[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Não. Apenas uma sessão de fotos...rs
Caramba, deram só um "release" no seu consumo...kkkkkk

Aqui tb tiraram fotos, o cara disse que a Claro estava achando que eu estava usando o link deles para um servidor de IPTV ou algo assim
E isso tem base Legal?

Com que direito a operadora adentra uma residência e vai fotografando dispositivos e sábe-se lá mais o quê de uma propriedade particular/privada? Utilizar a suposição de distribuição de IPTV e etc, para travar ou liberar a utilização do serviço é insano. Partindo do princípio de que a ANATEL proíbe a prática de contabilização de consumo, nada mais dá o direito de adentrar a residência do assinante de modo a "investigar" o alto consumo de A ou B.

É inconsebível esse tipo de coisa. Quer adentrar e fotografar/verifivar o por quê de tal utilização, OK. Mas somente por meio Ordem Judicial. Afinal, o ônus da prova cabe ao autor e não ao réu/consumidor.
 
E isso tem base Legal?

Com que direito a operadora adentra uma residência e vai fotografando dispositivos e sábe-se lá mais o quê de uma propriedade particular/privada? Utilizar a suposição de distribuição de IPTV e etc, para travar ou liberar a utilização do serviço é insano. Partindo do princípio de que a ANATEL proíbe a prática de contabilização de consumo, nada mais dá o direito de adentrar a residência do assinante de modo a "investigar" o alto consumo de A ou B.

É inconsebível esse tipo de coisa. Quer adentrar e fotografar/verifivar o por quê de tal utilização, OK. Mas somente por meio Ordem Judicial. Afinal, o ônus da prova cabe ao autor e não ao réu/consumidor.
Pois é, não tem cabimento nenhum isso.

Mas o cara pediu numa boa se podia tirar foto do PC, como eu queria minha internet funcionando, permiti
 
E isso tem base Legal?

Embora seja uma ação extremamente invasiva não há uma lei que proíba uma vistoria técnica de operadora ou ISP por suspeita de irregularidade na utilização do serviço, o cliente não é obrigado a permitir, mas permitindo eles já dão "chá de cadeira" no pessoal para forçar a desistência do assinante que eles não querem na base, imagine negando... Os heavy users são minoria, se fossem maioria a quantidade de queixas na Anatel e consumidor.gov já teria chamado a atenção e possivelmente gerado multa. Eu sempre indico ao pessoal reclamar na Anatel e consumidor.gov, enquanto não resolver deveriam abrir uma queixa atrás da outra, mas eu não posso obrigar as pessoas a ter essa resiliência no aguardo de uma solução que pode levar alguns meses como já acompanhamos.
 
Pois é, não tem cabimento nenhum isso.

Mas o cara pediu numa boa se podia tirar foto do PC, como eu queria minha internet funcionando, permiti
Não discuto sua decisão. Cada qual sabe o que faz.

Mas, se fosse comigo, sem chance. Também não tenho nada a esconder e nem utilizo o serviço de forma ilegal. Mas, ainda que tivesse e/ou fosse caso, não cabe a mim fornecer provas. Mas, a eles as aprensentar. E se for o caso, de precisar fornecer fotos e etc, somente por meio de Ordem Judicial.

Permitir esse tipo de coisa é dar poderes demais a eles.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Embora seja uma ação extremamente invasiva não há uma lei que proíba uma vistoria técnica de operadora ou ISP por suspeita de irregularidade na utilização do serviço, o cliente não é obrigado a permitir, mas permitindo eles já dão "chá de cadeira" no pessoal para forçar a desistência do assinante que eles não querem na base, imagine negando...
Mas também não há uma que obrigue o morador/cliente a permitir tal invasão.

Prefiro tomar chá de cadeira e, se preciso for, adentrar no âmbito judicial, do que permitir tamanho desrespeito a minha privacidade
 
Última edição:
Não discuto sua decisão. Cada qual sabe o que faz.

Mas, se fosse comigo, sem chance. Também não tenho nada a esconder e nem utilizo o serviço de forma ilegal. Mas, ainda que tivesse e/ou fosse caso, não cabe a mim fornecer provas. Mas, a eles as aprensentar. E se for o caso, de precisar fornecer fotos e etc, somente por meio de Ordem Judicial.

Permitir esse tipo de coisa é dar poderes demais a eles.
Vendo por esse lado, concordo com vc

Pior que depois que passou isso fiqueo pensando "se esse cara mandar essa foto para alguém comn más intenções?"
 
Armazenar fotos no celular do técnico!
Que puro amadorismo é essa da escuro????
Para fuçar a casa da gente pelo menos deveria ir alguém da própria claro munido com um supervisor.
Não um técnico qualquer. Mesmo assim eu também não iria autorizar.
Lembro uma vez quando tinha acabado de assinar a vivo.... o técnico foi instalar a internet em um dia.
No dia seguinte apareceu alguem em nome da vivo querendo fotografar a instalação de casa..
Certo pode ser com boas intenções mas não autorizei.. ligando no 10315, nem a operadora sabia dessa pessoa em nome da vivo que foi no me prédio
 
Vendo por esse lado, concordo com vc

Pior que depois que passou isso fiqueo pensando "se esse cara mandar essa foto para alguém comn más intenções?"
Não acha que seja o caso. Lembrando que, critico a ação da operadora e não do funcionário que somente está fazendo aquilo que lhe foi designado.
Sim, você está no seu direito e não está errado, eles vão fuçar no seu tráfego e colher o que querem de um jeito ou de outro.
Sim, a coleta de dados é algo que, realmente, acontece.

Somente destaco tal arbitrariedade aos direitos do consumidor, adentrar residências e sair fotografando ambientes privados/particulares. Praticamente "forçando" que o assinante forneça provas a favor ou contrárias a sua utilização do serviço. Quando não cabe a este fazê-lo.
 
Antes eu era de boa com empresas grandes, até defendia dependendo da ocasião. Hoje em dia eu quero que a Claro se lasque, ajudei os manés do marketing, gerencial e redes regional quando entraram aqui na cidade, quando eu precisei deles os caras simplesmente cagaram hehehe.

Direto eles mandam pesquisa de satisfação, eu nem abro o e-mail.
 
Armazenar fotos no celular do técnico!
Que puro amadorismo é essa da escuro????
Para fuçar a casa da gente pelo menos deveria ir alguém da própria claro munido com um supervisor.
Não um técnico qualquer. Mesmo assim eu também não iria autorizar.
Lembro uma vez quando tinha acabado de assinar a vivo.... o técnico foi instalar a internet em um dia.
No dia seguinte apareceu alguem em nome da vivo querendo fotografar a instalação de casa..
Certo pode ser com boas intenções mas não autorizei.. ligando no 10315, nem a operadora sabia dessa pessoa em nome da vivo que foi no me prédio

Eu suponho que as fotos tiradas (com a devida permissão do morador) sejam tiradas diretamente pelo aplicativo/sistema da Claro. Fazendo o upload direto no sistema, para análise de um possível protocolo de “suspeita de uso indevido”.
Ou seja, sem armazenar no celular.
 
Eu suponho que as fotos tiradas (com a devida permissão do morador) sejam tiradas diretamente pelo aplicativo/sistema da Claro. Fazendo o upload direto no sistema, para análise de um possível protocolo de “suspeita de uso indevido”.
Ou seja, sem armazenar no celular.
É no celular do técnico e enviado pro ZAP ZAP do supervisor do datacenter. Inclusive fiquei com o contato dessa galera toda pra solicitar o rollback diário até "resolverem"

Vou repetir: eu acho que só se sujeita a isso quem não tem opção de provedor melhor (leia-se: menos pior)
 
Eu suponho que as fotos tiradas (com a devida permissão do morador) sejam tiradas diretamente pelo aplicativo/sistema da Claro. Fazendo o upload direto no sistema, para análise de um possível protocolo de “suspeita de uso indevido”.
Ou seja, sem armazenar no celular.

hahahahha é via whatsapp, isso se não jogarem no grupinho para "zoarem" alguma coisa do cliente.
 
Embora seja uma ação extremamente invasiva não há uma lei que proíba uma vistoria técnica de operadora ou ISP por suspeita de irregularidade na utilização do serviço,
Isso é verdade, de fato é permitido, tem previsão em contrato:

12.06 A PRESTADORA poderá efetuar, periodicamente e mediante agendamento prévio com o ASSINANTE, vistoria nos equipamentos, visando garantir sua manutenção e perfeito funcionamento, bem como a atualização tecnológica e preservação da qualidade do SERVIÇO.

12.06.01 No caso de 3 (três) tentativas improdutivas de vistoria, ocorrendo visitas improcedentes, negativa de acesso ou negativa de troca de equipamento, por culpa exclusiva do ASSINANTE, a PRESTADORA poderá optar pela descontinuidade da prestação dos serviços, mediante envio de aviso por escrito ao ASSINANTE
 
Isso é verdade, de fato é permitido, tem previsão em contrato:

12.06 A PRESTADORA poderá efetuar, periodicamente e mediante agendamento prévio com o ASSINANTE, vistoria nos equipamentos, visando garantir sua manutenção e perfeito funcionamento, bem como a atualização tecnológica e preservação da qualidade do SERVIÇO.

12.06.01 No caso de 3 (três) tentativas improdutivas de vistoria, ocorrendo visitas improcedentes, negativa de acesso ou negativa de troca de equipamento, por culpa exclusiva do ASSINANTE, a PRESTADORA poderá optar pela descontinuidade da prestação dos serviços, mediante envio de aviso por escrito ao ASSINANTE
Ainda assim, nenhum dos acima citam "fotografar equipamentos pessoais" (do assinante) com a prerrogativa de validar ou invalidar o montante de dados trafegados como subterfúgio para "liberar ou reduzir" a velocidade de download e upload dos quais o assinante poderá usufruir.

Citam tão somente a "preservação da qualidade do serviço" por meio de vistoria dos equipamentos fornecidos em comodato pela operadora. Já que pressupor que tal vistoria possa abranger e conferir direito aos equipamentos pessoais dos assinantes seria uma violação direta ao art. 5º, X, da CF 1988

Digo e repito, permitir que algo do tipo seja feito a esmo, é uma afronta a privacidade, que é garantida pela Constituição Federal a todos os cidadãos. Tal medida somente deveria ser adotada e praticada mediante Ordem Judicial.
 
Última edição:
@KILLME

Nova cidade Claro Fibra: Arapiraca - AL.

Caxias do Sul - RS (Sobreposição)
Locais com CTO cordoalha DPR:
95020-001, 1293 (Centro) -29.168737, -51.174442
95012-580, 2238 (Próximo ao Shopping Iguatemi) -29.175763, -51.215348

Muito bom, vou adicionar lá, valeu.
 
CLARO VÊ BAIXA DEMANDA POR PLANOS DE 1 GBPS E APONTA FALTA DE DISPOSITIVOS
Marcelo Sarmento, diretor de banda larga da Claro, diz que maioria dos celulares e tablets ainda não são compatíveis com WiFi 6. Também aponta falta de capacidade das provedoras de conteúdo entregarem em alta velocidade.

Marcelo Sarmento, diretor de banda larga da Claro, afirmou nesta terça-feira, 22, que a contratação de planos de banda larga fixa de 1 Gbps é baixa entre clientes residenciais. Segundo ele, uma série de fatores explicam este fato.

Em primeiro lugar, falou no evento Teletime Tec, em São Paulo, são poucos os dispositivos que navegam em redes WiFi de 1 Gbps. O padrão mais comum de WiFi no mercado atualmente, o WiFi 5, entrega velocidades de 866 Mbps nos melhores cenários (sem paredes ou interferências entre o roteador e o smartphone).

Outro padrão em expansão, o WiFi 6, ainda tem baixa penetração, e só entrega a velocidade de 1,3 Gbps também em cenários ideais, difícil de se encontrado nas residências. Tablets e smarphones, disse, também são ainda majoritariamente compatíveis com o WiFi 5.

Sarmento disse ainda que a própria cadeia de conteúdo não está pronta para entregar velocidades de 1 Gbps. “O cliente pode assinar um plano nesta velocidade, mas será que Google, Facebook, já têm portas disponíveis? Não adianta colocar 1 Gbps em casa se o provedor do conteúdo não tiver uma porta de 1 Gbps para transmitir o conteúdo para o cliente. É preciso entregar o 1 Gbps em toda a cadeia”, observou.

A Claro hoje em dia vende planos de 1 Gbps tanto em fibra óptica, como em redes HFC (cabo coaxial). A companhia tem 30 milhões de casas passadas com cabo e 6 milhões com fibra – estas, em 430 cidades.

Em fibra, a rede é inteiramente G-Pon, já preparada para atualização ao padrão XGS-Pon, 10x mais rápido. Os fornecedores da rede óptica da Claro são Furukawa (cabos), Cisco, Huawei, ZTE.

MIGRAÇÃO DO CABO PARA A FIBRA

Sarmento contou no evento que a Claro está migrando clientes do cabo coaxial para a fibra aos poucos, conforme a demanda. A estratégia, que já vem de alguns anos, é ir aproximando a fibra da casa do cliente. A rede de acesso coaxial sai da casa do cliente até um hub. Este hub já chegou a ter mais de 1 mil casas para o atendimento via cabo. Atualmente são 125.

“Reduzir a quantidade de clientes atendidos em um hub HFC para menos, para 75, não gera os benefícios de já migrar para o modelo em fibra, cujo sistema reúne 64 portas, é mais eficiente e menos custoso por ser uma tecnologia passiva”, afirmou.

Ele não teceu previsões, porém, de quando espera concluir – ou mesmo se a Claro vai – levar 100% da base para a fibra. “Tem que haver demanda. Hoje temos muitos casos de clientes satisfeitos com o HFC, que entrega as mesmas velocidades, e não desejam mudar para a fibra, receber técnico em casa, ainda em função de reflexo da pandemia. Então, migrar 10 milhões de clientes é um desafio”, falou.

Fonte: https://www.telesintese.com.br/clar...nos-de-1-gbps-e-aponta-falta-de-dispositivos/
 
CLARO VÊ BAIXA DEMANDA POR PLANOS DE 1 GBPS E APONTA FALTA DE DISPOSITIVOS
Marcelo Sarmento, diretor de banda larga da Claro, diz que maioria dos celulares e tablets ainda não são compatíveis com WiFi 6. Também aponta falta de capacidade das provedoras de conteúdo entregarem em alta velocidade.

Marcelo Sarmento, diretor de banda larga da Claro, afirmou nesta terça-feira, 22, que a contratação de planos de banda larga fixa de 1 Gbps é baixa entre clientes residenciais. Segundo ele, uma série de fatores explicam este fato.

Em primeiro lugar, falou no evento Teletime Tec, em São Paulo, são poucos os dispositivos que navegam em redes WiFi de 1 Gbps. O padrão mais comum de WiFi no mercado atualmente, o WiFi 5, entrega velocidades de 866 Mbps nos melhores cenários (sem paredes ou interferências entre o roteador e o smartphone).

Outro padrão em expansão, o WiFi 6, ainda tem baixa penetração, e só entrega a velocidade de 1,3 Gbps também em cenários ideais, difícil de se encontrado nas residências. Tablets e smarphones, disse, também são ainda majoritariamente compatíveis com o WiFi 5.

Sarmento disse ainda que a própria cadeia de conteúdo não está pronta para entregar velocidades de 1 Gbps. “O cliente pode assinar um plano nesta velocidade, mas será que Google, Facebook, já têm portas disponíveis? Não adianta colocar 1 Gbps em casa se o provedor do conteúdo não tiver uma porta de 1 Gbps para transmitir o conteúdo para o cliente. É preciso entregar o 1 Gbps em toda a cadeia”, observou.

A Claro hoje em dia vende planos de 1 Gbps tanto em fibra óptica, como em redes HFC (cabo coaxial). A companhia tem 30 milhões de casas passadas com cabo e 6 milhões com fibra – estas, em 430 cidades.

Em fibra, a rede é inteiramente G-Pon, já preparada para atualização ao padrão XGS-Pon, 10x mais rápido. Os fornecedores da rede óptica da Claro são Furukawa (cabos), Cisco, Huawei, ZTE.

MIGRAÇÃO DO CABO PARA A FIBRA

Sarmento contou no evento que a Claro está migrando clientes do cabo coaxial para a fibra aos poucos, conforme a demanda. A estratégia, que já vem de alguns anos, é ir aproximando a fibra da casa do cliente. A rede de acesso coaxial sai da casa do cliente até um hub. Este hub já chegou a ter mais de 1 mil casas para o atendimento via cabo. Atualmente são 125.

“Reduzir a quantidade de clientes atendidos em um hub HFC para menos, para 75, não gera os benefícios de já migrar para o modelo em fibra, cujo sistema reúne 64 portas, é mais eficiente e menos custoso por ser uma tecnologia passiva”, afirmou.

Ele não teceu previsões, porém, de quando espera concluir – ou mesmo se a Claro vai – levar 100% da base para a fibra. “Tem que haver demanda. Hoje temos muitos casos de clientes satisfeitos com o HFC, que entrega as mesmas velocidades, e não desejam mudar para a fibra, receber técnico em casa, ainda em função de reflexo da pandemia. Então, migrar 10 milhões de clientes é um desafio”, falou.

Fonte: https://www.telesintese.com.br/clar...nos-de-1-gbps-e-aponta-falta-de-dispositivos/

Você foi mais ligeiro que eu kkk. Estava redigindo o post aqui quando você publicou.
Interessante esta informação sobre o XGS-PON, mas na reportagem o diretor de banda larga da Claro esqueceu de citar a falta de equipamento (leia-se ONTs) com porta de 2,5Gb por parte da Claro, além do custo do plano frente o que a concorrência oferece.
 
Você foi mais ligeiro que eu kkk. Estava redigindo o post aqui quando você publicou.
Interessante esta informação sobre o XGS-PON, mas na reportagem o diretor de banda larga da Claro esqueceu de citar a falta de equipamento (leia-se ONTs) com porta de 2,5Gb por parte da Claro, além do custo do plano frente o que a concorrência oferece.

Claro® que ele vai esquecer, GPON pra Claro ainda é um assunto delicado, ele dá mais atenção ao HFC que lhe rende mais dinheiro. E para o HFC já tem modem com porta 2.5 Gbps, só que ninguém nunca viu "AO VIVO".
 
Fui fazer uma simulação no site da Claro para ver os preços e consta que no meu cep e número não tem internet fixa.
Sendo que eu uso HFC há anos aqui.

Isso é um bug temporário ou devo me preocupar que a claro está querendo sair daqui da região? Rj capital
 
Fui fazer uma simulação no site da Claro para ver os preços e consta que no meu cep e número não tem internet fixa.
Sendo que eu uso HFC há anos aqui.

Isso é um bug temporário ou devo me preocupar que a claro está querendo sair daqui da região? Rj capital
É bug do site. Já aconteceu o mesmo comigo e aqui é GPON e com vagas aos montes nas CTOs.
 
Fui fazer uma simulação no site da Claro para ver os preços e consta que no meu cep e número não tem internet fixa.
Sendo que eu uso HFC há anos aqui.

Isso é um bug temporário ou devo me preocupar que a claro está querendo sair daqui da região? Rj capital
Honestamente, acho quase impossível que eles resolvam sair da sua região. Até hoje foram poucos os casos que a net deixou de atuar em um bairro/cidade.

Os poucos casos da claro ter parado de atuar em bairros, faz um milhão de anos atrás, na epoca tinha lugar no RJ que a venda era bloqueada por problemas na rede (rede velha, rede sem canal de retorno) ou por problemas relacionado a operação (leia-se milicia/trafico/outros impedindo a Claro de atuar na regiao). Acho quase impossível este ser seu caso.

Mais provável ser um erro do site. Aqui aonde eu moro chegou a acontecer isso quando teve a sobreposição com a fibra, o site não apontava serviço disponivel
 
Colegas... eu tô intrigado com a Claro
Tinha 120mb da claro fibra, que do nada a claro dobrou pra 250, que depois de uns meses virou 500 e essa semana acabou de virar 1gb.
Até então, estou pagando 75BRL, mas estranho demais essas benesses da dona claro.
Já aconteceu com alguém?

f9N7Y0H.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo