[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Muito obrigado pelas informações novamente. Vou pesquisar mais sobre ASN's, PTT's e IX pois são coisas novas pra mim.

Sobre a constante oscilação no nível do SNR Up, é possível afirmar que quanto mais clientes conectados na minha região, maior será a oscilação? Pois eu notei que esse valor de SNR Up tende a estar mais elevado de madrugada e de manhã (tipo umas 6-7hr da manhã), e depois disso começa a cair quando o comércio começa a trabalhar. Faz sentido essa afirmação?

Agradeço.
Isso só aconteceria em um cenário onde a Claro projetou ter X clientes no node que atende teu endereço, e acaba conectando 3 ou 4 X.
E mesmo assim tenho minhas dúvidas se isso sozinho causaria ruído, pois os equipamentos são homologados e testados exaustivamente para não causar isso.
Isso tá mais com cara de problema técnico em algum ativo da rede, ou mesmo TAP com cliente ligado na base da gambiarra, usando splitter ou TAP de uso em instalação indoor.
Por serem passivos não projetados para levarem sol e chuva, acabam oxidando ou permitindo acúmulo de água nos conectores, que podem dessa forma gerar bastante ruído, especialmente quando em uso.

Sistema de cobranças da Claro é uma beleza, né?

A alguns meses contestei valores e me concederam um desconto por 12 meses.
Mês passado o desconto não constava na fatura. Entrei em contato com o Resolva Aqui e corrigiram. Falaram que não constava o desconto por 12 meses, apenas 6. Disse que no protocolo estava descrito 12 meses e após eles analisarem, resolveram.

Agora a fatura desse mês veio com contestação de valores dobrada, me restando uma fatura de 36 reais para pagar.
Provavelmente o sistema voltou a considerar o desconto antigo com o que adicionaram para corrigir a meleca.

Vou chamar no Resolva Aqui de novo e ver se vão querer corrigir essa lambança!
Depois é capaz de quererem me cobrar dobrado.

Update 09:52:
No Resolva Aqui falaram que a fatura está correta e que posso pagar sem priblemas...
Ok então, né hahaha

Última edição:
Sistema de cobranças da Claro é uma beleza, né?

A alguns meses contestei valores e me concederam um desconto por 12 meses.
Mês passado o desconto não constava na fatura. Entrei em contato com o Resolva Aqui e corrigiram. Falaram que não constava o desconto por 12 meses, apenas 6. Disse que no protocolo estava descrito 12 meses e após eles analisarem, resolveram.

Agora a fatura desse mês veio com contestação de valores dobrada, me restando uma fatura de 36 reais para pagar.
Provavelmente o sistema voltou a considerar o desconto antigo com o que adicionaram para corrigir a meleca.

Vou chamar no Resolva Aqui de novo e ver se vão querer corrigir essa lambança!
Depois é capaz de quererem me cobrar dobrado.

Update 09:52:
No Resolva Aqui falaram que a fatura está correta e que posso pagar sem priblemas...
Ok então, né hahaha
Está acontecendo isso comigo também.
Me deram R$ 50 desconto no meu plano de 500 Mb do Virtua que tenho instalado em Brasília.
O desconto ocorreu porque reclamei de duas quedas que ocorreram na mesma semana por lá. Depois que resolveram o problema na rede externa, deram esse desconto.
Isso aconteceu em setembro de 2022.
Eis que veio o desconto apenas no primeiro mês, e quando se passaram 2 meses começou a vir o desconto dobrado e está assim até hoje.

Boa noite pessoal,
atualizando....

Hoje no final da tarde veio o técnico que já fez troca de modem e cabos aqui junto com um supervisor da Claro. O supervisor disse q já fizeram a verificação da rede externa do node q fica na rua aqui de baixo até a minha rua, começaram ontem e finalizaram hj. O técnico puxou outro cabo do divisor no poste e ligou outro modem direto, o supervisor falou q eles vão deixar esse modem aqui e vão ficar monitorando os 2 por uns 2 dias pra ver se vai ter variação de sinal, perda de pacotes e etc., se caso caia só no meu, o problema vai ser a rede interna ou até msm meu roteador, se houver problemas no outro tb, aí certamente é na rede externa, mas ele falou q geralmente essas quedas é problema na rede msm.

Outra coisa q me chamou atenção é q ele me confessou q como eu uso em bridge, a rede da claro tem alguns problemas quando coloca o modem em bridge, até perguntou se eu podia tirar ele de bridge e só deixar o wifi desligado, mas falei q prefiro usar em bridge.

Vamos ver no q vai dar, por enquanto a velocidade de download continua variando bastante e o upload capado em 50mb, ele falou q vamos por parte, primeiro vamos resolver a questão das quedas e depois vemos essa questão da estabilização da velocidade, q eu podia ficar tranquilo q ele estava ali para resolver o problema, até falou q mora numa rua ao lado aqui da minha casa, me deu o telefone dele e disse q qualquer coisa era só falar direto com ele. Quanta diferença no atendimento quando a Anatel entra no meio né? Kkk
Boa tarde pessoal....

bom, acho q a manutenção que fizeram do node até aqui e provavelmente como estão monitorando lá, caso tenham identificado algo já corrigiram, desde ontem não ocorreu queda na conexão. Vamos ver como fica nos próximos dias antes que eu me empolgue kkk.

Com relação a velocidade, coloquei um adaptador usb 3.0 gigabit no notebook aqui e a conexão tá batendo entre 880mb a 960mb, então é isso msm, upload q tá capado em 50mb e acho q eles vão deixar assim msm por causa do aumento no download de 500mb pra 1gb.

Ainda vou pleitear novamente quando me ligarem, o modem sagemcom 3896, mas acho q n vai dar em nada por enquanto.

Se estabilizar msm e n tiver mais problemas, lá pro meio do ano vou pegar um xiaomi ax9000 pra incrementar a rede mesh aqui e colocar ele como principal. Sonho com o dia da claro disponibilizar FTTH aqui, vou perguntar ao supervisor, mas tenho quase certeza q por enquanto pra minha região, n deve chegar tão cedo.

Tenho uma outra dúvida: o que significa "intermitência na rede" tecnicamente falando? Seria pequenos intervalos sem resposta de sinal (tipo micro-segundos sem conexão literalmente)?

Estou rodando uns testes bem simples aqui envolvendo apenas o upstream, já que aparentemente é a única variável que mudou na minha conexão (indo de 500/35 para 500/100 talvez), e se isso for verdade pode significar que um aumento de velocidade se aplica para todos os clientes Claro da minha região também, podendo causar sobrecarga na rede externa. Será que essa hipótese é plausível?

Levanto essa hipótese pois, verificando apenas em relação a minha conexão, a média de resultados de ping para o servidor uol.com.br varia entre 15~25ms em geral. Porém, notei que quando estou enviando dados a uma taxa acima dos ~3,5-4MB/s no upstream (não consegui determinar o limiar da taxa de upload ainda), os resultados do ping começa a mudar consideravelmente, com picos de até 150ms, ou seja fica altamente instável a conexão. Porém, nos meus testes recentes não consegui estabelecer uma correlação direta entre ping alto e perda de pacote, ou seja mesmo tendo um ping altíssimo isso não resulta em perda de pacote necessariamente. O que estou tentando dizer é que, teoricamente pode ser que algum cliente na minha região possa estar utilizando a conexão dele da mesma forma que no meu simples teste de upstream aqui, causando sobrecarregamento no node, afetando a minha conexão também. Seria plausível essa afirmação também?

Agradeço!

Tenho uma outra dúvida: o que significa "intermitência na rede" tecnicamente falando? Seria pequenos intervalos sem resposta de sinal (tipo micro-segundos sem conexão literalmente)?

Estou rodando uns testes bem simples aqui envolvendo apenas o upstream, já que aparentemente é a única variável que mudou na minha conexão (indo de 500/35 para 500/100 talvez), e se isso for verdade pode significar que um aumento de velocidade se aplica para todos os clientes Claro da minha região também, podendo causar sobrecarga na rede externa. Será que essa hipótese é plausível?

Levanto essa hipótese pois, verificando apenas em relação a minha conexão, a média de resultados de ping para o servidor uol.com.br varia entre 15~25ms em geral. Porém, notei que quando estou enviando dados a uma taxa acima dos ~3,5-4MB/s no upstream (não consegui determinar o limiar da taxa de upload ainda), os resultados do ping começa a mudar consideravelmente, com picos de até 150ms, ou seja fica altamente instável a conexão. Porém, nos meus testes recentes não consegui estabelecer uma correlação direta entre ping alto e perda de pacote, ou seja mesmo tendo um ping altíssimo isso não resulta em perda de pacote necessariamente. O que estou tentando dizer é que, teoricamente pode ser que algum cliente na minha região possa estar utilizando a conexão dele da mesma forma que no meu simples teste de upstream aqui, causando sobrecarregamento no node, afetando a minha conexão também. Seria plausível essa afirmação também?

Agradeço!
Se não me engano isso se chama Bufferbloat e é o aumento da latência durante a carga de uso.
No meu caso tenho este aumento considerável durante upload também. Em testes do Speedtest minha latência em carga total do Upload as vezes chega a 400ms de pico.
Também tenho 500/35 que bate 700/100.

Pessoal boa noite!
Após inúmeras pesquisas que não solucionaram meu problema, decidi recorrer a vossos mestres.

Após meu plano passar de 250 para 500mb, notei o aumento das desconexões aqui em casa.

Meu roteador é o CH8568, está no modo bridge. Utilizo dois roteadores (1 em mesh), e então tenho tido estas intermitências curtas e as vezes longa de sinal que só resolvem reiniciando o aparelho, e em algumas destas vezes apareceu o aviso do roteador dizendo que o serviço de DHCP do servidor estava anormal, porém o modem está em bridge.. então não sei o que fazer.
Se alguém tiver uma luz!

Galera, me dêem uma ajuda. Coisa mais Noob possível mas tô apanhando pra mudar. Tô com instabilidade de navegação na rede 2.4Ghz, da uma lentidão pra abrir imagens e navegação em geral. Analisei os canais próximos a mim e queria mudar, moro do lado de vários condomínios. Mas tento mudar no aparelho da Net (Tecnicolor 4223) e ele não acata quando mudo. Tem algum macete?

Referente a essa lentidão só acontece na rede 2.4, alguma ideia a mais pra eu fazer aqui pra parar?

Outra coisa, fui pedir o Mesh hj e tinha a notifica que não é suportado pela minha região? Isso pode acontecer? Já que é algo que é instalado dentro de casa por aparelho "físico". Alguém já passou por isso pra instalar o Mesh?

Pessoal boa noite!
Após inúmeras pesquisas que não solucionaram meu problema, decidi recorrer a vossos mestres.

Após meu plano passar de 250 para 500mb, notei o aumento das desconexões aqui em casa.

Meu roteador é o CH8568, está no modo bridge. Utilizo dois roteadores (1 em mesh), e então tenho tido estas intermitências curtas e as vezes longa de sinal que só resolvem reiniciando o aparelho, e em algumas destas vezes apareceu o aviso do roteador dizendo que o serviço de DHCP do servidor estava anormal, porém o modem está em bridge.. então não sei o que fazer.
Se alguém tiver uma luz!

Estava tendo este mesmo problema com este modem CBN CH8568 em modo brigde com 2 xiaomi ax3000 em rede mesh, acontecia o mesmo problema relatado por você, direto perdia a conexão e ficava sem internet, e após um curto tempo a internet voltava, tinha vezes que tinha de reiniciar pra voltar a ter internet, a luz de internet do ax3000 fica vermelha quando não recebe internet do modem da Claro, assim sabia que tava dando pau em modo bridge no modem CBN..

A solução foi deixar o CBN CH8568 em modo roteador mesmo e desativar as redes WIi Fi 2.4GHz e 5GHz, de vez em quando ainda da uma pausada na madrugada, mas aí não sei se é manutenção da Claro ou pau no modem mesmo, mas em modo roteador melhorou muito, de dia não percebi mais quedas como acontecia direto no modo bridge deste modem CBN.

Só não pode desativar o DHCP do CBN CH8568 em modo roteador, pois se você desativar o DHCP ele não vai fornecer internet para a sua rede mesh, aqui estou com o DHCP do CBN e do Ax3000 ativados em duplo Nat, mas como não jogo não me prejudica em nada.

Poderia desativar o DHCP dos ax3000, mas como eles mostram melhor os aparelhos conectados em cada malha e até com opção de desativar a internet de cada aparelho individualmente, prefiro deixar ativo, caso me prejudicasse era só desativar o DHCP do ax3000.

Esse CBN CH8568 é tão bugado que em modo bridge com um tempo on line você não consegue mais acessar ele pelo seu ip via browser, sendo obrigado a desligar e ligar novamente o modem para conseguir acessar ele pelo ip via browser, em modo roteador não tem esse bug, acesso o ip dele a qualquer hora.

Última edição:
Boa tarde pessoal....

bom, acho q a manutenção que fizeram do node até aqui e provavelmente como estão monitorando lá, caso tenham identificado algo já corrigiram, desde ontem não ocorreu queda na conexão. Vamos ver como fica nos próximos dias antes que eu me empolgue kkk.

Com relação a velocidade, coloquei um adaptador usb 3.0 gigabit no notebook aqui e a conexão tá batendo entre 880mb a 960mb, então é isso msm, upload q tá capado em 50mb e acho q eles vão deixar assim msm por causa do aumento no download de 500mb pra 1gb.

Ainda vou pleitear novamente quando me ligarem, o modem sagemcom 3896, mas acho q n vai dar em nada por enquanto.

Se estabilizar msm e n tiver mais problemas, lá pro meio do ano vou pegar um xiaomi ax9000 pra incrementar a rede mesh aqui e colocar ele como principal. Sonho com o dia da claro disponibilizar FTTH aqui, vou perguntar ao supervisor, mas tenho quase certeza q por enquanto pra minha região, n deve chegar tão cedo.
Como eu falei, não ia me empolgar ainda kkkk
Agora a noite ocorreram duas quedas na Internet com intervalo de tempo de 20 minutos, uma as 18:48 e a outra as 19:08.

Agora a pouco a Internet ficou muito lenta, reiniciei o modem e persistiu, fiz testes de velocidade e o download deu 16,9mb, 1,6mb e 0,22mb.
Tentando consultar os níveis, só dva que não retornou a consulta, aí resolvi conectar no outro modem que deixaram aqui pra monitoramento e após 4 tentativas, olha como os sinais retornaram!

Mandei tds as informações para o supervisor q veio aqui em casa e ele disse q eles vão verificar os gráficos, vamos ver o q dizem amanhã.

Imaginando aqui, será que o problema é interno? No cabo q sai do poste até o modem? Pq o outro q deixaram aqui o cabo tá saindo do msm divisor direto até ele e aparentemente a conexão nesse tá normal.

Estava tendo este mesmo problema com este modem CBN CH8568 em modo brigde com 2 xiaomi ax3000 em rede mesh, acontecia o mesmo problema relatado por você, direto perdia a conexão e ficava sem internet, e após um curto tempo a internet voltava, tinha vezes que tinha de reiniciar pra voltar a ter internet, a luz de internet do ax3000 fica vermelha quando não recebe internet do modem da Claro, assim sabia que tava dando pau em modo bridge no modem CBN..

A solução foi deixar o CBN CH8568 em modo roteador mesmo e desativar as redes WIi Fi 2.4GHz e 5GHz, de vez em quando ainda da uma pausada na madrugada, mas aí não sei se é manutenção da Claro ou pau no modem mesmo, mas em modo roteador melhorou muito, de dia não percebi mais quedas como acontecia direto no modo bridge deste modem CBN.

Só não pode desativar o DHCP do CBN CH8568 em modo roteador, pois se você desativar o DHCP ele não vai fornecer internet para a sua rede mesh, aqui estou com o DHCP do CBN e do Ax3000 ativados em duplo Nat, mas como não jogo não me prejudica em nada.

Poderia desativar o DHCP dos ax3000, mas como eles mostram melhor os aparelhos conectados em cada malha e até com opção de desativar a internet de cada aparelho individualmente, prefiro deixar ativo, caso me prejudicasse era só desativar o DHCP do ax3000.

Esse CBN CH8568 é tão bugado que em modo bridge com um tempo on line você não consegue mais acessar ele pelo seu ip via browser, sendo obrigado a desligar e ligar novamente o modem para conseguir acessar ele pelo ip via browser, em modo roteador não tem esse bug, acesso o ip dele a qualquer hora.
Olá, interessante o relato!
Aqui estou com dois roteadores xiaomi, ax1800. O problema é exatamente este que você explicou, amanhã vem um ténico aqui e vou trocar o modem por outra marca, mas caso não resolva vou fazer o que você sugeriu. Muito obrigado!

Que coisa!
Casos semelhantes relatados agora com o que estou passando aqui, porém no meu caso o modem é um sagemcom 3895 e também ocorreu com o Arris tg3442, minha rede mesh são 2 Xiaomi Ax6000 e 1 Xiaomi ax3000.
O modem está em modo bridge e o supervisor que veio aqui falou sobre isso, q a rede da Claro tem problemas quando coloca o modem em bridge! Kkkk será q é isso Tb aqui? Q furada hein, eles tinham era q resolver isso, vou ver o q dizem amanhã.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quando eu usava aqui na minha rede eu sempre deixei o servidor dhcp desativado, é só colocar IP fixo na wan, o IP do modem 192.168.0.1 e a wan do roteador 192.168.0.2, e a minha rede eu uso 192.168.1.1 com o servidor dhcp ativado no xiaomi msm.

Pessoal boa noite!

Se alguém tiver uma luz!
Posta pra gente analisar níveis : http://niveis.virtua.com.br/

Nao sei se voces lembram do ARRIS TG 1692A docis 3.0, tinha esses problemas como acontece contigo e @bernardo boueri

vamos ao resumo:
Antes de colocar CBN em bridge, desativa DHCP, WI-FI 2.4 e 5 , firewall e UPNP. Depois configura pra modo bridge

Nao terão mais dores de cabeça

Última edição:
Posta pra gente analisar níveis : http://niveis.virtua.com.br/

Nao sei se voces lembram do ARRIS TG 1692A docis 3.0, tinha esses problemas como acontece contigo e @bernardo boueri

vamos ao resumo:
Antes de colocar CBN em bridge, desativa DHCP, WI-FI 2.4 e 5 , firewall e UPNP. Depois configura pra modo bridge

Nao terão mais dores de cabeça
Eu sempre faço isso aqui, msm desativando td e depois colocando em bridge tá esse pepino, ainda mais q o próprio supervisor da claro assumiu aqui pra mim q a rede deles tem problema quando coloca em bridge.

Galera, me dêem uma ajuda. Coisa mais Noob possível mas tô apanhando pra mudar. Tô com instabilidade de navegação na rede 2.4Ghz, da uma lentidão pra abrir imagens e navegação em geral. Analisei os canais próximos a mim e queria mudar, moro do lado de vários condomínios. Mas tento mudar no aparelho da Net (Tecnicolor 4223) e ele não acata quando mudo. Tem algum macete?

Referente a essa lentidão só acontece na rede 2.4, alguma ideia a mais pra eu fazer aqui pra parar?

Outra coisa, fui pedir o Mesh hj e tinha a notifica que não é suportado pela minha região? Isso pode acontecer? Já que é algo que é instalado dentro de casa por aparelho "físico". Alguém já passou por isso pra instalar o Mesh?
Nao sei como esta essa firmware da Escuro ai, mas tenta assim:

na hora de escolher o canal, recomendo o 6, voce aplica e atualiza a pagina, Depois verifica wi-fi analyzer se fixou, se tiver MCS coloque o mais alto possivel pra transmissao pertubar os vizinhos ( depende da firmware da Escuro instalada )

Eu sempre faço isso aqui, msm desativando td e depois colocando em bridge tá esse pepino, ainda mais q o próprio supervisor da claro assumiu aqui pra mim q a rede deles tem problema quando coloca em bridge.
Cheiro de rede externa degradada , pois esse CBN nao perdoa

Eu acho que esse papo de problema porque usa bridge é furado.
Sempre usei Virtua, Net, Claro em Bridge... Tanto em casa quanto nos clientes que eu atendia... e nunca tive problemas.

Nao sei como esta essa firmware da Escuro ai, mas tenta assim:

na hora de escolher o canal, recomendo o 6, voce aplica e atualiza a pagina, Depois verifica wi-fi analyzer se fixou, se tiver MCS coloque o mais alto possivel pra transmissao pertubar os vizinhos ( depende da firmware da Escuro instalada )

Cheiro de rede externa degradada , pois esse CBN nao perdoa
Eu tô desconfiado agora dessa questão do bridge msm, eu uso há um tempão e n tinha problema, mas o supervisor falou aqui pra mim q da problema na rede deles e perguntou se eu podia tirar de Bridge. Aí vem o relato dos colegas bem parecidos q estão usando em bridge Tb. N sei se ainda seria a rede pelo fato de eles terem feito a revisão do node até aqui e pq eles deixaram outro modem aqui em casa q n está em bridge, enquanto o meu estava com problema, conectei no wifi do outro e tva normal a Internet.

Eu acho que esse papo de problema porque usa bridge é furado.
Sempre usei Virtua, Net, Claro em Bridge... Tanto em casa quanto nos clientes que eu atendia... e nunca tive problemas.
To desconfiando pelo relato q fiz logo acima.

Agradeço!
Aqui também, sou assinante NET desde 2014 ou 2015, tive de 20Mb aos atuais 1Gb e sempre foi assim, desde quando eu residia em Porto Alegre.

Se não tem nada sendo usado na rede, o ping fica bem baixo. Mas se tem upload ou principalmente download - não precisa estar usando 100% da rede - o ping já vai de 25 pra 140-180ms.

De 2009 a 2014 eu tinha GVT lá em Porto Alegre, infelizmente não testei pra ver se esse problema acontecia, mas acho que isso é coisa de HFC mesmo. Quando tem algo baixando/enviando, a conexão fica mais "pesada" por conta do ping alto e isso vem desde quando eu tive 10 ou 20Mb da NET Vírtua.

Desabilitar o WiFi do roteador da Claro soluciona o problema da intermitência? Se sim, qual a explicação lógica para isso? A única hipótese plausível talvez seria a de que o aparelho da Claro não está dando conta da demanda?

Quando você diz que perdia a conexão, até o LED de sincronia do aparelho apagava (ou seja perdia o sinal literalmente)? Ou você apenas notava que não havia comunicação com a internet?

Agradeço!

Aqui também, sou assinante NET desde 2014 ou 2015, tive de 20Mb aos atuais 1Gb e sempre foi assim, desde quando eu residia em Porto Alegre.

Se não tem nada sendo usado na rede, o ping fica bem baixo. Mas se tem upload ou principalmente download - não precisa estar usando 100% da rede - o ping já vai de 25 pra 140-180ms.

De 2009 a 2014 eu tinha GVT lá em Porto Alegre, infelizmente não testei pra ver se esse problema acontecia, mas acho que isso é coisa de HFC mesmo. Quando tem algo baixando/enviando, a conexão fica mais "pesada" por conta do ping alto e isso vem desde quando eu tive 10 ou 20Mb da NET Vírtua.
Bom ... qualquer navegação ou transferência de dados usando TCP, precisa de pacote de retorno confirmando o recebimento. Isso faz com o que a navegação e downloads/uploads sejam influenciados pela disponibilidade da troca de pacotes.
Isso ficou bem demonstrado no tempo dos torrents onde a banda era bem assimétrica ( ADSL2 por exemplo ), em que o download era impactado negativamente por ter muitos seeds transferindo. Na época o pessoal viu que tinha que colocar limites ( deixando uma folga ) de cerca de 90-95% para permitir o correto funcionamento da rede. Programas mais agressivos como o Deluge, saturavam o upload de tal forma que nem a navegação web era viável.
Modernamente ( temos alguns tópicos sobre o assunto aqui no forum ) se usa QoS ( Cake, sqm etc ) para evitar o bufferbloat, e ainda manter a latência em niveis bons para outros usos.
Ou seja esse problema sempre existiu, mas se torna bem mais visivel em:
- links muito assimétricos ( alguns HFC, ADSL2, VDSL2 )
- infraestrutura saturada ( problema da operadora )
- uso não gerenciado do upload e/ou download
- uso de aplicativos que tem muitas conexões e usa pacotes pequenos

Sim. Aparentemente isso não é problema quando se tratando de conexão em fibra-óptica até a residência.

É por isso que disse que ainda não consegui determinar um limiar de taxa de transmissão de upload para que não afete o downstream.

Sim. Aparentemente isso não é problema quando se tratando de conexão em fibra-óptica até a residência.

É por isso que disse que ainda não consegui determinar um limiar de taxa de transmissão de upload para que não afete o downstream.
Se tiver recurso no router ou em software no micro para limitar ou fazer o QoS, teste aqui:
Por tentativas, acredito que consiga bons resultados. Dependendo do provedor, cuidado com a questão dos horários, visto que a saturação varia muito.

Olá pessoas, quem usa fibra tem que fazer algo mais no router após setar o Bridge na ONT? Não estou conseguindo pegar IP no modo ipdinamico, tem que setar algo mais para que isso funcione?

Olá pessoas, quem usa fibra tem que fazer algo mais no router após setar o Bridge na ONT? Não estou conseguindo pegar IP no modo ipdinamico, tem que setar algo mais para que isso funcione?
Pergunta para o @KILLME . Deve ter que setar a VLAN da internet no router, ou verificar isso na HGU da Claro.

Users who are viewing this thread

Voltar