Isso só aconteceria em um cenário onde a Claro projetou ter X clientes no node que atende teu endereço, e acaba conectando 3 ou 4 X.Muito obrigado pelas informações novamente. Vou pesquisar mais sobre ASN's, PTT's e IX pois são coisas novas pra mim.
Sobre a constante oscilação no nível do SNR Up, é possível afirmar que quanto mais clientes conectados na minha região, maior será a oscilação? Pois eu notei que esse valor de SNR Up tende a estar mais elevado de madrugada e de manhã (tipo umas 6-7hr da manhã), e depois disso começa a cair quando o comércio começa a trabalhar. Faz sentido essa afirmação?
Agradeço.
E mesmo assim tenho minhas dúvidas se isso sozinho causaria ruído, pois os equipamentos são homologados e testados exaustivamente para não causar isso.
Isso tá mais com cara de problema técnico em algum ativo da rede, ou mesmo TAP com cliente ligado na base da gambiarra, usando splitter ou TAP de uso em instalação indoor.
Por serem passivos não projetados para levarem sol e chuva, acabam oxidando ou permitindo acúmulo de água nos conectores, que podem dessa forma gerar bastante ruído, especialmente quando em uso.