[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

@HikariWS

Hoje cada fibra que temos saindo das portas pon da OLT (EM ARQUITETURA GPON) trafega nas seguintes velocidades:

Dowstream = 2.5 Gbps

Upstream = 1.25 Gbps


Ocorre que embora essa seja a velocidade da fibra, há uma divisão para os clientes que “usam” essa fibra através dos Splitters, esta é a forma de agregar 32..64..128 em cada porta da OLT.

Por exemplo no cenário abaixo um provedor vai colocar 32 ONU’s por porta PON, ou seja, 32 clientes por fibra:


Ver anexo 132917


Acima temos uma fibra ligada a uma porta gpon na OLT, passando por um DIO chegando a uma caixa de emenda optica, onde será feita a divisão de primeiro nível, neste momento a fibra principal já se divide em 4, 1 x 4, significa que chega uma fibra e ela vira 4. Da CEO a fibra entra na CTO, onde dentro temos um Splitter de 1 x 8 e desse CTO ela vai para a ONU dos clientes.

Esse diagrama mostra como é feito o calculo de banda. Se eu tenho 1 fibra que no primeiro Spliter se dividiu em 4, cada posição dessas 4 fibras irá receber 1 CTO que demandará 8 conexões cada uma, finalizando neste cenário 32 ONUs por porta PON da OLT.


Resume-se dizer que este provedor vai ter 2.5 Gbps de velocidade de download (velocidade da fibra!!) para dividir por 32 conexões (Clientes), onde cada cliente pode ter um plano de internet de até 780 Mega cada . Esse é um cenário muito otimista, normalmente o provedor lança 64 ONU’s por porta PON e eventualmente até mesmo 128 ONU´s. limitando as velocidades na fibra conforme tais divisões.

Embora no cenário acima, ele possa ter 32 ONU’s conectadas a uma velocidade de 780 Mega, se todos os usuário estivem usando efetivamente essa velocidade teríamos problemas na experiência com o cliente. Pois embora a rede Gpon após a OLT esteja permitindo a velocidade (tecnologia+Fibra) a banda de navegação será aquela que o provedor contrata de um terceiro e é "dividida" entre os clientes.

Para tal cálculo eles utilizam a razão de banda de x10, ou seja, para cada velocidade máxima da fibra óptica eles pegam a velocidade 2.5 Gbps ( convertendo em Mega 2.496 Mega) , dividem pelo número de ONU’s (Clientes), com isso eles possuem o que chamam de “banda alocada por cliente” e a partir disso eles multiplicam por 10 para saber a “banda máxima” que cada cliente pode ter.

Exemplo:


***Vamos supor que o provedor vai colocar em uma fibra 32 ONU’s (clientes), então a banda da fibra que é 2.496 / 32 = 78 Mega, a banda alocada é 78 mega, multiplicada pela razão 10 = 780 Mega por ONU (cliente).

Seria praticamente como dizer que cada cliente na situação acima possui uma “velocidade dedicada” de 78 Mega, porém recebe comercialmente 780 Mega, isso ocorre porque nem todos os cliente usam a velocidade máxima ao mesmo tempo, estudos dizem que a média de utilização é de 10 Mega por cliente, por isso essa razão de 10/1.

Desta forma no exemplo acima é possível “baratear” os planos já que a velocidade da porta PON é dedicada em 780 Mega cliente, mas a velocidade efetivamente fornecida é de 78 Mega, esse gerenciamento é feito na própria Central em uma estrutura chama “CORE” que é onde fica o “SWITCH DE CORE” + “SWITCH PPPOE” e/ou SERVER RÁDIUS e posteriomente a ”OLT” tudo no mesmo RACK..

Fui o mais simplista possível, existe algumas situações que podem mudar um pouco o cenário, mas basicamente e resumidamente é isso.
Por curiosidade, seria possível juntar mais de uma porta PON na OLT para atender uma mesma fibra? Tipo fazer agregação de portas igual se faz com dois ou mais links de Internet?
 
É normal o SNR UP ficar variando constantemente mesmo em um nivel que seja considerado "otimo"? O meu SNR Down nao chega a variar nem 1 ponto, enquanto o meu SNR UP fica variando no range 32-38-42.
 
Por curiosidade, seria possível juntar mais de uma porta PON na OLT para atender uma mesma fibra? Tipo fazer agregação de portas igual se faz com dois ou mais links de Internet?

não tem como usando gpon, na fibra é chamado de wavelength a separação da luz e no caso e o gpon foi concebido pra utilizar exclusivamente wavelength de 1490nm pra downstream e 1310nm para o upstream pra dados e 1550nm pra broadcast de video, se sair dessas wavelength não é mais o gpon padronizado e vira uma solução customizada, e se juntar duas portas da OLT no mesmo cabo da perda de sinal pelo fato das duas portas estrarem concorrendo o uso da mesma wavelength.

o que pode ser feito é o que esta nessa imagem aqui:
Bandas-GPON-e-XGPON-768x271.jpg


no caso da usar a mesma fibra pro GPON que conhecemos mais o compartilhamento separando por wavelength da mesma fibra com o XG-PON, ae na fibra teria 2 "canais" diferentes pra transmissão de dados, mas seria 2 tecnologias totalmente diferentes e dependeria da ONU ter suporte pra agregar os canais, e sinceramente é desnecessario xgpon tem 10Gb de largura de banda no downstream.

só por curiosidade da galera o google fiber usa DWDM-PON, no caso cada clientes deles tem uma wavelength dedicada dentro do cabo, por isso que eles conseguem entregar absurdos 1Gb full duplex + tv simultâneo sem baixar a velocidade da internet na hora de ver a tv pra todos os clientes ao mesmo tempo. é quase que uma linha dedicada entre a provedora e o cliente, só compartilha a fibra o resto é individual.

não sei exatamente o quanto e como a net esta nas redes novas GPON(se é que já tem algum lugar com tv liberada) se eles alocam parte da banda dos 2,5Gb pro broadcast da tv ou usam o wavelength dedicado a isso.
só me lembro a muito, muito, mas muito tempo atras no inicio da vivo fibra em SP um cara da vivo falando que eles alocavam 1Gb pro sinal broadcast da tv no sentido downstream, só que ele falou de uma forma tão genérica que não da pra saber se eles de fato se eles estavam usando ou não a wavelength exclusiva pra broadcast de video ou se estavam compartilhando os 2,5Gb de dados :shrug:


a e uma critica que eu tenho nessa rede ftth nova da net, os caras começaram implementando GPON(só pra saberem gpon existe dês de 2004!) ao invés de utilizar uma mais nova tipo o XG-PON(lançado em 2009, e o mesmo tem 10Gb downstream e 2,5Gb upstream), a mesma critica vai pra vivo/algar/tim/oi com suas redes ftth. ae daqui apouco rola um lançamento de velocidade mais alta e tem que trocar o modem e morrer nos 90 barões que cobram por mudança de tecnologia.
 
Última edição:
Alguém aqui usa o wifi do modem da net + algum roteador como repetidor? Tô querendo fazer isso, o mais comum é a pessoa desligar o wifi do modem e deixar só o roteador.
 
Alguém aqui usa o wifi do modem da net + algum roteador como repetidor? Tô querendo fazer isso, o mais comum é a pessoa desligar o wifi do modem e deixar só o roteador.
Repetidor é furada. Ideal você ter um roteador que faça o gerenciamento da tua rede e usar ele também como wi-fi. Mas se quiser ter somente mais um ponto de wi-fi, você terá que ligar um cabo do modem até uma entrada LAN do roteador e desligar o dhcp do roteador. Aí, você configura o Wi-Fi com mesmo nome e canal diferente.
 
Como eu faço para saber se é o meu modem que está distribuindo a rede Net claro wi-fi
?
 
Como eu faço para saber se é o meu modem que está distribuindo a rede Net claro wi-fi
?

perto do modem, use um app do tipo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer&hl=pt_BR
anota o endereço MAC da sua rede wireless(tando 2.4Ghz e 5Ghz) privada emitidos a partir do modem, depois passa rede por rede da netclarowifi comparando o endereço mac.

no caso, dependendo da localidade a net usa não altera o endereço mac da rede wifi deles, e em alguns lugares eles alteram(aqui em BH eles mudam 1 digito do endereço).

ae é só vc ter o trabalho de verificar.
 
perto do modem, use um app do tipo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer&hl=pt_BR
anota o endereço MAC da sua rede wireless(tando 2.4Ghz e 5Ghz) privada emitidos a partir do modem, depois passa rede por rede da netclarowifi comparando o endereço mac.

no caso, dependendo da localidade a net usa não altera o endereço mac da rede wifi deles, e em alguns lugares eles alteram(aqui em BH eles mudam 1 digito do endereço).

ae é só vc ter o trabalho de verificar.
Olha só. Acredito que seja por causa da intensidade do sinal.



Baixei o app. Mas não consigoselecionar nenhum pa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Mac tem algumas diferenças, mas pela sequência acho que é.



Resumindo: como o pessoal conseguiu desativar ?
 
Última edição:
Boa tarde amigos, venho enfrentando alguns problemas com a Net já há algum tempo, aos finais de semana minha internet cai de 2 em 2 minutos tornando impossível sua utilização. Durante a semana não ocorre com tanta frequência, mais da buffering.

NetVirtua 120MB (Pode ser impressão minha, mas quando era 30MB não me recordo de ter essas quedas).

Já fizeram umas 3/4 visitas técnicas:
1° Visita: O técnico só informou que fez ajustes e aferiu o nível de sinal.
2° Visita: "Rollback"
3° Visita: O técnico veio condenar o meu roteador/cabeamento externo, por desencargo desconectei todos os meus equipamentos e fiquei utilizando apenas a rede wi-fi da Net, sem interferência de qualquer outro equip meu. Mas o problema persistiu, mudou absolutamente nada.
4° Visita Trocaram o roteador (TG1692A para HGA12R-02) mas mesmo assim o problema persiste.

No 1692a ficava dando erro de "SYNC Timing Synchronization failure" e "RCS Partial Service" (seguido do número cm-mac e cmts)
Voltava a navegar depois de uns 30/45 segundos
No HGA12R-02 não tenho acesso aos logs dele, pelo menos não encontrei o lugar com user padrão, mas notei que em algumas quedas ele perde o IP Wan e DNS na page principal.
Nele demora mais para a conexão voltar (2min) e algumas vezes só volta reiniciando.

Os níveis de sinais parecem estarem oks:
TX 50.0 / RX -2.2 / SNR DS 40.3 / Receive Pwr 0

Já não sei mais oque fazer, só tenho a Net na minha região (003-SP), abri chamado na Anatel e amanhã entrarei em contato com a Ouvidoria.

Os amigos poderiam me dar alguma dica de quais outros procedimentos posso adotar? Alguma dica de possível solução?

Está complicado minha situação, só tenho o final de semana para estudar e eventualmente desestressar jogando alguma coisa.

Muito obrigado e desculpa pelo texto longo.
 
Liguei no 10621 e não quiseram desativar o wi-fi público da Net.

#atualizando

Liguei novamente no 10621, atendente iria abrir um chamado técnico para retirarem a rede. No máximo em 3hs fariam
 
Última edição:
Aonde a rede da Claro está toda FTTH, a TV é IPTV? :oops:

Ainda utilizo o serviço da NET, mas a é HFC e não vejo previsão para colocarem Fibra até a residência/AP do cliente.
 
Aonde a rede da Claro está toda FTTH, a TV é IPTV? :oops:

Ainda utilizo o serviço da NET, mas a é HFC e não vejo previsão para colocarem Fibra até a residência/AP do cliente.

se tiver alguma localidade FTTH com tv ativa, vai ser igual o que a vivo faz na rede FTTH dela, tudo full IP(no caso internet, telefone e tv).

a questão é se a net vai usar wavelength dedicada pra video ou se vai compartilhar a banda de dados pro streaming da tv.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha só. Acredito que seja por causa da intensidade do sinal.



Baixei o app. Mas não consigoselecionar nenhum pa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Mac tem algumas diferenças, mas pela sequência acho que é.



Resumindo: como o pessoal conseguiu desativar ?


entra no site: http://optout.netcombowifi.com.br/netwifi-optout/optout

entra com teu cpf/cnpj, seleciona o contrato caso necessite, marque desabilitar e aguarde 72fuking horas, reinicie o modem e analise as redes wifi novamente pra ver se foi desativado.

a detalhe tem que reiniciar o modem tb quando eles falam que já desativaram remotamente, se o modem continuar ligado sem reiniciar a rede não desliga :haha:
 
se tiver alguma localidade FTTH com tv ativa, vai ser igual o que a vivo faz na rede FTTH dela, tudo full IP(no caso internet, telefone e tv).

a questão é se a net vai usar wavelength dedicada pra video ou se vai compartilhar a banda de dados pro streaming da tv.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



entra no site: http://optout.netcombowifi.com.br/netwifi-optout/optout

entra com teu cpf/cnpj, seleciona o contrato caso necessite, marque desabilitar e aguarde 72fuking horas, reinicie o modem e analise as redes wifi novamente pra ver se foi desativado.

a detalhe tem que reiniciar o modem tb quando eles falam que já desativaram remotamente, se o modem continuar ligado sem reiniciar a rede não desliga :haha:
Desdé aquela hora que liguei no 10621 não reiniciei. Vou reiniciar para ver

Não sumiu. Ainda tá aparecendo. Amanhã vou entrar no chat da Anatel e reclamar pra ver

Depois que reiniciei o Wi-Fi tá caindo, internet do mordem não cai, so o Wi-Fi que cai e volta rapidamente

#atualizando.

As pipocadas que deram no Wi-Fi acho que eram eles retirando a rede pública. Sumiu aqui.
 
Última edição:
Pessoal, estou querendo assinar o plano da NET de 120MB, porém percebi que aconteceu uma "crise" com o ping no CS:GO, então queria saber se alguém ainda ta passando por esse problema
Cara tá tranquilo pelo menos pra mim... tanto no GPON (22ms) quanto no HFC (32ms).
 
  • Curtir
Reações: gkz
caras, 3 dias já sem problema no upload. será q normalizou?

Continua normal?

Aqui meu problema de upload foi resolvido há quase 1 mês, desde que o técnico veio até aqui em casa, mexeu na fiação interna, nos conectores, no poste da rua e, após não ter conseguido, disse que era um problema na região e que seria solucionado em até 72 horas.

Não coloquei nenhuma fé, mas para minha surpresa nunca mais tive problemas com upload nos horários de pico.
 
Continua normal?

Aqui meu problema de upload foi resolvido há quase 1 mês, desde que o técnico veio até aqui em casa, mexeu na fiação interna, nos conectores, no poste da rua e, após não ter conseguido, disse que era um problema na região e que seria solucionado em até 72 horas.

Não coloquei nenhuma fé, mas para minha surpresa nunca mais tive problemas com upload nos horários de pico.
umas 2 semanas sem o problema. Só sexta feira 21h q aconteceu repentinamente, mas em 30 min normalizou.
 
Galera tenho 120 MB a 5 meses e sempre funcionou muito bem, hoje na rede Wi-fi 5ghz bate os 120MB redondo mas no RJ45 não, seja no Ps4 ou no PC bate 50MB (Gigabit), no começo não era assim. Uso bastante torrent no PC via cabo, sera que eles "caparam" remotamente a conexão via cabo ? Isso é realmente possível ?
 
Pessoal, tô querendo pedir o NET Fone, tenho o Arris TG1692A e queria saber se a habilitação é remota e depois é só comprar um telefone fixo? Ou é necessária a visita técnica?
 
Pessoal, tô querendo pedir o NET Fone, tenho o Arris TG1692A e queria saber se a habilitação é remota e depois é só comprar um telefone fixo? Ou é necessária a visita técnica?

Acredito que não será necessário a visita técnica, só eles habilitarem no sistema, eu tinha esse modem. Quando adquiri o plano era 10 reais mais barato com o telefone, ai aproveitei e já pedi.
 
Acredito que não será necessário a visita técnica, só eles habilitarem no sistema, eu tinha esse modem. Quando adquiri o plano era 10 reais mais barato com o telefone, ai aproveitei e já pedi.
Ok, obrigado, no meu caso o plano fica o mesmo valor, aí tô querendo trocar. Por curiosidade, você chegou a comprar o telefone fixo, se sim, qual?
 
Pessoal, bom dia, alguém tem verificado ou pelo menos desconfiado de Traffic shaping ou throttling na sua conexão? Tenho plano de 240mb tenho forte desconfiança de estar sendo vítima desta prática. No speed test, consigo medir a entrega da velocidade total contratada, o mesmo fazendo download no steam. Mas para p2p e medindo pelo fast.com(parceira Netflix) , não chego nem perto. Claro que para p2p existem vários fatores, mas já fiz vários testes com downloads de muitos seeds e mesmo assim ainda não consegui atingir nem perto da capacidade máxima de download em p2p. Como é difícil medir com confiança os 240mb, fico nessa dúvida.
 
Vou tentar amigo, engraçado que PS4 que esta em uma porta e o PC na outra estão na mesma situação, ja no Wi fi 5ghz ta batendo os 120MB normalmente . Mas ok, depois posto aqui o que apurei.
 
Pessoal, bom dia, alguém tem verificado ou pelo menos desconfiado de Traffic shaping ou throttling na sua conexão? Tenho plano de 240mb tenho forte desconfiança de estar sendo vítima desta prática. No speed test, consigo medir a entrega da velocidade total contratada, o mesmo fazendo download no steam. Mas para p2p e medindo pelo fast.com(parceira Netflix) , não chego nem perto. Claro que para p2p existem vários fatores, mas já fiz vários testes com downloads de muitos seeds e mesmo assim ainda não consegui atingir nem perto da capacidade máxima de download em p2p. Como é difícil medir com confiança os 240mb, fico nessa dúvida.

Sobre o fast.com ele mede a sua velocidade com seu CDN do Netflix, na maior parte das vezes nem sai da rede da Claro, aqui no meu caso chega a dar resultados maiores que a minha conexão, então vai depender de como eles liberam a sua conexão com o CDN.

Sobre o torrent eu indico utilizar um confiável: http://espejito.fder.edu.uy/centos/8.0.1905/isos/x86_64/CentOS-8-x86_64-1905-dvd1.torrent
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo