Você só esqueceu que para as pessoas poderem ligar pelo whatsapp precisa ter conexão de internet móvel, para ter conexão de internet móvel é necessário ter um plano PAGO, logo, todos que estão ligando pelo whatsapp hoje possuem um plano PAGO, ou você acha que aquele 4G ou 5G funciona de graça?
E não sei se você percebeu, mas a grande maioria dos planos pré ou pós te dá direito a ligação ilimitada para qualquer número, diferente do whatsapp que alguns planos não isentam os custos de dados usado pelo whatsapp.
Opinião rasa em fórum de tecnologia. Desativar o botão do VoLTE é uma péssima ideia no Brasil. Um país de dimensões continentais, que ainda opera tecnologias obsoletas (2G e 3G) e muitas vezes ainda precisamos delas para originar chamadas, quando não outros usos. A realidade é diferente em países como EUA que não operam redes 2G e 3G e o cliente não precisa trocar de rede pra originar chamadas, como acontece na Claro. Eu mesmo tive problemas com o VoLTE da TIM, onde dentro do meu apartamento precisei desativar a tecnologia para conseguir originar chamadas sem quedas de ligações ao trocar de cômodo. Isso porque a TIM é a top das galáxias quando se fala de VoLTE. Imagine uma operadora como a Claro que desdenha da tecnologia.
Já existem muitas cidades e regiões de grandes cidades apenas LTE. Além disso, o VoLTE também é obrigatório para usar o 5G SA.
Um leigo, sem saber, poderia desativar o VoLTE e ser incapaz de realizar ligações, inclusive de emergência ou para o suporte. Pra Anatel, isso é considerado uma falha grave e que custa caro para a operadora.
Um exemplo é a quantidade de vídeos no YouTube “remover ícone VoLTE” feito por usuários que não fazem a mínima ideia do que se trata.
Creio que seu problema com o VoLTE tenha sido apenas um caso isolado, e que também poderia ocorrer com o 3G em caso de rede sobrecarregada.
Opinião rasa em fórum de tecnologia. Desativar o botão do VoLTE é uma péssima ideia no Brasil. Um país de dimensões continentais, que ainda opera tecnologias obsoletas (2G e 3G) e muitas vezes ainda precisamos delas para originar chamadas, quando não outros usos. A realidade é diferente em países como EUA que não operam redes 2G e 3G e o cliente não precisa trocar de rede pra originar chamadas, como acontece na Claro. Eu mesmo tive problemas com o VoLTE da TIM, onde dentro do meu apartamento precisei desativar a tecnologia para conseguir originar chamadas sem quedas de ligações ao trocar de cômodo. Isso porque a TIM é a top das galáxias quando se fala de VoLTE. Imagine uma operadora como a Claro que desdenha da tecnologia.
Não vejo como raso, pois já foi comentado anteriormente aqui no fórum.
Acho interessante desabilitar sim, pois para o 5G SA o VoLTE é obrigatório e evita que muitas pessoas leigas fiquem desabilitando o botão desnecessariamente.
Eu , que uso o 5G SA exclusivamente não vejo a necessidade de se manter o ícone VoLTE ali, se desabilitado minha rede cai e muda pro NSA e as chamadas ficam 3G.
O certo é a TIM remover de uma vez por todas isso e só inserir uma nova opção de botão quando tiver o VoNR , assim como algumas operadoras pelo mundo estão fazendo.
o pq? simples vivo e tim aqui em MG, estão subindo no interior do estado basicamente só erbs 4G b28 only ou b5 only.
a chamada e sms simplesmente só funciona com volte ligado, pq obviamente só existe sinal 4g.
a claro é um caso muito aparte, a mesma foi a pioneira em ter um bom 4g isso la na copa de 2013, e só isso e nada mais, os caras pararam no tempo com as tecnologias que foram sendo atualizadas no 4g, a real é que de la pra ca basicamente só implementaram em si o mimo melhor pra ter mais banda e só isso.
detalhe que essa minha opinião, já tem sei la uns 8 meses ou mais que já mandei aqui no tópico, e de la pra ca simplesmente não tem como mudar de ideia por conta de tanto vivo e tim estarem subindo erbs 4g only.
Aqui na minha cidade já tem 5g da Tim mas na minha localidade ainda não, tenho visada para a antena que fica num prédio aqui ainda não vi equipamentos 5g aquela antena mais pequena porém hoje no netmonster e no icone de sinal começou a aparecer 5g mas aquele ícone apagado indicando que não está conectado, pesquisei a antena no spectrum da Anatel e nenhuma licença ainda para o 5g, será que a Tim está iniciando a instalação dos equipamentos nessa minha localidade?
eu tinha o black b light, passei para o black premium e achei que melhorou algo na rede. O 5g "sobe" mais rápido do que no antigo plano, talvez seja efeito placebo, mas percebi isso de diferença.
Opa Giovanni beleza, vi que tá mapeamento o 5g aqui em Blumenau com a Vivo, como conseguiu habilitar o SA? Eu aqui só uso ela como secundária no plano easy
Aqui na minha cidade já tem 5g da Tim mas na minha localidade ainda não, tenho visada para a antena que fica num prédio aqui ainda não vi equipamentos 5g aquela antena mais pequena porém hoje no netmonster e no icone de sinal começou a aparecer 5g mas aquele ícone apagado indicando que não está conectado, pesquisei a antena no spectrum da Anatel e nenhuma licença ainda para o 5g, será que a Tim está iniciando a instalação dos equipamentos nessa minha localidade?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Opa Giovanni beleza, vi que tá mapeamento o 5g aqui em Blumenau com a Vivo, como conseguiu habilitar o SA? Eu aqui só uso ela como secundária no plano easy
sobre o 5g da tim, eu não vi licença dela no SEI da anatel. Só a vivo está querendo ter 5g na nossa cidade, aquela nossa (antiga) torre da divi vai receber 5g já já. Caio não sei se você conhece, mas tem um site ( erbs.win ) que atualiza direto. Tem até um bot no telegram, dá uma conferida se você não conhece.
o pq? simples vivo e tim aqui em MG, estão subindo no interior do estado basicamente só erbs 4G b28 only ou b5 only.
a chamada e sms simplesmente só funciona com volte ligado, pq obviamente só existe sinal 4g.
a claro é um caso muito aparte, a mesma foi a pioneira em ter um bom 4g isso la na copa de 2013, e só isso e nada mais, os caras pararam no tempo com as tecnologias que foram sendo atualizadas no 4g, a real é que de la pra ca basicamente só implementaram em si o mimo melhor pra ter mais banda e só isso.
detalhe que essa minha opinião, já tem sei la uns 8 meses ou mais que já mandei aqui no tópico, e de la pra ca simplesmente não tem como mudar de ideia por conta de tanto vivo e tim estarem subindo erbs 4g only.
O que eu acho mais engraçado é que quem dá pitaco sobre desativar o botão é exatamente quem nunca teve problema com o VoLTE. Pimenta no ** dos outros é refresco. Sem falar nas justificativas baseadas na antena da rua dele. Nessa bolha imaginária, todos os locais tem VoLTE, VoWiFi e 5G com sinal cheio.
O que eu acho mais engraçado é que quem dá pitaco sobre desativar o botão é exatamente quem nunca teve problema com o VoLTE. Pimenta no ** dos outros é refresco. Sem falar nas teorias pra tentar justificar
Meu querido, que mais passo de raiva e ficar indo em interior aqui em MG, com Zé que nem sabe falar direito com porcaria de um telefone 2g/3g only com vivo contratada e sem sinal pq o bendito buraco de interior que o ze mora só tem erb 4g only da vivo hahahahha
Essa de ter problemas com volte nao iniciar chamadas, cara todo mundo já teve.
Não só com o volte, com 2g e 3g também, o exato mesmo problema.
Todas as Teles fazem o mínimo de estrutura pra atender a todos os clientes.
Bateu limite de uso da estrutura, não vai ter mesmo chamada conectada.
Tu só está achando ruim, pq como o grosso dos clientes da vivo e Tim já estão usando efetivamente a rede volte e dando gargalo na sua região, e a rede de circuito 2g/3g está livre.
Esse pensamento é o mesmo de: só pq tem transito, vamos voltar para as carroças pq não tinha transito!
eu pedi no chat da vivo ( AQUI ), e a moça habilitou na hora. Só vc pedir para habilitar o 5G SA, falar que tem um celular compatível e pronto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
sobre o 5g da tim, eu não vi licença dela no SEI da anatel. Só a vivo está querendo ter 5g na nossa cidade, aquela nossa (antiga) torre da divi vai receber 5g já já. Caio não sei se você conhece, mas tem um site ( erbs.win ) que atualiza direto. Tem até um bot no telegram, dá uma conferida se você não conhece.
Ah beleza vou pedir pra eles, sempre acompanho o erbs.win achei estranho aqui a Tim já tá preparando essa antena daqui do bairro Glória sem nenhuma licença mas que venha em breve, aí na velha central a Vivo tá na frente né já tem algumas antenas com 5g no terminal da velha e uma nova na Bernardo reiter
Ah beleza vou pedir pra eles, sempre acompanho o erbs.win achei estranho aqui a Tim já tá preparando essa antena daqui do bairro Glória sem nenhuma licença mas que venha em breve, aí na velha central a Vivo tá na frente né já tem algumas antenas com 5g no terminal da velha e uma nova na Bernardo reiter
As pessoas faz por WhatsApp que é Gratuito! É diferente de pagar um plano onde 30% das pessoas pagam, o resto não tem plano pago ai faz ligação por WhatsApp
Exatamente isso! Com a massificação do Wi-Fi, as pessoas a partir das classes C estão fazendo menos recarga e usando mais Wi-Fi. Hoje em dia, a comunicação é através do WhatsApp, seja por mensagem ou voz. Tudo isso de graça.
A questão que você abre protocolo na Ouvidoria, e a única coisa que falam, aguarda até 10 dias, ai de vez em quando ligam falam que estão em tratamento com o suporte e aguarda 24 horas, desde o dia 14/01 com problema e ainda sem solução.
Aí você está supondo que ninguém trabalha e ninguém sai de casa para ficar o dia todo no Wi-Fi né?
ou tu tá achando que as empresas deixam funcionário ficar usando wi-fi o dia todo?
Exatamente isso! Com a massificação do Wi-Fi, as pessoas a partir das classes C estão fazendo menos recarga e usando mais Wi-Fi. Hoje em dia, a comunicação é através do WhatsApp, seja por mensagem ou voz. Tudo isso de graça.
Parceria estratégica entre duas empresas também será encerrada, revelou operadora nesta terça-feira. Acordo envolve transferência da totalidade das ações detidas pela TIM para o C6, no valor de R$ 520 milhões antes de impostos
Parceria estratégica entre duas empresas também será encerrada, revelou operadora nesta terça-feira. Acordo envolve transferência da totalidade das ações detidas pela TIM para o C6, no valor de R$ 520 milhões antes de impostos
Até que enfim kkk essa antena daqui presa somente na banda 28 então esta com os dias contados, as vezes meu smartphone deixa de captar essa com sinal forte pra pegar de outra antena no morro do centenário e ficar com mínimo de sinal, mas aonde mostra isso porque fui no site da anatel com o número da estação e não tinha licença pra 5g ainda
Isso em nada se caracteriza como venda casada, pois ela não estava obrigando os clientes a abrirem conta no C6 Bank para conseguirem planos mais baratos, só fornecia um bônus. Igual quando cadastra no débito automático, assina a internet fibra. É uma forma dela transferir o benefício que aquela ação gerou para ela aos clientes.
Essa parceria surgiu porque ambos os lados seriam beneficiados. O C6 porque aumentaria sua cartela de clientes, crescendo seu market share no mercado financeiro, e a TIM receberia comissão e teria participação nas ações do banco.
Até que enfim kkk essa antena daqui presa somente na banda 28 então esta com os dias contados, as vezes meu smartphone deixa de captar essa com sinal forte pra pegar de outra antena no morro do centenário e ficar com mínimo de sinal, mas aonde mostra isso porque fui no site da anatel com o número da estação e não tinha licença pra 5g ainda
Geralmente as operadoras precisam enviar as informações/atualizações da ERB para receber a autorização da Anatel. Só depois do aval da Anatel que elas são exportadas para o Mosaico.
Isso em nada se caracteriza como venda casada, pois ela não estava obrigando os clientes a abrirem conta no C6 Bank para conseguirem planos mais baratos, só fornecia um bônus. Igual quando cadastra no débito automático, assina a internet fibra. É uma forma dela transferir o benefício que aquela ação gerou para ela aos clientes.
Essa parceria surgiu porque ambos os lados seriam beneficiados. O C6 porque aumentaria sua cartela de clientes, crescendo seu market share no mercado financeiro, e a TIM receberia comissão e teria participação nas ações do banco.
Geralmente as operadoras precisam enviar as informações/atualizações da ERB para receber a autorização da Anatel. Só depois do aval da Anatel que elas são exportadas para o Mosaico.
eu peguei no SEI da anatel, igual o @LuhkasRodrigues falou, entra nesse link e faz igual eu fiz na foto.
pesquisa é o codigo do ibge + NR
seleciona os 3 quadradinho
unidade geradora: ORLE - Gerência de Outorga e Licenciamento de Estações
a data que vc quer ver
depois só baixar a planilha e abrir com excel, e usar o filtro do excel para achar a cidade
A venda casada é caracterizada quando um consumidor, ao adquirir um produto, leva conjuntamente outro seja da mesma espécie ou não. O intuito da venda casada pode ser visualizado quando o fornecedor de produtos ou serviços condiciona que o consumidor só pode adquirir o primeiro se adquirir o segundo.
A prática é expressamente proibida, no Brasil, pelo Código de Defesa do Consumidor (art. 39, I), constituindo infração da ordem econômica (art. 36º, §3º, XVIII, da Lei n.º 12.529/2011).
Todos os "benefícios" que não pede e vem com o plano por padrão (Tim bancah, skiello, Deezer e outros), incluídos os bônus condicionados a contratação de produtos adicionais são considerados venda casada.
Obrigatoriedade não é regra, veja os casos de empréstimos habitacionais que ficam mais caros sem a contratação do seguro, mas na maioria dos casos não é impeditivo. O que há é 2 contratantes e um terceiro que "facilita" em troca de um contrato adicional com ele, vinculado ao primeiro.
"Dou bônus de Internet C6 bank se você fizer conta no C6 bank e vincular ao seu pagamento de fatura/cartão".
A pequena diferença no caso do C6 bank, usada como forma de driblar o entendimento clássico é que você faz um contrato com o banco (contrato principal) e a TIM te dá um bônus exclusivo para correntistas do C6 que pagam usando a conta aberta para pagar o plano (terceiro beneficiado concede um efeito colateral não extensivo aos clientes que não tem), logo não entra na acepção clássica e não é objeto de ação judicial, mas é sim uma espécie de venda casada.
A questão que você abre protocolo na Ouvidoria, e a única coisa que falam, aguarda até 10 dias, ai de vez em quando ligam falam que estão em tratamento com o suporte e aguarda 24 horas, desde o dia 14/01 com problema e ainda sem solução.
Na verdade a grande maioria das pessoas não sabem de porra nenhuma.
Geralmente quando vc diz que participa de um forum a pessoa ja te olha com aquele olhar de menosprezo.
Eu tenho vivo e claro no s23 plus, todo dia quando eu entro no elevador o aparelho perde totalmente o sinal, e para o sinal da internet voltar é uma eternidade.
Daí quando o sinal volta, o celular entra em 3g fica uns 10 min em 3g pra depois ir para o 4g, isso quando o cel nao entra em EDGE/GPRS hahahah.
Então eu simplesmente ligo o modo avião e desligo quando saio do elevador.
Uma característica que eu reparei viajando para fora (EUA, Argentina e Europa) é que o sinal do 4g/5g raramente cai e quando cai, volta MUITO rápido.
Eu mesmo nem sabia o que era VoLTE até ler aqui. Talvez fosse descobrir agora já que troquei de SIM físico para eSIM na Claro e aparece o ícone.
Peguei o combo da Claro, com fidelidade de 1 ano, Internet Fixa de 500mb + pós pago de 25gb + 25gb por R$ 130 e poucos depois de três meses, achei o preço bom, pq ficou mais barato que o Claro Flex + Internet Fixa (que já tinha da Claro).
Agora vamos ver se o claro passaporte segura bem. Em março vou pra Argentina e Uruguai e pretendo ir para outros países da América do Sul em breve.