VoLTE da CLARO continua restrito a algumas regiões ou tá no Brasil inteiro?
Não dá para saber, afinal a operadora se preocupa tanto com a tecnologia que você só acha menção dela no guia dos aparelhos (ironia).VoLTE da CLARO continua restrito a algumas regiões ou tá no Brasil inteiro?
Eu viajei por várias cidades do interior da Bahia e o VoLTE funcionava por todas elas, inclusive locais com backhaul via satélite. Suponho que já esteja liberado para todo ou quase todo o Brasil.VoLTE da CLARO continua restrito a algumas regiões ou tá no Brasil inteiro?
Uma vergonha, a operadora que faz parte do maior grupo de telecomunicações da América Latina ter um VoLTE ainda de forma amadora. Já passou da hora dela liberar a funcionalidade pra todos e com bom funcionamento.Eu viajei por várias cidades do interior da Bahia e o VoLTE funcionava por todas elas, inclusive locais com backhaul via satélite. Suponho que já esteja liberado para todo ou quase todo o Brasil.
Porém o VoLTE dela é bem ruim. Às vezes some e outras vezes, mesmo com o VoLTE conectado, a Claro derruba para o 3G pra receber/fazer ligações... extremamente amador.
Para mim, ela só implementou por causa que há países que estão desligando as redes legadas, aí isto atrapalharia o roaming internacional para os clientes dela. Agora que também foi obrigada a implementar o 5G Standalone, não teve como fugir. Se não fosse por isto, com certeza continuaria se apoiando na comutação de circuitos para as chamadas.Uma vergonha, a operadora que faz parte do maior grupo de telecomunicações da América Latina ter um VoLTE ainda de forma amadora. Já passou da hora dela liberar a funcionalidade pra todos e com bom funcionamento.
Lembrando inclusive que ano passado, uma diretora da Claro insinuou que as operadoras detentoras do 850 MHz deveriam passar por cima da lei e elas próprias redefinirem o uso dessas frequências para o 5G/6G/etc e sem passar por um novo leilão.Enquanto ela ainda tiver as outorgas das frequências 2G/3G, ela vai aproveitar ao máximo para postergar em aumentar os custos com licenças para o servidor IMS e expandir para todos os clientes.
Não foge muito do que a Claro enviou na tomada de subsídios sobre o futuro desligamento das redes legadas (https://teletime.com.br/04/12/2023/...sligar-2g-e-3g-oi-pede-cuidado-com-concessao/). Afirmaram que cabe a operadora estabelecer o cronograma conforme sua estratégia e que a Anatel não deve impor um prazo, mas sim incentivar. Ou seja, empurra com a barriga o máximo que puder.Lembrando inclusive que ano passado, uma diretora da Claro insinuou que as operadoras detentoras do 850 MHz deveriam passar por cima da lei e elas próprias redefinirem o uso dessas frequências para o 5G/6G/etc e sem passar por um novo leilão.
![]()
Presidente da Anatel rechaça 'refarming privado' para 850 MHz
Segundo Carlos Baigorri, futuro das faixas deve ser novo leilão após vencimento de direitos de uso em 2028. Claro defende refarming feito pelas incumbentes e manutenção da infraestruturateletime.com.br
Eu não entendo 100%, mas como era no início da implementação, quem não tiver fora da lista DDDs compatíveis pode ter a ativação do VoLTE "bloqueada", mesmo se solicitando via Anatel?Eu viajei por várias cidades do interior da Bahia e o VoLTE funcionava por todas elas, inclusive locais com backhaul via satélite. Suponho que já esteja liberado para todo ou quase todo o Brasil.
Porém o VoLTE dela é bem ruim. Às vezes some e outras vezes, mesmo com o VoLTE conectado, a Claro derruba para o 3G pra receber/fazer ligações... extremamente amador.
Não. Como o serviço de VoLTE e VoWiFi estão interligados, sempre pedi pra ativar o VoWiFi e eles sempre ativavam normalmente via atendimento normal mesmo (nem enchiam o saco pra precisar de Anatel), no entanto, o VoLTE não subia fora de um DDD compatível. Apenas o VoWiFi mesmo.Eu não entendo 100%, mas como era no início da implementação, quem não tiver fora da lista DDDs compatíveis pode ter a ativação do VoLTE "bloqueada", mesmo se solicitando via Anatel?
Isso eu tbm não sei dizer. Sei que a Vivo tem vários cores IMSs espalhos pelo Brasil, inclusive um aqui perto, em Salvador.Quando a linha está em roaming na mesma rede (DDDs diferentes da rede da Claro), ela não precisa acessar o core (ou uma central) do DDD de origem da linha?
A sensação que tenho é que quem exige volte é a galerinha que frequenta os fóruns de tecnologia, como este aqui.VoLTE da CLARO continua restrito a algumas regiões ou tá no Brasil inteiro?
As pessoas podem não ter conhecimento da tecnologia, mas percebem que a qualidade da chamada fica ruim quando feita pela comutação de circuitos. Tanto que às vezes preferem fazer a ligação pelo WhatsApp. Minha mãe, que tem 54 anos, é assim.A sensação que tenho é que quem exige volte é a galerinha que frequenta os fóruns de tecnologia, como este aqui.
Na prática, a grande maioria dos usuários de telefonia móvel nem sabe o que é o volte e nem necessita dele.
Acredito que seja por isso que a Claro nem se importa com essa tecnologia.
Rapaz, eu frequento e não faço nenhuma questão.A sensação que tenho é que quem exige volte é a galerinha que frequenta os fóruns de tecnologia, como este aqui.
Na prática, a grande maioria dos usuários de telefonia móvel nem sabe o que é o volte e nem necessita dele.
Acredito que seja por isso que a Claro nem se importa com essa tecnologia.
Qual motivo para diminuir altura e a elevação do antena? sabendo que vai piorar a cobertura.Às vezes a TIM diminuiu a elevação da antena, direcionando ela levemente para baixo. Também tem a possibilidade dela ter diminuído a altura na ERB, como eu vi em alguns lugares. Geralmente ela só usa potência padrão para o 4G (40W), sendo raros os casos em que ela aplica uma maior. Se na sua cidade há muitos relevos topográficos, pode atrapalhar a propagação de sinal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Na verdade eu disse que todos os PÓS-PAGOS tem o Passaportes Américas incluso, no mínimo.
A grande maioria dos usuários não sabem a diferença de 3G para 4G ou 5G, mas experimenta deixar o celular deles o tempo todo no 3G, você vai ver que vão começar a reclamar da velocidade da internet, podem não saber o motivo, mas vão reclamar.A sensação que tenho é que quem exige volte é a galerinha que frequenta os fóruns de tecnologia, como este aqui.
Na prática, a grande maioria dos usuários de telefonia móvel nem sabe o que é o volte e nem necessita dele.
Acredito que seja por isso que a Claro nem se importa com essa tecnologia.
Eu prefiro fazer ligações, a pessoa teria que ter muito tempo livre para poder ler mensagens na hora que receber, já ligação de celular é bem possível que a pessoa atenda assim que receber.Rapaz, eu frequento e não faço nenhuma questão.
Não é nem nada contra o VoLTE, e sim contra o recurso de ligação em si.
Pra qualquer coisa que vou fazer, pensar em resolver ligando é a última das opções.
Se eu fizer 3 ou 4 ligações no mês inteiro, é muito.
Já falando em dados móveis, esse serviço sim faço muita questão que seja de qualidade e que atenda meu uso.
Biritinga BA tinha VoLTE ativo?Eu viajei por várias cidades do interior da Bahia e o VoLTE funcionava por todas elas, inclusive locais com backhaul via satélite. Suponho que já esteja liberado para todo ou quase todo o Brasil.
Porém o VoLTE dela é bem ruim. Às vezes some e outras vezes, mesmo com o VoLTE conectado, a Claro derruba para o 3G pra receber/fazer ligações... extremamente amador.
As pessoas faz por WhatsApp que é Gratuito! É diferente de pagar um plano onde 30% das pessoas pagam, o resto não tem plano pago ai faz ligação por WhatsAppAs pessoas podem não ter conhecimento da tecnologia, mas percebem que a qualidade da chamada fica ruim quando feita pela comutação de circuitos. Tanto que às vezes preferem fazer a ligação pelo WhatsApp. Minha mãe, que tem 54 anos, é assim.
Você mesmo fala que todo mundo do Brasil tem plano pago né? Esqueceu que nem 50% das pessoas tem algum plano, ai obrigatoriamente eles vai fazer ligação por WhatsApp, conheço varias pessoas assim! Então pare de achar que todo mundo gastar dinheiro com planosQual motivo para diminuir altura e a elevação do antena? sabendo que vai piorar a cobertura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
A grande maioria dos usuários não sabem a diferença de 3G para 4G ou 5G, mas experimenta deixar o celular deles o tempo todo no 3G, você vai ver que vão começar a reclamar da velocidade da internet, podem não saber o motivo, mas vão reclamar.
Mesma coisa o VoLTE, podem não saber que isso existe, mas eles vão perceber a diferença de uma ligação VoLTE para 2G, vão reclamar provavelmente que a qualidade das ligações são ruins, né a toa que muitas pessoas pessoas preferem ligar pelo whatsapp, ou você acha que só preferem ligar pelo whats por causa da economia? é justamente porque a qualidade das ligações via whatsapp são boas, qualidade essa que é inferior ao próprio VoLTE, eu mesmo considero as ligações via VoLTE melhor que no whats.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Eu prefiro fazer ligações, a pessoa teria que ter muito tempo livre para poder ler mensagens na hora que receber, já ligação de celular é bem possível que a pessoa atenda assim que receber.
Mensagens de textos? sem urgência, podem ser respondidas até o final do dia
ligação? a pessoa vai te atender na mesma hora ou ao menos te retornar em alguns minutos.
Ixi, pior q não sei dizer. Nunca fui nessa cidade hahaBiritinga BA tinha VoLTE ativo?
Isso independe da operadora?Breaking news:
Depois de muito tempo, a Samsung parece finalmente estar finalmente ocultando o ícone do VoLTE na OneUI 7 ZTO. Ela já removia o toggle para ativar/desativar o VoLTE em versões anteriores, portanto, finalmente estamos vendo uma "padronização" da tecnologia tal como é com as chamadas CS. O usuário comum nem precisará mais saber do que se trata, apenas ligar.
Você só esqueceu que para as pessoas poderem ligar pelo whatsapp precisa ter conexão de internet móvel, para ter conexão de internet móvel é necessário ter um plano PAGO, logo, todos que estão ligando pelo whatsapp hoje possuem um plano PAGO, ou você acha que aquele 4G ou 5G funciona de graça?As pessoas faz por WhatsApp que é Gratuito! É diferente de pagar um plano onde 30% das pessoas pagam, o resto não tem plano pago ai faz ligação por WhatsApp
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Você mesmo fala que todo mundo do Brasil tem plano pago né? Esqueceu que nem 50% das pessoas tem algum plano, ai obrigatoriamente eles vai fazer ligação por WhatsApp, conheço varias pessoas assim! Então pare de achar que todo mundo gastar dinheiro com planos
Bem lembrado. Mesmo os planos com WhatsApp ilimitado não tem ligações de voz e vídeo incluídas. A realidade é que o usuário médio brasileiro entrou no mundo digital antes de se alfabetizar. Possuem apenas o WhatsApp, Facebook, TikTok/Kwai YouTube e mais um ou outro app. Simplesmente desaprenderam de usar até as funções mais básicas de um telefone. E imagino que os "planos pagos" que possuem são os pré pagos mais básicos e no restante do tempo estão pendurados em algum wi-fi, público, próprio ou emprestado.Você só esqueceu que para as pessoas poderem ligar pelo whatsapp precisa ter conexão de internet móvel, para ter conexão de internet móvel é necessário ter um plano PAGO, logo, todos que estão ligando pelo whatsapp hoje possuem um plano PAGO, ou você acha que aquele 4G ou 5G funciona de graça?
E não sei se você percebeu, mas a grande maioria dos planos pré ou pós te dá direito a ligação ilimitada para qualquer número, diferente do whatsapp que alguns planos não isentam os custos de dados usado pelo whatsapp.
Então, eis a questão: quem fica a maior parte do tempo conectado em alguma rede sem fio, não faz diferença o Whatsapp no plano pré da operadora não incluir ligações de voz e vídeo.Bem lembrado. Mesmo os planos com WhatsApp ilimitado não tem ligações de voz e vídeo incluídas. A realidade é que o usuário médio brasileiro entrou no mundo digital antes de se alfabetizar. Possuem apenas o WhatsApp, Facebook, TikTok/Kwai YouTube e mais um ou outro app. Simplesmente desaprenderam de usar até as funções mais básicas de um telefone. E imagino que os "planos pagos" que possuem são os pré pagos mais básicos e no restante do tempo estão pendurados em algum wi-fi, público, próprio ou emprestado.
Não acho legal esta iniciativa. Dá pra deixar escondido como se fosse um "modo desenvolvedor", mas sempre deixar disponíveis estas configurações mais baixo nível. É ruim quando perdemos a liberdade de mexer nos nossos próprios aparelhos.Isso independe da operadora?
Acho muito legal isso . E a Samsung está certa, para evitar que os usuários sem conhecimento mexam sem necessidade.
Eu tenho o iPhone 16 Pro Max e me impressiona que em plena versão 61.0 a TIM ainda deixa o botão de VoLTE para ser habilitado ou desabilitado.
Acredito que a restrição hoje é mais relativa ao plano do cliente do que geográfica.VoLTE da CLARO continua restrito a algumas regiões ou tá no Brasil inteiro?
Queria poder desativar o 3G da Tim, coisa que só existe no papel faz anos e não funciona.No S25 (OneUI 7) agora é possível desabilitar o 2g!
Os techgolpistas do PCC vão ter alguns alvos a menos para passar golpes.
“Acho muito legal isso”Isso independe da operadora?
Acho muito legal isso . E a Samsung está certa, para evitar que os usuários sem conhecimento mexam sem necessidade.
Eu tenho o iPhone 16 Pro Max e me impressiona que em plena versão 61.0 a TIM ainda deixa o botão de VoLTE para ser habilitado ou desabilitado.