[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Assim como a Vivo fez no iPhone, a Samsung tbm fez com a Claro, TIM e Vivo na OneUi 6.1:



Segundo o colega Marcos, agora não existe mais possibilidade de desativar o VoLTE de nenhuma das três grandes, nem mesmo desativando o 5G. Ainda não pude testar com outras operadoras, como a Brisa ou AmericaNet.

Como eu havia comentado antes, isso deve se tornar comum a medida que mais redes LTE only começam a surgir e o VoLTE se torna o padrão para as chamadas. O próximo passo deve ser sumirem com os ícones do VoLTE, algo que já ocorre nos EUA, por exemplo.


Caramba atualizei o meu Galaxy S23+ ontem e realmente nao tem como desativar o VoLTE.
3brzhG.jpeg
nada mais do que o normal.

a real, que estando com sinal 4g no aparelho, não existe motivo pra desligar o volte.
chamada via volte com sinal do 4g zuado já é muito melhor do que chamada via 3g/2g.

e uma outra questão tb, tanto vivo quanto tim, já vi no erbs.tech varias torres 4g only, ainda mais em zona rural.
2g/3g já era, 4g já é o padrão comum.
 
Puts, já estava imaginando que teria algum problema, aff!

Em relação ao chip físico o único problema que tenho com o SA mas não sei se é exclusivo dele, é ter que colocar em modo avião e depois desativar para os dados móveis voltar a funcionar, parece que fica travado a conexão.
Cara, por aqui estou com o mesmo problema 5G SA. Do nada fico sem conexão, lá vai desativar redes moveis e se não resolver desativo e ativo o modo avião. Não sei se trocando para e-sim resolveria, creio que não.
 
Cara, por aqui estou com o mesmo problema 5G SA. Do nada fico sem conexão, lá vai desativar redes moveis e se não resolver desativo e ativo o modo avião. Não sei se trocando para e-sim resolveria, creio que não.
Acredito que o problema seja só quando está conectado ao 5G, estou testando com a conectividade fixa em 4G e não consegui notar novamente o defeito até então. Vou ver se alterando pro E-sim, melhora ou piora de vez. :facepalm:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vivo controle consegue gerar E-sim [Android] pelo app da Vivo? Até agora não achei essa função :vish:
 
Última edição:
Vivo controle consegue gerar E-sim [Android] pelo app da Vivo? Até agora não achei essa função :vish:
Aparentemente só pós e controle. No pós aparece a opção em "meu plano". No controle eu não cheguei a ver.

No pré só aparecia a opção de e-sim em "Mais", mas a IA burra mandava pra loja.
 
Meu Deus, porque não o 3g? Deve ser mais barato ativar 2g para voz. Quero ver até onde vai isso....
São alguns poucos KHz que se usa do espectro pro 2G.
E até onde sei, não usam equipamento adicional pra isso, já que existe retrocompatibilidade de boa parte dos equipamentos usados em ERBs.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Assim como a Vivo fez no iPhone, a Samsung tbm fez com a Claro, TIM e Vivo na OneUi 6.1:



Segundo o colega Marcos, agora não existe mais possibilidade de desativar o VoLTE de nenhuma das três grandes, nem mesmo desativando o 5G. Ainda não pude testar com outras operadoras, como a Brisa ou AmericaNet.

Como eu havia comentado antes, isso deve se tornar comum a medida que mais redes LTE only começam a surgir e o VoLTE se torna o padrão para as chamadas. O próximo passo deve ser sumirem com os ícones do VoLTE, algo que já ocorre nos EUA, por exemplo.

Mas isso é exclusivamente em smartphones 5G e em áreas sem cobertura 3G, não é?
Eu consigo desativar o VoLTE aqui de boa.
Tenho um iPhone 11. Uso Vivo.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: YO!
Enquanto isso a Claro segue ativando novas erb's com 2G Por não liberar o VoLTE a todos os usuários.
Ainda bem, pq o VoLTE da Claro é completamente zoado...
Meu Deus, porque não o 3g? Deve ser mais barato ativar 2g para voz. Quero ver até onde vai isso....
Pq o 3g ocupa muito mais espectro. Salvo engano 3g ocupa 5MHz e o 2g pode ocupar 200KHz (embora normalmente deixem 1MHz).
nada mais do que o normal.

a real, que estando com sinal 4g no aparelho, não existe motivo pra desligar o volte.
chamada via volte com sinal do 4g zuado já é muito melhor do que chamada via 3g/2g.
Depende... Normalmente quando eu deixo o VoLTE ativo, as ligações caem mais que o Neymar...
Mas isso é exclusivamente em smartphones 5G e em áreas sem cobertura 3G, não é?
Eu consigo desativar o VoLTE aqui de boa.
Tenho um iPhone 11. Uso Vivo.
Acho que em Telefones 5g da Samsung com OneUi 6.1.
Se a pessoa forcar 2g/3g only vai por fora do VoLTE, mas a pessoa não vai poder desativar quando estiver com 4g/5g ativado.
 
Por falar em Claro, vai haver uma interrupção parcial em aparentemente todo o DF nesta quinta pela madrugada, a primeira em mais de 1 ano, para "ampliação e melhorias" (acredito que seja apenas atualização de software, mas, quem sabe...).
 
Acredito que o problema seja só quando está conectado ao 5G, estou testando com a conectividade fixa em 4G e não consegui notar novamente o defeito até então. Vou ver se alterando pro E-sim, melhora ou piora de vez.
Percebi esse problema com o 5G no modo SA, quando era NSA não me recordo de ficar assim. Também travo no 4G e fica de boa.
Quando alterar para o e-sim, e fizer os testes, dá o feedback aqui no fórum, agradeço demais!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui não aparece no controle
Antes da atualização do app vivo, aparecia! Atualização veio e sumiu com a opção.

Já cheguei a utilizar, ao iniciar o atendimento o atendente pede o IMEI e EID do seu aparelho e após isso, envia um link via SMS para fazer o biometria facial e dando tudo certo você recebe e via e-mail o QR Code, e então é só ler o QR Code conectado ao WIFI e é feita a ativação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Percebi esse problema com o 5G no modo SA, quando era NSA não me recordo de ficar assim. Também travo no 4G e fica de boa.
Quando alterar para o e-sim, e fizer os testes, dá o feedback aqui no fórum, agradeço demais!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Antes da atualização do app vivo, aparecia! Atualização veio e sumiu com a opção.

Já cheguei a utilizar, ao iniciar o atendimento o atendente pede o IMEI e EID do seu aparelho e após isso, envia um link via SMS para fazer o biometria facial e dando tudo certo você recebe e via e-mail o QR Code, e então é só ler o QR Code conectado ao WIFI e é feita a ativação.
Minto!! Olhei agora no app e tinha uma nova atualização e voltou a opção e-sim.

1Ol6m3b.jpeg
 
Última edição:
Percebi esse problema com o 5G no modo SA, quando era NSA não me recordo de ficar assim. Também travo no 4G e fica de boa.
Quando alterar para o e-sim, e fizer os testes, dá o feedback aqui no fórum, agradeço demais!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Antes da atualização do app vivo, aparecia! Atualização veio e sumiu com a opção.

Já cheguei a utilizar, ao iniciar o atendimento o atendente pede o IMEI e EID do seu aparelho e após isso, envia um link via SMS para fazer o biometria facial e dando tudo certo você recebe e via e-mail o QR Code, e então é só ler o QR Code conectado ao WIFI e é feita a ativação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Minto!! Olhei agora no app e tinha uma nova atualização e voltou a opção e-sim.

1Ol6m3b.jpeg
Tira o seu numero do print.
 
O app vivo aqui ta na versão 24.2.16, acho que não aparece devido ao aparelho não ser compatível, estou esperando o novo chegar.
 
Blz? Alguém tem informações sobre as MVNO se funcionam VoLTE e Vowifi3?
AmericaNet e Veek funcionam os dois.
Na Mega Surf não funciona nenhum dos dois.
Alguém pode informar se Unifique, correios, Nomo e Brisanet tem VoLTE e VoWifi?
 
Blz? Alguém tem informações sobre as MVNO se funcionam VoLTE e Vowifi3?
AmericaNet e Veek funcionam os dois.
Na Mega Surf não funciona nenhum dos dois.
Alguém pode informar se Unifique, correios, Nomo e Brisanet tem VoLTE e VoWifi?
Não cheguei a testar a Brisanet e não sei se vou conseguir pois não tem plano Pre pago até então, mas lendo o regulamento da oferta, informa que o 5G é somente SA.

"8.2.1. A velocidade 5G será acessível aos USUÁRIOS na modalidade Stand Alone (SA);"

E terá apenas 2GB para roaming, ligações e sms são ilimitados em roaming. Isso no plano de 10GB + 5GB de portabilidade.

Não tem nada explicito sobre VoLTE, VoNR, VoWifi ou e-sim.

Deixam explícito no site que o chip Físico precisa ser retirado em loja.

"Dirija-se até uma loja para retirar o seu chip."
 
Última edição:
Blz? Alguém tem informações sobre as MVNO se funcionam VoLTE e Vowifi3?
AmericaNet e Veek funcionam os dois.
Na Mega Surf não funciona nenhum dos dois.
Alguém pode informar se Unifique, correios, Nomo e Brisanet tem VoLTE e VoWifi?
E aí, a Brisanet funciona somente por via VoLTE. E em questão do VoWifi já vi relatos que funciona também.
 
E aí galera, para quem tem dúvidas que o Vowifi funciona na brisanet e a resposta é SIM.


E aqui foi um teste que fiz hoje pelo 5G e na minha opinião para um interior sofrido de velocidades boas esta mais que suficiente.

qual a sua distância até a erb?
 
E aí galera, para quem tem dúvidas que o Vowifi funciona na brisanet e a resposta é SIM.


E aqui foi um teste que fiz hoje pelo 5G e na minha opinião para um interior sofrido de velocidades boas esta mais que suficiente.

Já buscou alguma informação sobre e-sim?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E aí galera, para quem tem dúvidas que o Vowifi funciona na brisanet e a resposta é SIM.


E aqui foi um teste que fiz hoje pelo 5G e na minha opinião para um interior sofrido de velocidades boas esta mais que suficiente.

Desliga o modo de economia de energia e testa novamente.
 
qual a sua distância até a erb?
Não tenho muita noção, acho que uns 300 metros ou menos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já buscou alguma informação sobre e-sim?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Desliga o modo de economia de energia e testa novamente.
Sobre o Esim ainda não tenho informações.

Outro teste que me pediu.

 
Não tenho muita noção, acho que uns 300 metros ou menos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sobre o Esim ainda não tenho informações.

Outro teste que me pediu.


Achei a velocidade muito baixa, comparada as outras operadoras e visto que a infra é relativamente mais nova que as concorrentes nacionais, esperar as cenas dos próximos capítulos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não tenho muita noção, acho que uns 300 metros ou menos.
Só verificar com o google maps na opção "medir distância" tem na versão para desktop.
 
Achei a velocidade muito baixa, comparada as outras operadoras e visto que a infra é relativamente mais nova que as concorrentes nacionais, esperar as cenas dos próximos capítulos.
Como eu disse, para interior, cidade pequena com menos de 20 mil habitantes onde as operadoras não têm interesse econômico é uma velocidade boa. Agora não dá para comparar uma capital onde realmente se alcança velocidades próximas a 1giga de velocidade, até então a estrutura é muito melhor do que de cidades minúsculas. Em fim, melhor do que a Claro oferece por aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achei a velocidade muito baixa, comparada as outras operadoras e visto que a infra é relativamente mais nova que as concorrentes nacionais, esperar as cenas dos próximos capítulos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Só verificar com o google maps na opção "medir distância" tem na versão para desktop.
Depois tento, não vou ficar medindo velocidades direto porque gasta quase 500mb só para medir rsrs.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo