[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Amor em pagar 50 bananas mensais, ter um serviço bom. Não sou loco de pagar o dobro e receber 300Mb apenas de conexão :limo:
E não sei quantas vezes nesses anos de adrena já falei, as duas empresas são boas e ruins ao mesmo tempo, sempre recomendo que a pessoa faça o teste na região dela pra ver qual atende melhor.
Não existe a opção padrão que sempre vai ser a melhor em qual quer caso.

Tirando a questão de preço, esse ae a vivo fez questão de ser mais cara msm :limo:
Ironicamente me ofereceram 500mb por 49 mensais ontem, eu disse pra atendente que de graça ainda tava caro kkkk brincadeira, era gravação e só desliguei, mas seria capaz eu falar isso, que bom que para você é uma exceção mas continuo indicando provedor local se não tiver opção das grandes. E duvido que esses seus 49 será por muito tempo, a não ser que seja valor de combo com TV.
 
Ironicamente me ofereceram 500mb por 49 mensais ontem, eu disse pra atendente que de graça ainda tava caro kkkk brincadeira, era gravação e só desliguei, mas seria capaz eu falar isso, que bom que para você é uma exceção mas continuo indicando provedor local se não tiver opção das grandes. E duvido que esses seus 49 será por muito tempo, a não ser que seja valor de combo com TV.
Vai até fevereiro, 1 ano e 6 meses pagando esse valor.
Depois arrumo um jeito de entrar em outra tabela de preco reduzido.

Mas mesmo pagando preço cheio, 99r$ 500Mb oficiais contra 110r$ 300Mb na vivo, nem no preço cheio a vivo consegue competir.
Se considerar os 720Mb não oficiais fica pior ainda pra vivo.
 
Vai até fevereiro, 1 ano e 6 meses pagando esse valor.
Depois arrumo um jeito de entrar em outra tabela de preco reduzido.

Mas mesmo pagando preço cheio, 99r$ 500Mb oficiais contra 110r$ 300Mb na vivo, nem no preço cheio a vivo consegue competir.
Se considerar os 720Mb não oficiais fica pior ainda pra vivo.

Pago 99 em 400mb da Oi atualmente sem fidelidade, não vejo a hora de poder largar e pegar a Vivo ou Tim mesmo pagando 110 por 300mb para jogar com um ping melhor. A Claro aqui tem latência pior que a Vivo metálico. A Oi é internet gamer como eles dizem só se for para jogar no speedtest e aínda tem a bosta de roteador todo bloqueado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nem se eu vivesse de torrent a claro compensa, dos 500 só chega 200 na maior parte do dia kkk raros momentos bate 780/100.
 
Última edição:
Tenho Claro HFC aqui e contrato 500/35 mas chega 800/100 e em alguns momentos consigo upload de 130 a 150 e sinceramente não tenho do que reclamar sempre chega acima do contratado a qualquer momento e nunca cai
Algumas regiões tem esse upload de 150 Mb realmente.
Na casa de um amigo meu aqui perto, tem Virtua de 125 Mb.
Fiz o speedtest usando o Wifi lá e deu 180 Mb de download e 150 Mb de up.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amor em pagar 50 bananas mensais, ter um serviço bom. Não sou loco de pagar o dobro e receber 300Mb apenas de conexão :limo:
E não sei quantas vezes nesses anos de adrena já falei, as duas empresas são boas e ruins ao mesmo tempo, sempre recomendo que a pessoa faça o teste na região dela pra ver qual atende melhor.
Não existe a opção padrão que sempre vai ser a melhor em qual quer caso.

Tirando a questão de preço, esse ae a vivo fez questão de ser mais cara msm :limo:
Um bom exemplo do que você falou ser verdade é o fato de tu ter dito que aí em MG a Vivo Móvel é boa.
Inventei de mudar pra Vivo e só passei raiva.
A internet na maior parte da cidade no 4G não passa de 5 Mb, e a ligação no VoLTE cai direto.
E só piorou depois da vinda dos clientes da Oi pra Vivo e depois de mexerem nas torres pra ativar o 5G.
Um mês depois que fiz a portabilidade, não aguentei e acabei voltando pra Claro.
Na Claro pelo menos uso a internet em paz e o VoLTE é estável e não cai quando ligo.
 
Última edição:
Pessoal, comparando a internet da Claro (HFC) com a da Vivo (Fibra) me parece que a da Vivo tem algumas vantagens, hoje tenho Vivo 300d/150u mas os preços da claro estão bem interessantes, tanto pra internet fixa quanto móvel. Na opinião de vocês como fica essa briga?
Desde outubro/22 usando ambas, seguem minhas considerações sobre....
Agora sim, 💯% fibrado, então seguem considerações iniciais. :joia:

Por ter feito curso de cabeamento estruturado anos atrás, foquei em otimizar ao máximo a infra da casa para o momento de aquisição de links e cabeamento interno entre os cômodos.;)

Seguem alguns dados da instalação.
Do ponto onde a NAP está fixada na rua/poste até a fachada, são 21m, onde se encontram 2 conduítes (½"), infelizmente pequeninhos demais pro meu gosto ( instalados pelo proprietário anterior ), mas sendo fibra poderei tranquilamente correr mais um cabo de rede em cada, o planejamento é expandir com câmera e vídeo porteiro, ambos via PoE da Ubiquiti, linha UniFi (marca porreta hein).👏
dist-ncia-NAP-CASA.jpg
conduite-externo-fibrado.jpg

...da fachada percorrem mais 5m até as caixas internas 4x2 de inspeção na garagem e 10m até os roteadores, totalizando 36m.
conduite-fibrado1.jpg
fibra-total-HUMAX-HP610.jpg

"As pontas pra fora das caixinhas são guias de cabo de aço que deixei pra facilitar no futuro."

Pensei que iria se livrar do cabo coaxial, mas como tenho plano de TV, ainda permanece, mas o instalador informou que se optar pela substituição dos tradicionais decoders pelas box TV recém disponibilizadas, ele não será mais necessário...só fico cabrero com a dependência da conexão e delay, mas é apenas uma impressão, quem tiver usando e puder compartilhar a experiência vai ajudar.

Neste quesito, ponto para a vivo, pois ela oferece uma versão de router que tem integrado a saída coaxial e permite a distribuição pelo próprio aos decodificadores.


Simmmmm, conforme o técnico da Claro, da caixa (NAP) diretamente para o router GPON.
Fiquei com a porta 01, a primeira instalação na rua e quiçá ficará assim por um bom tempo, pois como mencionei anteriormente, o perfil da vizinhança é de pais que moram sozinhos porque os filhos cresceram e mudaram-se...
NAP-Claro-Porta-01.jpg


Pois sim meu caro, semana fechou com dobradinha de fibra ou seja, deu FIBRADINHA...🤭

Depois de, literalmente, 10 anos a vivo chegou no meu endereço, e logo na fibra.
Será que foi pressão da expansão da Claro Fibra na região afinal, coincidentemente após algumas semanas da instalação das NAP's, a vivo chegou chegando com suas CTO's ?!


Nem um nem outro.🥺

Perguntei sobre a disponibilidade mas o instalador disse que por enquanto só liberaram esse modelo, funcionando de forma estável é o primordial, mas confesso que torcia pelo modelo branco da Huawei.
Sai technicolor TC3102 e entra o HUMAX HP610.
Por parte da vivo veio o MitraStar GPT-2741GNAC-N1.
dianteira-TC-3102-HP610.jpg
traseira-TC-3102-HP610.jpg
GPON-VIVO-Mitra-Star-pro-forum.jpg


Pelas medições, links e balanceamento de carga do ASUS funcionando a pleno e nos conformes.
Planos Claro 500/250 + vivo 300+150, ambos fornecidos com uma dose de incremento. :wub:
FIBRA-CLARO-VIVO-ultra-resultado-by-Dominio-Telecom-Server.jpg


13839300564.png
FIBRA-CLARO-VIVO-ultra-resultado22.jpg


Alguns testes reais em ação.
Via Steam.
teste-download-steam.jpg

"...quando o tradicional HDD mecânico 7200rpm gargala (disco D)"

Via XBOX game pass.
teste-download-xbox.jpg


Finalizando, tive ótima experiência no atendimento com ambas operadoras.
Sou cliente Claro desde os tempos remotos da era CAMBRÁS/VIVAX (início dos anos 2000) onde normalmente sempre preferia fazer alteração no plano de forma direta no posto de atendimento, depois que houve unificação NET/Claro mudou essa opção, desde então a negociação se faz nos pontos de atendimento nas lojas de shopping e percebi uma queda na expertise dos atendentes para planos residenciais, turma com perfil de atendimento mais para o lado mobile, mas entendo que faz parte da transição.

O que surpreendeu-me positivamente foi fazer toda essa mudança de plano via aplicativo e o resultado final ficar a contento, desde a confirmação de aprovação, agendamento do serviço e até reagendamento de horário, pois trabalho de noite e alterei a visita para a parte da tarde.

Por parte da vivo igualmente ok.
:pense:
 
e considerando que o user original que perguntou sobre vivo vs claro ta la em Recife, tenho nem o que comentar, nem eu aqui em BH jogando competitivamente, tanto faz com o meu link claro hfc no ap(da ~24ms pra sp) ou aqui na roça com ftth(~20ms pra sp) consigo ganhar trocasão contra nego de sp que aparece com 3ms de ping nos server, imagina pessoal do nordeste daonde @kikz é(presumindo pelo perfil dele) vai ter de "vantagem".
Caraca, o cabra foi até ver minha cidade, hahahahahah

Mas é isso mesmo, eu já tive claro HFC até uns 2 anos atrás (era 250mb na época) e honestamente não tinha do que reclamar, não sou jogador competitivo e hoje com a vivo pego uns 60~70ms no BF2042, acho suficiente pro meu nível, rsrsrs.

Aqui na região falam muito bem da Oi Fibra, mas não tem disponível no meu endereço...

Desde outubro/22 usando ambas, seguem minhas considerações sobre....

:pense:
Mt bom! Queria morar em casa pra poder mexer nos cabos mais facilmente, rsrs
 
Caraca, o cabra foi até ver minha cidade, hahahahahah

Mas é isso mesmo, eu já tive claro HFC até uns 2 anos atrás (era 250mb na época) e honestamente não tinha do que reclamar, não sou jogador competitivo e hoje com a vivo pego uns 60~70ms no BF2042, acho suficiente pro meu nível, rsrsrs.

Aqui na região falam muito bem da Oi Fibra, mas não tem disponível no meu endereço...


Mt bom! Queria morar em casa pra poder mexer nos cabos mais facilmente, rsrs
E o costume, quando vô comentar ou ajudar alguém aqui no fórum sempre olho pq esse esquema de Internet é muito regionalizado.
 
Tenho Claro HFC aqui e contrato 500/35 mas chega 800/100 e em alguns momentos consigo upload de 130 a 150 e sinceramente não tenho do que reclamar sempre chega acima do contratado a qualquer momento e nunca cai
Você é um cara de sorte, no teu lugar não trocaria se o serviço está sendo bom pra você, ainda mais pagando um valor legal e recebendo isso, está em um node que está com banda de sobra.
 
Tenho Claro HFC aqui e contrato 500/35 mas chega 800/100 e em alguns momentos consigo upload de 130 a 150 e sinceramente não tenho do que reclamar sempre chega acima do contratado a qualquer momento e nunca cai
Aqui no Rio de Janeiro capital tenho Claro HFC 250/25 e chega sempre 350/100. Realmente melhoraram o upload, mas no site eles dizem que é somente de 25Mbps. Não tenho do que reclamar. Antes tava naquela tentação de mudar pra fibra mas como melhoraram o up acho que já consigo manter no HFC por um bom tempo!
 
Meu ndoe deve tar estouradaço pago 500mb recebo 130mb
bem vindo ao clube da rede saturada Claro SA, é tap em cima de tap kkkkk, assim é fácil ter a maior cobertura do país, talvez melhore quando a concorrência pesada chegar aí. Ou vc troca de operadora ou espera os outros cancelarem, mas sinceramente poucos vão cancelar por isso mesmo que chegue concorrência, maioria é só netflix e navegação, só querem saber de preço e que esteja funcionando. Por isso eles usam e abusam dos TAPs.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vc pode usar os seus quase 300 mega a mais para aproveitar de madrugada quando a maioria não está usando e baixar suas coisas pesadas, isso se outros já não fizerem isso aí.
 
Última edição:
Aqui no Rio de Janeiro capital tenho Claro HFC 250/25 e chega sempre 350/100. Realmente melhoraram o upload, mas no site eles dizem que é somente de 25Mbps. Não tenho do que reclamar. Antes tava naquela tentação de mudar pra fibra mas como melhoraram o up acho que já consigo manter no HFC por um bom tempo!
aqui comigo é parecido, só o upload que normalmente fica na casa dos 75, mas volta e meia ele chega nos 100 também
 
Tenho Claro HFC aqui e contrato 500/35 mas chega 800/100 e em alguns momentos consigo upload de 130 a 150 e sinceramente não tenho do que reclamar sempre chega acima do contratado a qualquer momento e nunca cai

Então a velocidade nominal do plano da Claro é de 500/35? Está um pouco confuso aqui pois contratualmente tenho um plano de 350Mbit mas está chegando 500/35, e as vezes o upload chega em aproximadamente ~80Mbit.

Só que o problema é que voltou a instabilidade de sinal novamente, com perda de pacote entre 2 a 10%. O estranho é que o sinal de internet residencial da Claro da minha região foi quase sempre altamente estável com 0% de perda de pacote.

Alguém saberia dizer o que poderia causar instabilidades na conexão (perda de pacote)?
 
Então a velocidade nominal do plano da Claro é de 500/35? Está um pouco confuso aqui pois contratualmente tenho um plano de 350Mbit mas está chegando 500/35, e as vezes o upload chega em aproximadamente ~80Mbit.

Só que o problema é que voltou a instabilidade de sinal novamente, com perda de pacote entre 2 a 10%. O estranho é que o sinal de internet residencial da Claro da minha região foi quase sempre altamente estável com 0% de perda de pacote.

Alguém saberia dizer o que poderia causar instabilidades na conexão (perda de pacote)?
Mesmo se a rede interna estiver ok, ainda sim ainda tem várias causas possíveis.
Vai desde um ativo de rede externa com problema, como um node ou amplificador, até mesmo algum problema envolvendo troca de tráfego ou mesmo infra de backbone.
Pra saber ao certo o que é, tem que ser investigada cada etapa dessas.
 
Aqui no Rio de Janeiro capital tenho Claro HFC 250/25 e chega sempre 350/100. Realmente melhoraram o upload, mas no site eles dizem que é somente de 25Mbps. Não tenho do que reclamar. Antes tava naquela tentação de mudar pra fibra mas como melhoraram o up acho que já consigo manter no HFC por um bom tempo!
aqui em bangu o hfc funciona super de boa, claro que quando chegar a sobreposição vou migrar pra fibra (até tem fibra da tim aqui, mas vejo mas os técnicos da tim nos postes daqui do que internet da tim online), mas por enquanto a claro ta entregando certinho, o pesar são os amigos de campo grande/padre miguel que sofrem com as toupeiras que n conseguem manter estabilidade

bem vindo ao clube da rede saturada Claro SA, assim é fácil ter a maior cobertura do país, talvez melhore quando a concorrência pesada chegar aí., maioria é só netflix e navegação, só querem saber de preço e que esteja funcionando. Por isso eles usam e abusam dos TAPs.
até a "concorrencia" chegar... aqui só foi aparecer a tim a 2/3 anos atras e era no cabinho de telefone ainda, ano passado fibraram mas piorou. E se pra maioria a navegação funciona é sinal de que atende a base de clientes alvo deles (não que seja uma coisa boa para os usuários avançados..), se quiser baixar torrent 1gbps 24/7 tem ISP com plano dedicado por ai
 
Última edição:
Mas quando entrei no resolva aqui deles, apareceu que era a ouvidoria da Claro, expliquei td e o atendente falou q a única coisa q podia fazer era agendar nova visita técnica, vc fala q eles vão brigar pra n realizar o reparo? Eu n tinha mais o q fazer, tentei no atendimento, tive paciência, 3 técnicos vieram e nada de resolver, já estou nessa há um mês, sem condições, espero realmente q eles resolvam com a Anatel envolvida, se n, depois de 10 anos na Claro, cancelo e mudo pra Brisanet q já passou fibra aqui e tem o plano de 1gb Tb, mas estou confiante q dessa vez vai.
Boa tarde pessoal....

conforme atualizações, enviei a reclamação na Anatel e no Consumidor.gov, pela Anatel a reclamação só foi visualizada, já no consumidor.gov a Claro já colocou que a demanda teve o tratamento iniciado e entraram em contato comigo agora a pouco.

O atendente me disse que no sistema já tinha agendada uma manutenção para a rede externa hj a tarde das 14 as 17, conversei com ele e ele disse que vai aguardar a manutenção ocorrer hoje a tarde e amanhã entra em contato comigo novamente pra saber se houve alguma melhora, reforcei que o problema já está ocorrendo há um mês e também falei que meu plano foi aumentado para 1gb e a velocidade piorou, além do upload não passar mais de 50mb, aí aproveitei e reforcei o pedido da substituição do modem pelo sagemcom 3896, ele disse que eu podia ficar tranquilo que ele vai acompanhar para que a demanda seja atendida da melhor forma possível e retornava o contato comigo amanhã.

Vamos ver no que vai dar.
 
Eu ia elogiar o atendimento, ainda bem que fiquei quieto...
Também só consegui esse tipo de correção (rede externa) apelando pra Anatel (plano PJ, pelo menos no consumidor.gov não vi opção pra CNPJ, só CPF por isso apelei só pra anatel), infelizmente aqui não resolveu 100% os problemas, fora outros BOs então acabei caindo fora.

Boa sorte na sua saga!
 
Mesmo se a rede interna estiver ok, ainda sim ainda tem várias causas possíveis.
Vai desde um ativo de rede externa com problema, como um node ou amplificador, até mesmo algum problema envolvendo troca de tráfego ou mesmo infra de backbone.
Pra saber ao certo o que é, tem que ser investigada cada etapa dessas.

Obrigado pelas informações.

O que seria "troca de trafego" aqui? Seria o tal do "traffic shaping"?

Gostaria também de informar que notei oscilações nas medições de SNR Up aqui, chegando às vezes em um mínimo de 28, quando na maioria do tempo estava excelente e acima dos 33. Porém, não estou notando uma correlação direta entre SNR Up baixo e perda de pacote, já que está havendo perda de pacote mesmo quando o valor do SNR Up está em ~37-38.

Os valores de SNR Up é o nível de ruído presente na rede externa né?
 
Já fiz isso no restante do roteador KKKK
Parada que essa sai de dentro da entrada RJ… não da p passar a fita
Veja se o Wake on LAN está ativado na BIOS do seu PC.
Caso esteja e você não utilize, desative. Assim o porta de rede não ficará ativa quando você desligar seu PC.
A cor vermelha acredito que tenha algo a ver com a velocidade da comunicação que cai para 10 ou 100Mb.
 
@KILLME , olha isso.
E nada da Claro ativar esta tecnologia na rede FTTH dela, isso que a mesma já é preparada para XGSPON
 
Obrigado pelas informações.

O que seria "troca de trafego" aqui? Seria o tal do "traffic shaping"?
Não.
Troca de tráfego, como o próprio nome diz, é a transição de rede entre ASNs diferentes.
Pra internet ser uma rede mundial, é necessário que as várias empresas troquem tráfego de rede entre si.
Isso acontece no mundo todo.
Aqui no Brasil, os principais pontos de troca de tráfego são os PTTs ou IX.
As fibras dos provedores regionais, Claro, Oi, Vivo, TIM, Algar e grandes provedores de conteúdo, como Netflix, Meta, Amazon, Cloudflare, dentre vários outros, se encontram nos IX/PTTs e trocam tráfego entre si.
Sem isso, a internet seria feita de várias redes de computadores menores e de diversas empresas, sem comunicação entre si.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gostaria também de informar que notei oscilações nas medições de SNR Up aqui, chegando às vezes em um mínimo de 28, quando na maioria do tempo estava excelente e acima dos 33. Porém, não estou notando uma correlação direta entre SNR Up baixo e perda de pacote, já que está havendo perda de pacote mesmo quando o valor do SNR Up está em ~37-38.

Os valores de SNR Up é o nível de ruído presente na rede externa né?
Sim.
Quanto mais próximo de -28 dBm, maior o ruído na rede externa.
A oscilação constante dos níveis de sinal é indicativo de rede externa degrada.
 
Última edição:
Boa tarde pessoal....

conforme atualizações, enviei a reclamação na Anatel e no Consumidor.gov, pela Anatel a reclamação só foi visualizada, já no consumidor.gov a Claro já colocou que a demanda teve o tratamento iniciado e entraram em contato comigo agora a pouco.

O atendente me disse que no sistema já tinha agendada uma manutenção para a rede externa hj a tarde das 14 as 17, conversei com ele e ele disse que vai aguardar a manutenção ocorrer hoje a tarde e amanhã entra em contato comigo novamente pra saber se houve alguma melhora, reforcei que o problema já está ocorrendo há um mês e também falei que meu plano foi aumentado para 1gb e a velocidade piorou, além do upload não passar mais de 50mb, aí aproveitei e reforcei o pedido da substituição do modem pelo sagemcom 3896, ele disse que eu podia ficar tranquilo que ele vai acompanhar para que a demanda seja atendida da melhor forma possível e retornava o contato comigo amanhã.

Vamos ver no que vai dar.
Boa noite pessoal,
atualizando....

Hoje no final da tarde veio o técnico que já fez troca de modem e cabos aqui junto com um supervisor da Claro. O supervisor disse q já fizeram a verificação da rede externa do node q fica na rua aqui de baixo até a minha rua, começaram ontem e finalizaram hj. O técnico puxou outro cabo do divisor no poste e ligou outro modem direto, o supervisor falou q eles vão deixar esse modem aqui e vão ficar monitorando os 2 por uns 2 dias pra ver se vai ter variação de sinal, perda de pacotes e etc., se caso caia só no meu, o problema vai ser a rede interna ou até msm meu roteador, se houver problemas no outro tb, aí certamente é na rede externa, mas ele falou q geralmente essas quedas é problema na rede msm.

Outra coisa q me chamou atenção é q ele me confessou q como eu uso em bridge, a rede da claro tem alguns problemas quando coloca o modem em bridge, até perguntou se eu podia tirar ele de bridge e só deixar o wifi desligado, mas falei q prefiro usar em bridge.

Vamos ver no q vai dar, por enquanto a velocidade de download continua variando bastante e o upload capado em 50mb, ele falou q vamos por parte, primeiro vamos resolver a questão das quedas e depois vemos essa questão da estabilização da velocidade, q eu podia ficar tranquilo q ele estava ali para resolver o problema, até falou q mora numa rua ao lado aqui da minha casa, me deu o telefone dele e disse q qualquer coisa era só falar direto com ele. Quanta diferença no atendimento quando a Anatel entra no meio né? Kkk
 
Se conseguir nos deixe atualizado, vários cep's de BH liberados.
Boa noite!

Passando só para atualizar, liguei para a Claro e solicitei a troca do HFC para fibra. Agendei sem problemas para o dia 07/01. No dia marcado, os técnicos chegaram em casa e fizeram a troca sem problemas.

Agora a net está voando batendo 700/300 no plano 500/250.

Vlw pela ajuda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite!

Passando só para atualizar, liguei para a Claro e solicitei a troca do HFC para fibra. Agendei sem problemas para o dia 07/01. No dia marcado, os técnicos chegaram em casa e fizeram a troca sem problemas.

Agora a net está voando batendo 700/300 no plano 500/250.

Vlw pela ajuda.
Instalaram um modem branco da huawei.
 
Não.
Troca de tráfego, como o próprio nome diz, é a transição de rede entre ASNs diferentes.
Pra internet ser uma rede mundial, é necessário que as várias empresas troquem tráfego de rede entre si.
Isso acontece no mundo todo.
Aqui no Brasil, os principais pontos de troca de tráfego são os PTTs ou IX.
As fibras dos provedores regionais, Claro, Oi, Vivo, TIM, Algar e grandes provedores de conteúdo, como Netflix, Meta, Amazon, Cloudflare, dentre vários outros, se encontram nos IX/PTTs e trocam tráfego entre si.
Sem isso, a internet seria feita de várias redes de computadores menores e de diversas empresas, sem comunicação entre si.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim.
Quanto mais próximo de -28 dBm, maior o ruído na rede externa.
A oscilação constante dos níveis de sinal é indicativo de rede externa degrada.

Muito obrigado pelas informações novamente. Vou pesquisar mais sobre ASN's, PTT's e IX pois são coisas novas pra mim.

Sobre a constante oscilação no nível do SNR Up, é possível afirmar que quanto mais clientes conectados na minha região, maior será a oscilação? Pois eu notei que esse valor de SNR Up tende a estar mais elevado de madrugada e de manhã (tipo umas 6-7hr da manhã), e depois disso começa a cair quando o comércio começa a trabalhar. Faz sentido essa afirmação?

Agradeço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo