o entrave do hfc com upload é custo de atualização da rede, pra ter mais upload tem que ter mais espectro de subida no coaxial, simples.
a 4 tipos de splitagem de sinal dentro do coaxial, 5-45Mhz(o mais utilizado por ser o primeiro a ser lançado la no docsis 1.1), 5-85Mhz(splitagem já do docsis 3.1), 5-204Mhz(outra splitagem docsis 3.1) e full duplex que usa o coaxial inteiro pra upstream e downstream ao mesmo tempo.
quanto mais espaço nessa splitagem no cabo para o upstream, mais velocidade de upload vc pode ter na rede.
empresas como a Net que tem rede antiga e extensa, comcast que ta no mesmo barco e a cox, tem rede des da epoca do docsis 1.1 ativas com equipamentos limitados ainda em operação.
basicamente amplificadores e nodes na rua que limitam essa divisão de frequências entre upstream e downstream.
já se pegar empresas menores em tamanho de operação que tb utilizam docsis, tem empresa oferecendo 1Gb down 500Mb up do docsis 3.1, isso pq elas conseguem atualizar a rede infinitamente mais rápido.
a exemplo a TDC yousee da Dinamarca, implementou docsis 3.1 na rede dela toda utilizando dccap, e vende 1Gb/500Mb no coaxial.
o que ela fez foi basicamente jogar no LIXO todos os amplificadores na rede e substituir tudo por uma planta final baseada em dccap, que é literalmente um mini cmts/node no lugar aonde estava cada amplificador na rede dela e é provido por sinal de xgspon.
mas sabe o interessante? eles tem rede MENOR que cobre praticamente toda a Dinamarca, do que o que a net/claro tem apenas na cidade de SP capital
não é só tecnologia, é operação da empresa e custo que determinam, se a mesma esta em posição favorável igual a Comcast no USA(sim ela é a maior operadora de la e chaga a ser monopolio em varias regiões) não a o pq atualizar a rede.
o mesmo ocorre aqui no Brasil com a net, ela é a top 1 empresa com mais clientes conectados, só se mexeu agora pq vivo e oi apertaram com novas velocidades.