Putz cara..na claro é certeza que haverá redução, pois eles vendem pacote adicional de dados caso você tenha estourado a franquia...na Tim não sei
------------
Testei a TIM...aqui em Casa 30 M de download e 19M de upload...Sensacional...e sem antena externa
------------
Engraçado, testei com a antena externa e ficou velocidade de 3g kkkk, a minha antena externa por mais estranho que pareça é indoor...e mesmo colocando ela no quintal pelo menos pra Tim não resolveu. Tô achando que comprei gato por lebre ao que parece no caso da claro ela também só amplificou o sinal 3g...esquisito pois comprei como sendo para frequencia certa 2300/2600 que é o nosso 4g. De qualquer forma esse da Tim nos testes que fiz durante todo o dia variou no download de 20M à 30 M...
------------
Bom, estou começando agora então não sabia que tinha que ligar a antena na 2ª entrada do modem (ele tem duas e a outra deve ser pra antena 3G)...fiz isso e não aumentou minha velocidade mas agora não varia mais está sempre em 30 M
Então, hoje em dia geralmente a TIM não pratica redução em seus planos, exceto Infinity e Liberty Controle. No Liberty Pós quando eu tinha nunca reduziu e eu sei que o TIM Beta não reduz.
Estou pensando em pegar o Liberty Web Modem e um modem 4G na TIM, pegar um roteador 4G que aceita entrada de modem e usar como internet principal.
E colocar o Speedy em downgrade para 2 Megas para pagar quase nada, e deixar esse somente para os downloads.