• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Mandei um para a Claro perguntando se poderia trocar de tecnologia para fibra óptica, e me responderam o seguinte:

"Senhor a fibra ótica ja existe na parte externa, ainda não esta disponível na parte interna dentro da residência mais assim que estiver, iremos avisar o mesmo."

Como moro em um prédio (pequeno), será que e claro vai automaticamente instalar fibra aqui dentro, ou o síndico precisa solicitar?
 
Mandei um para a Claro perguntando se poderia trocar de tecnologia para fibra óptica, e me responderam o seguinte:

"Senhor a fibra ótica ja existe na parte externa, ainda não esta disponível na parte interna dentro da residência mais assim que estiver, iremos avisar o mesmo."

Como moro em um prédio (pequeno), será que e claro vai automaticamente instalar fibra aqui dentro, ou o síndico precisa solicitar?
Imagino que o síndica precisa ligar na Claro e solicitar a adequação predial.
 
Mandei um para a Claro perguntando se poderia trocar de tecnologia para fibra óptica, e me responderam o seguinte:

"Senhor a fibra ótica ja existe na parte externa, ainda não esta disponível na parte interna dentro da residência mais assim que estiver, iremos avisar o mesmo."

Como moro em um prédio (pequeno), será que e claro vai automaticamente instalar fibra aqui dentro, ou o síndico precisa solicitar?
Conseguiria verificar se o prédio tem um node interno ou apenas um amplificador?


Pois se tiver um node para atender o prédio, facilita a migração.
 
Opa, tá na tela...já tava indo pra cama, mas dá tempo de uns prints, rsrs.

Via Claro.
Claro.png

Claro-ativo.jpg
Claro-ativo2.jpg


Via vivo.
vivo.png

vivo-ativo.jpg
vivo-ativo2.jpg
A conexão da Claro veio com IP válido ou CGNAT? E a Internet via coaxial parou de funcionar quando ativaram a conexão por fibra?
 
Como é possível cabo coaxial oferecer quase 100m? Achei q tinha limite na rede, e por isso é tão baixa comparando com o fibra.
se gastar dinheiro arodo, da o coax tem a mesma limitação que xgspon.
 
Última edição:
Como é possível cabo coaxial oferecer quase 100m? Achei q tinha limite na rede, e por isso é tão baixa comparando com o fibra.
Da mesma forma que é possível fazer uma ligação de 40Gbps entre dois pontos numa rede local com cabo de rede, e adivinha? É cobre também. :pense:

Tudo começa com modulações entre umas outras cacetadas de coisas.
 
Sugiro fazer prints, gravações e etc previamente à visita técnica...
Podem alegar que é normal esses 30 minutos hein.
vieram hj aqui e trocaram o modem, mexeram nos fios pra lá e pra cá e continua levando de 20 a 30 minutos pra iniciar após o reboot do modem, tentaram mais de 2 horas isso com o modem antigo e o novo e não teve jeito mesmo com os sinais bons continua desta forma, então decidiram falar que é "normal" e trocaram o modem mesmo assim (bom pra mim que estava com bloqueios com o outro)

bem, continua levando 20 a 30 minutos quando liga pra ter sinal mas ok, não vou ficar rebootando ele mesmo, colocaram um hitron e o wifi dele é bem melhor que o do sagecom

quanto aos bloqueios, com o hitron até o momento não tive problemas, continua funcionando tudo de boa

estava conversando com o técnico sobre a franquia e ele disse é eles não podem por lei aplicar mas já te aviso que aplicam, se vc ultrapassar tem um ou outro caso em que eles ignoram e não aplicam mas tem grande chance que vão te capar sim se ultrapassar mas não vão admitir pq eles não podem fazer isso
 
Como é possível cabo coaxial oferecer quase 100m? Achei q tinha limite na rede, e por isso é tão baixa comparando com o fibra.
Ué ... se o downstream do HFC pode oferecer 1Gb/s ...
A limitação do upstream é devido a longa história do HFC, onde se alocava apenas de 5 - 42MHz para upload e de 42 até 900-1000MHz para o download. Mudar isso implicaria, em muitos casos, em ajustar ou trocar todos os amplificadores ativos da rede e os STBs dos clientes ( muito caro e demorado ). Recentemente vários nodes sofreram upgrade para 5-85MHz dando folego no upload.
No DOCSIS3.0 se usa 64QAM com largura de banda de até 6.4MHz por canal. No DOCSIS3.1 temos o mesmo do 3.0 somado ao OFDMA com modulação de até 1024QAM.
 
Opa, tá na tela...já tava indo pra cama, mas dá tempo de uns prints, rsrs.

Via Claro.
Claro.png

Claro-ativo.jpg
Claro-ativo2.jpg


Via vivo.
vivo.png

vivo-ativo.jpg
vivo-ativo2.jpg


Se puder fazer um "tracert -4" para os ips abaixo:

66.22.202.69 (i3d.net)
177.54.152.38 (maxihost)
45.164.124.102 (gamersclub)
8.8.8.8
1.1.1.1
globo.com
twitter.com

Se quiser fazer na vivo tbm é bom para comparar as duas.
 
Agora sim, 💯% fibrado, então seguem considerações iniciais. :joia:

Por ter feito curso de cabeamento estruturado anos atrás, foquei em otimizar ao máximo a infra da casa para o momento de aquisição de links e cabeamento interno entre os cômodos.;)

Seguem alguns dados da instalação.
Do ponto onde a NAP está fixada na rua/poste até a fachada, são 21m, onde se encontram 2 conduítes (½"), infelizmente pequeninhos demais pro meu gosto ( instalados pelo proprietário anterior ), mas sendo fibra poderei tranquilamente correr mais um cabo de rede em cada, o planejamento é expandir com câmera e vídeo porteiro, ambos via PoE da Ubiquiti, linha UniFi (marca porreta hein).👏
dist-ncia-NAP-CASA.jpg
conduite-externo-fibrado.jpg

...da fachada percorrem mais 5m até as caixas internas 4x2 de inspeção na garagem e 10m até os roteadores, totalizando 36m.
conduite-fibrado1.jpg
fibra-total-HUMAX-HP610.jpg

"As pontas pra fora das caixinhas são guias de cabo de aço que deixei pra facilitar no futuro."

Pensei que iria se livrar do cabo coaxial, mas como tenho plano de TV, ainda permanece, mas o instalador informou que se optar pela substituição dos tradicionais decoders pelas box TV recém disponibilizadas, ele não será mais necessário...só fico cabrero com a dependência da conexão e delay, mas é apenas uma impressão, quem tiver usando e puder compartilhar a experiência vai ajudar.

Neste quesito, ponto para a vivo, pois ela oferece uma versão de router que tem integrado a saída coaxial e permite a distribuição pelo próprio aos decodificadores.


Simmmmm, conforme o técnico da Claro, da caixa (NAP) diretamente para o router GPON.
Fiquei com a porta 01, a primeira instalação na rua e quiçá ficará assim por um bom tempo, pois como mencionei anteriormente, o perfil da vizinhança é de pais que moram sozinhos porque os filhos cresceram e mudaram-se...
NAP-Claro-Porta-01.jpg


Pois sim meu caro, semana fechou com dobradinha de fibra ou seja, deu FIBRADINHA...🤭

Depois de, literalmente, 10 anos a vivo chegou no meu endereço, e logo na fibra.
Será que foi pressão da expansão da Claro Fibra na região afinal, coincidentemente após algumas semanas da instalação das NAP's, a vivo chegou chegando com suas CTO's ?!


Nem um nem outro.🥺

Perguntei sobre a disponibilidade mas o instalador disse que por enquanto só liberaram esse modelo, funcionando de forma estável é o primordial, mas confesso que torcia pelo modelo branco da Huawei.
Sai technicolor TC3102 e entra o HUMAX HP610.
Por parte da vivo veio o MitraStar GPT-2741GNAC-N1.
dianteira-TC-3102-HP610.jpg
traseira-TC-3102-HP610.jpg
GPON-VIVO-Mitra-Star-pro-forum.jpg


Pelas medições, links e balanceamento de carga do ASUS funcionando a pleno e nos conformes.
Planos Claro 500/250 + vivo 300+150, ambos fornecidos com uma dose de incremento. :wub:
FIBRA-CLARO-VIVO-ultra-resultado-by-Dominio-Telecom-Server.jpg


13839300564.png
FIBRA-CLARO-VIVO-ultra-resultado22.jpg


Alguns testes reais em ação.
Via Steam.
teste-download-steam.jpg

"...quando o tradicional HDD mecânico 7200rpm gargala (disco D)"

Via XBOX game pass.
teste-download-xbox.jpg


Finalizando, tive ótima experiência no atendimento com ambas operadoras.
Sou cliente Claro desde os tempos remotos da era CAMBRÁS/VIVAX (início dos anos 2000) onde normalmente sempre preferia fazer alteração no plano de forma direta no posto de atendimento, depois que houve unificação NET/Claro mudou essa opção, desde então a negociação se faz nos pontos de atendimento nas lojas de shopping e percebi uma queda na expertise dos atendentes para planos residenciais, turma com perfil de atendimento mais para o lado mobile, mas entendo que faz parte da transição.

O que surpreendeu-me positivamente foi fazer toda essa mudança de plano via aplicativo e o resultado final ficar a contento, desde a confirmação de aprovação, agendamento do serviço e até reagendamento de horário, pois trabalho de noite e alterei a visita para a parte da tarde.

Por parte da vivo igualmente ok.
Post top demais
 
Moro em um condomínio com 350 apartamentos e só tem disponível Claro "com fibra" WTF.
Quem aí é de Santo André e tem Claro Fibra?
 
Tudo tranquilo interior do RS, DNS padrão da Claro, testei Twitch e tá tranquilo rodando 1080p@60 tranquilamente.
Aqui tava travando um tempinho atrás... Tive de usar VPN enquanto um dos hops batia 120ms
 
Fui testar, sem compromisso meus 500mb no coaxial, e olha esse upload?! Mais alguém?
8779158637.png
só praticamente quase toda a base do hfc, se for testar no CABO vai ver o download tb topando 700Mb por ae.

esse up entro vai pra 2~3 semanas atras.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@FromHell_BR pra que mandar foguinho, é só a realidade :limo:
13843561815.png
 
Última edição:
só praticamente quase toda a base do hfc, se for testar no CABO vai ver o download tb topando 700Mb por ae.

esse up entro vai pra 2~3 semanas atras.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@FromHell_BR pra que mandar foguinho, é só a realidade :limo:
13843561815.png
Fiquei quase dois meses fora e quando volto tenho essa grata surpresa no overhead..

13844422537.png
 
Meu modem CBN finalmente teve o seu "merecido" descanso.

Técnico veio e colocou o Technicolor TC3102. Presta?

O TC3102 reiniciou umas 10x com o técnico aqui, acho que eram atualizações.

Os sinais deram uma melhorada boa. O técnico tbm tirou o filtro que estava no modem e me mostrou no medidor de sinais a queda de sinal com o filtro e como fica melhor sem ele.

Agora voltou a pegar o OFDMA e 100mb de upload. Não sei se foi coincidência.

Já consigo escutar o canto dos pássaros. A vida é bela novamente. hauhah


13845510825.png

0Pu0788.png
 
Meu modem CBN finalmente teve o seu "merecido" descanso.

Técnico veio e colocou o Technicolor TC3102. Presta?

O TC3102 reiniciou umas 10x com o técnico aqui, acho que eram atualizações.

Os sinais deram uma melhorada boa. O técnico tbm tirou o filtro que estava no modem e me mostrou no medidor de sinais a queda de sinal com o filtro e como fica melhor sem ele.

Agora voltou a pegar o OFDMA e 100mb de upload. Não sei se foi coincidência.

Já consigo escutar o canto dos pássaros. A vida é bela novamente. hauhah


13845510825.png

0Pu0788.png
tu tem print dos sinais quando era CBN?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo