[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Boa tarde a todos.

Acabei não informando aqui no tópico, mas em uma dessas chuvas de novembro, um raio caiu aqui do lado, e o surto fez queimar o modem da Claro e queimou o que tava conectado nele - o mini PC Ryzen.

Tem aterramento aqui em casa, mas pelo visto, como o surto foi pelo coaxial, não teria relação, e foi tamanho que os isoladores não tankaram. A porta de rede conectada no modem da Claro, queimou, e fez algum estrago no circuito integrado, pois as outras três ficaram "bagunçadas" nas configurações. E ainda bem que o surto só teve força até o mini PC, se tivesse percorrido as ethernets, teria queimado o desktop, switch, dvr, roteador, etc.

O surto veio pelo cabo coaxial, na rede elétrica não causaria danos até devido ao aterramento presente em tudo aqui em casa, rede montada dentro das normas NBR, e se tivesse ocorrido direto na rede elétrica, teria queimado outras coisas - o que não foi o caso.

Agora, estou em tratativas com a Claro, que já realizaram vistoria técnica para registrar o dano, trocaram o modem e estou aguardando resposta dos laudos que enviei, que no caso, solicitaram 3 comprovando o dano no mini PC, além de comprovantes de compra, etc.
Mini pc você usava pra somar os links da sua assinatura?? Se sim me manda uma msg inbox que queria te perguntar sobre ele, teu perfil não deixa mandar msg (ou eu sou muito noob pra achar aqui kkkkkk).
 
Mais um update sobre a história de limite na Claro. Meu caso foi solucionado rápido, mas não sei dizer se foi uma solução de fato por eles, ou se foi automática na virada da fatura. Consegui contato com o supervisor através do último técnico que me visitou e informei todo o caso para ele e o mesmo resolveu o problema, no dia seguinte a internet não retornou para 30mb de download.

Linha do tempo:
  1. 01/12/2023 - internet do plano de 600MB começa a ser limitada em 30mb de download enquanto o upload permanece em 100MB (consumo no mês passado de 3.7TB de acordo com o aplicativo deles - causado por um Xbox Série S e muita indecisão no gamepass)
  2. 02/12/2023 - primeira visita do técnico #1, realizada troca do modem, plano alterado para 750MB ao meu pedido para ver se resolveria também e problema solucionado na hora
  3. 03/12/2023 - internet volta a apresentar limite de velocidade
  4. 04/12/2023 - segunda visita do técnico #2, realizada troca do modem e problema solucionado na hora
  5. 04/12/2023 - abertura de protocolos na ouvidora da claro e na Anatel
  6. 05/12/2023 - internet volta a apresentar limite de velocidade
  7. 05/12/2023 - terceira visita do técnico #3, dessa vez, não realizou a troca do modem e mediu o sinal na entrada, conseguiu resolver o problema sem trocar o modem conversando com o supervisor, sinais na caixa em frente da casa estavam ok
  8. 05/12/2023 - boleto do mês de Novembro encerrado e pago em débito automático
  9. 06/12/2023 - internet volta a apresentar limite de velocidade
  10. 07/12/2023 - quarta visita do técnico #4, dessa vez, só me passou o contato do supervisor dele por WhatsApp. No final do dia, ele resolveu o problema
  11. 08/12/2023 - problema não retornou, Claro me ligou com relação aos protocolos que abri e me deram desconto de 50R$ na fatura

# - todos os técnicos foram diferentes, nenhum repetiu a visita técnica em casa.
Espero que meu relato ajude outras pessoas no futuro, agradeço as dicas do pessoal.

Observação: por alguma razão, após a solução do supervisor, meu modem está com as luzes DS e telefone 1 e 2 (não possuo linha fixa de telefone) piscando o tempo todo, com a internet funcionando normalmente.
 
Última edição:
tilt invertido... de tanto mexerem em pro de algum cliente ferra a rede toda... la vai equipe externa balancear o sinal da sua rua que la na frente alguem com cotoco nas maos vai desbalancear e ficará essa novela toda do HFC...

fique tranquilo temporariamente seu sinal vai estabilizar ( temporariamente ate nao vim um cabeça dura desbalancear em pro de alguém )
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mano, voce tem algum tap ou atenuador ai?

como paliativo que voce esta passando ( técnico faria isso) atenuar seu sinal pra 3db ou 6 db se o tx nao ultrapassar 51

isso me lembra quando tinha CBN ... mesmo jeito desse aberraçaocolor 3102


quando tinha esses problemas vivia tirando e colocando taps quando a rede externa esta sendo degradada... cansa ficar explicando quem me ligava perguntando "o que está acontecendo ?"

se nao tiver como fazer o paliativo segue a dica do @Vanísio .... pois rede suja OFDMA nao aguenta o fedor
então o modem está conectado com um TAP sim, vou mandar a foto.

Como faço para "atenuar" esse sinal e fazer esse paliativo ??? Poderia me orientar?

Eu quero ver se consigo resolver aqui ou pelo menos deixar a rede utilizável/navegável em casa....porque se começar a dar dor de cabeça, vou logo mudar para o plano 750mb e pedir o modem f@st 3896 com WIFI 6....

Outra: sabe se eu colocar o tal DNS fixo la em ipv4 (dns do google ou cloudfare) ajuda em alguma coisa???? @Vanísio sabe se ajuda o DNS?

Foto da conexão do modem:

gsN3sCw.jpg
 
então o modem está conectado com um TAP sim, vou mandar a foto.

Como faço para "atenuar" esse sinal e fazer esse paliativo ??? Poderia me orientar?

Eu quero ver se consigo resolver aqui ou pelo menos deixar a rede utilizável/navegável em casa....porque se começar a dar dor de cabeça, vou logo mudar para o plano 750mb e pedir o modem f@st 3896 com WIFI 6....

Outra: sabe se eu colocar o tal DNS fixo la em ipv4 (dns do google ou cloudfare) ajuda em alguma coisa???? @Vanísio sabe se ajuda o DNS?

Foto da conexão do modem:

gsN3sCw.jpg
so colocar o modem na saída OUT pra saída TAP, reinicia o modem e depois nos mande print do site níveis vai testando...
vamos te orientando
 
Fala galera, boa noite.

A claro está passando fibra na av principal no bairro onde eu moro, porém não sei se é para o FTTH, não encontrei ninguém dos cara para perguntar, porém confirmei que é da claro por estar identificado com a placa. Outra coisa que me chamou a atenção a sobra do cabo eles deixaram espinado no próprio cabo, não estão utilizando aqueles raquetes que geralmente eles utilizam no FTTH.

Outra coisa que percebi não estão utilizando cordoalha, seja ela aquela de aço, ou aquela preta que parece fibra, nenhuma das duas. Pode ser que seja para alimentar alguma torre de telefonia ou estejam fazendo um anel. Estou torcendo que seja GPON.
Atualização pessoal, é um cabo de 72 Fibras que estão passando, a princípio é para retirar o cabo que está passando no outro lado da rua, hoje o mesmo está ativo e irão passar tudo para esse novo, essa fibra nova vai ser usada para o coaxial e sites 5G segundo o que o pessoal que estava efetuando o lançamento me disseram. Não foi dessa vez galera :(
 
Atualização pessoal, é um cabo de 72 Fibras que estão passando, a princípio é para retirar o cabo que está passando no outro lado da rua, hoje o mesmo está ativo e irão passar tudo para esse novo, essa fibra nova vai ser usada para o coaxial e sites 5G segundo o que o pessoal que estava efetuando o lançamento me disseram. Não foi dessa vez galera :(
Não perca esperança, foi a mesma coisa aqui, no máximo algumas ruas vao demorar pra colocar CTO. Essas terceirizadas abduzidas esquecem que existem pessoas querem uma internet boa e fibra e NAO COM FIBRA!
 
Última edição:
  1. 03/12/2023 - internet volta a apresentar limite de velocidade

so colocar o modem na saída OUT pra saída TAP, reinicia o modem e depois nos mande print do site níveis vai testando...
vamos te orientando
ou seja, em termos de leigos (rsrsrs): é só desconectar o cabo branco do modem da saída que está e ligar naquela outra entrada vazia do TAP???

e para reiniciar, posso desligar o modem, esperar uns 30 segundos e ligá-lo novamente? ou precisa entrar nas configs e clicar na opção "reiniciar modem"?
 
ou seja, em termos de leigos (rsrsrs): é só desconectar o cabo branco do modem da saída que está e ligar naquela outra entrada vazia do TAP???

e para reiniciar, posso desligar o modem, esperar uns 30 segundos e ligá-lo novamente? ou precisa entrar nas configs e clicar na opção "reiniciar modem"?
isso cabo que é ligado no modem na saida TAP, feito isso, desliga por 30"... configurações so pra ver rádio frequência dos sinais e modificar a rede wi-fi (nome da rede, canal, largura de banda...)
 
Depois da "cobrança" indevida de 3 centavos, o fato da empresa eventualmente travar os "usuários heavy" em 30 megas, e agora essa notícia maravilhosa, eu torço pra falência desse LIXO de empresa, espero NUNCA mais ter nenhum serviço dessa bomba.

Claro defende aumento de preços na banda larga fixa​

Esse movimento só ocorrerá se seguido por demais players. ‘A racionalização só vai acontecer se todos vierem’, diz Fábio Nahoum.
 
Depois da "cobrança" indevida de 3 centavos, o fato da empresa eventualmente travar os "usuários heavy" em 30 megas, e agora essa notícia maravilhosa, eu torço pra falência desse LIXO de empresa, espero NUNCA mais ter nenhum serviço dessa bomba.

Claro defende aumento de preços na banda larga fixa​

Esse movimento só ocorrerá se seguido por demais players. ‘A racionalização só vai acontecer se todos vierem’, diz Fábio Nahoum.
Essa notícia já foi postada aqui.
Se o mercado fosse hoje só Oi, Claro, Vivo e TIM, pode ter certeza que essa possibilidade era real.
E de preferência a combinação a seguir: preço alto, velocidade baixa e tecnologia de entrega da conexão ao cliente defasada.
 
então o modem está conectado com um TAP sim, vou mandar a foto.

Como faço para "atenuar" esse sinal e fazer esse paliativo ??? Poderia me orientar?

Eu quero ver se consigo resolver aqui ou pelo menos deixar a rede utilizável/navegável em casa....porque se começar a dar dor de cabeça, vou logo mudar para o plano 750mb e pedir o modem f@st 3896 com WIFI 6....

Outra: sabe se eu colocar o tal DNS fixo la em ipv4 (dns do google ou cloudfare) ajuda em alguma coisa???? @Vanísio sabe se ajuda o DNS?

Foto da conexão do modem:

gsN3sCw.jpg
Não.
DNS não influencia nisso.
Pra atenuar, você põe um TAP com valor maior que esse daí.
 
Não perca esperança, foi a mesma coisa aqui, no máximo algumas ruas vao demorar pra colocar CTO. Essas terceirizadas abduzidas esquecem que existem pessoas querem uma internet boa e fibra e NAO COM FIBRA!

Um dia eu sei que vai chegar, mas quando vai chegar esse dia ? Nunca saberemos kk
Vai depender de muitos fatores pra Internet chegar em um local.
Orçamento do investimento pra tudo: liberação da prefeitura, os equipamentos da central, fibra, CTO, aluguel, equipe de projetos, equipe de implementação da fibra, equipe de implementação das CTO, etc.
Fora isso o projeto que vai determinar até onde será feita a implementação de homes passed. Não sei como é nas grandes, mas já fiz parte de equipe de projeto pra pequena.
É tudo muito bem determinado no projeto, não tem como sair do que tá lá e antes de implementar sempre tem visita de supervisão em todo o trecho pra ver se não vai ter algum impedimento.
As grandes tem mais $$ pra investir né, então é mais fácil torcer pra que uma dessas chegue.
Por exemplo, onde moro encontrei a equipe de infra de CTO da Claro trabalhando, fui conversar em uma dessas vezes mas eles disseram que não sabiam pra onde iam porque só pegavam a meta do dia.
Diferente da TIM que a equipe já andava com o mapa de toda a área que ia ser coberta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois da "cobrança" indevida de 3 centavos, o fato da empresa eventualmente travar os "usuários heavy" em 30 megas, e agora essa notícia maravilhosa, eu torço pra falência desse LIXO de empresa, espero NUNCA mais ter nenhum serviço dessa bomba.

Claro defende aumento de preços na banda larga fixa​

Esse movimento só ocorrerá se seguido por demais players. ‘A racionalização só vai acontecer se todos vierem’, diz Fábio Nahoum.
Aí as outras fingem que combinam, a Claro aumenta, elas baixam os valores e a Claro perde vendas e clientes da base. STONKS.
 
Aí as outras fingem que combinam, a Claro aumenta, elas baixam os valores e a Claro perde vendas e clientes da base. STONKS.
Pior que não ocorreria isso, já que as grandes sabem como operar de forma cartelizada hehehe

Fora que a Claro já tem histórico de falar uma coisa, e praticar outra, vide o Félix falando besteira em outros momentos.
 
Se o mercado fosse hoje só Oi, Claro, Vivo e TIM, pode ter certeza que essa possibilidade era real.
E de preferência a combinação a seguir: preço alto, velocidade baixa e tecnologia de entrega da conexão ao cliente defasada.

Hoje com o alcance dos pequenos e médios prestadores as pessoas teriam para onde correr se as grandes quisessem aumentar a tabela de preços. O resumo do que a Claro gostaria é:

- Preços praticados no patamar de 5 anos atrás;

- Franquia de dados difundida na banda larga fixa e a cobrança por giga extra;

- A obrigatoriedade das empresas de streaming em arcar com custos referentes a infraestrutura de rede já que representam um elo importante no aumento de demanda por tráfego;

- Aumento de tributação sobre pequenos ISP's, sufocando o nicho e forçando repasses na ponta final;



 
Última edição:
(...)
Se o mercado fosse hoje só Oi, Claro, Vivo e TIM, pode ter certeza que essa possibilidade era real.
E de preferência a combinação a seguir: preço alto, velocidade baixa e tecnologia de entrega da conexão ao cliente defasada.

Exato. E com a galinha dos ovos de outro da Claro acabando (número de assinantes de TV diminuindo de forma contínua), agora querem aumentar a margem do serviço de internet. Só que não vai rolar não exatamente pelo motivo que você coloca acima.

Aliás, não sei quanto tempo a Vivo tem o serviço de "aluguel de equipamentos" e "serviços de transformação digital", mas eu só descobri isso recentemente. Me parece que a Vivo já está tentando achar outras fontes de faturamento, enquanto a Claro só pensa ir pelo caminho mais fácil (aumentar os preços sem tentar inovar)...

Se a Claro quiser sobreviver nessa nova realidade (cable cutters), deveria estar investindo em montar (e vender) um serviços de CDN para usar a infra que já possui ou algo na linha de serviços empresariais que parece ser o que a Vivo está tentando fazer... Outra opção seria streaming, mas a GloboPlay já ocupou esse espaço no mercado nacional.

Aliás, tá caindo de maduro uma coisa que nenhum provedor oferece: um link com alta disponibilidade e redundância com preço acessível para uso doméstico. Com tanta gente trabalhando de home office, certo que teria mercado para isso (quantos hoje não pagam dois provedores por esse motivo?). Ou então uma assinatura de 500Mbps de internet que por mais R$ 89,00 na mensalidade libera todos os canais Premiere por streaming.

Bem, ideais não faltam, meu ponto é que a Claro só querendo aumentar o preço da internet me parece que está querendo ir pelo caminho mais fácil e mais arriscado para eles.
 
Última edição:
Hoje com o alcance dos pequenos e médios prestadores as pessoas teriam para onde correr se as grandes quisessem aumentar a tabela de preços. O resumo do que a Claro gostaria é:

- Preços praticados no patamar de 5 anos atrás, mesmo com o custo por mega caindo ano após ano;

- Franquia de dados difundida na banda larga fixa e a cobrança por giga extra;

- A obrigatoriedade das empresas de streaming em arcar com custos referentes a infraestrutura de rede já que representam um elo importante no aumento de demanda por tráfego;

- Aumento de tributação sobre pequenos ISP's, sufocando o nicho e forçando repasses na ponta final;




Claro, Vivo e TIM se pudessem teriam sim preço alto e franquia na banda larga fixa igual você falou. Acabou a franquia? Pague pra usar mais. A única que ia na contramão disso era a Oi. Plano de celular ilimitado? Oi fez. Foi vendida para essas três, esses planos ilimitados estão sendo descontinuados pouco a pouco. Chegar com fibra em bairro de periferia? Primeiro foi a Oi, aí as outras enxergaram esse mercado sedento por mais velocidade e Internet de qualidade.
Ouço conversas das grandes sobre uma consolidação do mercado, onde elas pretendem engolir as pequenas na base da compra. Estão só esperando a galinha ficar gorda. Recentemente teve fusão de Vero e Americanet. As duas juntas ficam em tamanho médio pra grande, quase uma GVT. Certeza que uma grandona vai comprar em breve. Aquela Alloha, que tem muitas marcas sob o nome dela, atende em muitos lugares das grandonas, logo é comprada. Já li algo sobre interesse na Mob, Brisanet e Desktop, que é a primeira da fila. Acredito que em 10 anos só vai ter as grandes mesmo.
Chuto até que a V.tal seja comprada e volte a ser rede privada e não neutra.
Todas as operadoras que ousaram quebrar as barreiras foram quebradas ou vendidas.
Exato. E com a galinha dos ovos de outro da Claro acabando (número de assinantes de TV diminuindo de forma contínua), agora querem aumentar a margem do serviço de internet. Só que não vai rolar não exatamente pelo motivo que você coloca acima.

Aliás, não sei quanto tempo a Vivo tem o serviço de "aluguel de equipamentos" e "serviços de transformação digital", mas eu só descobri isso recentemente. Me parece que a Vivo já está tentando achar outras fontes de faturamento, enquanto a Claro só pensa ir pelo caminho mais fácil (aumentar os preços sem tentar inovar)...

Se a Claro quiser sobreviver nessa nova realidade (cable cutters), deveria estar investindo em montar (e vender) um serviços de CDN para usar a infra que já possui ou algo na linha de serviços empresariais que parece ser o que a Vivo está tentando fazer... Outra opção seria streaming, mas a GloboPlay já ocupou esse espaço no mercado nacional.

Aliás, tá caindo de maduro uma coisa que nenhum provedor oferece: um link com alta disponibilidade e redundância com preço acessível para uso doméstico. Com tanta gente trabalhando de home office, certo que teria mercado para isso (quantos hoje não pagam dois provedores por esse motivo?). Ou então uma assinatura de 500Mbps de internet que por mais R$ 89,00 na mensalidade libera todos os canais Premiere por streaming.

Bem, ideais não faltam, meu ponto é que a Claro só querendo aumentar o preço da internet me parece que está querendo ir pelo caminho mais fácil e mais arriscado para eles.
Quando fui comprar meu combo da Vivo, fui em uma loja própria, como me apresentei como criador de conteúdo e mostrei meu trabalho, uns consultores e o gerente ficaram conversando comigo sobre a posição da Vivo hoje, ela não se declara mais como operadora de telefonia e sim empresa de multisserviços de tecnologia e saúde.
A loja toda reposicionada com coisas que não oferecia antes. A Vivo sacou que se focar apenas em telefonia móvel e fixa, pode não existir no futuro.
A Claro acha que encarecendo planos e reduzindo franquia de cliente vai conseguir manter ele? Ele vai pra outra, mas e se não existir essa outra? Você fica com a única opção, que seria ela ou então as colegas que praticaram as mesmas coisas que ela, então você vai ficando. Essa é a intenção da Claro.
E o brasileiro que sempre sofreu calado e nunca brigou por nada, vai achar besteira protestar contra aumento da internet, quando realmente perceber que foi passado pra trás, será tarde.
 
Mesmo que mostre que tem fibra, será melhor ligar porque, aqui no Rio de Janeiro, em especial no bairro onde moro e condomínio, a fibra já foi instalada no meu bloco e andar mas a CLARO não confirma a viabilidade. Ainda não consegui ir até o DG do meu bloco para ver se realmente já está chegando a FIBRA. Podem ter apenas adiantado a colocação dos cabos nos blocos. Ontem eu recebi o técnico para diminuir a atenuação do sinal da BL lá no meu AP e aproveitei para falar da liberação da FIBRA. Mostrei a ele as caixas CDOI/CTO etc...
Aí vem a pergunta: Porque eu só consegui mudar de tecnologia com a ajuda do técnico enviando as fotos da instalação para o seu supervisor?
Hoje com o alcance dos pequenos e médios prestadores as pessoas teriam para onde correr se as grandes quisessem aumentar a tabela de preços.
Foi exatamente o meu caso quando solicitei a CLARO e só depois de muita briga que descobri que eu estava na lista negra deles. Só consegui o plano que eu queria no CPF da minha esposa, lá na Anatel, quando nem na OUVIDORIA eles conseguiram aceitar o meu CPF, apesar de dizerem que eu nao tinha nenhum impedimento.
Exato. E com a galinha dos ovos de outro da Claro acabando (número de assinantes de TV diminuindo de forma contínua), agora querem aumentar a margem do serviço de internet. Só que não vai rolar não exatamente pelo motivo que você coloca acima.

Aliás, não sei quanto tempo a Vivo tem o serviço de "aluguel de equipamentos" e "serviços de transformação digital", mas eu só descobri isso recentemente. Me parece que a Vivo já está tentando achar outras fontes de faturamento, enquanto a Claro só pensa ir pelo caminho mais fácil (aumentar os preços sem tentar inovar)...

Se a Claro quiser sobreviver nessa nova realidade (cable cutters), deveria estar investindo em montar (e vender) um serviços de CDN para usar a infra que já possui ou algo na linha de serviços empresariais que parece ser o que a Vivo está tentando fazer... Outra opção seria streaming, mas a GloboPlay já ocupou esse espaço no mercado nacional.

Aliás, tá caindo de maduro uma coisa que nenhum provedor oferece: um link com alta disponibilidade e redundância com preço acessível para uso doméstico. Com tanta gente trabalhando de home office, certo que teria mercado para isso (quantos hoje não pagam dois provedores por esse motivo?). Ou então uma assinatura de 500Mbps de internet que por mais R$ 89,00 na mensalidade libera todos os canais Premiere por streaming.

Bem, ideais não faltam, meu ponto é que a Claro só querendo aumentar o preço da internet me parece que está querendo ir pelo caminho mais fácil e mais arriscado para eles.
Com a demora da Claro em me aceitar ou não, eu contratei a PREDIALNET, empresa local que me vendeu 500/500 e recebo 800/800 na média.
Somente depois que assinei com a CLARO no CPF da esposa, que passei a ter o segundo link pelo fato de trabalhar em casa 3 dias na semana.
 
Já marquei duas visitas e os técnicos finalizam e não comparecem. Estou tendo problemas com esse modem em relação a linha fixa, não pode desligar o modem, colocar em bridge ou dar um reset que o sinal da linha some, ai vocês podem me perguntar porque não deixar o modem ligado 24hs, de fato ele fica assim, mas moro num prédio antigo de 18 anos e a fiação elétrica nunca foi trocada e por isso durante o dia é comum ter queda de energia, no meu techinicolor voltava tudo normal. Solicitei para voltar ao techinicolor ou vou cancelar e voltar para Vivo. Eles falaram que vão fazer a troca amanhã, mas eu duvido que o técnico compareça. Sexta-feira o técnico disse que minha ordem de serviço estava coaxial e ele não iria vir porque é fibra, sinceramente achei desculpa, se as OS são geradas a partir do numero do meu contrato é óbvio que tava fibra.
Sei que é incomum precisar de linha fixa hoje em dia, mas meus avos moram no interior e não usam celular nem nada então o principal meio de contato acaba sendo o telefone fixo
 
Exato. E com a galinha dos ovos de outro da Claro acabando (número de assinantes de TV diminuindo de forma contínua), agora querem aumentar a margem do serviço de internet. Só que não vai rolar não exatamente pelo motivo que você coloca acima.

Aliás, não sei quanto tempo a Vivo tem o serviço de "aluguel de equipamentos" e "serviços de transformação digital", mas eu só descobri isso recentemente. Me parece que a Vivo já está tentando achar outras fontes de faturamento, enquanto a Claro só pensa ir pelo caminho mais fácil (aumentar os preços sem tentar inovar)...

Se a Claro quiser sobreviver nessa nova realidade (cable cutters), deveria estar investindo em montar (e vender) um serviços de CDN para usar a infra que já possui ou algo na linha de serviços empresariais que parece ser o que a Vivo está tentando fazer... Outra opção seria streaming, mas a GloboPlay já ocupou esse espaço no mercado nacional.

Aliás, tá caindo de maduro uma coisa que nenhum provedor oferece: um link com alta disponibilidade e redundância com preço acessível para uso doméstico. Com tanta gente trabalhando de home office, certo que teria mercado para isso (quantos hoje não pagam dois provedores por esse motivo?). Ou então uma assinatura de 500Mbps de internet que por mais R$ 89,00 na mensalidade libera todos os canais Premiere por streaming.

Bem, ideais não faltam, meu ponto é que a Claro só querendo aumentar o preço da internet me parece que está querendo ir pelo caminho mais fácil e mais arriscado para eles.
Não é só a Claro. Toda grande operadora quer o caminho mais fácil.
Especialmente porque todas essas empresas vão à Brasília chorar no colo dos políticos pedindo "benefícios pra manterem os empregos" e sempre são atendidas.
O monopólio da Oi foi sustentado dessa forma.
A Vivo em 2016 queria forçar a franquia justamente pra frear os investimentos em rede, pra ofertar um serviço caro, defasado e sem investir um só centavo em infra.
Já a TIM dificilmente conseguiria fazer na Itália o que ela faz aqui no serviço TIM Live, já que aqui é terra de ninguém, onde o cliente só tem que pagar a conta e aceitar calado o que vier de cima.
Nenhuma dessas empresas grandes quer saber de qualidade de serviço, e sim o caminho mais curto pro máximo de grana possível.
E foda-se o cliente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já marquei duas visitas e os técnicos finalizam e não comparecem. Estou tendo problemas com esse modem em relação a linha fixa, não pode desligar o modem, colocar em bridge ou dar um reset que o sinal da linha some, ai vocês podem me perguntar porque não deixar o modem ligado 24hs, de fato ele fica assim, mas moro num prédio antigo de 18 anos e a fiação elétrica nunca foi trocada e por isso durante o dia é comum ter queda de energia, no meu techinicolor voltava tudo normal. Solicitei para voltar ao techinicolor ou vou cancelar e voltar para Vivo. Eles falaram que vão fazer a troca amanhã, mas eu duvido que o técnico compareça. Sexta-feira o técnico disse que minha ordem de serviço estava coaxial e ele não iria vir porque é fibra, sinceramente achei desculpa, se as OS são geradas a partir do numero do meu contrato é óbvio que tava fibra.
Sei que é incomum precisar de linha fixa hoje em dia, mas meus avos moram no interior e não usam celular nem nada então o principal meio de contato acaba sendo o telefone fixo
Na minha opinião você já devia ter voltado pra Vivo há muito tempo.
O serviço é pago (e caro), e se você tem que implorar pra ser atendido, melhor ir atrás de quem te quer como cliente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

- A obrigatoriedade das empresas de streaming em arcar com custos referentes a infraestrutura de rede já que representam um elo importante no aumento de demanda por tráfego;
Haja visto que Meta, Google, TikTok e Netflix instalam CDNs dentro da infra local das operadoras, muitas vezes com custo zero, isso chega a ser uma piada.
As demais, como o Globoplay, estão em todos os PTTs e IXs.
Então, não existe carga nenhuma na rede das operadoras. É só choro mesmo.
 
Última edição:
Não é só a Claro. Toda grande operadora quer o caminho mais fácil.
Especialmente porque todas essas empresas vão à Brasília chorar no colo dos políticos pedindo "benefícios pra manterem os empregos" e sempre são atendidas.
O monopólio da Oi foi sustentado dessa forma.
A Vivo em 2016 queria forçar a franquia justamente pra frear os investimentos em rede, pra ofertar um serviço caro, defasado e sem investir um só centavo em infra.
Já a TIM dificilmente conseguiria fazer na Itália o que ela faz aqui no serviço TIM Live, já que aqui é terra de ninguém, onde o cliente só tem que pagar a conta e aceitar calado o que vier de cima.
Nenhuma dessas empresas grandes quer saber de qualidade de serviço, e sim o caminho mais curto pro máximo de grana possível.
E foda-se o cliente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Na minha opinião você já devia ter voltado pra Vivo há muito tempo.
O serviço é pago (e caro), e se você tem que implorar pra ser atendido, melhor ir atrás de quem te quer como cliente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Haja visto que Meta, Google, TikTok e Netflix instalam CDNs dentro da infra local das operadoras, muitas vezes com custo zero, isso chega a ser uma piada.
As demais, como o Globoplay, estão em todos os PTTs e IXs.
Então, não existe carga nenhuma na rede das operadoras. É só choro mesmo.
@Vanísio e outra o que vende planos de 200, 300, 500 Megas e o consumo de streaming.
Se fosse só para enviar e receber email e ficar lendo página HTML qualquer 30,50 Megas de conexão resolvia.
Elas (operadoras) sobretaxando os streaming e Cia (que já estão nos CDNs) podem literalmente saírem prejudicadas.
Eu mesmo se tiver que pagar a mais, prefiro me desfazer desses serviços (streaming e etc) e uso só a conexão móvel (5G, 4G) no celular e cancelo Fibra em casa.
 
Hoje com o alcance dos pequenos e médios prestadores as pessoas teriam para onde correr se as grandes quisessem aumentar a tabela de preços. O resumo do que a Claro gostaria é:

- Preços praticados no patamar de 5 anos atrás;

- Franquia de dados difundida na banda larga fixa e a cobrança por giga extra;

- A obrigatoriedade das empresas de streaming em arcar com custos referentes a infraestrutura de rede já que representam um elo importante no aumento de demanda por tráfego;

- Aumento de tributação sobre pequenos ISP's, sufocando o nicho e forçando repasses na ponta final;





A claro chora a tempos (não só a claro) que a internet no Brasil é barata. Os provedores locais colocaram um peso que as operadoras não esperavam. O cliente não liga mais para o nome, nas real não importa o santo, o importante é o milagre, e nesse aspecto muitas regionais atendem bem as necessidades básicas.

Outra questão que hoje mais de 70% do tráfego está no IX o que na prática faz com que a Claro use praticamente a estrutura básica da sua rede para prover o acesso, onde está o custo que

Os regionais "aprenderam" que a ocupação da rede é mais importante que "mendigar" a velocidade fornecida, ou seja, quanto mais banda você tem para executar o que quer mais rápido libera a rede fazendo com que outro utilize, uma empresa como a Claro sabe disso, e ao invés de criar incrementos para ganhar mais ela prefere taxar a concorrência e subir o valor do mega.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo