[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

É exatamente isso que está acontecendo aqui. A rota da Claro está estranha pois esse serviço tem ponto no Brasil e a Claro fica roteando pra fora, por isso fico me perguntando se é seguro ficar com a VPN 24h conectada e passando tráfego alto.

Pode dar problema com a Claro.
da nada, a claro é a operadora que descaradamente cobra por troca de trafego usando a base de clientes dela como arma contra o concorrente(leia-se concorrente qual quer outra empresa que tenha que interagir com trafego de dados com os clientes da claro, ou seja outros isp, cdn, datacenters e etc).

se o concorrente não quiser pagar o "boleto" de compra de trafego com a embratel, a claro simplesmente não permite a troca de trafego nacional e manda tudo la pra gringa pra literalmente F# com o concorrente.
já que pro grupo claro não importa muito, já que eles são um dos que tem o backbone nacional e internacional de maior capacidade em Bananialand, eles tem o luxo de poder gastar banda no backbone internacional deles.

essa é a realidade, que só melhorou um pouco nos últimos 2 anos pra ca, pq a level3/cirion fez algum acordo com a embratel(não tenho ideia qual dos lados deu a iniciativa) e ativaram varios locais de troca de trafego aqui em Bananialand.
e como vários concorrentes da claro usam level3 como empresa principal de upstream, acaba amenizando a situação com esse contorno embratel -> level3 -> concorrente.

se for o caso o @Brasil150, se tiver roteador ae com openwrt, simplesmente conecta a vpn nele sem direcionar o trafego todo da rede para a vpn em si, e instala o pacote pbr e configura nele pra redirecionar só o que vc quer pra dentro da vpn.
faço isso la na roça, pq o isp local que uso la da uns pal de rota com o ewelink e pra usar com sonoffi fica complicado.
pra operadora nada mais é do que trafego criptografado, não tem como eles saberem o que qui esta passando na conexão.

inclusive minha config no pbr no openwrt:
redirecionamento de trafego baseano no endereço mac do cliente, mas da pra tu fazer como quiser hahaha, mandando tudo pra vpn cloudflare warp
image.png
 
Última edição:
É exatamente isso que está acontecendo aqui. A rota da Claro está estranha pois esse serviço tem ponto no Brasil e a Claro fica roteando pra fora, por isso fico me perguntando se é seguro ficar com a VPN 24h conectada e passando tráfego alto.

Pode dar problema com a Claro?
Só me refresca uma coisa porque no meio de toda a conversa eu esqueci, seu plano é HFC ou é fibra?
Porque é aquela coisa, sendo VPN a Claro não vai saber o que exatamente é esse tráfego, só vai ver o tráfego em si criptografado. Mas no caso de HFC, pra usuário que usa muita banda a Claro tinha aquela palhaçada de suspeitar de revenda de sinal, hospedagem de servidor e dar aquela capada básica no usuário. Na fibra não temos relato disso.
 
Só me refresca uma coisa porque no meio de toda a conversa eu esqueci, seu plano é HFC ou é fibra?
Porque é aquela coisa, sendo VPN a Claro não vai saber o que exatamente é esse tráfego, só vai ver o tráfego em si criptografado. Mas no caso de HFC, pra usuário que usa muita banda a Claro tinha aquela palhaçada de suspeitar de revenda de sinal, hospedagem de servidor e dar aquela capada básica no usuário. Na fibra não temos relato disso.
nesse caso não importa, uso de dados não tem nada a ver com essa palhaçada de trafego que fazem.

a pra vcs ae, rota com os 3 isp que tenho assinado hj:
claro hfc bh:
image.png


algar ftth bh:
mesmo caso de rota indo pra miami
image.png


isp local la da roça:
image.png


e outra coisa, que chato manda um tracert pra esse ip em, um milhão de hops que não respondem.
 
Última edição:
nesse caso não importa, uso de dados não tem nada a ver com essa palhaçada de trafego que fazem.

a pra vcs ae, rota com os 3 ips que tenho assinado hj:
claro hfc bh:
image.png


algar ftth bh:
mesmo caso de rota indo pra miami
image.png


isp local la da roça:
image.png


e outra coisa, que chato manda um tracert pra esse ip em, um milhão de hops que não respondem.
É que eu não sei que tipo de hospedagem de servidor que ele vai fazer ou se isso vai consumir muita banda, não era com base nisso que ela botou alguns usuários do HFC na listinha premiada?
 
É que eu não sei que tipo de hospedagem de servidor que ele vai fazer ou se isso vai consumir muita banda, não era com base nisso que ela botou alguns usuários do HFC na listinha premiada?
a lista premiada é meio aleatória.

quem postou aqui no forum que caiu nela, sempre estava consumindo mais de 4TB, e mesmo assim comparando com outros aqui do tópico mesmo, ate com meu uso que passa de 6TB/mes fácil no HFC, não entramos na lista.

único padrão que pessoal aqui no tópico ligou pra cair nessa lista é: usar mais de 4TB/mes e estar numa região com infra congestionada.

e tem uma questão que a gente ainda vai descobrir no futuro, se na rede ftth a claro vai fazer o mesmo de lista premiada.
pq querendo ou não, rede pon é rede compartilhada tb, a receita da merda do congestionamento é teus vizinhos de porta pon contratarem planos altos de velocidade e sempre ficarem utilizando em alta taxa :limo:
 
a lista premiada é meio aleatória.

quem postou aqui no forum que caiu nela, sempre estava consumindo mais de 4TB, e mesmo assim comparando com outros aqui do tópico mesmo, ate com meu uso que passa de 6TB/mes fácil no HFC, não entramos na lista.

único padrão que pessoal aqui no tópico ligou pra cair nessa lista é: usar mais de 4TB/mes e estar numa região com infra congestionada.

e tem uma questão que a gente ainda vai descobrir no futuro, se na rede ftth a claro vai fazer o mesmo de lista premiada.
pq querendo ou não, rede pon é rede compartilhada tb, a receita da merda do congestionamento é teus vizinhos de porta pon contratarem planos altos de velocidade e sempre ficarem utilizando em alta taxa :limo:
Os vizinhos dos users do adrena estão lascados. É só plano gigabit com ONU vsol.

:bwahaha:
 
a lista premiada é meio aleatória.

quem postou aqui no forum que caiu nela, sempre estava consumindo mais de 4TB, e mesmo assim comparando com outros aqui do tópico mesmo, ate com meu uso que passa de 6TB/mes fácil no HFC, não entramos na lista.

único padrão que pessoal aqui no tópico ligou pra cair nessa lista é: usar mais de 4TB/mes e estar numa região com infra congestionada.

e tem uma questão que a gente ainda vai descobrir no futuro, se na rede ftth a claro vai fazer o mesmo de lista premiada.
pq querendo ou não, rede pon é rede compartilhada tb, a receita da merda do congestionamento é teus vizinhos de porta pon contratarem planos altos de velocidade e sempre ficarem utilizando em alta taxa :limo:
Não teve ninguém limitado ainda no FTTH da Claro? Achei que já tinha acontecido.
 
da nada, a claro é a operadora que descaradamente cobra por troca de trafego usando a base de clientes dela como arma contra o concorrente(leia-se concorrente qual quer outra empresa que tenha que interagir com trafego de dados com os clientes da claro, ou seja outros isp, cdn, datacenters e etc).

se o concorrente não quiser pagar o "boleto" de compra de trafego com a embratel, a claro simplesmente não permite a troca de trafego nacional e manda tudo la pra gringa pra literalmente F# com o concorrente.
já que pro grupo claro não importa muito, já que eles são um dos que tem o backbone nacional e internacional de maior capacidade em Bananialand, eles tem o luxo de poder gastar banda no backbone internacional deles.

essa é a realidade, que só melhorou um pouco nos últimos 2 anos pra ca, pq a level3/cirion fez algum acordo com a embratel(não tenho ideia qual dos lados deu a iniciativa) e ativaram varios locais de troca de trafego aqui em Bananialand.
e como vários concorrentes da claro usam level3 como empresa principal de upstream, acaba amenizando a situação com esse contorno embratel -> level3 -> concorrente.

se for o caso o @Brasil150, se tiver roteador ae com openwrt, simplesmente conecta a vpn nele sem direcionar o trafego todo da rede para a vpn em si, e instala o pacote pbr e configura nele pra redirecionar só o que vc quer pra dentro da vpn.
faço isso la na roça, pq o isp local que uso la da uns pal de rota com o ewelink e pra usar com sonoffi fica complicado.
pra operadora nada mais é do que trafego criptografado, não tem como eles saberem o que qui esta passando na conexão.

inclusive minha config no pbr no openwrt:
redirecionamento de trafego baseano no endereço mac do cliente, mas da pra tu fazer como quiser hahaha, mandando tudo pra vpn cloudflare warp
image.png
Obrigado pela explicação detalhada @dudu1505 aqui é só o Fast 3895 e me atende super bem. No meu caso, como estou rodando esse projeto em uma máquina só para isso eu posso simplesmente conectar a VPN, pois não vai interferir em qualquer outra coisa, e segue a vida.

Só me refresca uma coisa porque no meio de toda a conversa eu esqueci, seu plano é HFC ou é fibra?
Porque é aquela coisa, sendo VPN a Claro não vai saber o que exatamente é esse tráfego, só vai ver o tráfego em si criptografado. Mas no caso de HFC, pra usuário que usa muita banda a Claro tinha aquela palhaçada de suspeitar de revenda de sinal, hospedagem de servidor e dar aquela capada básica no usuário. Na fibra não temos relato disso.
Aqui é HFC.

e outra coisa, que chato manda um tracert pra esse ip em, um milhão de hops que não respondem.
Obrigado pelos testes dudu. Realmente, tem muitos "tempo esgotado" no tracert desse endereço. Esses problemas da rota começaram ano passado pelo inicio do ano.
Engraçado que quando eu faço ping na Claro sem VPN recebo cerca de 180ms, enquanto na Oi sem VPN recebo 70ms(como era antes da rota zuada).

Quando conecto a VPN da CloudFlare na Claro recebo 69ms, bizarro né.

quem postou aqui no forum que caiu nela, sempre estava consumindo mais de 4TB, e mesmo assim comparando com outros aqui do tópico mesmo, ate com meu uso que passa de 6TB/mes fácil no HFC, não entramos na lista.
Rapaz, mesmo que eu junte todos os dispositivos da casa nunca chegaria em 4Tb kk.
Meu desktop:

Wo4xrOO.png

Aquela aba de consumo do Minha Claro tá assim:
eHLAHbq.png

A máquina do projeto:

61LddK2.png


Para quem deseja saber sobre o tal desse serviço "ping.ply.gg", é esse: https://playit.gg/
Eu utilizo pra esconder meu IP real e expor meu servidor para a internet.
 
a lista premiada é meio aleatória.

quem postou aqui no forum que caiu nela, sempre estava consumindo mais de 4TB, e mesmo assim comparando com outros aqui do tópico mesmo, ate com meu uso que passa de 6TB/mes fácil no HFC, não entramos na lista.

único padrão que pessoal aqui no tópico ligou pra cair nessa lista é: usar mais de 4TB/mes e estar numa região com infra congestionada.

e tem uma questão que a gente ainda vai descobrir no futuro, se na rede ftth a claro vai fazer o mesmo de lista premiada.
pq querendo ou não, rede pon é rede compartilhada tb, a receita da merda do congestionamento é teus vizinhos de porta pon contratarem planos altos de velocidade e sempre ficarem utilizando em alta taxa :limo:
Oloco como que consegue consumir 6TB/mês ? Já tentei usar os 2TB da minha e até agora não consegui, o máximo que cheguei perto foi 1.2TB.
 
Obrigado pela explicação detalhada @dudu1505 aqui é só o Fast 3895 e me atende super bem. No meu caso, como estou rodando esse projeto em uma máquina só para isso eu posso simplesmente conectar a VPN, pois não vai interferir em qualquer outra coisa, e segue a vida.


Aqui é HFC.


Obrigado pelos testes dudu. Realmente, tem muitos "tempo esgotado" no tracert desse endereço. Esses problemas da rota começaram ano passado pelo inicio do ano.
Engraçado que quando eu faço ping na Claro sem VPN recebo cerca de 180ms, enquanto na Oi sem VPN recebo 70ms(como era antes da rota zuada).

Quando conecto a VPN da CloudFlare na Claro recebo 69ms, bizarro né.


Rapaz, mesmo que eu junte todos os dispositivos da casa nunca chegaria em 4Tb kk.
Meu desktop:

Wo4xrOO.png

Aquela aba de consumo do Minha Claro tá assim:
eHLAHbq.png

A máquina do projeto:

61LddK2.png


Para quem deseja saber sobre o tal desse serviço "ping.ply.gg", é esse: https://playit.gg/
Eu utilizo pra esconder meu IP real e expor meu servidor para a internet.
Não sei por quê mas achei que consumisse bem mais banda, menos mal. A única parte que consegui pensar que poderia dar merda seria esse consumo "excessivo" que a Claro já alegou de alguns usuários, que até hoje só aconteceu em rede HFC e mesmo assim foram casos mais pontuais.
 
a lista premiada é meio aleatória.
quem postou aqui no forum que caiu nela, sempre estava consumindo mais de 4TB, e mesmo assim comparando com outros aqui do tópico mesmo, ate com meu uso que passa de 6TB/mes fácil no HFC, não entramos na lista.
único padrão que pessoal aqui no tópico ligou pra cair nessa lista é: usar mais de 4TB/mes e estar numa região com infra congestionada.

e tem uma questão que a gente ainda vai descobrir no futuro, se na rede ftth a claro vai fazer o mesmo de lista premiada.
pq querendo ou não, rede pon é rede compartilhada tb, a receita da merda do congestionamento é teus vizinhos de porta pon contratarem planos altos de velocidade e sempre ficarem utilizando em alta taxa
:limo:
Eu devo chegar perto dos 2TB eu acho.
Os vizinhos dos users do adrena estão lascados. É só plano gigabit com ONU vsol.

:bwahaha:
:bem:
Não teve ninguém limitado ainda no FTTH da Claro? Achei que já tinha acontecido.
Eu não quero entrar em nenhuma lista da Claro.
Rapaz, mesmo que eu junte todos os dispositivos da casa nunca chegaria em 4Tb kk.
Meu desktop:

Wo4xrOO.png

Aquela aba de consumo do Minha Claro tá assim:
eHLAHbq.png

A máquina do projeto:

61LddK2.png


Para quem deseja saber sobre o tal desse serviço "ping.ply.gg", é esse: https://playit.gg/
Eu utilizo pra esconder meu IP real e expor meu servidor para a internet.
:pense:
Oloco como que consegue consumir 6TB/mês ? Já tentei usar os 2TB da minha e até agora não consegui, o máximo que cheguei perto foi 1.2TB.
Eu já estou chegando perto do seu consumo.
Não sei por quê mas achei que consumisse bem mais banda, menos mal. A única parte que consegui pensar que poderia dar merda seria esse consumo "excessivo" que a Claro já alegou de alguns usuários, que até hoje só aconteceu em rede HFC e mesmo assim foram casos mais pontuais.

Agora com mais calma, estou começando a conhecer o meu LOAD BALANCE e me surpreendi com as informações do meu tráfego desse mês:

ER605_Tr%C3%A1fego_parcial_JAN_24.jpg


01 DEZ 23 até 18 JAN 24

ER605_Tr%C3%A1fego_parcial_1DEZ_a_18JAN.jpg
 
Última edição:
Eu devo chegar perto dos 2TB eu acho.

:bem:

Eu não quero entrar em nenhuma lista da Claro.

:pense:

Eu já estou chegando perto do seu consumo.


Agora com mais calma, estou começando a conhecer o meu LOAD BALANCE e me surpreendi com as informações do meu tráfego desse mês:

ER605_Tr%C3%A1fego_parcial_JAN_24.jpg
Esse seu consumo atual é o meu de todos os meses, sempre fico nisso aí. No máximo já cheguei em 1.4TB.
 
Esse seu consumo atual é o meu de todos os meses, sempre fico nisso aí. No máximo já cheguei em 1.4TB.
EDITEI e coloquei o de 1DEZ23 até 18JAN24. Agora eu consigo ver o que consumo com o ER605.
 
Última edição:
Eu ainda não tenho um Switch, quem sabe em breve. Penso no SG2008P (um sonho). EDITADO => Eu confio no meu ER605.
 
Última edição:
e outra coisa, que chato manda um tracert pra esse ip em, um milhão de hops que não respondem.
Rapaz, o suporte lá do Playit falou que alguns dos IPs gratuitos deles, como esse do teste ping.ply.gg, estão sendo bloqueados por ISPs do mundo todo. De acordo com eles, usuários estão utilizando os IPs gratuitos para hospedar malwares, golpes, C2C e isso prejudica a "reputação do IP" e por isso alguns provedores estariam bloqueando, não sei se é o caso da Claro.

O foco do serviço deles é evitar o port forwarding e facilitar acesso remoto a Games.
 
Vivo não dá problema aqui, seria mais pelo upgrade na velocidade pagando a mesma coisa ou até um pouco menos.

Acabei de perder a degustação, e agora pago 107 reais por 300MB na Vivo.
 
Vivo não dá problema aqui, seria mais pelo upgrade na velocidade pagando a mesma coisa ou até um pouco menos.

Acabei de perder a degustação, e agora pago 107 reais por 300MB na Vivo.
Eu tentaria negociar primeiro na Vivo. Diz os valores que a Claro/concorrência tá cobrando na sua região por plano mais rápido, vê se conseguem te oferecer alguma coisa "similar" ou dar uma melhorada pelo menos. Impossível não é e o não você já tem :haha:

Mas falando sério, acho que teve gente que conseguiu desconto em plano mais rápido, principalmente se já é cliente de mais tempo na Vivo, sempre vale a pena tentar negociar antes. Eu sempre achei um porre ter que mudar de operadora
 
Vivo não dá problema aqui, seria mais pelo upgrade na velocidade pagando a mesma coisa ou até um pouco menos.

Acabei de perder a degustação, e agora pago 107 reais por 300MB na Vivo.
Pelo o que vejo o pessoal aqui falando, tem algumas vantagens e desvantagens.
No lado financeiro, a claro no geral consegue mais velocidade pagando menos, e também a claro entrega velocidade bem superiores a contratada. Na vivo muita gente andou perdendo esse adicional de velocidade, mas mesmo aqueles que continuam recebendo acima do contratado, não é tanto igual a claro. Não me refiro a degustação.
Rotas para a europa a claro da um banho, ao mesmo tempo aqui na America do sul tem muita coisa zoada na claro e mesmo no BR a claro faz de forma proposital umas sacanagens que te mandam para os EUA e depois volta ao BR.
Bufferbloat na claro me parece melhor controlado sem o usuário precisar fazer nada, ao menos é o que reparei nos testes que o pessoal costuma falar nos tópicos de ambas.

Pede a claro, testa lá nos 7 dias e veja se vale a pena a troca.
 
Porque é aquela coisa, sendo VPN a Claro não vai saber o que exatamente é esse tráfego, só vai ver o tráfego em si criptografado. Mas no caso de HFC, pra usuário que usa muita banda a Claro tinha aquela palhaçada de suspeitar de revenda de sinal, hospedagem de servidor e dar aquela capada básica no usuário. Na fibra não temos relato disso.

Eu acredito que se um usuário puxar por muito tempo a quantidade máxima de um plano com alta largura de banda a Claro vai implicar (mesmo sendo fibra), o ponto é que não teria lógica alguém demandar a capacidade máxima de um link de 750MB por muitas horas/dia, a ideia é que o cliente baixe rápido e "desocupe" a rede. Eu sou um dos usuários do HFC que não foi capado, esse mês a Claro parou de computar meu trafego com 797GB. As vezes param de computar, depois voltam e marca certo por muito tempo. O meu consumo de upload é muito baixo, mas o mesmo não pode ser dito do download.




Toragem.png

"Toragem" real mês janeiro (Claro HFC Empresa)



O sistema da claro parou de marcar o consumo no dia 8 desse mês, desde então, o contador permanece travado em 797GB, mas o consumo de trafego atual é superior a 4.4TB.

Claro.jpg
 
Última edição:
da nada, a claro é a operadora que descaradamente cobra por troca de trafego usando a base de clientes dela como arma contra o concorrente(leia-se concorrente qual quer outra empresa que tenha que interagir com trafego de dados com os clientes da claro, ou seja outros isp, cdn, datacenters e etc).

se o concorrente não quiser pagar o "boleto" de compra de trafego com a embratel, a claro simplesmente não permite a troca de trafego nacional e manda tudo la pra gringa pra literalmente F# com o concorrente.
já que pro grupo claro não importa muito, já que eles são um dos que tem o backbone nacional e internacional de maior capacidade em Bananialand, eles tem o luxo de poder gastar banda no backbone internacional deles.

essa é a realidade, que só melhorou um pouco nos últimos 2 anos pra ca, pq a level3/cirion fez algum acordo com a embratel(não tenho ideia qual dos lados deu a iniciativa) e ativaram varios locais de troca de trafego aqui em Bananialand.
e como vários concorrentes da claro usam level3 como empresa principal de upstream, acaba amenizando a situação com esse contorno embratel -> level3 -> concorrente.

se for o caso o @Brasil150, se tiver roteador ae com openwrt, simplesmente conecta a vpn nele sem direcionar o trafego todo da rede para a vpn em si, e instala o pacote pbr e configura nele pra redirecionar só o que vc quer pra dentro da vpn.
faço isso la na roça, pq o isp local que uso la da uns pal de rota com o ewelink e pra usar com sonoffi fica complicado.
pra operadora nada mais é do que trafego criptografado, não tem como eles saberem o que qui esta passando na conexão.

inclusive minha config no pbr no openwrt:
redirecionamento de trafego baseano no endereço mac do cliente, mas da pra tu fazer como quiser hahaha, mandando tudo pra vpn cloudflare warp
image.png
Opa amigo. Você esta usando o Wireguard? Tem algum tutorial? Quero fazer no meu GL-MT6000 pois atualmente uso apenas um túnel da Kaspersky só para VPNs. Abs
 
Opa amigo. Você esta usando o Wireguard? Tem algum tutorial? Quero fazer no meu GL-MT6000 pois atualmente uso apenas um túnel da Kaspersky só para VPNs. Abs
uso wireguard nessa vpn no openwrt sim, é tão besta a config que nem precisa de tutorial.

na config do peer na interface do wireguard, é só configurar como normalmente se faz para se conectar a vpn wireguard no openwrt, mas não marcar a opção route allowed ips.
desse jeito vc vai ter a vpn conectada e o openwrt não vai redirecionar automaticamente todo o trafego para para ela.
image.png


ae com o pacote pbr instalado, a configuração dele tb é simples.
vc vai registrar manualmente, qual dispositivos, sub redes, ip especifico ou o que quiser que será obrigatoriamente roteado pra dentro da vpn.
tipo essa minha config do sonoff, no caso minha config é qual quer trafego vindo do dispositivo interno com o endereço mac vai sair por uma vpn expecifica.
image.png


inclusive tem a documentação completa de tudo quanto é tipo de configuração que da pra fazer com pbr e com exemplos aqui na cessão 8: https://docs.openwrt.melmac.net/pbr/

detalhe o pacote pbr é exclusivo da versões do openwrt que usam firewall novo nftables, se estiver usando o openwrt com firewall antigo iptables vc tem que usar o pacote antigo vpn-policy-routing.
a real é que recomendo atualizar o openwrt pra usar o nftables, ele é melhor pra esse tipo de config, mas no processo de migração vai perder as config de firewall tudo no sistema.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo