[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Bom ... qualquer navegação ou transferência de dados usando TCP, precisa de pacote de retorno confirmando o recebimento. Isso faz com o que a navegação e downloads/uploads sejam influenciados pela disponibilidade da troca de pacotes.
Isso ficou bem demonstrado no tempo dos torrents onde a banda era bem assimétrica ( ADSL2 por exemplo ), em que o download era impactado negativamente por ter muitos seeds transferindo. Na época o pessoal viu que tinha que colocar limites ( deixando uma folga ) de cerca de 90-95% para permitir o correto funcionamento da rede. Programas mais agressivos como o Deluge, saturavam o upload de tal forma que nem a navegação web era viável.
Modernamente ( temos alguns tópicos sobre o assunto aqui no forum ) se usa QoS ( Cake, sqm etc ) para evitar o bufferbloat, e ainda manter a latência em niveis bons para outros usos.
Ou seja esse problema sempre existiu, mas se torna bem mais visivel em:
- links muito assimétricos ( alguns HFC, ADSL2, VDSL2 )
- infraestrutura saturada ( problema da operadora )
- uso não gerenciado do upload e/ou download
- uso de aplicativos que tem muitas conexões e usa pacotes pequenos
Obrigado pela explicação!!

Eu uso muito bittorrent aqui na Claro HFC, e sempre o ping vai pra casa dos 150-200ms até pro Google quando estou com o cliente aberto.

Ativar esse "QoS" no modem da Claro para o IP interno do meu PC de mesa ajudaria a ficar um ping mais baixo para os outros usuários/recursos que usam a mesma conexão?

Obrigado.
 
Obrigado pela explicação!!

Eu uso muito bittorrent aqui na Claro HFC, e sempre o ping vai pra casa dos 150-200ms até pro Google quando estou com o cliente aberto.

Ativar esse "QoS" no modem da Claro para o IP interno do meu PC de mesa ajudaria a ficar um ping mais baixo para os outros usuários/recursos que usam a mesma conexão?

Obrigado.
Se o modem tiver essa função ...
Com certeza um qos ajuda muito na parte de latência.
 
Aqui também, sou assinante NET desde 2014 ou 2015, tive de 20Mb aos atuais 1Gb e sempre foi assim, desde quando eu residia em Porto Alegre.

Se não tem nada sendo usado na rede, o ping fica bem baixo. Mas se tem upload ou principalmente download - não precisa estar usando 100% da rede - o ping já vai de 25 pra 140-180ms.

De 2009 a 2014 eu tinha GVT lá em Porto Alegre, infelizmente não testei pra ver se esse problema acontecia, mas acho que isso é coisa de HFC mesmo. Quando tem algo baixando/enviando, a conexão fica mais "pesada" por conta do ping alto e isso vem desde quando eu tive 10 ou 20Mb da NET Vírtua.
aqui na claro fibra mesmo com o modem padrão sem qos configurado não ocorre isso do ping aumentar quando estoura o download ou upload conectado no cabo de rede,nem mesmo acontece no provedor local que uso como link de backup, acredito que o hfc seja mais perceptível isso.
 
aqui na claro fibra mesmo com o modem padrão sem qos configurado não ocorre isso do ping aumentar quando estoura o download ou upload conectado no cabo de rede,nem mesmo acontece no provedor local que uso como link de backup, acredito que o hfc seja mais perceptível isso.
kkkk aqui no hfc, um simples teste de velocidade no ookla faz o ping subir nos outros dispositivos
 
kkkk aqui no hfc, um simples teste de velocidade no ookla faz o ping subir nos outros dispositivos
aqui na fibra eu jogo normalmente fazendo download em segundo plano,o ping não muda praticamente nada
 
Minha internet anda caindo com frequência. Sempre dá erro de DNS.

Geralmente cai por alguns minutos, volta, e cai de novo até estabilizar de vez.

Já percebi que as vezes no Discord quando eu caio, eu ainda consigo escutar as pessoas, mas elas não me escutam, a latência sobe para 5000.

Outro problema que eu percebi que acontece comigo é alguns sites demorarem muito para entrar, o navegador só fica travado em uma tela branca, e no chrome aparece em baixo "Aguardando por [domínio]..." Eu até achava que era problema do meu computador mesmo, até que usei outro provedor local e parou de acontecer isso. Tive problemas com o provedor e acabei voltando para a Claro, que continuou com esse problema bizarro.

Alguém sabe se esses problemas podem estar relacionados? Acho que pode ser problema com o modem usado aqui, que já é bem velhinho, é um HI3120.
 
Finalmente a Claro atualizou seu catálogo de preços no HFC e principalmente (finalmente) 1 Gbps a $199 (que ainda continua bem caro)

Segue imagens:

 
aqui em BH atualizaram a tabela foi é pra cima.
image.png


e 350Mb que aparece pra assinar por aqui, só na venda casada com box tv, se não pegar o box nem aparece 350Mb.

claro ta se espelhando na vivo só pode, pqp :bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem:
 
Minha internet anda caindo com frequência. Sempre dá erro de DNS.

Geralmente cai por alguns minutos, volta, e cai de novo até estabilizar de vez.

Já percebi que as vezes no Discord quando eu caio, eu ainda consigo escutar as pessoas, mas elas não me escutam, a latência sobe para 5000.

Outro problema que eu percebi que acontece comigo é alguns sites demorarem muito para entrar, o navegador só fica travado em uma tela branca, e no chrome aparece em baixo "Aguardando por [domínio]..." Eu até achava que era problema do meu computador mesmo, até que usei outro provedor local e parou de acontecer isso. Tive problemas com o provedor e acabei voltando para a Claro, que continuou com esse problema bizarro.

Alguém sabe se esses problemas podem estar relacionados? Acho que pode ser problema com o modem usado aqui, que já é bem velhinho, é um HI3120.
Desativa IPV6 . Ver se ajuda
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aqui em BH atualizaram a tabela foi é pra cima.
image.png


e 350Mb que aparece pra assinar por aqui, só na venda casada com box tv, se não pegar o box nem aparece 350Mb.

claro ta se espelhando na vivo só pode, pqp :bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem:
ESCURO / MORTA e voceeeeeee!!! Tudo a ver!!!!!!!! :coolface:
 
Pedi pra cancelar o controle e passar para pre pago, fiz isso pelo chat normal do minha claro movel, mas o atendente pediu meus dados completo, cpf e rg, nao passei pq nao confio passar esse tipo de dado, então fui pra ouvidora, na ouvidoria me mandaram essa: não to afim de ir na loaj fisica, isso cabe reclamação na anatel ou no .gov? e se cabe o que falo não entendo nada de leis, alguem ajuda ai :)



Sem_t%C3%ADtulo.jpg
 
Pedi pra cancelar o controle e passar para pre pago, fiz isso pelo chat normal do minha claro movel, mas o atendente pediu meus dados completo, cpf e rg, nao passei pq nao confio passar esse tipo de dado, então fui pra ouvidora, na ouvidoria me mandaram essa: não to afim de ir na loaj fisica, isso cabe reclamação na anatel ou no .gov? e se cabe o que falo não entendo nada de leis, alguem ajuda ai :)



Sem_t%C3%ADtulo.jpg
consumidor.gov.br
 
Em algumas praças o valor foi reduzido, onde moro segue R$299,90:dog:

aqui em BH atualizaram a tabela foi é pra cima.
image.png


e 350Mb que aparece pra assinar por aqui, só na venda casada com box tv, se não pegar o box nem aparece 350Mb.

claro ta se espelhando na vivo só pode, pqp :bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem:
Aqui também o plano de 500 aumentou pra 139.
E a concorrência não ajuda, muitos vizinhos saindo dos amadores fibra e assinando a Claro HFC. Esperança é a Oi que chegou recentemente, mas as caixinhas da oi nos postes estão todas vazias... :vish:
 
A Vivo se deu bem em novembro, vendedores devem estar sorrindo, talvez justifique o aumento dos planos, números somente de fibra:

EMPRESA
out/22​
nov/22​
DIFERENÇA
Vivo
5350240​
5421122​
70882​
Oi
4180703​
4215373​
34670​
Claro
820797​
849233​
28436​
TIM
531726​
542947​
11221​
 
Aqui tentando migrar pra Fibra 100%, hoje com HFC 1000/50....Fibra disponível aqui no prédio e no site do Minha Claro, (1000/250) um vizinho já tem e agora foi ofertado via whatsapp a troca gratuita do equipamento HFC para a unidade/apto da minha mãe para FTTH...

Tentei de tudo pra fazer a migração na minha unidade/apto, mas sem sucesso, via site, após análise, o pedido é recusado, alegando que já existe um plano assinado, via telefone no 10621 sem sucesso, alguém tem a receita do sucesso para proceder com essa migração HFC=>FTTH?

Um consultor nem sabia dessa possibilidade via zap pra migrar, ela falou que eu teria que cancelar, pagar a multa da fidelidade e assinar em outro CPF :naza:
 
Aqui tentando migrar pra Fibra 100%, hoje com HFC 1000/50....Fibra disponível aqui no prédio e no site do Minha Claro, (1000/250) um vizinho já tem e agora foi ofertado via whatsapp a troca gratuita do equipamento HFC para a unidade/apto da minha mãe para FTTH...

Tentei de tudo pra fazer a migração na minha unidade/apto, mas sem sucesso, via site, após análise, o pedido é recusado, alegando que já existe um plano assinado, via telefone no 10621 sem sucesso, alguém tem a receita do sucesso para proceder com essa migração HFC=>FTTH?

Um consultor nem sabia dessa possibilidade via zap pra migrar, ela falou que eu teria que cancelar, pagar a multa da fidelidade e assinar em outro CPF :naza:
Ouvidoria
 
Estou tentando também, mas sempre aparece uma desculpa esfarrapada de um atendente, sempre difícil fazer qualquer mudança no plano.

Registro cadastrado com sucesso!​

Confirmamos o registro de sua manifestação na Ouvidoria da Claro. Vamos avaliar e entraremos em contato por telefone, WhatsApp (através no número (11) 99991-0621), SMS ou e-mail. O prazo para solução é de até 10 dias corridos. Atenciosamente, Claro.
 
Última edição:
Opa,

Sobre o meu problema de instabilidade na conexão, mais especificamente perda de pacote, parece que há uma correlação entre perda de pacote e SNR Up sim.

Não sei exatamente se pode ser erro do medidor (niveis.virtua.com.br), mas só uma vez eu realizei o teste de ping e deu perda de pacote com o nível de SNR Up em ~38. Depois daquele dia, venho testando persistentemente o ping e os níveis de sinal e agora estou notando uma possível correlação de perda de pacote e SNR Up, ou seja todas as vezes que há alguma perda de pacote, o SNR Up se encontra abaixo de ~37-38 (na verificação atual a leitura está em ~30 e com perda de pacote).

Acho que é ruído na rede mesmo.
 
Fiz um teste no Minha Claro Residencial, alterei o plano para 500/250 na fibra 100%, desta vez não houve recusa e abriu um agendamento técnico em triplicata (???) com motivo de "Mudança de Pacote", seria isso mesmo para migrar do HFC para FTTH?

Saindo de 1Gbps/50 HFC fidelidade eu pago multa indo pro FTTH 500/250? Alguém sabe? Ele dá um aviso de multa somente nos casos de serviços móveis...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo