[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Olá amigos.
Estou com problemas com a Claro Internet Residencial há duas semanas, já vieram dois técnicos aqui em casa e ninguém resolveu. Fiquei vários dias sem internet e telefone, alta instabilidade quando não cai o serviço.
Meu plano é de 500Mb e no speedtest não passa de 200. E a internet está SUPER lenta.
Pela imagem vocês conseguem perceber algo errado?
 
Minha conexão vive caindo sem motivo, eu ligo na central e diz que tá tudo certo com o sinal na minha região mas na minha casa está horrível.

Quando você liga na central e não há problemas técnicos na sua região (rede externa) a informação é repassada, provavelmente a atendente sugeri uma visita técnica e existe uma possibilidade dos níveis de sinais da rede interna estarem provocando essas quedas, a pergunta é: você aceitou a visita? A informação repassada pelo atendimento ao cliente vai transmitir o registro da situação no momento, não há falhas técnicas na região, portanto, tem que ser averiguado a instalação do assinante. As falhas com quedas intermitentes são sugestivas para problemas que a visita técnica em muitos casos pode resolver: níveis de sinais, passivos, Emta, cabeamento, amplificador etc.

Meu plano é de 500Mb e no speedtest não passa de 200. E a internet está SUPER lenta.
Pela imagem vocês conseguem perceber algo errado?

Os níveis de sinais estão normais, se já ouve mais de uma visita técnica sem solucionar o problema provavelmente a falha está na rede externa, abra reclamação na Anatel relatando o fato e cobrando prioridade no tratamento da queixa. Um dos técnicos chegou a trocar o modem?

 
Última edição:
Olá amigos.
Estou com problemas com a Claro Internet Residencial há duas semanas, já vieram dois técnicos aqui em casa e ninguém resolveu. Fiquei vários dias sem internet e telefone, alta instabilidade quando não cai o serviço.
Meu plano é de 500Mb e no speedtest não passa de 200. E a internet está SUPER lenta.
Pela imagem vocês conseguem perceber algo errado?
Aparentemente os sinais estão todos ok.
Qual o modem que você tem ai?
 
Olá amigos.
Estou com problemas com a Claro Internet Residencial há duas semanas, já vieram dois técnicos aqui em casa e ninguém resolveu. Fiquei vários dias sem internet e telefone, alta instabilidade quando não cai o serviço.
Meu plano é de 500Mb e no speedtest não passa de 200. E a internet está SUPER lenta.
Pela imagem vocês conseguem perceber algo errado?
Como está ligado sua rede interna? Tem algum tap ou divisor ligando ao modem?
 
Estou achando que a NET/Claro bloqueio download de torrrent na minha rede.

Tive problema com upload durante 2 dias onde eles resolveram o problema hoje não consigo baixar mais nada em torrent.

Utilizando qBittorrent.
 
Pessoal se tem um assunto que sou completamente leigo é em questão de rede e por isso preciso tirar uma dúvida.

Estou com um plano de 250Mb da Claro e recebo 350Mb

13208783990.png

Fiz o downgrade de plano de 500Mbit para 350Mbit, só que em certos horários do dia os testes de velocidade sobe para acima de 350Mbit (~380/45 nos resultados do Speedtest), sugerindo que a mudança de perfil não foi efetuada.

De acordo com sua screenshot dos resultados aqui, aparentemente o plano de 250MB está entregando na prática 350/30, que é exatamente semelhante aos resultados que eu obtinha quando tinha o plano de 240MB. Porém ainda não sei exatamente qual a velocidade na prática para o plano de 350MB da Claro.
 
Fiz o downgrade de plano de 500Mbit para 350Mbit, só que em certos horários do dia os testes de velocidade sobe para acima de 350Mbit (~380/45 nos resultados do Speedtest), sugerindo que a mudança de perfil não foi efetuada.

De acordo com sua screenshot dos resultados aqui, aparentemente o plano de 250MB está entregando na prática 350/30, que é exatamente semelhante aos resultados que eu obtinha quando tinha o plano de 240MB. Porém ainda não sei exatamente qual a velocidade na prática para o plano de 350MB da Claro.
A mudança foi efetuada sim
 
Fiz o downgrade de plano de 500Mbit para 350Mbit, só que em certos horários do dia os testes de velocidade sobe para acima de 350Mbit (~380/45 nos resultados do Speedtest), sugerindo que a mudança de perfil não foi efetuada.

De acordo com sua screenshot dos resultados aqui, aparentemente o plano de 250MB está entregando na prática 350/30, que é exatamente semelhante aos resultados que eu obtinha quando tinha o plano de 240MB. Porém ainda não sei exatamente qual a velocidade na prática para o plano de 350MB da Claro.
Se for seguir a lógica da fibra(na fibra é 175Mbps que é exatamente a metade) da claro o Plano de 350Mb no coax teria que entregar 75Mbps.. mas sabe se lá qual é a lógica doida da claro.
 
Objetivo e fixar ip claro net virtua para trocar pelo outro ip publico. Tempo leva uns 3 a 6 horas dependendo do Tempo de lease...
1) entra no setup do modem
2) configurações avançadas
3) menu
4) rede
5) configuraçoes da WAN:
Usar o seguinte endereço IP estático:

- Endereço IP WAN coloca ip fornecido pela claro net virtua
- WAN Subnet Mask : 255.255.248.0
- Endereço Wan gateway IP : é o mesmo do ip WAN com unica diferença final voce coloca 1

exemplo:
se o ip fornecido pela claro é 179.158.226.71 so colocar 179.158.226.1

- DNS primário a seu gosto
- DNS secundário a seu gosto

Lembre -se voce tem um prazo que a internet esta ativo... quando parar de navegar e só voltar
para Obter um endereço IP automaticamente e reiniciar o modem.

Assim mais pratico do que ficar olhando pro modem desligado, costumo fazer bem no final da noite antes de dormir ou acordar ja vejo que nao ha navegaçao dai volto pra ip dinâmico .

qualquer horario fazer e valido pois estara ainda usando internet ate o tempo lease acabar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oi então, segui todos os passos, o detalhe é que na hora de preencher, já tava tudo preenchido, quase tudo como vc sugeriu, exceto pelo Wan Subnet Mask, q mudou 3 dígitos(decidi manter como estava lá, acho q não tem influência, correto?)
Na hora que eu apliquei as mudanças a net caiu por alguns segundos mas logo votou. O problema é que já fazem 11 horas e até agora a internet não caiu a ponto de não voltar mais e reiniciar o modem para a troca do IP.
Vc disse q é de 3 a 6 horas né? Devo esperar mais tempo, até cair, ou tento novamente?
 
Última edição:
Consegui trocar meu plano pra 1gb sem pagar adicional (pagando valor dos 500mb, por ser combo multi), tive que contatar a ouvidoria, mas deu certo. Mas o mais interessante é a velocidade que sobe no perfil de 1Gb na Claro fibra:

e80638a6-a238-419c-b9b7-125ea6d23dd3.png


Quando eu vi esse up já veio a ideia de testar em load balance com duas portas da ONT pra ver quanto chegava de download, e de fato:

f6309c27-77fd-4e47-ac9b-b1ba4046c78f.png


O perfil de 1 giga é o de 500mb com upgrade dobrado, pelo menos na claro fibra.
 
Os níveis de sinais estão normais, se já ouve mais de uma visita técnica sem solucionar o problema provavelmente a falha está na rede externa, abra reclamação na Anatel relatando o fato e cobrando prioridade no tratamento da queixa. Um dos técnicos chegou a trocar o modem?

Eu entendo pouco sobre esses sinais, mas como estavam verdes imaginei que de fato estaria tudo ok dentro desses parâmetros.
Essa reclamação na Anatel foi exatamente o que fiz hoje pela manhã, fiz um textão lá pra ver se eles se coçam e resolvem o problema. É inaceitável ficar por dias a fio sem internet e telefone né, ninguém merece.
Nenhum dos técnicos trocou o modem, o primeiro técnico eu não estava em casa e não tive contato mas parece que ficou bem pouco tempo, mexeu em uns cabos e em um só ponto de entrada e foi embora. O segundo eu cheguei em casa ele já estava quase saindo aí troquei uma ideia com ele, basicamente ele disse que estava com alguma perda de sinal mas não encontrou essa perda dentro daqui de casa.
Aparentemente os sinais estão todos ok.
Qual o modem que você tem ai?
CG3000 Docsis 3.1
Como está ligado sua rede interna? Tem algum tap ou divisor ligando ao modem?
Tem a entrada nesse CG3000 Docsis 3.1 aí eu puxo um cabo de rede pra um modem mais central da casa que distribui para todo mundo nos cômodos.
Eu uso um notebook bem perto desse CG300 via wifi e o sinal sempre foi ótimo. Eu duvido muito que tenha sido algo na rede interna aqui de casa,
Mas assim, há anos estava funcionando normalmente e não foi alterado nada nas últimas duas semanas aqui dentro.
Perceba os resultados no speedtest. O problema começou lá pelo dia 17/05 e nunca mais o serviço foi o mesmo. Ou seja, atente-se ao dia 02/05 estava ótimo!
 
Consegui trocar meu plano pra 1gb sem pagar adicional (pagando valor dos 500mb, por ser combo multi), tive que contatar a ouvidoria, mas deu certo. Mas o mais interessante é a velocidade que sobe no perfil de 1Gb na Claro fibra:

e80638a6-a238-419c-b9b7-125ea6d23dd3.png


Quando eu vi esse up já veio a ideia de testar em load balance com duas portas da ONT pra ver quanto chegava de download, e de fato:

f6309c27-77fd-4e47-ac9b-b1ba4046c78f.png


O perfil de 1 giga é o de 500mb com upgrade dobrado, pelo menos na claro fibra.

Tem upgrade no 1 Gbps tbm? caraca hahahahah.
 
Tem a entrada nesse CG3000 Docsis 3.1 aí eu puxo um cabo de rede pra um modem mais central da casa que distribui para todo mundo nos cômodos.

O teste deve ser realizado no cabo! Se os testes não vem sendo realizados dessa forma a confiabilidade dos resultados fica comprometida! Nenhuma operadora oferece garantia de entrega de largura de banda no wi-fi e todos os resultados aferidos no Speed Test que você postou foram obtidos assim, eu entendo que o seu equipamento esteja ao lado do emissor (modem), mas faça uma verificação no cabo!


imagem-2022-05-28-160046444.png
 
Última edição:
Consegui trocar meu plano pra 1gb sem pagar adicional (pagando valor dos 500mb, por ser combo multi), tive que contatar a ouvidoria, mas deu certo. Mas o mais interessante é a velocidade que sobe no perfil de 1Gb na Claro fibra:

e80638a6-a238-419c-b9b7-125ea6d23dd3.png


Quando eu vi esse up já veio a ideia de testar em load balance com duas portas da ONT pra ver quanto chegava de download, e de fato:

f6309c27-77fd-4e47-ac9b-b1ba4046c78f.png


O perfil de 1 giga é o de 500mb com upgrade dobrado, pelo menos na claro fibra.
Agora só falta a Claro tornar o preço do plano de 1Gb na fibra mais acessível e fornecer ONTs com porta de 2,5Gb igual a TIM.
:lindo:
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oi então, segui todos os passos, o detalhe é que na hora de preencher, já tava tudo preenchido, quase tudo como vc sugeriu, exceto pelo Wan Subnet Mask, q mudou 3 dígitos(decidi manter como estava lá, acho q não tem influência, correto?)
Na hora que eu apliquei as mudanças a net caiu por alguns segundos mas logo votou. O problema é que já fazem 11 horas e até agora a internet não caiu a ponto de não voltar mais e reiniciar o modem para a troca do IP.
Vc disse q é de 3 a 6 horas né? Devo esperar mais tempo, até cair, ou tento novamente?
Isso esperar, lease pela primeira vez demorado pelo seu relato aqui no forum
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

CG3000 Docsis 3.1

Tem a entrada nesse CG3000 Docsis 3.1 aí eu puxo um cabo de rede pra um modem mais central da casa que distribui para todo mundo nos cômodos.
nessa entrada qual divisor ou tap que o tecnico colocou?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou achando que a NET/Claro bloqueio download de torrrent na minha rede.

Tive problema com upload durante 2 dias onde eles resolveram o problema hoje não consigo baixar mais nada em torrent.

Utilizando qBittorrent.
desativa firewall do modem e testa
 
Última edição:
Estou achando que a NET/Claro bloqueio download de torrrent na minha rede.

Tive problema com upload durante 2 dias onde eles resolveram o problema hoje não consigo baixar mais nada em torrent.

Utilizando qBittorrent.
Eu li relatos de que as duas últimas atualizações do qBit foram desastrosas, e estavam ferrando com upload, dentre outros problemas. Não estou dizendo que é seu caso, mas...

Não custa perguntar, mas, portas estão liberadas? Ou UPnP ativado?
 
Consegui trocar meu plano pra 1gb sem pagar adicional (pagando valor dos 500mb, por ser combo multi), tive que contatar a ouvidoria, mas deu certo. Mas o mais interessante é a velocidade que sobe no perfil de 1Gb na Claro fibra:

e80638a6-a238-419c-b9b7-125ea6d23dd3.png


Quando eu vi esse up já veio a ideia de testar em load balance com duas portas da ONT pra ver quanto chegava de download, e de fato:

f6309c27-77fd-4e47-ac9b-b1ba4046c78f.png


O perfil de 1 giga é o de 500mb com upgrade dobrado, pelo menos na claro fibra.
Uma preocupação ... esta implementação do 1Gb /s está sobre GPON ? ou já é algo melhor ?
A capacidade do GPON está limitada a 2.5/1.24 Gb/s, logo não poderiamos ter muitos clientes compartilhando esta fibra.
Sei que dificilmente alguém conseguirá ocupar esta banda de forma constante, mas aí surgirá a choradeira por não alcançar a velocidade contrtada todo o tempo ...
 
Uma preocupação ... esta implementação do 1Gb /s está sobre GPON ? ou já é algo melhor ?
A capacidade do GPON está limitada a 2.5/1.24 Gb/s, logo não poderiamos ter muitos clientes compartilhando esta fibra.
Sei que dificilmente alguém conseguirá ocupar esta banda de forma constante, mas aí surgirá a choradeira por não alcançar a velocidade contrtada todo o tempo ...
xsgpon 10/10gb
 
Consegui trocar meu plano pra 1gb sem pagar adicional (pagando valor dos 500mb, por ser combo multi), tive que contatar a ouvidoria, mas deu certo. Mas o mais interessante é a velocidade que sobe no perfil de 1Gb na Claro fibra:

e80638a6-a238-419c-b9b7-125ea6d23dd3.png


Quando eu vi esse up já veio a ideia de testar em load balance com duas portas da ONT pra ver quanto chegava de download, e de fato:

f6309c27-77fd-4e47-ac9b-b1ba4046c78f.png


O perfil de 1 giga é o de 500mb com upgrade dobrado, pelo menos na claro fibra.
Em breve aqui.
 
Eu tinha solicitado o upgrade para 500mb dia 13/05 e até hoje está em análise. Fiz um novo pedido e foi aprovado na hora,inclusive agendado para amanhã a tarde a visita técnica. Agora eu pergunto, na minha cidade não tem Docsis 3.1, mesmo assim vou conseguir os 500mb?
 
Se for seguir a lógica da fibra(na fibra é 175Mbps que é exatamente a metade) da claro o Plano de 350Mb no coax teria que entregar 75Mbps.. mas sabe se lá qual é a lógica doida da claro.

Então, é verdade que na fibra da Claro o upstream é a metade do downstream, porém acho que essa lógica não se aplica a conexão coaxial deles não.

Por exemplo, quando eu estava no plano de 240MB e veio aquele "upgrade" ou "degustação" ou sei lá, a Claro começou a entregar ~350/30 pra mim. Após realizar a mudança para 500MB, o downstream meu passou um pouco acima dos 350Mbit e o upstream ficou estável entre ~43-45Mbit. O curioso é que agora eu voltei para o plano de 350MB, porém continuo recebendo os mesmos ~350+/45 na maioria dos testes de velocidade do Speedtest. Portanto, até agora não sei qual a real velocidade entregue para o plano de 350MB no coaxial.
 
Eu tinha solicitado o upgrade para 500mb dia 13/05 e até hoje está em análise. Fiz um novo pedido e foi aprovado na hora,inclusive agendado para amanhã a tarde a visita técnica. Agora eu pergunto, na minha cidade não tem Docsis 3.1, mesmo assim vou conseguir os 500mb?
Completou 2 semanas que fiz o pedido e nada de resposta, agora consegui fazer outra solicitação, vejamos se agora da certo.
 
Estou achando que a NET/Claro bloqueio download de torrrent na minha rede.

Tive problema com upload durante 2 dias onde eles resolveram o problema hoje não consigo baixar mais nada em torrent.

Utilizando qBittorrent.

Isso esperar, lease pela primeira vez demorado pelo seu relato aqui no forum
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


nessa entrada qual divisor ou tap que o tecnico colocou?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


desativa firewall do modem e testa

Eu li relatos de que as duas últimas atualizações do qBit foram desastrosas, e estavam ferrando com upload, dentre outros problemas. Não estou dizendo que é seu caso, mas...

Não custa perguntar, mas, portas estão liberadas? Ou UPnP ativado?

Qbitorrent, nos foruns de torrent fechado, falam de uma versao superestavel

Mas uso em 2 locais, 1 no wifi da oi fibra ( upa maximo 4,0 MB/s mesmo tendo wifi 5ghz usb com 4 antenas
E em casa 350/175mb upando ate 17 MB/s no cabo /1000
Mas como uso servers caseiros upam ate 6,0 / 7,0 pc velhos semprom 3000+ ( de 2004/5, algo assim )

Screenshot-20220529-151707.png

Screenshot-20220529-151743.png


Chegando em casa tenho que testar, na verdade procurar nos foruns torrents privados, qual e a versao mais estavel.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo