[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Fala galera, boa noite.

A claro está passando fibra na av principal no bairro onde eu moro, porém não sei se é para o FTTH, não encontrei ninguém dos cara para perguntar, porém confirmei que é da claro por estar identificado com a placa. Outra coisa que me chamou a atenção a sobra do cabo eles deixaram espinado no próprio cabo, não estão utilizando aqueles raquetes que geralmente eles utilizam no FTTH.

Outra coisa que percebi não estão utilizando cordoalha, seja ela aquela de aço, ou aquela preta que parece fibra, nenhuma das duas. Pode ser que seja para alimentar alguma torre de telefonia ou estejam fazendo um anel. Estou torcendo que seja GPON.
 
tem que aparecer no muquiranas. Cara.. nunca vi um desconto desse como que vc consegue ?
Kkk, peguei na Black Friday 2022, claro chegou na minha cidade, 100% fibra. Postaram no HM e no meu cep estava nesse preço.
64,52 600mb ( chegava 900 praticamente) + fixo ilimitado.

BTW, aceitei 400Mb por 76,00 sem fidelizar. Queria só trocar o roteador por um com wi-fi 6.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu vi alguns membros comentando que no chat conseguiram desconto no plano de 750MB que tem overhead para 1GB, o pessoal relatou estar pagando +/- R$100/mês com o desconto.
Tentei hoje e me ofereceram 750 a 115,00.
 
Pela primeira vez ficou verdinho sinal GPON aqui, geralmente ficava em -22 quase -23.

zDzyqNG.png
 
so equipe rede externa pra balancear tudo isso ai, tilt invertido no amp, gerenciamento no node, ruidos, pirataria etc..

Escuro - Você merece o velho

Acabaram de me ligar de lá da Escuro, pra confirmar a visita de amanhã e tentar adiantar o que está acontecendo aqui.

Aí a pessoa me disse que ontem tiveram duas manutenções às 18h e as 20h, que foi exatamente quando o negócio ficou horrível. Eu imaginei que pudessem estar mexendo, mas geralmente eles faziam isso de madrugada.

Enfim, então eles desativaram mesmo o OFDMA ontem como tentativa de consertar. Vamos ver o que o técnico averigua amanhã.
 
Pelo jeito o negócio vai ser rezar aqui. O técnico falou de sinais de BER, MER (nem sei que porra que é) e disse que dos canais alto e baixo, um tá chegando negativo aqui (-7 ou -10, não lembro) e o outro estaria no limite do aceitável. Eu não entendo porra nenhuma, mas já vi que vou sofrer com isso pelos próximos meses.

A propósito, voltou à vida o OFDMA aqui.
 
Pelo jeito o negócio vai ser rezar aqui. O técnico falou de sinais de BER, MER (nem sei que porra que é) e disse que dos canais alto e baixo, um tá chegando negativo aqui (-7 ou -10, não lembro) e o outro estaria no limite do aceitável. Eu não entendo porra nenhuma, mas já vi que vou sofrer com isso pelos próximos meses.

A propósito, voltou à vida o OFDMA aqui.
BER (Bit Error Rate) e MER (Modulation Error Rate), quando ouvi pela primeira vez sobre, eram referentes a qualidade de transmissão digital dos sinais de TV.

No HFC, talvez, impactem negativamente. Não tenho conhecimento de causa, mas sendo transmitidos pelo mesmo cabo (TV e Internet), podemos supor dessa forma.
 
Última edição:
Boa tarde a todos.

Acabei não informando aqui no tópico, mas em uma dessas chuvas de novembro, um raio caiu aqui do lado, e o surto fez queimar o modem da Claro e queimou o que tava conectado nele - o mini PC Ryzen.

Tem aterramento aqui em casa, mas pelo visto, como o surto foi pelo coaxial, não teria relação, e foi tamanho que os isoladores não tankaram. A porta de rede conectada no modem da Claro, queimou, e fez algum estrago no circuito integrado, pois as outras três ficaram "bagunçadas" nas configurações. E ainda bem que o surto só teve força até o mini PC, se tivesse percorrido as ethernets, teria queimado o desktop, switch, dvr, roteador, etc.

O surto veio pelo cabo coaxial, na rede elétrica não causaria danos até devido ao aterramento presente em tudo aqui em casa, rede montada dentro das normas NBR, e se tivesse ocorrido direto na rede elétrica, teria queimado outras coisas - o que não foi o caso.

Agora, estou em tratativas com a Claro, que já realizaram vistoria técnica para registrar o dano, trocaram o modem e estou aguardando resposta dos laudos que enviei, que no caso, solicitaram 3 comprovando o dano no mini PC, além de comprovantes de compra, etc.
 
Última edição:
Boa tarde a todos.

Acabei não informando aqui no tópico, mas em uma dessas chuvas de novembro, um raio caiu aqui do lado, e o surto fez queimar o modem da Claro e queimou o que tava conectado nele - o mini PC Ryzen.

Tem aterramento aqui em casa, mas pelo visto, como o surto foi pelo coaxial, não teria relação, e foi tamanho que os isoladores não tankaram. A porta de rede conectada no modem da Claro, queimou, e fez algum estrago no circuito integrado, pois as outras três ficaram "bagunçadas" nas configurações. E ainda bem que o surto só teve força até o mini PC, se tivesse percorrido as ethernets, teria queimado o desktop, switch, dvr, roteador, etc.

O surto veio pelo cabo coaxial, na rede elétrica não causaria danos até devido ao aterramento presente em tudo aqui em casa, rede montada dentro das normas NBR, e se tivesse ocorrido direto na rede elétrica, teria queimado outras coisas - o que não foi o caso.

Agora, estou em tratativas com a Claro, que já realizaram vistoria técnica para registrar o dano, trocaram o modem e estou aguardando resposta dos laudos que enviei, que no caso, solicitaram 3 comprovando o dano no mini PC, além de comprovantes de compra, etc.
A parte ruim é que para comprar/importar outro MiniPC agora vai ser um para você e outro para RF...
:poker:
 
Pessoal continuo tendo problema na conexão do meu modem Technicolor TC 3102... alguns dispositivos, novamente, parecem perder pacotes/conexão por um tempo, e depois volta....principalmente quando estamos navegando, vendo videos no YT, insta, etc.

Estou fora do CGNAT, como já mencionei.

Atualmente estou com as redes separadas 2.4g e 5h.

A 2.4g está em 20mhz e canal 6;
A 5g está em 20/40/80 mhz e canal 149.


Lendo pela internet, não sei se tem relação, eu descobri sobre TX e RX....Eu copiei o código da minha região e o mac do modem para ver o SINAL TX e RX, e vi que está dando o seguinte resultado:

-Sinal TX = 39.5
-Sinal RX = 11.3

-SNR DS = 43.5
-SNR UP = 40.4
Receive power = 0.5

DOCSIS 3.1 OFDM
-Channels 1
-Media RX 41.8
-Desvio RX = 2
-Slope -0.54
-6 mhz slices = 16

DOCSIS 3.1 OFDMA
-Channel 1
-Base Freq mhz = 10.65
-Chan width (mhz) = 8.55
-TX = 35.2

OBS:
No modem, em SINAL DOCSIS mostra o TX em 41 dBmv e o TX em 11 dBmv.

LP9OkxS.jpg


Também vi uma galera falando de mudar VALORES de MTU....porém não achei a opção de mudança de MTU no modem Technicolor TC 3102.

Também vi alguns videos de uma galera falando para colocar o DNS padrão da Google ou cloudfare, na parte de IPV4...acham que ajuda????

Alguém poderia me ajudar por favor? Estas perdas de pacotes/conexão constantes são bem chatas!

Auda please @alexandren @Vanísio @Brasil150
 
Última edição:
Pessoal continuo tendo problema na conexão do meu modem Technicolor TC 3102... alguns dispositivos, novamente, parecem perder pacotes/conexão por um tempo, e depois volta....principalmente quando estamos navegando, vendo videos no YT, insta, etc.

Estou fora do CGNAT, como já mencionei.

Atualmente estou com as redes separadas 2.4g e 5h.

A 2.4g está em 20mhz e canal 6;
A 5g está em 20/40/80 mhz e canal 149.


Lendo pela internet, não sei se tem relação, eu descobri sobre TX e RX....Eu copiei o código da minha região e o mac do modem para ver o SINAL TX e RX, e vi que está dando o seguinte resultado:

-Sinal TX = 39.5
-Sinal RX = 11.3

-SNR DS = 43.5
-SNR UP = 40.4
Receive power = 0.5

DOCSIS 3.1 OFDM
-Channels 1
-Media RX 41.8
-Desvio RX = 2
-Slope -0.54
-6 mhz slices = 16

DOCSIS 3.1 OFDMA
-Channel 1
-Base Freq mhz = 10.65
-Chan width (mhz) = 8.55
-TX = 35.2

OBS:
No modem, em SINAL DOCSIS mostra o TX em 41 dBmv e o TX em 11 dBmv.

LP9OkxS.jpg


Também vi uma galera falando de mudar VALORES de MTU....porém não achei a opção de mudança de MTU no modem Technicolor TC 3102.

Também vi alguns videos de uma galera falando para colocar o DNS padrão da Google ou cloudfare, na parte de IPV4...acham que ajuda????

Alguém poderia me ajudar por favor? Estas perdas de pacotes/conexão constantes são bem chatas!

Auda please @alexandren @Vanísio @Brasil150
A perda de pacote provavelmente tem a ver com esse canal OFDMA em 10 MHz.
Essa frequência é bem suscetível a interferências.
No início da implantação do DOCSIS 3.1 pela Claro, aconteceram muitos relatos aqui de perda de pacote após a ativação do canal OFDMA nessa faixa de frequência.
Um colega aqui inclusive relatou que a perda parou quando foi desativado o canal OFDMA em 10 MHz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A parte ruim é que para comprar/importar outro MiniPC agora vai ser um para você e outro para RF...
:poker:
O dano ao equipamento foi causado por um equipamento da Claro.
Ela que vai ter que se virar com isso.
 
A perda de pacote provavelmente tem a ver com esse canal OFDMA em 10 MHz.
Essa frequência é bem suscetível a interferências.
No início da implantação do DOCSIS 3.1 pela Claro, aconteceram muitos relatos aqui de perda de pacote após a ativação do canal OFDMA nessa faixa de frequência.
Um colega aqui inclusive relatou que a perda parou quando foi desativado o canal OFDMA em 10 MHz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O dano ao equipamento foi causado por um equipamento da Claro.
Ela que vai ter que se virar com isso.
se esse canal OFDMA é o problema, como eu posso desativar esse canal OFDMA de 10mhz, se ele é o problema?

Porque esta perda de pacotes está muito chata !!!
 
A perda de pacote provavelmente tem a ver com esse canal OFDMA em 10 MHz.
Essa frequência é bem suscetível a interferências.
No início da implantação do DOCSIS 3.1 pela Claro, aconteceram muitos relatos aqui de perda de pacote após a ativação do canal OFDMA nessa faixa de frequência.
Um colega aqui inclusive relatou que a perda parou quando foi desativado o canal OFDMA em 10 MHz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O dano ao equipamento foi causado por um equipamento da Claro.
Ela que vai ter que se virar com isso.
Mesmo que a Claro faça o ressarcimento, ela vai fazer com base no preço que ele pagou e se ele deu sorte de ter importado sem ter que pagar o imposto de 60% vai ficar no prejuízo pois agora não dá mais para escapar do imposto de importação. Isso sem falar do ICMS.
 
como eu posso desativar esse canal OFDMA de 10mhz, se ele é o problema?

Porque esta perda de pacotes está muito chata !!!
Esse é o problema: você não tem como desativar.
Só reclamando da perda de pacote com a Claro que isso pode ser resolvido.
Geralmente o primeiro passo é a revisão do cabeamento, troca de passivos e troca do modem.
Se isso não resolver, o problema é passado para a equipe de manutenção externa, que avalia os ativos de rua, como amplificadores e node.
 
Esse é o problema: você não tem como desativar.
Só reclamando da perda de pacote com a Claro que isso pode ser resolvido.
Geralmente o primeiro passo é a revisão do cabeamento, troca de passivos e troca do modem.
Se isso não resolver, o problema é passado para a equipe de manutenção externa, que avalia os ativos de rua, como amplificadores e node.
PQP (desculpe as palavras)!! mas que inferno !!! Precisar ligar na claro de novo, agendar etc...fazer várias coisas aff...valeu pela respostA

alguma sugestão de como pedir isso na claro/ o que falar ou pedir no atendimento?
 
Boa tarde a todos.

Acabei não informando aqui no tópico, mas em uma dessas chuvas de novembro, um raio caiu aqui do lado, e o surto fez queimar o modem da Claro e queimou o que tava conectado nele - o mini PC Ryzen.

Tem aterramento aqui em casa, mas pelo visto, como o surto foi pelo coaxial, não teria relação, e foi tamanho que os isoladores não tankaram. A porta de rede conectada no modem da Claro, queimou, e fez algum estrago no circuito integrado, pois as outras três ficaram "bagunçadas" nas configurações. E ainda bem que o surto só teve força até o mini PC, se tivesse percorrido as ethernets, teria queimado o desktop, switch, dvr, roteador, etc.

O surto veio pelo cabo coaxial, na rede elétrica não causaria danos até devido ao aterramento presente em tudo aqui em casa, rede montada dentro das normas NBR, e se tivesse ocorrido direto na rede elétrica, teria queimado outras coisas - o que não foi o caso.
Se não me engano a clamper tem produto de proteção de surto pra ethernet, vale a pena dar uma olhada pra não voltar a acontecer no futuro. com essas instalações da claro a chance de um raio cair duas vezes no mesmo lugar é grande
 
PQP (desculpe as palavras)!! mas que inferno !!! Precisar ligar na claro de novo, agendar etc...fazer várias coisas aff...valeu pela respostA

alguma sugestão de como pedir isso na claro/ o que falar ou pedir no atendimento?
Olha, dificilmente alguém no 10621 vai entender o problema ou vai saber o que é perda de pacote.
Minha dica é você reunir todas as provas que existirem por meio de testes e prints mostrando a perda de pacote, e realizar uma reclamação no Consumidor.gov e/ou Anatel.
Esse é o melhor caminho pro teu problema ser levado a sério.
Pelo menos nesses canais você reclama via site ou aplicativo e se poupa do stress de lidar com atendente mal treinado.
 
Se não me engano a clamper tem produto de proteção de surto pra ethernet, vale a pena dar uma olhada pra não voltar a acontecer no futuro. com essas instalações da claro a chance de um raio cair duas vezes no mesmo lugar é grande
Sim, por anos eu fiquei de comprar um iClamper Cabo e acabou que não comprei...

Bom, aprendizado fica aí, comprei um hehe

Em 10 anos de Claro, foi a primeira vez que tive uma ocorrência dessa. Paciência.
 
Olha, dificilmente alguém no 10621 vai entender o problema ou vai saber o que é perda de pacote.
Minha dica é você reunir todas as provas que existirem por meio de testes e prints mostrando a perda de pacote, e realizar uma reclamação no Consumidor.gov e/ou Anatel.
Esse é o melhor caminho pro teu problema ser levado a sério.
Pelo menos nesses canais você reclama via site ou aplicativo e se poupa do stress de lidar com atendente mal treinado.
você poderia me indicar alguns testes que poderia realizar aqui de casa (e como realizá-los), para eu reunir os prints Vanísio?

Sou leigo no assunto rs. Abs
 
Sim, por anos eu fiquei de comprar um iClamper Cabo e acabou que não comprei...

Bom, aprendizado fica aí, comprei um hehe

Em 10 anos de Claro, foi a primeira vez que tive uma ocorrência dessa. Paciência.
Se servir de desencargo de consciência, já tive alguns produtos clamper, incluindo o rj45 e não adiantou porcaria nenhuma.
Inclusive, comprei alguns filtros deles a coisa de 3 ou 4 anos e 2 deles explodiram na minha mão no momento de acionar a chave de liga desliga, não tinha nada conectado neles.
Esse modelo que tinha comprado:

Acho que a qualidade da clamper caiu muito de uns anos pra cá, vamos ver se agora com a Legrand adquirindo a maior parte no começo do ano, se a qualidade irá mudar...
Então fica tranquilo, com clamper ou sem, iria queimar do mesmo jeito! rsrs
 
Se servir de desencargo de consciência, já tive alguns produtos clamper, incluindo o rj45 e não adiantou porcaria nenhuma.
Inclusive, comprei alguns filtros deles a coisa de 3 ou 4 anos e 2 deles explodiram na minha mão no momento de acionar a chave de liga desliga, não tinha nada conectado neles.
Esse modelo que tinha comprado:

Acho que a qualidade da clamper caiu muito de uns anos pra cá, vamos ver se agora com a Legrand adquirindo a maior parte no começo do ano, se a qualidade irá mudar...
Então fica tranquilo, com clamper ou sem, iria queimar do mesmo jeito! rsrs
A peça em questão não é essa, o que o hewson disse é o iClamper Cabo, uma peça adicional conectada no aterramento com entrada/saída coaxial.

Claro, a casa tem que ter aterramento. Acredito que funcione pois conheço quem usa há tempos, mas claro, não presenciei o mesmo caso antes hehehe.

Em relação a qualidade da Clamper em si, eu uso DPS deles no QDC, além do Energia 5 e Energia 8 em algumas coisas aqui há alguns anos, nada a declarar, 0 problemas em relação a surto vindo pela rede elétrica.
 
Olha, dificilmente alguém no 10621 vai entender o problema ou vai saber o que é perda de pacote.
Minha dica é você reunir todas as provas que existirem por meio de testes e prints mostrando a perda de pacote, e realizar uma reclamação no Consumidor.gov e/ou Anatel.
Esse é o melhor caminho pro teu problema ser levado a sério.
Pelo menos nesses canais você reclama via site ou aplicativo e se poupa do stress de lidar com atendente mal treinado.
@lucaspinaffi o ideal é pegar um protocolo no 10621 para depois entrar com as reclamações no Consumidor, Ouvidoria e Anatel. O amigo @Vanísio faltou acrescentar.
 
Pelo jeito o negócio vai ser rezar aqui. O técnico falou de sinais de BER, MER (nem sei que porra que é) e disse que dos canais alto e baixo, um tá chegando negativo aqui (-7 ou -10, não lembro) e o outro estaria no limite do aceitável. Eu não entendo porra nenhuma, mas já vi que vou sofrer com isso pelos próximos meses.

A propósito, voltou à vida o OFDMA aqui.
tilt invertido... de tanto mexerem em pro de algum cliente ferra a rede toda... la vai equipe externa balancear o sinal da sua rua que la na frente alguem com cotoco nas maos vai desbalancear e ficará essa novela toda do HFC...

fique tranquilo temporariamente seu sinal vai estabilizar ( temporariamente ate nao vim um cabeça dura desbalancear em pro de alguém )
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal continuo tendo problema na conexão do meu modem Technicolor TC 3102... alguns dispositivos, novamente, parecem perder pacotes/conexão por um tempo, e depois volta....principalmente quando estamos navegando, vendo videos no YT, insta, etc.

Estou fora do CGNAT, como já mencionei.

Atualmente estou com as redes separadas 2.4g e 5h.

A 2.4g está em 20mhz e canal 6;
A 5g está em 20/40/80 mhz e canal 149.


Lendo pela internet, não sei se tem relação, eu descobri sobre TX e RX....Eu copiei o código da minha região e o mac do modem para ver o SINAL TX e RX, e vi que está dando o seguinte resultado:

-Sinal TX = 39.5
-Sinal RX = 11.3

-SNR DS = 43.5
-SNR UP = 40.4
Receive power = 0.5

DOCSIS 3.1 OFDM
-Channels 1
-Media RX 41.8
-Desvio RX = 2
-Slope -0.54
-6 mhz slices = 16

DOCSIS 3.1 OFDMA
-Channel 1
-Base Freq mhz = 10.65
-Chan width (mhz) = 8.55
-TX = 35.2

OBS:
No modem, em SINAL DOCSIS mostra o TX em 41 dBmv e o TX em 11 dBmv.

LP9OkxS.jpg


Também vi uma galera falando de mudar VALORES de MTU....porém não achei a opção de mudança de MTU no modem Technicolor TC 3102.

Também vi alguns videos de uma galera falando para colocar o DNS padrão da Google ou cloudfare, na parte de IPV4...acham que ajuda????

Alguém poderia me ajudar por favor? Estas perdas de pacotes/conexão constantes são bem chatas!

Auda please @alexandren @Vanísio @Brasil150
Mano, voce tem algum tap ou atenuador ai?

como paliativo que voce esta passando ( técnico faria isso) atenuar seu sinal pra 3db ou 6 db se o tx nao ultrapassar 51

isso me lembra quando tinha CBN ... mesmo jeito desse aberraçaocolor 3102


quando tinha esses problemas vivia tirando e colocando taps quando a rede externa esta sendo degradada... cansa ficar explicando quem me ligava perguntando "o que está acontecendo ?"

se nao tiver como fazer o paliativo segue a dica do @Vanísio .... pois rede suja OFDMA nao aguenta o fedor
 
Última edição:
A peça em questão não é essa, o que o hewson disse é o iClamper Cabo, uma peça adicional conectada no aterramento com entrada/saída coaxial.

Claro, a casa tem que ter aterramento. Acredito que funcione pois conheço quem usa há tempos, mas claro, não presenciei o mesmo caso antes hehehe.

Em relação a qualidade da Clamper em si, eu uso DPS deles no QDC, além do Energia 5 e Energia 8 em algumas coisas aqui há alguns anos, nada a declarar, 0 problemas em relação a surto vindo pela rede elétrica.
Esse link que mandei é oq eu comprei e explodiram 2 na minha mão... não comprei pelo filtro, apenas por conta do botão liga e desliga e foi justamente ligando e desligando que a bagaça explodiu e foram logo 2!
Eu já tive RJ45 queimado usando protetor da Clamper, por acaso também foi na claro hfc.

Pra quem tiver espaço, melhor coisa é DPS no quadro, é o que faço em todo lugar. Nunca usei da clamper, mas depois das experiencias que tive com eles, não quero saber de nenhum produto...
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo