Obrigado pela explicação!!Bom ... qualquer navegação ou transferência de dados usando TCP, precisa de pacote de retorno confirmando o recebimento. Isso faz com o que a navegação e downloads/uploads sejam influenciados pela disponibilidade da troca de pacotes.
Isso ficou bem demonstrado no tempo dos torrents onde a banda era bem assimétrica ( ADSL2 por exemplo ), em que o download era impactado negativamente por ter muitos seeds transferindo. Na época o pessoal viu que tinha que colocar limites ( deixando uma folga ) de cerca de 90-95% para permitir o correto funcionamento da rede. Programas mais agressivos como o Deluge, saturavam o upload de tal forma que nem a navegação web era viável.
Modernamente ( temos alguns tópicos sobre o assunto aqui no forum ) se usa QoS ( Cake, sqm etc ) para evitar o bufferbloat, e ainda manter a latência em niveis bons para outros usos.
Ou seja esse problema sempre existiu, mas se torna bem mais visivel em:
- links muito assimétricos ( alguns HFC, ADSL2, VDSL2 )
- infraestrutura saturada ( problema da operadora )
- uso não gerenciado do upload e/ou download
- uso de aplicativos que tem muitas conexões e usa pacotes pequenos
Eu uso muito bittorrent aqui na Claro HFC, e sempre o ping vai pra casa dos 150-200ms até pro Google quando estou com o cliente aberto.
Ativar esse "QoS" no modem da Claro para o IP interno do meu PC de mesa ajudaria a ficar um ping mais baixo para os outros usuários/recursos que usam a mesma conexão?
Obrigado.