[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

SE a fibra é relativamente perto da casa do cliente, pq a claro não mete a cara e já "migra" pra fibra? mesmo que não seja "tudo de uma vez", aos poucos...
pq a estrutura HFC não é compatível com PON, na rede HFC usa-se 1 par de fibra pra alimentar um node, uma fibra que manda o sinal pro node e outra que manda o sinal do node pro cmts, na estrutura PON é usado dwdm que faz tanto o sinal de envio e recepção ser no mesmo cabo de fibra.

fora que com 2 fibra num node, tu atente +200 modens, e uma porrada de decoder de tv, no gpon vc fica LIMITADO a no máximo 64 clientes POR fibra.

sem falar do custo de desmanchar por completo uma rede, e repassar todos os cabos.
por isso que não é vantagem migrar a rede atual hfc pra puro ftth, é mais vantagem financeira atualizar pro docsis 3.1 que se equipara com gpon e não ter que trocar a rede final inteira =p
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tiraram os 32 canais que estavam aqui e agora tá só 16. Agora estou conseguindo os 240Mbps contratados! ;)
:vish: :vish: :vish:

devia estar é tendo interferência das brabas pro ae, pq cortar pela metade a capacidade de conexão compartilhada não iria resolver magicamente esse problema.
 
Última edição:
Colegas, que tal fazermos um resumo dos modems Docsis 3.1 atuais, do ponto de vista de quais permitem que a rede #Net-Claro-Wifi seja totalmente desabilitada em modo Bridge, mas pelo próprio equipamento?

- CBN (Compal) CH8568 - SIM
- Humax HGJ310 - ?
- Sagemcom Fast 3895 - Aqui eu consegui desabilitar sem problemas, apenas desligando o Wifi 2.4.
- Kaon CG3000 - ?
- demais modelos - ?

Obrigado!
 
é mais ou menos, teu senário é de quem ta no final da linha.
tem gente que ta do lado do node(tipo eu) e não tem amplificador.

mas independente, não é o docsis que fode com o ping dos caras que que reclama por aqui, é rota no backbone da embrate, já não sei nem quantas vezes postei isso aqui, numa comparação imparcial entre as 2 tecnologias docsis e gpon, o docsis tem em media 8 a 9ms a mais do que o gpon quando se compara as duas tecnologias ligadas NO MESMO BACKBONE, sendo que as duas só afetam a conexão ate o cmts e olt respectivamente, depois disso é tudo dentro da rede backbone da operadora que conta muito mais no tempo de resposta.

agora o que vivem falando aqui no tópico que a culpa sempre é do docsis e da rede hfc, é pessoal que esquece que eles estão comparando operadoras distintas e não tecnologia, e simplesmente falam que o único e exclusivo culpado é a tecnologia =p

mesma coisa deu comparar aqui, pegar uma vivo aqui em BH e ter 15ms de rota pra SP e com a NET tenho ~30ms, e a culpa não é da tecnologia docsis e sim ta pura putaria que a embratel fez de priorizar a saída de trafego no backbone dela pra passar tudo pelo maldito HELL DE JANEIRO.
Meu drama é : Estava tudo perfeito com 100% do tráfego passando por Campinas até chegar em SP. Porém agora começou essa frescura de ir até Brasília e passar também pelo Hell de Janeiro....
 
Coaxial está disponível em quase todo EUA, senão me engano, em 96% das residências existe viabilidade para ele. (Fonte: CableLabs).

Vida longa ao coax.
Ahh ta, agora entendi essa materia: https://arstechnica.com/information...-one-25mbps-internet-provider-or-none-at-all/ (nem pesquisei, vendo um video do Linus sobre Starlink apareceu e pensei "Que timing perfeito...").

Aliás, sobre o lance de hfc ser só na última milha e o resto ser fibra, isso é o suficiente pra acabar com a latencia de uma casa com uma instalação nível BR por exemplo... Quando alguem falar que o ping caiu 20 ou 30 ms depois que saiu do hfc e foi pra fibra, lembrem que tem tecnico nóia que mete tap onde nao deve, quiça fazer cagada ou emenda no caminho...

Outra coisa, vendo sobre o Starlink... com latencia baixa e tal, isso sim é inovador.
 
Última edição:
Meu drama é : Estava tudo perfeito com 100% do tráfego passando por Campinas até chegar em SP. Porém agora começou essa frescura de ir até Brasília e passar também pelo Hell de Janeiro....
só completando :

Os dns Cloudflare, Google, Facebook, Instagram e etc... Passam por Brasília. Agora, nic.br e a rede da valve passam normalmente via cas!
 
pq a estrutura HFC não é compatível com PON, na rede HFC usa-se 1 par de fibra pra alimentar um node, uma fibra que manda o sinal pro node e outra que manda o sinal do node pro cmts, na estrutura PON é usado dwdm que faz tanto o sinal de envio e recepção ser no mesmo cabo de fibra.

fora que com 2 fibra num node, tu atente +200 modens, e uma porrada de decoder de tv, no gpon vc fica LIMITADO a no máximo 64 clientes POR fibra.

sem falar do custo de desmanchar por completo uma rede, e repassar todos os cabos.
por isso que não é vantagem migrar a rede atual hfc pra puro ftth, é mais vantagem financeira atualizar pro docsis 3.1 que se equipara com gpon e não ter que trocar a rede final inteira =p
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


:vish: :vish: :vish:

devia estar é tendo interferência das brabas pro ae, pq cortar pela metade a capacidade de conexão compartilhada não iria resolver magicamente esse problema.
Para os adoradores do cabinho da Furukawa, a Claro poderia, a custo repassado do maquinário para o cliente, colocar D-CCAP e misturar ONT e Cable Modem. Só assim os adoradores ficarão sossegados.
 
Para os adoradores do cabinho da Furukawa, a Claro poderia, a custo repassado do maquinário para o cliente, colocar D-CCAP e misturar ONT e Cable Modem. Só assim os adoradores ficarão sossegados.

d-ccap, essa sim é o combo de tecnologias e conceitos mais louco e fora da caixinha que já vi :haha:

se começarem a usar d-ccap, é pra começar a migração pra rede pon ate o modem no cliente.
 
Ahh ta, agora entendi essa materia: https://arstechnica.com/information...-one-25mbps-internet-provider-or-none-at-all/ (nem pesquisei, vendo um video do Linus sobre Starlink apareceu e pensei "Que timing perfeito...").

Aliás, sobre o lance de hfc ser só na última milha e o resto ser fibra, isso é o suficiente pra acabar com a latencia de uma casa com uma instalação nível BR por exemplo... Quando alguem falar que o ping caiu 20 ou 30 ms depois que saiu do hfc e foi pra fibra, lembrem que tem tecnico nóia que mete tap onde nao deve, quiça fazer cagada ou emenda no caminho...

Outra coisa, vendo sobre o Starlink... com latencia baixa e tal, isso sim é inovador.
Realmente nem o mestre @dudu1505 consegue te salvar. Falta mastigar mais para entender?
 
Para os adoradores do cabinho da Furukawa, a Claro poderia, a custo repassado do maquinário para o cliente, colocar D-CCAP e misturar ONT e Cable Modem. Só assim os adoradores ficarão sossegados.
Um dia ainda irei cabear a casa toda só com Cat6 da Furukawa :awesome:
 
Instalada hoje, Modem CBN CH8568 DOCSIS 3.1
10900960733.png


Já comprei um AX1800 pq o wifi desse bixinho me deixou triste
 
Como funcionaria esse tal de d ccap @Hemerson Silva @dudu1505 ????
um resumido.

tu pega uma OLT da rede XGPON/XGSPON mando o sinal normalmente por elas, no lado que seria uma ONU tu tem um mini combo CMTS/NODE, e esse mini cmts/node que alimenta o sinal do coaxial com docsis.

a vantagem disso fica na praticidade pra expandir a rede hfc e já tb conseguir atender clientes e outros com fibra pon normal que a gente já conhece.
é tecnicamente um meio do caminho pra migrar a rede pra full pon, e que tb vai ser um modo pra utilizar o mais fora da caixinha ainda docsis 4.0 fdx.
 
Última edição:

Caso queira expandir a mente.

Já cheguei a postar aqui esse Powerpoint.

Retirado de um Webinar com um pessoal que de fato conhece sobre assunto.
Este powerpoint norteia o que já discutimos aqui, e tem um enfoque baseado na operação da estrutura das novas gerações HFC (que é DOCSIS 3.1 e DOCSIS 3.1 Full duplex que agora é 4.0) e nos custos de implementação de mais fibras e de levar o node mais próximo do usuário, tendo um custo maior de implementação.

De fato existe o custo, mas é necessário também analisar o know how da empresa. A Claro, até por ter o DOCSIS a tanto tempo, na minha visão, pode continuar a fazer as evoluções já que - conforme um dos pontos que o powerpoint aborda - de uma forma ou de outra a rede terá que passar por alguns "desligues", além de ter um custo alto tanto para implementar N+0 quanto para montar uma estrutura PON, então que se mantenha o time atual.

Na minha opinião (e provavelmente não só minha), só faria sentido uma troca massiva de tecnologia SE o FTTH trouxesse algo de fatp revolucionário e sem precedentes frente ao DOCSIS. Mas como isso não ocorre, então não valeria a pena. Tanto que em novas cidades, do zero, você faz a rede PON, mas uma cidade já com HFC, voce atualiza o protocolo, e segue o jogo.
 
Esses sinais estão bons? Foi Só parar de chover que o TX caiu dnv....

sinais.jpg
 
  • Curtir
Reações: gkz
Esses sinais estão bons? Foi Só parar de chover que o TX caiu dnv....

sinais.jpg
Estão bons sim. Ainda bem que você tem OFDMA, prova viva da implementação desse tipo de canal.
 
um resumido.

tu pega uma OLT da rede XGPON/XGSPON mando o sinal normalmente por elas, no lado que seria uma ONU tu tem um mini combo CMTS/NODE, e esse mini cmts/node que alimenta o sinal do coaxial com docsis.

a vantagem disso fica na praticidade pra expandir a rede hfc e já tb conseguir atender clientes e outros com fibra pon normal que a gente já conhece.
é tecnicamente um meio do caminho pra migrar a rede pra full pon, e que tb vai ser um modo pra utilizar o mais fora da caixinha ainda docsis 4.0 fdx.

Isso é versátil em países em que a mão de obra é cara, portanto compensa instalar uma ONU dessas na parede externa (no "demarc"), assim evitando-se ter que trocar o coaxial que adentra a casa.
Aqui no Brasil acho improvável que isso aconteça em larga escala, pois a MO é barata ao ponto de compensar entrar com a fibra até o equipamento final. Talvez ocorra em nichos (locais com rede subterrânea?) onde seja tecnicamente difícil sair trocando o coaxial.
 
NET/Claro 240 Mb, RJ - zona norte

O que seria o OFDMA nesse caso, pois o que já vi sobre era referente 802.11ax
uPFYzu2.png
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo