[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Aqui é o único canto em que o HFC é top

 
ta errado, quando vc vai contratar o plano pme na rede hfc mostra 1Gb down 50Mb de up.


image.png
aqui no meu endereço mostrou esse pra mim. Pena que nao tenho cacife pra fechar essa bençao ai ... aqui 1GB e 300 upload
 
Cumé q ta sendo a sobreposicao? Tao usando fibras apagadas tanto da rede HFC quanto da rede movel?


Basicamente, quando precisa quebrar um node, eles agora fazem em fibra optica porque sai mais barato.

Segundo o Presidente da Claro, nao se trata de uma migracao planejada e nem isso significa que a Claro vai vender fibra HTTP naquele local.

.
 
Mas voce vê alguem discutir sobre qual serviço/tecnologia é melhor aqui no forum?... Eu nao vejo essa discussao, pelo contrario tenho visto neste forum que todo mundo concorda que a fibra FTTH é melhor... So vejo um lado acusando o outro de "preferir o coaxial" (WTF??!?), meramente por dizer que o HFC atende bem a maioria das pessoas, como se fosse impossivel o coaxial estar atendendo bem a alguma alma na face do planeta (e se disser o contrario é porque prefere o coaxial, está mentindo ou nao entende nada de tecnologia)...

Falando por mim, eu apenas tento demonstrar que:
1- nem todo mundo tem as mesmissimas necessidades, e
2- nem todo mundo recebe um mau serviço da NET/Claro.

Eu entendo perfeitamente que "Fulano" necessita de upload alto (porque faz backup do HDD dele na nuvem ou qualquer outra necessidade pessoal), ou que simplesmente esteja p*to porque a conexao Claro dele é zoada e nao funciona direito.

Mas por que raios algumas pessoas deste forum nao podem entender que "Sicrano" nao tem nenhum problema com a conexao Claro dele, e que essa conexao lhe atende perfeitamente em tudo que ele precisa, inclusive upload?...

Quem acha que estamos discutindo o que é melhor, HFC ou GPON, entao, me desculpem, mas entao nao entendeu foi NADA! A discussao, desde o inicio, é sobre se o proximo passo da Claro vai ser migrar a antiga planta HFC dela para GPON, ou se vai manter o HFC por mais varios anos. ESSA é a discussao. Nao tem nada a ver com quem é melhor, ou o que a pessoa prefere.

Em minha opiniao a Claro vai manter o HFC e migrar para Docsis 4.0 primeiro... A menos que o custo total de migrar a rede para Docsis 4 supere o custo total de migrar a rede para GPON.

.

Prezado Rubens,

Até certo ponto concordo com vc: se for ver, para o assinante padrão (isto é, a pessoa comum, que não é entusiasta de tecnologia), o HFC atende razoavelmente bem, até porque o assinante padrão raramente usa 100% da banda contratada, e considera aceitável algumas quedas por ano. O assinante padrão se incomoda mais com um atendimento ruim no SAC do que as falhas do serviço contratado. Muitos assinantes padrão por vezes não estão recebendo a velocidade contratada em determinados horários, e acabam sabendo disto por fazer um teste de velocidade aleatório ou muitas vezes nem ficam sabendo.

Quanto a questão de vc não ter problema com a NET HFC, e ela te atender no que vc precisa, fico feliz por você. Eu fui assinante do HFC de 2006-2008, 2008-2013 e de 2019-2022. Infelizmente nas três vezes que tive nunca funcionou bem. Na primeira e segunda vez (2006-2008 e 2008-2013), inicialmente com a extinta vivax e depois com a NET, só tive problemas: velocidade abaixo do contratado, tinha época do ano que o ping pra dentro do brasil ia pra 120ms e quedas dia sim dia não. Era a única opção que tinha para assinar: na época não tinha GVT, Speedy ADSL tinha todas as portas ocupadas (nem disponibilidade para 512kb tinha). A época (2010), a telefônica fibrou a rua, porem não adequava o prédio. Quando a telefônica adequou o prédio, em 2013, obviamente cancelei a net.

Na terceira vez que tive net HFC (2019), havia me mudado, e as 8 portas que a vivo disponibilizava estavam esgotadas, e a única alternativa era novamente a NET. Embora muito melhor do que antes, ainda tinha 2 quedas por mês, e quando passei pra 500mb, no horário de pico não chegava a velocidade, depois de varias reclamações a parte da velocidade resolveu. Felizmente, no fim do ano passado a vivo aumentou as portas e pude assinar a vivo, porem mantive a net HFC como backup até julho, quando a NET fez a sobreposição e passei o HFC pra fibra.

Embora este fórum não seja um retrato perfeito da sociedade (isto é, não corresponde ao tipo de assinante padrão, mas sim os que são mais heavy user), muitas pessoas já relataram ter tido algum problema com o HFC. Parte razoável mantem o HFC não por ser bom, mas por não ter alternativas (como eu, no passado); pelas alternativas serem piores (ex: só ter como opção ADSL/VDSL/Provedor de bairro); como backup; ou pela concorrência ter algum problema que inviabilize o uso (ex: concorrente ter ping alto por fazer uma rota ruim)

Quanto a questão da sobreposição, continuo achando que a longo prazo a NET vai substituir o HFC pela fibra, porem inicialmente vai ter sobreposição nas cidades mais densas. O HFC talvez tenha uma sobrevida longa em locais pouco denso (ex: cidades onde não tenha muitos prédios), pelo alto custo de fibrar.

Agora, a NET não vai obrigar ninguém a passar para a fibra. Isso não é o perfil da NET. Como já disse certa vez, tem gente aqui em santos que ainda tem o serviço de TV analógico da NET (que era prestado pela antiga vivax, que não usa decodificador, que sintoniza no CATV e pega até o 63). Então a rede da vivax existe até hoje, tem assinantes, porem está literalmente abandonada, tem canal que parece que foi possuído por uma entidade sobrenatural de tanto fantasma que tem, tem outros que parecem um cinema de 1920 de tanto chuvisco. Ou seja a rede existe, mas está abandonada. E a net não obriga ninguém a migrar. Se até hoje a net não obrigou esse pessoal a migrar para um serviço digital, acho improvável que eles obriguem alguem a migrar para fibra.

Acrescento ainda que o DOCSIS 4.0 nao deve ter muito futuro. As maiores velocidades no docsis 4.0 demandariam uma rede de cabos de 1800mhz. A rede da net é de 1000mhz e tem locais que a rede não é "gigada", que é 866Mhz ou 750Mhz. Para conseguir alcançar as maiores velocidades no docsis 4.0 a net teria que trocar a rede, o que sairia mais caro que trocar pra fibra.

Portanto, creio que as duas tecnologias (HFC e Fibra) ainda irão coexistir por vários anos, mas a tendência é que o HFC acabe sendo abandonado em prol da fibra no médio prazo. E quando a net abandonar o HFC, ela não vai obrigar ninguém a migrar, no sentido estrito da palavra, mas as pessoas vão migrar devido a deterioração do serviço.
 
aqui no meu endereço mostrou esse pra mim. Pena que nao tenho cacife pra fechar essa bençao ai ... aqui 1GB e 300 upload
não tem 300Mb de up no plano de 1Gb pme :limo:

esses 300Mb mostra pra todo mundo na página principal da claro independente da cidade, eles só mostram a velocidade certa no montador de combo pme https://planos.claro.com.br/empresas
 
Acrescento ainda que o DOCSIS 4.0 nao deve ter muito futuro. As maiores velocidades no docsis 4.0 demandariam uma rede de cabos de 1800mhz. A rede da net é de 1000mhz e tem locais que a rede não é "gigada", que é 866Mhz ou 750Mhz. Para conseguir alcançar as maiores velocidades no docsis 4.0 a net teria que trocar a rede, o que sairia mais caro que trocar pra fibra.
Vi até um vídeo sobre isso

 
Cara, já tá bom desse chilique, tudo mundo compreendeu sua indignação com alguns membros do tópico por estarem zombando da sua decisão de utilizar a rede HFC ao invés da Fibra

Minha indignacao é ter gente interpretando que tem alguem aqui defendendo que HFC é melhor que FTTH.


Mas, não tire o fato que o HFC é suscetível a diversos problemas, o que é diariamente relatado pela grande maioria no tópico, e ao ver um usuário com uma rede coaxial minimamente descente, qualquer um vai começar a duvidar.

A Claro tem quase 10 milhoes de assinantes banda larga fixa. Sério mesmo que alguem acredita que todos os 10 milhoes (ou 9, ou 8, ou 7...) tem a internet zoada?... Acho mais facil que a pessoa queira apenas trollar, mas acreditar de verdade que todo mundo tem problema?...


Sou um dos que tem atualmente uma rede HFC estável e com "boas" rotas, uma experiência boa diante de várias experiências ruins. E a causa de toda essa revolta? O descaso da operadora com seus clientes de diversas formas, seja limitando a banda para 30/3 ou com uma rede defasada e sem manutenção. Um usuário como você, chegar e simplesmente começar a "defender" a tecnologia vista por muitos com ultrapassada e problemática, só vai gerar discussão desnecessária (e que se prolonga nesse tópico já tem anos).

E em minha sincera opinião, eu espero que a Claro não venha com um novo upgrade para Docsis 4.0, vai ser um tiro no pé, ainda mais com a sobreposição para fibra acontecendo em diversos locais.

Achei que voce foi incoerente nestes 2 parágrafos... Admitiu que voce mesmo nao tem problemas com o HFC, mas acha que Docsis 4.0 vai ser um tiro no pé?... Quem nao sai da Claro agora, com Docsis 4.0 é que nao vai sair mesmo... Em minha opiniao, so se a concorrencia fizer preço bem mais barato.

.
 
Minha indignacao é ter gente interpretando que tem alguem aqui defendendo que HFC é melhor que FTTH.
Todas os seus TCCs feitos até agora no tópico dizem o contrário
A Claro tem quase 10 milhoes de assinantes banda larga fixa. Sério mesmo que alguem acredita que todos os 10 milhoes (ou 9, ou 8, ou 7...) tem a internet zoada?... Acho mais facil que a pessoa queira apenas trollar, mas acreditar de verdade que todo mundo tem problema?...
Desculpe, me interpretei mal, "a grande maioria" que citei são os usuários ativos desse tópico em questão que diariamente reclamam da sua conexão.
Achei que voce foi incoerente nestes 2 parágrafos... Admitiu que voce mesmo nao tem problemas com o HFC, mas acha que Docsis 4.0 vai ser um tiro no pé?... Quem nao sai da Claro agora, com Docsis 4.0 é que nao vai sair mesmo... Em minha opiniao, so se a concorrencia fizer preço bem mais barato.
Sim, acho que vai ser um tiro no pé, como ao mesmo um usuário acima explicou.
Sairia muito mais caro para a Claro realizar um upgrade para Docsis 4.0, do que substituir toda a rede para FTTH
 
Eu fui assinante do HFC (...) inicialmente com a extinta vivax e depois com a NET, só tive problemas

Correto. Lugares onde a Net herdou redes de outras operadoras, como a Vivax, sao mesmo problematicos, quando nada em parte da rede.


Quanto a questão da sobreposição, continuo achando que a longo prazo a NET vai substituir o HFC pela fibra

Acho que todos concordam com isso... A Net vai ter que mudar para FTTH mais cedo ou mais tarde. A discordancia so existe quanto ao tempo que vai demorar para essa substituicao acontecer. Alguns acham que é coisa de 2 anos no maximo, outros acham que vai demorar muito mais para isso começar a acontecer, e que primeiro vai ter Docsis 4.


Agora, a NET não vai obrigar ninguém a passar para a fibra. Isso não é o perfil da NET. Como já disse certa vez, tem gente aqui em santos que ainda tem o serviço de TV analógico da NET (que era prestado pela antiga vivax, que não usa decodificador, que sintoniza no CATV e pega até o 63). (...) E a net não obriga ninguém a migrar. Se até hoje a net não obrigou esse pessoal a migrar para um serviço digital, acho improvável que eles obriguem alguem a migrar para fibra.

Acho ate estranho essa sua informacao... Aqui no Rio quem era analogico foi obrigado sim a mudar para o digital, porque a Net precisava dos canais usados pelo sistema analogico para a digitalizacao da TV e o upgrade de Docsis (ambos). E em breve, aparentemente, a Net do Rio vai obrigar quem tem decoder digital SD a passar para decoder HD ou 4K, porque aos poucos ela está repetindo na faixa dos canais com numeracao maior que 700, os canais que ficam na faixa SD (canais com numeracao <500). Seria o primeiro passo para eliminar do line-up os canais SD na faixa <500, e assim acabar com a duplicacao de canais SD e o mesmo canal em HD.

Sua informacao soa estranha porque eu acho dificil manter na rede herdada da Vivax a tv analogica (com muitos canais), e ainda oferecer na mesma rede a tv digital + telefone fixo + Virtua de 500~700 Mega...


Acrescento ainda que o DOCSIS 4.0 nao deve ter muito futuro. As maiores velocidades no docsis 4.0 demandariam uma rede de cabos de 1800mhz. A rede da net é de 1000mhz e tem locais que a rede não é "gigada", que é 866Mhz ou 750Mhz. Para conseguir alcançar as maiores velocidades no docsis 4.0 a net teria que trocar a rede, o que sairia mais caro que trocar pra fibra.

Pelo menos aqui no Rio, nao precisa trocar a rede inteira... Muitos equipamentos instalados ja sao compativeis com 1800 Mhz, outros continuam como estao (a tv, por exemplo, opera abaixo de 750 Mhz), etc. O ponto a considerar realmente é "o que fica mais caro de implementar".

.
 
Última edição:
Bom dia! Moro na Tijuca, no Rio de Janeiro, prédio de 54 apartamentos, aqui sempre tivemos a maioria Net coaxial, com alguns clientes tendo velox e gvt, outros poucos predialnet. Eis que chega a Tim fibra e em 2020 a Vivo fibra.

Deixe me contextualizar antes, a rede coaxial aqui na Tijuca como um todo é uma bomba! Vive caindo o ipv6, as vezes a velocidade batia a contratada mas não carregavam direito fotos e páginas... sem contar que o tempo todo fica fora do ar... varias vezes na semana, mesmo a fiação aqui da Conde de Bonfim sendo subterrânea...

Quando chegou a tim, 15% migrou depois de 1 ano, ae estabilizou, foi então que chegou a vivo fibra, eu migrei e quase 50% do prédio, tanto que lotaram as 24 portas internas kkkkk a galera migrou principalmente a internet, alguns mantiverma a TV coaxial...

Sobre docsis 4.0, não viajem, caro de implementar, muito mais barato montar a infra de fibra. E como está sendo montada aqui na Tijuca a sobreposição? Puxam fibra de OLT instalada em rooftop junto com as Erbs da claro movel! Está bem rápida a sobreposição aqui
 
image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hemerson ta na hora de voce trocar esse ai colocar 300 mega de upload :coolface:
Acabei de falar em resposta ao seu post que é 50mbps kkkkkkk

Só acessar planos.claro.com.br/assine-empresas

Essa página que você está vendo os 300mbps, tá errado. É no montador que deve ver.
 
Só tenho uma dúvida sobre a sobreposição claro fibra, em locais densos com prédios, eles usam a CDOE azul também para entrar nos prédios ou para os prédios usam CEOs? Porque ao analisar a sobreposição aqui no bairro estou suspeitando que para os prédios eles estejam usando caixas de emenda óptica ao invés da CDOEs azuis, essas parece que ficam mais para casas ou predios bem pequenos
 
Só tenho uma dúvida sobre a sobreposição claro fibra, em locais densos com prédios, eles usam a CDOE azul também para entrar nos prédios ou para os prédios usam CEOs? Porque ao analisar a sobreposição aqui no bairro estou suspeitando que para os prédios eles estejam usando caixas de emenda óptica ao invés da CDOEs azuis, essas parece que ficam mais para casas ou predios bem pequenos

Eu acredito que seja CEO. Dentro do prédio tanto na sobreposição de SP e Caxias do Sul RS:

ogowgnq.jpg

DGOlhkK.jpg
 
Opaa! Legal! Tenho varias fotos, como manda por aqui? Sempre que mando fica zoado, quero mandar assim como você mandou



Depois de subir as imagens no serviço é só pegar o link de compartilhamento e colar aqui.

Edit: Agora que li direito, veja se na hora de compartilhar vc escolhe o link direto da imagem, caso não tenha vc clica com botão da direita na imagem (aperta e segura no cel) e coloca para copiar o endereço da imagem, aí aqui vc clica no botão de imagem na caixa de texto e cola lá.

liBLLz9.png


FqZ5WX6.png


Ou

eSN0Xkd.png


Qjl7hin.png
 
Última edição:
20220914-110424.jpg
não tava conseguindo pq o link tava vindo duplicado

Da para reconhecer a CEO de sobreposição olhando no código dessa tarja amarela, onde fala:
TJC: Que provavelmente é a região em que está o headend, no caso TiJuCa
AA: Não faço ideia o significado mas é relacionado a sobreposição, cidades FTTH pura não tem essas duas letras.
 


Depois de subir as imagens no serviço é só pegar o link de compartilhamento e colar aqui.

Edit: Agora que li direito, veja se na hora de compartilhar vc escolhe o link direto da imagem, caso não tenha vc clica com botão da direita na imagem (aperta e segura no cel) e coloca para copiar o endereço da imagem, aí aqui vc clica no botão de imagem na caixa de texto e cola lá.

liBLLz9.png


FqZ5WX6.png


Ou

eSN0Xkd.png


Qjl7hin.png
Mt difícil, o link BB vem duplicado... tem que copiar link a link e ir apagando a metade de cada kkkkk
 
vc selecionou a opção BBCODE full?
Screenshot-20220922-012937-Samsung-Internet.jpg
[/url][/IMG]
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

20220914-110424.jpg
[/url][/IMG]
20220914-110152.jpg
[/url][/IMG]
20220914-110237.jpg
[/url][/IMG]
20220914-105717.jpg
[/url][/IMG]
20220914-105655.jpg
[/url][/IMG]
20220914-105031.jpg
[/url][/IMG]
20220914-104853.jpg
[/url][/IMG]
20220914-105052.jpg
[/url][/IMG]
20220914-110250.jpg
[/url][/IMG]
Essas fotos que mandei eram advindas de uma só Erb, em outra Erb do bairro a sobreposição sai do rooftop com a nomenclatura "TJCAC"
 
Modem reiniciou e

13706793195.png



Claramente meu bairro tem up saturado, nunca bate a velocidade máxima.
Download tá beleza, estão assistindo hbo em hdr na tv enquanto fazia os testes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo