[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Bom ... qualquer navegação ou transferência de dados usando TCP, precisa de pacote de retorno confirmando o recebimento. Isso faz com o que a navegação e downloads/uploads sejam influenciados pela disponibilidade da troca de pacotes.
Isso ficou bem demonstrado no tempo dos torrents onde a banda era bem assimétrica ( ADSL2 por exemplo ), em que o download era impactado negativamente por ter muitos seeds transferindo. Na época o pessoal viu que tinha que colocar limites ( deixando uma folga ) de cerca de 90-95% para permitir o correto funcionamento da rede. Programas mais agressivos como o Deluge, saturavam o upload de tal forma que nem a navegação web era viável.
Modernamente ( temos alguns tópicos sobre o assunto aqui no forum ) se usa QoS ( Cake, sqm etc ) para evitar o bufferbloat, e ainda manter a latência em niveis bons para outros usos.
Ou seja esse problema sempre existiu, mas se torna bem mais visivel em:
- links muito assimétricos ( alguns HFC, ADSL2, VDSL2 )
- infraestrutura saturada ( problema da operadora )
- uso não gerenciado do upload e/ou download
- uso de aplicativos que tem muitas conexões e usa pacotes pequenos
Obrigado pela explicação!!

Eu uso muito bittorrent aqui na Claro HFC, e sempre o ping vai pra casa dos 150-200ms até pro Google quando estou com o cliente aberto.

Ativar esse "QoS" no modem da Claro para o IP interno do meu PC de mesa ajudaria a ficar um ping mais baixo para os outros usuários/recursos que usam a mesma conexão?

Obrigado.

Obrigado pela explicação!!

Eu uso muito bittorrent aqui na Claro HFC, e sempre o ping vai pra casa dos 150-200ms até pro Google quando estou com o cliente aberto.

Ativar esse "QoS" no modem da Claro para o IP interno do meu PC de mesa ajudaria a ficar um ping mais baixo para os outros usuários/recursos que usam a mesma conexão?

Obrigado.
Se o modem tiver essa função ...
Com certeza um qos ajuda muito na parte de latência.

Aqui também, sou assinante NET desde 2014 ou 2015, tive de 20Mb aos atuais 1Gb e sempre foi assim, desde quando eu residia em Porto Alegre.

Se não tem nada sendo usado na rede, o ping fica bem baixo. Mas se tem upload ou principalmente download - não precisa estar usando 100% da rede - o ping já vai de 25 pra 140-180ms.

De 2009 a 2014 eu tinha GVT lá em Porto Alegre, infelizmente não testei pra ver se esse problema acontecia, mas acho que isso é coisa de HFC mesmo. Quando tem algo baixando/enviando, a conexão fica mais "pesada" por conta do ping alto e isso vem desde quando eu tive 10 ou 20Mb da NET Vírtua.
aqui na claro fibra mesmo com o modem padrão sem qos configurado não ocorre isso do ping aumentar quando estoura o download ou upload conectado no cabo de rede,nem mesmo acontece no provedor local que uso como link de backup, acredito que o hfc seja mais perceptível isso.

aqui na claro fibra mesmo com o modem padrão sem qos configurado não ocorre isso do ping aumentar quando estoura o download ou upload conectado no cabo de rede,nem mesmo acontece no provedor local que uso como link de backup, acredito que o hfc seja mais perceptível isso.
kkkk aqui no hfc, um simples teste de velocidade no ookla faz o ping subir nos outros dispositivos

Minha internet anda caindo com frequência. Sempre dá erro de DNS.

Geralmente cai por alguns minutos, volta, e cai de novo até estabilizar de vez.

Já percebi que as vezes no Discord quando eu caio, eu ainda consigo escutar as pessoas, mas elas não me escutam, a latência sobe para 5000.

Outro problema que eu percebi que acontece comigo é alguns sites demorarem muito para entrar, o navegador só fica travado em uma tela branca, e no chrome aparece em baixo "Aguardando por [domínio]..." Eu até achava que era problema do meu computador mesmo, até que usei outro provedor local e parou de acontecer isso. Tive problemas com o provedor e acabei voltando para a Claro, que continuou com esse problema bizarro.

Alguém sabe se esses problemas podem estar relacionados? Acho que pode ser problema com o modem usado aqui, que já é bem velhinho, é um HI3120.

Finalmente a Claro atualizou seu catálogo de preços no HFC e principalmente (finalmente) 1 Gbps a $199 (que ainda continua bem caro)

Segue imagens:

aqui em BH atualizaram a tabela foi é pra cima.
image.png

e 350Mb que aparece pra assinar por aqui, só na venda casada com box tv, se não pegar o box nem aparece 350Mb.

claro ta se espelhando na vivo só pode, pqp :bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem:

Minha internet anda caindo com frequência. Sempre dá erro de DNS.

Geralmente cai por alguns minutos, volta, e cai de novo até estabilizar de vez.

Já percebi que as vezes no Discord quando eu caio, eu ainda consigo escutar as pessoas, mas elas não me escutam, a latência sobe para 5000.

Outro problema que eu percebi que acontece comigo é alguns sites demorarem muito para entrar, o navegador só fica travado em uma tela branca, e no chrome aparece em baixo "Aguardando por [domínio]..." Eu até achava que era problema do meu computador mesmo, até que usei outro provedor local e parou de acontecer isso. Tive problemas com o provedor e acabei voltando para a Claro, que continuou com esse problema bizarro.

Alguém sabe se esses problemas podem estar relacionados? Acho que pode ser problema com o modem usado aqui, que já é bem velhinho, é um HI3120.
Desativa IPV6 . Ver se ajuda
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

image.png

e 350Mb que aparece pra assinar por aqui, só na venda casada com box tv, se não pegar o box nem aparece 350Mb.

claro ta se espelhando na vivo só pode, pqp :bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem::bem:
ESCURO / MORTA e voceeeeeee!!! Tudo a ver!!!!!!!! :coolface:

Pedi pra cancelar o controle e passar para pre pago, fiz isso pelo chat normal do minha claro movel, mas o atendente pediu meus dados completo, cpf e rg, nao passei pq nao confio passar esse tipo de dado, então fui pra ouvidora, na ouvidoria me mandaram essa: não to afim de ir na loaj fisica, isso cabe reclamação na anatel ou no .gov? e se cabe o que falo não entendo nada de leis, alguem ajuda ai :)

Sem_t%C3%ADtulo.jpg

Pedi pra cancelar o controle e passar para pre pago, fiz isso pelo chat normal do minha claro movel, mas o atendente pediu meus dados completo, cpf e rg, nao passei pq nao confio passar esse tipo de dado, então fui pra ouvidora, na ouvidoria me mandaram essa: não to afim de ir na loaj fisica, isso cabe reclamação na anatel ou no .gov? e se cabe o que falo não entendo nada de leis, alguem ajuda ai :)

Sem_t%C3%ADtulo.jpg
consumidor.gov.br

Em algumas praças o valor foi reduzido, onde moro segue R$299,90:dog:

image.png

Aqui também o plano de 500 aumentou pra 139.
E a concorrência não ajuda, muitos vizinhos saindo dos amadores fibra e assinando a Claro HFC. Esperança é a Oi que chegou recentemente, mas as caixinhas da oi nos postes estão todas vazias... :vish:

Aqui tentando migrar pra Fibra 100%, hoje com HFC 1000/50....Fibra disponível aqui no prédio e no site do Minha Claro, (1000/250) um vizinho já tem e agora foi ofertado via whatsapp a troca gratuita do equipamento HFC para a unidade/apto da minha mãe para FTTH...

Tentei de tudo pra fazer a migração na minha unidade/apto, mas sem sucesso, via site, após análise, o pedido é recusado, alegando que já existe um plano assinado, via telefone no 10621 sem sucesso, alguém tem a receita do sucesso para proceder com essa migração HFC=>FTTH?

Um consultor nem sabia dessa possibilidade via zap pra migrar, ela falou que eu teria que cancelar, pagar a multa da fidelidade e assinar em outro CPF :naza:

Aqui tentando migrar pra Fibra 100%, hoje com HFC 1000/50....Fibra disponível aqui no prédio e no site do Minha Claro, (1000/250) um vizinho já tem e agora foi ofertado via whatsapp a troca gratuita do equipamento HFC para a unidade/apto da minha mãe para FTTH...

Tentei de tudo pra fazer a migração na minha unidade/apto, mas sem sucesso, via site, após análise, o pedido é recusado, alegando que já existe um plano assinado, via telefone no 10621 sem sucesso, alguém tem a receita do sucesso para proceder com essa migração HFC=>FTTH?

Um consultor nem sabia dessa possibilidade via zap pra migrar, ela falou que eu teria que cancelar, pagar a multa da fidelidade e assinar em outro CPF :naza:
Ouvidoria

Estou tentando também, mas sempre aparece uma desculpa esfarrapada de um atendente, sempre difícil fazer qualquer mudança no plano.

Registro cadastrado com sucesso!​

Confirmamos o registro de sua manifestação na Ouvidoria da Claro. Vamos avaliar e entraremos em contato por telefone, WhatsApp (através no número (11) 99991-0621), SMS ou e-mail. O prazo para solução é de até 10 dias corridos. Atenciosamente, Claro.

Última edição:
Opa,

Sobre o meu problema de instabilidade na conexão, mais especificamente perda de pacote, parece que há uma correlação entre perda de pacote e SNR Up sim.

Não sei exatamente se pode ser erro do medidor (niveis.virtua.com.br), mas só uma vez eu realizei o teste de ping e deu perda de pacote com o nível de SNR Up em ~38. Depois daquele dia, venho testando persistentemente o ping e os níveis de sinal e agora estou notando uma possível correlação de perda de pacote e SNR Up, ou seja todas as vezes que há alguma perda de pacote, o SNR Up se encontra abaixo de ~37-38 (na verificação atual a leitura está em ~30 e com perda de pacote).

Acho que é ruído na rede mesmo.

Fiz um teste no Minha Claro Residencial, alterei o plano para 500/250 na fibra 100%, desta vez não houve recusa e abriu um agendamento técnico em triplicata (???) com motivo de "Mudança de Pacote", seria isso mesmo para migrar do HFC para FTTH?

Saindo de 1Gbps/50 HFC fidelidade eu pago multa indo pro FTTH 500/250? Alguém sabe? Ele dá um aviso de multa somente nos casos de serviços móveis...

Users who are viewing this thread

Voltar