Deve ser isso mesmo que você disse.
Estranho é que no roteador parece que está tudo ok...
É isso ai, o problema é no servidor da NET nao no teu router.
Como disse nem todos resolvem nomes IPV6 (AAAA), os servidores em si tem IPV6 mas so resolvem IPV4 (A).O Router deve estar tentando resolver um endereco que tenha AAAA (ipv6) mas o dns da net retorna um A (ipv4), dai diz que eh sem navegacao.
POde ser uma porrada de coisa em conjunto, inclusive o cabo do router pro modem... ja vi colocarem um cabo cat5 entre os dois e reclamarem que nao batia mais de 100 mbps... kkk
A Grande questao aqui é que cs:go é um dos poucos jogos que usa MUITA internet (onde muita é comparada ao resto). devido a alta taxa de atualizacao (64 ou 128 ticks) e a taxa de envio de pacotes (definida por um comando no cliente). por padrao cs:go usa 6mbit/s de conexao(e tu consegue setar ate 15mbit/s, se o servidor permitir, 15MBIT/S NUM JOGO).
Isso pra um jogo é ridiculamente alto(por comparacao 4 horas jogando euro truck simulator 2 online gasta 100mb, fazendo calculo isso da menos de 500kbit por segundo).
Logo tem uma grande quantidade de pacotes sendo transferido, se 1 da perda o ping ja aumenta.
Eu poderia passar pro amigo uma config do jogo que permite mostrar o grafico da rede, para ver se problema é ping loss choke etc, mas nem preciso passar, nao tem mistério, conheco bem os jogos da goldsrc e source engine pois jogo quase todos, ja vi muito disso.
Vale lembrar que se o amigo tiver um arris, eles tambem sao notorios de tempos em tempos se perderem com priorizacao dos pacotes (variacao de ping no pulo local chega a 10ms).No meu resolveram com atualizacao de software via cabo, mas via wifi continua variando
Mas vai saber, talvez ate as desenvolvedoras estao erradas:
https://br.leagueoflegends.com/pt/page/ethernet-vs-wifi-latencia-pacotes-e-jogando-melhor
BONUS: