de gerenciamento dele:

Se a ONT ficar em modo router, sim.
Desculpe a pergunta, mas esse seria o "modo padrão"?
O modo como o técnico deixa?

Edit: recomenda algum switch com porta 2.5G de uns R$ 300,00 ~ R$ 500,00 aqui no Brasil?

Desculpe a pergunta, mas esse seria o "modo padrão"?
O modo como o técnico deixa?
Isso. É a configuração de fábrica onde a ONT que distribui endereços IPs para a rede interna da residência.

claro-speed-test.png

Instalação realizada hoje, Claro Fibra 750Mbps (com Globoplay). Tem algum teste que recomendam realizar?

Edit#1: ONT modelo ZTE ZXHN F6645P

Edit#2: Perguntei ao técnico se este é o mesmo modelo usado nos planos de 1Gbps, mas ele disse ser outro modelo, mas não soube me dizer qual.
Velocidade monstra, batendo mais que meu 1gb limitado pelas portas do modem.
Eu vejo isso e fico doido pra ter esse zte com porta 2.5GB.
Fiquei curioso pra ver quanto você consegue em uma assinatura de 1GB kkkkk.
Estou na luta por esse modem, mesmo se não conseguir tem outras formas que terei que desembolsar grana...

Velocidade monstra, batendo mais que meu 1gb limitado pelas portas do modem.
Eu vejo isso e fico doido pra ter esse zte com porta 2.5GB.
Fiquei curioso pra ver quanto você consegue em uma assinatura de 1GB kkkkk.
Estou na luta por esse modem, mesmo se não conseguir tem outras formas que terei que desembolsar grana...
O plano de 1Gb usando rede de 2.5Gb entrega isso aqui:
09e69be3-4cc6-40df-800d-e4fb2c4ad5d6.png

Muito forte.
Espero resolver o meu problema logo.
O meu não sai de 940.

Sim, a vsol é a melhor escolha ao meu ver.

Liga na Claro e solicite a troca da ONT pela nova da ZTE que tem porta de 2.5Gb.

Users who are viewing this thread

Voltar