[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Está difícil, não sei porque estou me torturando tanto assim com a Claro. Gostaria de deixar o relato da minha aventura com a Claro nesse mês de Novembro, 2022. E me desculpem se ficar muito longo texto, só para lembrar você não é obrigado a ler. :fire:

Contratei Internet + TV (HFC) no inicio do mês e só foi problema atrás e problema. (Peguei Internet pois queria deixar como link secundário, mas nem pra isso serviu.)
O primeiro técnico que veio para instalar falou que não era possível em menos de 30 segundos após chegar no meu apartamento, ele cancelou a visita técnica e eu tive que reagendar de novo. (WTF?)
Após isso (2 dias) chegou um outro técnico que não teve problema nenhum em passar o cabo pelo apartamento, mas logo que ele terminou de passar tudo, fazer ponteira e colocar tudo no lugar, o sinal da TV e Internet caiu. Ele mandou mensagem pelo WhatsApp para o pessoal da terceirizada e falou que o meu contrato tinha sido cancelado pelo pessoal da area técnica.
Depois disso demorou outros 4 dias para criar um novo contrato e finalmente realizar a instalação, de inicio e até hoje às 12:00 a TV estava funcionando perfeitamente, uma maravilha, realmente um espetáculo. Para quem utilizava IPTV como DGO ou Claro TV+, a TV a cabo é coisa de outro mundo.

Mas a Internet? Uma merd@.

Latência para serviços comuns, tipo Facebook, Youtube, Twitch ou jogos online? O dobro de qualquer provedor local ou a Vivo.
Jitter? minimo 30ms.
Perda de pacote? MINIMO 2%.
Upload? :shrug: (OFDMA está desabilitado na minha cidade e o node estava REALMENTE SATURADO.)

De inicio, eu realmente pensei que isso era um problema apenas meu, mas após conferir na casa do meu vô que possui 500 mega da Claro eu consegui os mesmos resultados do meu apartamento.

No primeiro dia já realizei a reclamação, mas como os sinais estavam "normais" eles apenas vieram trocaram o roteador. No qual não deu em nada pois o técnico que estava aqui falou que é um problema generalizado na minha região e não sabem quando vai ser arrumado.

Ai que começa a saga, ou uma aventura irritante que me fez questionar minha sanidade.

Liguei para realizar o cancelamento APENAS da Internet, e fui atendido muito rápido, em menos de 20 minutos a atendente já tinha confirmado que a minha Internet foi cancelada e... Mais nada, ela não falou quando que iriam retirar o roteador e nem pediu para marcar a visita técnica.
No mesmo dia no período de noite, o meu Celular (Que também é da Claro), ficou sem sinal e recebi uma mensagem que tinha sido "Temporariamente bloqueado pela rede movel".
O que aconteceu é que a atendente juntou todos os meus planos e outros 2 contratos e fez um "Combo Multi", sem a minha permissão.
Nisso, o meu plano movel de 115GB (contando com bonus) foi trocado para um plano Controle de R$ 64,90 que possuía 6GB. (Eu nem sabia que existia)

Obviamente, depois disso eu liguei para ouvidoria para entender o que aconteceu, e me disseram que a atendente agiu de má fé e em vez de cancelar ela fez uma retenção.
Mas a ouvidoria só resolveu o problema do cancelamento da Internet, no qual finalmente realizaram. Mas não mexeram no plano Movel, tive que fazer uma reclamação na Anatel para conseguir voltar no meu plano pós original. (Que milagrosamente o pessoal da Claro resolveram o problema em uma velocidade incrível.)

Hoje estava marcado para buscar o roteador, buscaram logo as ~13:30, só que nessa hora eu já estava sem sinal de TV. Liguei novamente para o 10621 e descobri agora que todos os meus contratos tinham sido cancelados. Pedi para voltar apenas com a TV, confirmei varias vezes com a atendente que eu queria apenas a TV e ela falou que não era para eu me preocupar pois a Internet realmente tinha sido cancelada, e apenas vai retornar a TV no contrato.

Acabei de entrar no "Minha Claro Residencial" após ter recebido um SMS.
O contrato não está mais aparecendo como cancelado, a TV voltou ao normal.
Mas ela contratou a Internet novamente.

E VAMOS LÁ. Mais uma ligação para ouvidoria.
Eu devo ter algum problema mental, ou sou azarado... Não é possível isso...
Mas pensando bem, eu deveria ter deixado cancelar tudo.
Que tristeza.... ESCURO sendo Escuro
 
A ligação da ouvidoria foi escalada para o "Nivel 2".
Me pediram 3 horas para solucionar o problema. Mas pelo jeito tudo foi resolvido agora. (Graças a deus, e a ouvidoria.)
Vou responder na segunda que é mensagem mais curta, polui menos a vista do povo.
Não, não parece ser azar, só má fé mesmo de alguns atendentes. Infelizmente foi a minha experiência, o único canal que funciona minimamente é a ouvidoria e mesmo ela não é garantia de solução. 10621 e 0800 depende da sorte, tem dia que ainda tem que aguentar atendente mal educado...
Infelizmente ainda tem serviço da Claro que vale a pena, tipo celular, tv. Mas tem região que parece que eles estão implorando pra todo mundo cair fora e deixar de ser cliente deles.

Pergunta cretina, recolheram seu modem mesmo? Aqui a toupeira marcou que veio, deu baixa no contrato e não veio buscar... Ia pedir pra ele cortar os cabos lá no poste, pelo visto eu mesmo que vou ter que fazer isso...

O técnico veio aqui em casa por volta de meio dia, expliquei completamente a situação e ele nem mexeu em nada, compreendeu logo no inicio que nada que ele fizesse fisicamente iria resolver alguma coisa e já passou o caso para o coordenador dele. Informou que assim que um chamado é aberto direto pela ouvidoria, o coordenador dele já recebe um e-mail na hr solicitando prioridade. E que irão passaar a solicitação para a infra da empresa.Mas que ele mesmo só irá atuar como intermediário já que não poderá fazer muita coisa. O que pode fazer temporariamente foi solicitar novamente um rollback. Mas solicitou que se amanhã voltasse o problema, já que eu mesmo o informei que é de um dia para o outro que o problema volta a ocorrer, para eu informar o mesmo via msg ou ligação e que eu lhe mande um print do speed test mostrando que o problema voltou a ocorrer para que ele possa reforçar o chamado com o coordenador.

Agora é aguardar o próximo capítulo dessa novela.
Pelo menos parece estar seguindo o caminho "certo". Infelizmente agora depende desse coordenador de manutenção/área técnica ter boa vontade e repassar pra essa parte de infra. Não duvido que isso não esteja na mão dele e o máximo que ele consegue é fazer a solicitação e dar uma pressionada. Esse técnico parece entender minimamente o que que tá acontecendo, então você não deve ser o primeiro caso que ele vê desse tipo de "capação"...
Infelizmente agora é aguardar mesmo. Tomara que resolvam logo
 
Pergunta cretina, recolheram seu modem mesmo? Aqui a toupeira marcou que veio, deu baixa no contrato e não veio buscar... Ia pedir pra ele cortar os cabos lá no poste, pelo visto eu mesmo que vou ter que fazer isso...
Sim, e recebi o comprovante por email.
 
Começou a BF...
90x3TBp_d.webp
 
@KILLME Estamos mexendo na infra da NET no prédio devido a uma reforma e o técnico me passou que 2023 é para Chapecó SC estar totalmente fibrada.

A cidade está praticamente cercada por cidades FTTH, tão demorando até para colocar fibra em tudo hehehe.

VZbFjO7.png
 
O técnico veio aqui em casa por volta de meio dia, expliquei completamente a situação e ele nem mexeu em nada, compreendeu logo no inicio que nada que ele fizesse fisicamente iria resolver alguma coisa e já passou o caso para o coordenador dele. Informou que assim que um chamado é aberto direto pela ouvidoria, o coordenador dele já recebe um e-mail na hr solicitando prioridade. E que irão passaar a solicitação para a infra da empresa.Mas que ele mesmo só irá atuar como intermediário já que não poderá fazer muita coisa. O que pode fazer temporariamente foi solicitar novamente um rollback. Mas solicitou que se amanhã voltasse o problema, já que eu mesmo o informei que é de um dia para o outro que o problema volta a ocorrer, para eu informar o mesmo via msg ou ligação e que eu lhe mande um print do speed test mostrando que o problema voltou a ocorrer para que ele possa reforçar o chamado com o coordenador.

Agora é aguardar o próximo capítulo dessa novela.
pegou um técnico experiente e que quer lhe ajudar, porém o problema está bem acima dele, tomara que os outros tenham a mesma boa fé, mas já é um avanço pq a maioria dos técnicos tentam te enrolar, um que veio aqui mesmo disse que a claro capa mesmo se estourar a franquia e pronto, e eu falei mas pela anatel nem pode, e ele ainda disse, não pode mas ela faz
 
É um negócio meio estranho, já larguei desligado a noite inteira e não mudou o ip. Talvez durante o dia? Ou, se tiver o modem em modo bridge e alterar o mac address do roteador, parece que também troca o ip.
Aqui já aconteceu de ficar 3h fora da tomada e não mudar, mas na maioria das vezes funcionou.
outro ponto é que usando o modem em bridge e mudando o mac adress do roteador, o ip geralmente muda, mas tem que ficar usando o roteador. Se usar um roteador velho só pra fazer a troca do IP e voltar a usar o roteador do modem logo me seguida, o IP pode voltar ao que era antes, então tem que ficar algumas horas pelo menos com o router na sua função de router mesmo.
 
É um negócio meio estranho, já larguei desligado a noite inteira e não mudou o ip. Talvez durante o dia? Ou, se tiver o modem em modo bridge e alterar o mac address do roteador, parece que também troca o ip.
Algumas vezes o lease demora mesmo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui já aconteceu de ficar 3h fora da tomada e não mudar, mas na maioria das vezes funcionou.
outro ponto é que usando o modem em bridge e mudando o mac adress do roteador, o ip geralmente muda, mas tem que ficar usando o roteador. Se usar um roteador velho só pra fazer a troca do IP e voltar a usar o roteador do modem logo me seguida, o IP pode voltar ao que era antes, então tem que ficar algumas horas pelo menos com o router na sua função de router mesmo.
Eu fazia com meu antigo CBN colocando na wan em estatico, copiando IP fornecido pela ESCURO. desde mascara de rede, gateway... e deixava ate ................... quando ipv4 nao atuar mais pra navegação, dai eu mudo pra dinamico e reinicio o modem. Bingo ip trocado
 
Uma dúvida, fazia tempo que eu tinha vendido meu pc gamer e ficado apenas com o macbook, porém agora apareceu um conhecido vendo um pc bom até e resolvi comprar, fazia uns 2 anos que eu não jogava nada e nem abria a steam mais, porém fui baixar uns dois jogos na steam e percebi que a velocidade de download não passa de 25/30MBs tanto no meu provedor regional que tenho 600MB/300MB como na Claro que chega aqui 750MB/100MB, ambas é a mesma coisa na velocidade, eu já troquei servidores lá e nada. Ambos os provedores tiveram pico de chegar a 50MB, porém logo já caiu, esse pc tem um sdd de 1TB(só que não lembro qual é a velocidade dele). Isso é normal mesmo? steam é limitada nessas velocidades ou é algo de rota do provedor? PC aqui é um Core i7 8700 / 16GB RAM 2600hz(se não me engano)/1TD SSD(não lembro a velocidade) GTX 1070 8GB OC
Bom não é Claro, mas até de curiosidade resolvi testar.
Aqui é bOi, 500 MB. Num SSD Sata dramless de 2 TB, o pico foi 40 MB/s pela Steam. Excluí e baixei de novo, mas em outro SSD, um PCIe 3.0 que é meu disco C. Dessa vez bateu pico de 59 MB/s. Outro jogo chegou a bater 65 MB/s. Então depende de jogo, de disco, de sorte? Mas lembrando que é pico, a media no Sata ficou em 20-25, no NVMe ficou mais em 35-40. Em um outro menor flutuou entre 40 -50 MB/s no geral. A CPU mais no final chegou a dar 70% em um thread, então... Pode ser uma combinação das duas coisas, na hora de descompactar e instalar, se algum dos dois não aguenta não tem porque baixar mais rápido.

Se tudo correr certo essa semana chega um PCIe 4.0, aí se eu lembrar tento fazer de novo esse teste.
 
Eu sou o mais novo capado pela Claro HFC. (Osasco/SP)
Plano 500mb/35mb apenas internet.

r2KoZCu.png


9cbQLFA.png


Percebi que estava contando o consumo no mês passado dia 25/10 constava 3,1TB.
Nesse mês estou com 2TB, a minha média sempre foi essa...

Estou ciente dos próximos passos e quero continuar....haha
Não tenho outra opção além da Claro.

Marcada a visita técnica para amanhã e vou pedir para o técnico escrever na ordem de serviço que a velocidade esta reduzida e blá blá blá igual a dica do amigo capa_da_gaita.

Depois da visita técnica começo a abrir chamado na Anatel e Consumidor.

:fire:
 
Eu sou o mais novo capado pela Claro HFC. (Osasco/SP)
Plano 500mb/35mb apenas internet.

r2KoZCu.png


9cbQLFA.png


Percebi que estava contando o consumo no mês passado dia 25/10 constava 3,1TB.
Nesse mês estou com 2TB, a minha média sempre foi essa...

Estou ciente dos próximos passos e quero continuar....haha
Não tenho outra opção além da Claro.

Marcada a visita técnica para amanhã e vou pedir para o técnico escrever na ordem de serviço que a velocidade esta reduzida e blá blá blá igual a dica do amigo capa_da_gaita.

Depois da visita técnica começo a abrir chamado na Anatel e Consumidor.

:fire:
Tá chegando próximo aqui (Cotia) hehehe mas continuarei baixando e descartando TELE2 1000GB e passando dos 10TB mensais

:limo:

Complicado esse cap deliberado em alguns clientes...
 
9id8nHl.png

Agradeço aos 2 usuários que reportaram no chat terem sido "capados" por esse lixo de empresa, assim que evita que muitas pessoas (como eu), que tem a opção de pegar um preço bom na BF não caiam nessa cilada e fujam dessa empresa nojenta.
Primeiramente, franquia e um "suposto" abuso de rede que a Claro queira emplacar, são coisas totalmente distintas.
Segundo, não é uma regra, a balança está mais para um lado do que para o outro.
E em terceiro lugar, é ridículo você pegar um print e querer expor uma fala totalmente desconexa com o que você quer demonstrar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo