[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Há algum tempo apareceu no S22 a opção de migrar o chip Vivo Easy pra esim de maneira nativa no sistema. Não fiz porque sabia que iria comprar um S25 e preferi esperar. Eis que no S25 tal opção não aparece.
O que funcionou pra mim foi colocar o chip físico no S22 e depois no S25 ir na opção de adicionar esim e pedir pra transferir de outro aparelho. Ele converteu o chip que tava no S22 pra esim no S25. Eu não converti antes por medo de não conseguir transferir o esim do S22 pro S25. Tentei com a minha linha principal da TIM e não funcionou.

Ah, uma dica: o qr code de esim da TIM não expira nunca. Mas pra ele funcionar é preciso remover o esim do aparelho antigo antes de iniciar o processo no novo. E pra remover o esim o celular precisa estar conectado a uma rede wifi.
Eu tinha esquecido desse detalhe de remover antes e não tava conseguindo usar o mesmo qr code de 2 anos atrás. Fui a uma loja pra comprar outro qr code e a vendedora me disse que era só remover antes.
Verdade, o eSIM da TIM nunca expira. Essa é uma vantagem.

Outro ponto agora é que a TIM liberou o Portal Troca de Chip deles ( http://trocadechip.tim.com.br/trocachip/) para todos os planos, não só o Tim Black

Verdade, o eSIM da TIM nunca expira. Essa é uma vantagem.

Outro ponto agora é que a TIM liberou o Portal Troca de Chip deles ( http://trocadechip.tim.com.br/trocachip/) para todos os planos, não só o Tim Black
Infelizmente não funciona pra clientes vindos da Oi, uma pena.

Ao acessar o site aparece a opção de trocar por um chip físico.

4PBNFf5.jpeg

Que piada kkkkk se é justamente em horário comercial que o cliente mais precisa usar o Whatsapp, principalmente pra enviar mídia. Depois das 21h a maioria dos clientes já vai estar em casa e usar logo o wifi.
Isso é um agrado, não é assistência governamental.

Até quando é grátis as pessoas ainda reclamam.

Há dois anos os planos pós pago têm aumentado de preço e as operadoras limitaram o "zero rating" ou parcerias com redes sociais.
A tendência é de continuação, como tudo o que aconteceu desde a pandemia e que continua a acontecer a passos largos no Brasil, com a inflação galopante de sempre.

Queria compartilhar aqui minha experiência ao migrar de telefone e junto migrar os e-sim
Tinha um S23 Ultra onde nele eu estava com um chip físico e dois e-sim, o físico era TIM e os e-sim era Vivo e Claro, sendo a Vivo meu número principal e os demais backup.

Migrei para o S25 Ultra e o processo de cada uma operadora foi bem simples

VIVO
Abri o app Meu Vivo no S25 solicitei migração fiz biometria, uns minutos depois instalou e subiu

TIM
acessei o site trocachip pelo S23, fiz os passos, gerou o QR code, li o código pelo S25, subiu na hora

CLARO
esse eu sou Claro Flex, então foi por esse app, pelo s25, fui em troca de chip, fiz a biometria e subiu tbm

Optei tudo e-sim pq desde o S24 pode usar dois e-sim simultâneos
E bom saber que AGR isso tá mais fácil e não precisa depender de ir em loja alguma

Isso é um agrado, não é assistência governamental.

Até quando é grátis as pessoas ainda reclamam.

Há dois anos os planos pós pago têm aumentado de preço e as operadoras limitaram o "zero rating" ou parcerias com redes sociais.
A tendência é de continuação, como tudo o que aconteceu desde a pandemia e que continua a acontecer a passos largos no Brasil, com a inflação galopante de sempre.
Mas estamos falando de Whatsapp, e planos como o Vivo Easy Prime ainda oferecem o serviço ilimitado.

Mas estamos falando de Whatsapp, e planos como o Vivo Easy Prime ainda oferecem o serviço ilimitado.
Interessante. Dessa eu não sabia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Queria compartilhar aqui minha experiência ao migrar de telefone e junto migrar os e-sim
Tinha um S23 Ultra onde nele eu estava com um chip físico e dois e-sim, o físico era TIM e os e-sim era Vivo e Claro, sendo a Vivo meu número principal e os demais backup.

VIVO
Abri o app Meu Vivo no S25 solicitei migração fiz biometria, uns minutos depois instalou e subiu

TIM
acessei o site trocachip pelo S23, fiz os passos, gerou o QR code, li o código pelo S25, subiu na hora

CLARO
esse eu sou Claro Flex, então foi por esse app, pelo s25, fui em troca de chip, fiz a biometria e subiu tbm

E bom saber que AGR isso tá mais fácil e não precisa depender de ir em loja alguma

Fico mais tranquilo em saber que finalmente você pode mudar de chip para eSIM sem ir à uma loja.
O processo inverso não funciona né? Se quiser voltar para o SIM físico, tem que ir na loja?!

Eu como troco de celular com a mesma frequência que o mundo usa petróleo, e ultimamente andei usando modelos chineses que não são vendidos em outras partes do mundo, e 99% deles não possui suporte a eSIM. Não sei em que realidade eles vivem, mas é assim.

E como uso duas operadoras e com pós pago, mais fácil trocar o SIM físico de um aparelho para o outro e pronto.

Ainda estou esperando por um sim ou eSIM que funcione apenas a internet, sem NENHUM número de telefone preso a ele, nem que seja como os planos de antigamente para modem, pois ainda podiam enviar SMS.
Apenas internet, sem ninguém para conseguir entrar em contato com você pois há um número no seu nome.

Última edição:

Fico mais tranquilo em saber que finalmente você pode mudar de chip para eSIM sem ir à uma loja.
O processo inverso não funciona né? Se quiser voltar para o SIM físico, tem que ir na loja?!

Eu como troco de celular com a mesma frequência que o mundo usa petróleo, e ultimamente andei usando modelos chineses que não são vendidos em outras partes do mundo, e 99% deles não possui suporte a eSIM. Não sei em que realidade eles vivem, mas é assim.

E como uso duas operadoras e com pós pago, mais fácil trocar o SIM físico de um aparelho para o outro e pronto.

Ainda estou esperando por um sim ou eSIM que funcione apenas a internet, sem NENHUM número de telefone preso a ele, nem que seja como os planos de antigamente para modem, pois ainda podiam enviar SMS.
Apenas internet, sem ninguém para conseguir entrar em contato com você pois há um número no seu nome.
No Portal Troca de Chip TIM , existe a possibilidade de trocar o eSIM pra Chip Físico. Ele chega em alguns dias no seu endereço.

Infelizmente não funciona pra clientes vindos da Oi, uma pena.

Ao acessar o site aparece a opção de trocar por um chip físico.

4PBNFf5.jpeg
Neste caso você pode comprar o chip numa banca de jornal, faz o processo de troca de chip (físico - físico) e depois que o novo chip TIM puro sangue estiver ativado, aí basta pedir a troca para eSIM, sem precisar ir à loja e ouvir que o sistema do pré-pago tá fora do ar, mas o do pós-pago está tinindo. Quer fazer um plano?

Fazendo mais testes aqui, aparentemente normalizou. Não fico mais sem conexão.

Ao testar ligações o aparelho sai de "5G SA 3700", para o "4G LTE 700 + 2100 + 2600 +1800 / 5G NSA Disconnected". Creio que isso signifique que ainda não temos o VoNR ativo na Vivo.
Aqui na cidade de São Paulo a tim e a vivo tem VoNR ativo mas precisa "travar" o aparelho para "NRonly"

Neste caso você pode comprar o chip numa banca de jornal, faz o processo de troca de chip (físico - físico) e depois que o novo chip TIM puro sangue estiver ativado, aí basta pedir a troca para eSIM, sem precisar ir à loja e ouvir que o sistema do pré-pago tá fora do ar, mas o do pós-pago está tinindo. Quer fazer um plano?I

Infelizmente nem assim me libera o acesso ao site. Meu chip já é um chip Tim, troquei primeiramente com um chip Tim Naked e outra vez em loja Tim. E o site permanece sem me liberar o acesso. Pensei até que com a liberação para planos pré eu fosse ter acesso, mas não foi dessa vez.

Fui ver no site da Vivo e não aparece mais nos planos Prime o whats . Será que retiraram mesmo? Busquei a informação e não encontrei.

Vivo dando um tiro no pé, além de ser a mais cara , é sempre a que começa com as medidas mais impopulares

Fui ver no site da Vivo e não aparece mais nos planos Prime o whats . Será que retiraram mesmo? Busquei a informação e não encontrei.

Vivo dando um tiro no pé, além de ser a mais cara , é sempre a que começa com as medidas mais impopulares
Nessa página ainda aparece, assim como no aplicativo do Vivo Easy:

Mas eu vou cancelar a renovação e contratar só as diárias de voz e dados mesmo, trabalho maior parte do tempo em casa e logo raramente preciso de internet móvel, mais ligação que eu faço.

Infelizmente nem assim me libera o acesso ao site. Meu chip já é um chip Tim, troquei primeiramente com um chip Tim Naked e outra vez em loja Tim. E o site permanece sem me liberar o acesso. Pensei até que com a liberação para planos pré eu fosse ter acesso, mas não foi dessa vez.
Tentaria fazer um pedido via atendimento ou ouvidoria.

Seu plano foi migrado da Oi, mas agora é da Tim. Se o regulamento não exclui expressamente planos legados da Oi, acho que tem boas chances de conseguir o eSIM.

Na Tim os planos contratados pelo cartão de crédito ainda tem redes sociais ilimitados. Não sei por quanto tempo vai ficar assim.

Whatsapp nos planos Controle Express. Whatsapp, Facebook, Instagram, X no Tim Black Express.

Screenshot-20250217-110834.jpg

Pelo que eu vi, na Claro você consegue sim voltar para o chip fisico, pelo menos no app do Claro Flex, basta que vc compre qualquer chip novo em qualquer banca, pois no app vai pedir o numero sequencial do id do chip para a claro cadastrar e trocar

Na Tim pelo site do trocachip tbm dá, acredito que seja da mesma forma

Agora no app da VIVO e apenas e-sim, não nada sobre fisico...

Minha mulher trocou de aparelho. Ela tinha chip físico da Vivo. Ai apareceu opção de "Migrar a linha do aparelho antigo". Ela concordou. Bugou tudo. O chip parou de funcionar e não gerou nenhum esim. A linha dela ficou no limbo. Não dava pra gerar esim pois precisava da linha pra receber o sms e liberar o app vivo.

Conseguiu gerar um esim no aparelho. Liberou o app no aparelho novo e tentou migrar o esim. Bugou tudo.

Enfim, teve que ir na loja. Se o negócio não funciona, não sei pq dão a opção.

Os chips (e eSim) da Claro e Tim nem aparece opção de "migrar" a linha. Basta fazer pelo App ou site.

Minha mulher trocou de aparelho. Ela tinha chip físico da Vivo. Ai apareceu opção de "Migrar a linha do aparelho antigo". Ela concordou. Bugou tudo. O chip parou de funcionar e não gerou nenhum esim. A linha dela ficou no limbo. Não dava pra gerar esim pois precisava da linha pra receber o sms e liberar o app vivo.

Conseguiu gerar um esim no aparelho. Liberou o app no aparelho novo e tentou migrar o esim. Bugou tudo.

Enfim, teve que ir na loja. Se o negócio não funciona, não sei pq dão a opção.

Os chips (e eSim) da Claro e Tim nem aparece opção de "migrar" a linha. Basta fazer pelo App ou site.
O problema é a aleatoriedade desse recurso.
Eu, por exemplo, consegui migrar de chip físico pra eSim usando o app da Vivo.
Já um amigo meu deu esse mesmo problema que aconteceu com a sua esposa, e teve que ir resolver na loja.
A impressão que passa é que é um serviço ainda beta, mas mesmo assim liberaram pra base de clientes.

Ela já removeu o WhatsApp dos planos controle. Já no pré, o benefício ainda existe, mas ela deixa essa informação escondida no site

Somente como histórico:

Consegui transferir o E-SIM do pós pago da Vivo tranquilamente do A55 pro S25. Usei a função nativa da própria OneUI, coisa de 5-6 minutos já tava tudo funcionando no S25.

VIVO

TIM

CLARO

Para migrar Vivo Easy para eSIM tive que ir na loja física (fiz isso início de Dezembro/2024, não sei se mudou alguma coisa desde lá). Para para um outro número Vivo Controle fiz direto pelo celular (no iPhone faz direto nas configurações do aparelho, não precisa nem abrir a app da operadora). Mesma coisa para Claro Controle.

Só mesmo a Vivo Easy que precisou ir na loja física para migração do SIM físico para eSIM (talvez pq meu SIM físico era muito antigo?).

Da mesma maneira transferi todos eSIMs (no caso Vivo e Claro) direto de um iPhone antigo para um novo durante a transferência de dados dos aparelhos, continuaram funcionando sem nenhum problema.

Somente como histórico:

Consegui transferir o E-SIM do pós pago da Vivo tranquilamente do A55 pro S25. Usei a função nativa da própria OneUI, coisa de 5-6 minutos já tava tudo funcionando no S25.
Bom saber desse relato. Uma dúvida, ao fazer essa transferência dentro das configurações da samsung, ele não pede para ler o qr code para transferir o seu e-sim ou faz tudo pela "aproximação" dos 2 smartphones samsung mesmo? Estou perguntando para saber as questões de segurança mesmo.

Queria saber se é possível fazer esse mesmo procedimento (transferir e-sim para e-sim) para quem tem vivo easy (de galaxy para galaxy, nas próprias configurações do samsung mesmo). Antes no app da Vivo mostrava toda a parte do e-sim (no meu caso tenho vivo fibra e aparecia), agora a parte do e-sim sumiu para quem tem vivo easy (mas eu consegui converter meu chip físico para e-sim dentro do app Vivo "antes de sumir").

Quem sabe futuramente, quando eu precisar transferir o meu e-sim, eu faça nas próprias configurações do galaxy ao invés do app da Vivo (ou se a vivo colocar novamente a parte do e-sim no app Vivo para quem tem vivo easy ou colocar o quanto antes toda a parte do e-sim no próprio app Vivo Easy).

Última edição:
Bom saber desse relato. Uma dúvida, ao fazer essa transferência dentro das configurações da samsung, ele não pede para ler o qr code para transferir o seu e-sim ou faz tudo pela "aproximação" dos 2 smartphones samsung mesmo? Estou perguntando para saber as questões de segurança mesmo.
Não houve etapa de leitura de QR code, mas sim uma etapa pra confirmar o pin que aparece na tela do celular destino... eu preferiria o qrcode mas foi melhor que nada.

Users who are viewing this thread

Voltar