• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

É sério que tu acredita que uma internet com preço de 200 reais e 200 GB de franquia tenha alguma possibilidade de sucesso?
E esse preço que citei é sem roteador ainda.
Eu não acredito, mas eu acredito na má intenção das operadoras nesse sentido. As pessoas são encantadas por internet móvel, oferecer um produto que não precise de técnico ou cabos passando na sua casa chama a atenção. E se a velocidade for alta, encanta mais ainda. Eu fui vendedor e não vendia pouco esse produto de roteador residencial 4G, mesmo em área onde tinha a fibra eu mostrava pra pessoa que tinha e ela queria esse produto ao invés da fibra.
A velocidade do 5G no móvel dependendo da cobertura pode facilmente ultrapassar um plano de fibra óptica, isso pode ser um diferencial na hora da escolha.
Por isso não quero que esse produto se popularize e as operadoras continuem aumentando sua cobertura em fibra.
 
Alexandre, isso infelizmente é um problema que ocorre há muitos anos...

Tanto que antigamente a NET bloqueava determinados locais para comercialização por considerar área de risco, mas não apenas no Rio de Janeiro, em São Paulo também tinha vários bairros que eram áreas bloqueadas (ex: partes de vários bairros como Capão Redondo, Jd. São Luiz, Jd. Cris, Jd. Thomaz, imediações da estrada do mboi Mirim, Parque São rafael, até Tremembé que é bairro de classe média, bom, era bloqueado em outros tempos...)

As vezes é este o problema de cabear alguns locais mais humildes, problema com o poder paralelo (tráfico, milicia), sem falar o vandalismo que pode ocorrer...
Faltou o bairro do nosso colega que parece que esta bloqueado até hj.
 
Esse serviço (FWA) ta fadado ao fracasso... ele não faz sentido nenhum em cenário algum... ta aí apenas pra encher linguiça.
Mas olha as características do produto da Claro, roteador com Wi-Fi 6, aguenta até 128 clientes conectados, 5G, o próprio cliente instala. Isso brilha os olhos dos possíveis clientes que ficarem sabendo. Na fibra óptica a gente tem que encher o saco das operadoras pra conseguir um router Wi-Fi 6.
Pra operadora, são menos pessoas trabalhando pra instalar equipamento, então ela economiza. Olha a Claro TV, hoje o próprio cliente instala, acho que é esse ponto que as empresas querem alcançar em tudo o que vendem. Auto atendimento, igual os planos digitais, Claro Flex e Vivo Easy, o cliente toda conta de tudo ali, quando você liga na central a ligação é cortada e aparece na tela um menu pra você fazer tudo por ali e a ligação nem é transferida se você não forçar. Isso diminui o fluxo de chamadas na central, as empresas começam a cortar pontos de atendimento.
 
Eu não acredito, mas eu acredito na má intenção das operadoras nesse sentido. As pessoas são encantadas por internet móvel, oferecer um produto que não precise de técnico ou cabos passando na sua casa chama a atenção. E se a velocidade for alta, encanta mais ainda. Eu fui vendedor e não vendia pouco esse produto de roteador residencial 4G, mesmo em área onde tinha a fibra eu mostrava pra pessoa que tinha e ela queria esse produto ao invés da fibra.
A velocidade do 5G no móvel dependendo da cobertura pode facilmente ultrapassar um plano de fibra óptica, isso pode ser um diferencial na hora da escolha.
Por isso não quero que esse produto se popularize e as operadoras continuem aumentando sua cobertura em fibra.
Cara, a tua percepção não representa a realidade do mercado, pois é uma fatia microscópica da realidade. Mesmo sendo vendedor, tu é uma pessoa num país de milhões de habitantes e praticamente do tamanho de um continente.
E a realidade é que internet fixa usando rede móvel é cara e exige um investimento inicial, que muitas vezes é alto, que é o caso desse modem 5G que a Claro vende.
Ou tu acha que tem só que assinar o plano, como uma internet residencial convencional, e ganha o modem sem pagar nada?
Fora a franquia pequena que acaba com alguns jogos baixados na Steam ou PS Store/Microsoft Store.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas olha as características do produto da Claro, roteador com Wi-Fi 6, aguenta até 128 clientes conectados, 5G, o próprio cliente instala. Isso brilha os olhos dos possíveis clientes que ficarem sabendo.
Aí o brilho acaba quando o cliente lembra que tem que pagar R$ 999 pra manter esse brilho aceso.
 
Cara, a tua percepção não representa a realidade do mercado, pois é uma fatia microscópica da realidade. Mesmo sendo vendedor, tu é uma pessoa num país de milhões de habitantes e praticamente do tamanho de um continente.
E a realidade é que internet fixa usando rede móvel é cara e exige um investimento inicial, que muitas vezes é alto, que é o caso desse modem 5G que a Claro vende.
Ou tu acha que tem só que assinar o plano, como uma internet residencial convencional, e ganha o modem sem pagar nada?
Fora a franquia pequena que acaba com alguns jogos baixados na Steam ou PS Store/Microsoft Store.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aí o brilho acaba quando o cliente lembra que tem que pagar R$ 999 pra manter esse brilho aceso.
Mas foi exatamente o que eu disse, esse tipo de serviço quando lança, muita gente vai atrás, as operadoras querem isso, querem que popularize. Pra elas é melhor. Menos investimento com infra e técnico.
Mas logo caem no esquecimento, desde a época dos mini modem 3G. E eu espero que aconteça isso com o router 5G residencial. Que seja mais vendido para áreas remotas, áreas rurais e pequenas cidades sem cobertura de fibra. Em grandes cidades não há a necessidade desse serviço se tornar popular.
E sobre o preço dos aparelhos, as operadoras costumam dar desconto na compra deles em troca da famosa fidelidade. Na época que eu vendia, um modem dos grandes com Wi-Fi saía de 400 por 99 reais.
A própria Claro fez um sucesso com franquia para a madrugada, além da franquia normal, aumentando consideravelmente o tempo de uso.
Eu só acharia válido um serviço desses em cidade grande se fosse uma franquia de pelo menos 2TB. Daria pra consumir streaming com tranquilidade.
 
Meu TX está estourado em 55.5, ainda não causou problemas sérios mas se continuar assim em breve vai me causar problemas.

Tambem estava recebendo 24 canais 3.0 agora está chegando 16, nada que altere a velocidade na ponta, mas houve alteração.

Screenshot_2023-11-26-21-55-32-655_com.android.chrome-edit.jpg
 
Meu RX está estourado em 55.5, ainda não causou problemas sérios mas se continuar assim em breve vai me causar problemas.

Tambem estava recebendo 24 canais 3.0 agora está chegando 16, nada que altere a velocidade na ponta, mas houve alteração.

Ver anexo 135686
Até TX 57, se estiver próximo ao node, não ocorrerá problemas.
 
Meu RX está estourado em 55.5, ainda não causou problemas sérios mas se continuar assim em breve vai me causar problemas.

Tambem estava recebendo 24 canais 3.0 agora está chegando 16, nada que altere a velocidade na ponta, mas houve alteração.

Ver anexo 135686
Fiquei quase um ano com sinal de 56 no TX por conta de um divisor oxidado e tive zero problemas.
Mas realmente, como o @HFS disse, o node fica a pouco mais de 70 metros da minha casa.
 
Cara, a tua percepção não representa a realidade do mercado, pois é uma fatia microscópica da realidade. Mesmo sendo vendedor, tu é uma pessoa num país de milhões de habitantes e praticamente do tamanho de um continente.
E a realidade é que internet fixa usando rede móvel é cara e exige um investimento inicial, que muitas vezes é alto, que é o caso desse modem 5G que a Claro vende.
Ou tu acha que tem só que assinar o plano, como uma internet residencial convencional, e ganha o modem sem pagar nada?
Fora a franquia pequena que acaba com alguns jogos baixados na Steam ou PS Store/Microsoft Store.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aí o brilho acaba quando o cliente lembra que tem que pagar R$ 999 pra manter esse brilho aceso.
Isso fora que ainda tem um detalhe: antigamente (2008-2014), as vezes era comum ver as pessoas assinarem minimodem 3g, pois em muitos locais não existia disponibilidade de internet fixa (locais afastados, ou locais em que não tinha portas disponíveis para o serviço ADSL). Quando essa questão melhorou, especialmente com os PPPs que passaram a cobrir Brasil afora, o interesse nestes minimodens evaporou.

Para o cliente, não importa se o modem vai suportar 128 dispositivos, se vai ser instalado com um técnico ou não. O que importa é se o serviço vai ser bom, com preço adequado, se tem taxa de instalação e se vai ser ilimitado (mesmo que o cliente só use a Internet duas vezes por semana para olhar a caixa de entrada do e-mail).

Para a maioria dos clientes, o que vai ser um fator determinante, é a questão da franquia. Hoje, todos estes serviços, seja os que utilizam a rede 4g ou 5g tem uma franquia de dados baixa. Único que tem franquia menos baixa é o empresarial da tim, 500gb por 150 reais.

Ademais, como vc disse, essa questão do custo do modem espanta as pessoas. Com mil reais, é possível pagar quase um ano de banda larga fixa.

Honestamente, só vejo futuro para FWA caso as operadoras coloquem uma franquia alta (com preço bom, ex: 1tb por 50 reais) ou caso criem planos ilimitados...

(isso fora que os locais que teriam mais interesses, como areas rurais, até hoje existem locais afastados que só tem cobertura 2g/3g, ou com 4g com backhaul via satelite, até chegar 5g nestes locais pode demorar mais de uma década...)
 
Segunda fez neste mês de novembro que falta sinal da Claro Fibra
Local: Bairro Higienópolis
Cidade: Porto Alegre/RS

Na terça 21/11/23 faltou sinal por quase 14h.
Hoje, 27/11 esta sem sinal desde ontem às 22h previsao para voltar só às 12h.
Estranho que esta sem sinal tanto no coaxial quanto na fibra.
 
Segunda fez neste mês de novembro que falta sinal da Claro Fibra
Local: Bairro Higienópolis
Cidade: Porto Alegre/RS

Na terça 21/11/23 faltou sinal por quase 14h.
Hoje, 27/11 esta sem sinal desde ontem às 22h previsao para voltar só às 12h.
Estranho que esta sem sinal tanto no coaxial quanto na fibra.
Ontem fiquei mais de 7h sem sinal por aqui também (Claro fibra) e segundo o que fiquei sabendo foi porque a Claro sofreu roubo de roteadores na central deixando diversas cidades sem Internet, TV e telefone.
:poker:

Corrigindo, tinha sinal até a OLT mas dela para frente não tinha rota para navegar.
 
(...)Honestamente, só vejo futuro para FWA caso as operadoras coloquem uma franquia alta (com preço bom, ex: 1tb por 50 reais) ou caso criem planos ilimitados...(...)

Concordo 100%. Até porque em algumas situações a Starlink, apesar de mais cara, passa a ser uma alternativa muito melhor que esses planos FWA 4G/5G atuais por não ter franquia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mudando de assunto: desde que migrei do HFC para Fibra em Julho/2023, meu IPv4 mudou poucas vezes (1 vez queda geral de energia elétrica por várias horas, outra 2 vezes internet fora do ar por incêndio em poste).

Já meu IPv6, mesmo nessa situação, não mudou nunca! Mais de 4 meses e continua o mesmo (inclusive o PD). Desse jeito IPv6 nem precisa de DDNS e pode ser tratado como fixo na prática....
 
Última edição:
Ontem fiquei mais de 7h sem sinal por aqui também (Claro fibra) e segundo o que fiquei sabendo foi porque a Claro sofreu roubo de roteadores na central deixando diversas cidades sem Internet, TV e telefone.
:poker:

Corrigindo, tinha sinal até a OLT mas dela para frente não tinha rota para navegar.
Perdao pela ignorancia
OLT seria o armario?
 
Perdao pela ignorancia
OLT seria o armario?

Para essas coisas, o ChatGPT é seu amigo! :) Perguntei para o ChatGPT o seguinte: "Explique a diferença entre OLT, ONT, ONU e CTO". A resposta foi:

"OLT, ONT, ONU e CTO são termos relacionados à tecnologia de redes de fibra óptica, especialmente em sistemas de acesso de banda larga, como o PON (Passive Optical Network). Vamos entender cada um desses termos:
  1. OLT (Optical Line Terminal):
    • A OLT é o equipamento localizado no lado da operadora (provedor de serviços) em uma rede PON.
    • Ela é responsável por controlar e gerenciar o tráfego de dados na rede, além de converter sinais ópticos para sinais elétricos e encaminhá-los para a infraestrutura de rede mais ampla.
  2. ONT (Optical Network Terminal):
    • A ONT é o dispositivo localizado no lado do assinante (cliente) na rede PON.
    • Ela é responsável por converter os sinais ópticos recebidos da OLT em sinais elétricos utilizáveis pelos dispositivos do usuário final (como roteadores e computadores).
  3. ONU (Optical Network Unit):
    • Em muitos casos, os termos ONT e ONU são usados de forma intercambiável. No entanto, algumas fontes fazem distinções.
    • Teoricamente, a ONU pode se referir a qualquer unidade óptica na rede, incluindo a OLT e a ONT. No entanto, na prática, é comum usar ONT para dispositivos no lado do assinante e OLT para dispositivos no lado do provedor de serviços.
  4. CTO (Central de Terminação Óptica):
    • A CTO é um ponto de terminação óptica na rede de acesso.
    • Ela é responsável por abrigar e proteger as fibras ópticas que chegam dos assinantes antes de serem conectadas à OLT."

O artigo abaixo tem mais detalhes:

Se tiver pouco tempo para ler, pedi para o Google Bard sumarizar o artigo acima. A resposta foi a abaixo (que não ajuda muito):

O artigo "Introdução ao PON: Aprendendo sobre OLT, ONU, ONT e ODN" apresenta uma introdução à tecnologia Passive Optical Network (PON), que é uma forma de distribuir banda larga usando fibra óptica. O artigo explica os componentes básicos de um sistema PON, incluindo o Optical Line Termination (OLT), o Optical Network Unit (ONU) ou Optical Terminal (ONT) e o Optical Distribution Network (ODN). O artigo também discute os dois principais padrões de PON, Gigabit Passive Optical Network (GPON) e Ethernet Passive Optical Network (EPON). O artigo conclui com uma breve explicação da solução FTTH (Fiber to the Home)."

Aí pedi para o Google Bard criar um sumário com mais detalhes, e aí sim veio a resposta adequada:

Introdução

A tecnologia Passive Optical Network (PON) é uma forma de distribuir banda larga usando fibra óptica. Ela é uma solução de rede de acesso de última milha (last mile) que usa fibra óptica para conectar um grande número de usuários a uma rede metropolitana (MAN).

Componentes básicos

Um sistema PON é composto por quatro componentes básicos:
  • OLT (Optical Line Termination): é um dispositivo localizado na central de telefonia ou rede metropolitana que converte os sinais elétricos em sinais ópticos e vice-versa.
  • ONU (Optical Network Unit) ou ONT (Optical Terminal): é um dispositivo instalado no lado do usuário que converte os sinais ópticos em sinais elétricos.
  • ODN (Optical Distribution Network): é a rede de fibra óptica que conecta as OLTs às ONUs.
Padrões PON

Existem dois principais padrões de PON:
  • GPON (Gigabit Passive Optical Network): é o padrão mais comum de PON. Ele oferece velocidades de até 2,5 Gbps downstream e 1,25 Gbps upstream.
  • EPON (Ethernet Passive Optical Network): é um padrão de PON mais recente que oferece velocidades de até 1 Gbps downstream e 1 Gbps upstream.

FTTH (Fiber to the Home)

A solução FTTH (Fiber to the Home) é uma solução PON que fornece fibra óptica até a casa do usuário. Essa solução oferece as velocidades de banda larga mais altas e a menor latência.

Conclusão

A tecnologia PON é uma solução de rede de acesso de última milha que oferece velocidades de banda larga altas, baixa latência e alta confiabilidade. Ela é uma solução ideal para fornecer serviços de banda larga de alta velocidade para residências e empresas.

Detalhes adicionais
  • O OLT é um dispositivo complexo que pode ser equipado com diversos recursos, como:
    • Suporte a vários padrões PON
    • Suporte a múltiplos canais de transmissão
    • Suporte a gerenciamento remoto
  • A ONU é um dispositivo mais simples que geralmente inclui os seguintes recursos:
    • Portas Ethernet
    • Portas Wi-Fi
    • Portas de telefonia
  • O ODN é uma rede de fibra óptica que pode ser construída usando diversos tipos de cabos e conectores.
  • A tecnologia PON é uma solução escalar que pode ser usada para conectar um grande número de usuários.
  • A solução FTTH é uma solução mais cara que as soluções PON que usam cabos coaxiais ou DSL.

Aplicações

A tecnologia PON pode ser usada para fornecer uma ampla gama de serviços de banda larga, incluindo:
  • Internet banda larga
  • Televisão a cabo
  • Telefonia fixa
  • Serviços de segurança
  • Serviços de telemedicina

A tecnologia PON está se tornando cada vez mais popular à medida que a demanda por serviços de banda larga de alta velocidade continua a crescer.
 
Última edição:
Vc pegou o Technicolor TCG2232 ?
Ta ferrado esse ai ate onde eu sei pra colocar em bridge é uma dor de cabeca enorme.
Aqui eu resolvi pegando o ZTE F689 https://configuraraparelhos.claro.com.br/zte/f689
Literalmente precisei dar 3 cliques e o ZTE entrou em bridge rapidinho.
Esse mesmo, trocaram o outro modem só que colocaram o mesmo modelo... vou tentar pedir pra mandarem esse ZTE.

Você teve que dar alguma justificativa para fazer essa troca?
 
Para essas coisas, o ChatGPT é seu amigo! :) Perguntei para o ChatGPT o seguinte: "Explique a diferença entre OLT, ONT, ONU e CTO". A resposta foi:

"OLT, ONT, ONU e CTO são termos relacionados à tecnologia de redes de fibra óptica, especialmente em sistemas de acesso de banda larga, como o PON (Passive Optical Network). Vamos entender cada um desses termos:
  1. OLT (Optical Line Terminal):
    • A OLT é o equipamento localizado no lado da operadora (provedor de serviços) em uma rede PON.
    • Ela é responsável por controlar e gerenciar o tráfego de dados na rede, além de converter sinais ópticos para sinais elétricos e encaminhá-los para a infraestrutura de rede mais ampla.
  2. ONT (Optical Network Terminal):
    • A ONT é o dispositivo localizado no lado do assinante (cliente) na rede PON.
    • Ela é responsável por converter os sinais ópticos recebidos da OLT em sinais elétricos utilizáveis pelos dispositivos do usuário final (como roteadores e computadores).
  3. ONU (Optical Network Unit):
    • Em muitos casos, os termos ONT e ONU são usados de forma intercambiável. No entanto, algumas fontes fazem distinções.
    • Teoricamente, a ONU pode se referir a qualquer unidade óptica na rede, incluindo a OLT e a ONT. No entanto, na prática, é comum usar ONT para dispositivos no lado do assinante e OLT para dispositivos no lado do provedor de serviços.
  4. CTO (Central de Terminação Óptica):
    • A CTO é um ponto de terminação óptica na rede de acesso.
    • Ela é responsável por abrigar e proteger as fibras ópticas que chegam dos assinantes antes de serem conectadas à OLT."

O artigo abaixo tem mais detalhes:

Se tiver pouco tempo para ler, pedi para o Google Bard sumarizar o artigo acima. A resposta foi a abaixo (que não ajuda muito):

O artigo "Introdução ao PON: Aprendendo sobre OLT, ONU, ONT e ODN" apresenta uma introdução à tecnologia Passive Optical Network (PON), que é uma forma de distribuir banda larga usando fibra óptica. O artigo explica os componentes básicos de um sistema PON, incluindo o Optical Line Termination (OLT), o Optical Network Unit (ONU) ou Optical Terminal (ONT) e o Optical Distribution Network (ODN). O artigo também discute os dois principais padrões de PON, Gigabit Passive Optical Network (GPON) e Ethernet Passive Optical Network (EPON). O artigo conclui com uma breve explicação da solução FTTH (Fiber to the Home)."

Aí pedi para o Google Bard criar um sumário com mais detalhes, e aí sim veio a resposta adequada:

Introdução

A tecnologia Passive Optical Network (PON) é uma forma de distribuir banda larga usando fibra óptica. Ela é uma solução de rede de acesso de última milha (last mile) que usa fibra óptica para conectar um grande número de usuários a uma rede metropolitana (MAN).

Componentes básicos

Um sistema PON é composto por quatro componentes básicos:
  • OLT (Optical Line Termination): é um dispositivo localizado na central de telefonia ou rede metropolitana que converte os sinais elétricos em sinais ópticos e vice-versa.
  • ONU (Optical Network Unit) ou ONT (Optical Terminal): é um dispositivo instalado no lado do usuário que converte os sinais ópticos em sinais elétricos.
  • ODN (Optical Distribution Network): é a rede de fibra óptica que conecta as OLTs às ONUs.
Padrões PON

Existem dois principais padrões de PON:
  • GPON (Gigabit Passive Optical Network): é o padrão mais comum de PON. Ele oferece velocidades de até 2,5 Gbps downstream e 1,25 Gbps upstream.
  • EPON (Ethernet Passive Optical Network): é um padrão de PON mais recente que oferece velocidades de até 1 Gbps downstream e 1 Gbps upstream.

FTTH (Fiber to the Home)

A solução FTTH (Fiber to the Home) é uma solução PON que fornece fibra óptica até a casa do usuário. Essa solução oferece as velocidades de banda larga mais altas e a menor latência.

Conclusão

A tecnologia PON é uma solução de rede de acesso de última milha que oferece velocidades de banda larga altas, baixa latência e alta confiabilidade. Ela é uma solução ideal para fornecer serviços de banda larga de alta velocidade para residências e empresas.

Detalhes adicionais
  • O OLT é um dispositivo complexo que pode ser equipado com diversos recursos, como:
    • Suporte a vários padrões PON
    • Suporte a múltiplos canais de transmissão
    • Suporte a gerenciamento remoto
  • A ONU é um dispositivo mais simples que geralmente inclui os seguintes recursos:
    • Portas Ethernet
    • Portas Wi-Fi
    • Portas de telefonia
  • O ODN é uma rede de fibra óptica que pode ser construída usando diversos tipos de cabos e conectores.
  • A tecnologia PON é uma solução escalar que pode ser usada para conectar um grande número de usuários.
  • A solução FTTH é uma solução mais cara que as soluções PON que usam cabos coaxiais ou DSL.

Aplicações

A tecnologia PON pode ser usada para fornecer uma ampla gama de serviços de banda larga, incluindo:
  • Internet banda larga
  • Televisão a cabo
  • Telefonia fixa
  • Serviços de segurança
  • Serviços de telemedicina

A tecnologia PON está se tornando cada vez mais popular à medida que a demanda por serviços de banda larga de alta velocidade continua a crescer.
Que explicação linda!
Aí numa boa @_dsouza_ eu queria que você fosse o marido da minha filha. Seria uma honra tê-lo como genro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse mesmo, trocaram o outro modem só que colocaram o mesmo modelo... vou tentar pedir pra mandarem esse ZTE.

Você teve que dar alguma justificativa para fazer essa troca?
Leia o relato aqui: https://forum.adrenaline.com.br/thr...fibra-optica.570254/page-3238#post-1076783961
Bom eu dei sorte. Pedi pra mudar e enviaram um técnico prestativo.
Mas se vc precisa colocar em bridge ja te adianto que vc terá que trocar de modelo nao adianta pegar outro modelo igual desse ai do technicolor. Pois neste modelo, ao que tudo indica, ele esta saindo de fabrica com um software todo bugado!
 
Última edição:
Que explicação linda!
Aí numa boa @_dsouza_ eu queria que você fosse o marido da minha filha. Seria uma honra tê-lo como genro.

kkkk Já estou comprometido! :)

Aliás, para GPON não existe mais o "armário" que vc mencionou anteriormente (tradicional na telefonia POTS e xDSL). Tem a OLT (que fica em alguma sala do provedor num rack), de onde saem "um monte" de fibras (uma para cada porta da OLT) que vão para os postes.

Cada uma dessas fibras tem uma primeira divisão geralmente de 1:8 nas CTOs que ficam penduradas nos postes ("chuveirinho"). Cada uma dessas fibras pode ser dividira novamente em mais outras 8 fibras numa segunda CTO (em condomínimos fica dentro do armário dos prédios). Aí dessa segunda divisão sai a fibra que vai direto para o equipamento da tua casa (HGU que é o "modem com roteador" ou ONU/OLT que é apenas o "modem" sem roteador).

Três coisas para notar:
  1. Cada fibra que sai de cada porta da OLT no provedor é geralmente compartilhada por 64 assinantes (primeira divisão 1:8 e depois segunda divisão 1:8). Mas tem operadoras que podem "pendurar" 128 usuários em cada porta da OLT (primeira divisão 1:8 e segunda divisão 1:16). O pessoal aqui pode compartilhar mais detalhes sobre a prática de cada operadora.
  2. Na teoria o caminho da OLT até a tua casa pode ter até 20Km, mas geralmente os provedores usam distâncias bem menores que essas.
  3. Todo o caminho entre a OLT (equipamento no rack do provedor) até a ONT/HGU na tua casa é passivo (não precisa de energia). Como geralmente os provedores colocam suas OLTs ligadas numa UPS (aka "No Break"), se vc colocar uma UPS na tua casa vai ter internet mesmo sem energia elétrica.

Editado: abaixo a imagem de uma OLT Huawei (topo do rack) que achei na internet.

 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo