[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Vivo tem agora roaming internacional com preço bem acessível para qquer pré-pago. Mesmo meu número principal sendo Claro (Controle, que não tem roaming internacional), comprei um pré-pago da Vivo e usei como segundo chip (eSIM na verdade) só para fazer roaming e funcionou sem stress. No Uruguai te Argentina á R$ 0,03/MB, então com R$ 90,00 dá para 3GB de dados. Nos EUA é ainda mais barato (R$ 0,01/MB, R$100 dá 10GB de dados em roaming nos EUA). Tabela competa de valores aqui: https://vivo.com.br/content/dam/viv...vel/tarifas_internacionais_pre_e_controle.pdf
é uma boa ne , vou pesquisar, ainda tendo o E-sim
vi que em viagens internacionais a galera vem usando muito e-sim com as diversas empresas que fazem o serviço.
eu pensei na claro controle com passaporte pq o preço ficou barato no combo (móvel + fixa) mais barato do que eu pago hoje com a internet fixa + claro flex, então estaria economizando mesmo.

é uma boa ne , vou pesquisar, ainda tendo o E-sim
vi que em viagens internacionais a galera vem usando muito e-sim com as diversas empresas que fazem o serviço.
eu pensei na claro controle com passaporte pq o preço ficou barato no combo (móvel + fixa) mais barato do que eu pago hoje com a internet fixa + claro flex, então estaria economizando mesmo.
Pois é. Para os EUA, por exemplo, agora a Vivo tá bem mais barata que os eSIMs da T-Mobile Prepaid ou os planos do America Chip (dois que eu conheço e já usei). Gostaria que a Claro oferecesse algo similar nos planos Controle por exemplo. Tenho combo Claro móvel + internet fixa, mas meu móvel é controle e a Claro não oferece quase nada nesse plano (VoLTE,VoWiFi e roaming internacional, só para citar 3 coisas que de meu uso que a Vivo tem até no pré-pago e a Claro nada).

One vc viu essa informação?

Até aonde sei o que vai ser feito é a não homologação de novos dispositivos 2G/3G a partir de abril, o desligamento das redes 2G e 3G pode demorar um pouco e de forma gradual.

Aparelhos que se conectam apenas em redes 2G e 3G seguirão funcionando normalmente, mas sem a possibilidade de conexão via dados móveis.

Eu usei por alguns anos o Claro Flex (pré-pago), não tenho muito a elogiar, nem de reclamar tb.
Como vou fazer uma viagem pra Argentina e Uruguai, fui olhar a cobertura internacional da Claro e acabei descobrindo que, como eu já tenho Internet Fixa Claro , se eu assinar a Internet Móvel pós-paga fica mais barato do que eu pago no Claro Flex + Internet Fixa separadas.
e ai tem alguns planos da Claro pós-pago que tem o "passaporte américas" que serviria perfeitamente para meu uso.

alguém usa?

agora to esperando dar o dia de cancelamento do Claro Flex pq não conseguiria migrar pro pós-pago tendo um plano ativo do claro flex.
Se você não tem reclamação da cobertura da Claro onde você usa e a internet fixa também funciona bem, então é a melhor opção aderir ao combo.

Caso não esteja satisfeito com a prestação de serviço da Claro, aí não recomendo a adesão ao combo, pois ele gera fidelidade.

Hoje todos os planos pós-pagos vigentes da Claro tem, no mínimo, o Passaporte Américas.

Acho que se você tiver no Claro Flex, eles não conseguirão migrar para o pós-pago. Será necessário migrar para o pré-pago para depois ir ao pós.

Pois é. Para os EUA, por exemplo, agora a Vivo tá bem mais barata que os eSIMs da T-Mobile Prepaid ou os planos do America Chip (dois que eu conheço e já usei). Gostaria que a Claro oferecesse algo similar nos planos Controle por exemplo. Tenho combo Claro móvel + internet fixa, mas meu móvel é controle e a Claro não oferece quase nada nesse plano (VoLTE,VoWiFi e roaming internacional, só para citar 3 coisas que de meu uso que a Vivo tem até no pré-pago e a Claro nada).
tenta renegociar pq agora os planos controle tem o passaporte américas, como o LuhkasRodrigues comenta abaixo.

Se você não tem reclamação da cobertura da Claro onde você usa e a internet fixa também funciona bem, então é a melhor opção aderir ao combo.

Caso não esteja satisfeito com a prestação de serviço da Claro, aí não recomendo a adesão ao combo, pois ele gera fidelidade.

Hoje todos os planos pós-pagos vigentes da Claro tem, no mínimo, o Passaporte Américas.

Acho que se você tiver no Claro Flex, eles não conseguirão migrar para o pós-pago. Será necessário migrar para o pré-pago para depois ir ao pós.
sim, seria tranquilo ficar 1 ano de adesão. já estou há uns 3, 4 anos com Claro Flex + Claro internet fixa.

então não consegui migrar mesmo pro pós-pago mesmo esses dias, ai pessoal do atendimento do Claro Flex mencionou o que você me disse.
Então eu cancelei o Claro Flex mas ele tem validade até o dia 09/02/2025 que seria o fechamento/renovação do meu plano.

depois de ter cancelado o plano o meu chip vira pré-pago? Pelo que eu pesquisei o Claro Flex é plano pré-pago, logo imagino que meu chip volte a ser um pré-pago normal depois

depois de ter cancelado o plano o meu chip vira pré-pago? Pelo que eu pesquisei o Claro Flex é plano pré-pago, logo imagino que meu chip volte a ser um pré-pago normal depois
Isso mesmo, depois que o claro flex é cancelado vira um pré normal e voce pode migrar para o controle ou pós pago.

É impressão minha ou a ouvidoria da Claro é a mesma coisa que o 1052? O atendimento que recebi deles é horrível. Tive que abrir chamado na Anatel hj.

tenta renegociar pq agora os planos controle tem o passaporte américas, como o LuhkasRodrigues comenta abaixo.

sim, seria tranquilo ficar 1 ano de adesão. já estou há uns 3, 4 anos com Claro Flex + Claro internet fixa.

então não consegui migrar mesmo pro pós-pago mesmo esses dias, ai pessoal do atendimento do Claro Flex mencionou o que você me disse.
Então eu cancelei o Claro Flex mas ele tem validade até o dia 09/02/2025 que seria o fechamento/renovação do meu plano.

Na claro somente o pós pago tem Roaming internacional(os passaportes) controle e pré não tem o serviço.

Faz sentido, já que voz usa pouquíssima banda.
Mas isso n faz muita diferença para o WCDMA, que exigiria pelo menos 5MHz de espectro independente da baixa utilização ou não.

O único benefício dessa atitude (se é q o Tecmundo não exagerou no post), seria forçar os usuários a atualizarem seus celulares para telefones 4G.

Pessoal eu do DDD 44 consigo ativar o plugin 5G da TIM? Desde que implantaram o 5G na minha cidade o sinal 4g que era excelente na minha casa, não caía pra nada, enfraqueceu, a cobertura ficou péssima, o 4G não entra nem se forçar pelo modo avião, só entra quando quer e na banda 28, antes entrava na banda 3. Tenho a impressão que reduziram a potência dos sistemas do 4G para economizar energia, então queria ativar o plugin pra ter acesso ao 5G puro que a antena emite a 200 watts de potencia!!

Pessoal eu do DDD 44 consigo ativar o plugin 5G da TIM? Desde que implantaram o 5G na minha cidade o sinal 4g que era excelente na minha casa, não caía pra nada, enfraqueceu, a cobertura ficou péssima, o 4G não entra nem se forçar pelo modo avião, só entra quando quer e na banda 28, antes entrava na banda 3. Tenho a impressão que reduziram a potência dos sistemas do 4G para economizar energia, então queria ativar o plugin pra ter acesso ao 5G puro que a antena emite a 200 watts de potencia!!
Às vezes a TIM diminuiu a elevação da antena, direcionando ela levemente para baixo. Também tem a possibilidade dela ter diminuído a altura na ERB, como eu vi em alguns lugares. Geralmente ela só usa potência padrão para o 4G (40W), sendo raros os casos em que ela aplica uma maior. Se na sua cidade há muitos relevos topográficos, pode atrapalhar a propagação de sinal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na verdade eu disse que todos os PÓS-PAGOS tem o Passaportes Américas incluso, no mínimo.

Tô com um S23 a uns 2 meses e venho notado um comportamento estranho da rede móvel, ta conectado no 5g normalmente e do nada cai pra 3g, aí vai subindo pra h+, 4g, 5g... acontece várias vezes no dia, qdo to no wifi percebo o ícone do voLTE sumindo tmb, o que pode ta acontecendo? rede da TIM com chip físico.

Tô com um S23 a uns 2 meses e venho notado um comportamento estranho da rede móvel, ta conectado no 5g normalmente e do nada cai pra 3g, aí vai subindo pra h+, 4g, 5g... acontece várias vezes no dia, qdo to no wifi percebo o ícone do voLTE sumindo tmb, o que pode ta acontecendo? rede da TIM com chip físico.
Aqui também é assim. Preciso desligar e ligar os dados móveis novamente ai sobe para 4.5G novamente.

A minha é linha migrada da Oi e a qualidade de navegação na internet e chamadas caíram muito depois que fui migrado pra Claro. Não lembro da vez que precisei alternar os dados móveis quando tava na Oi, agora é quase sempre.

Há a possibilidade da TIM estar fazendo manutenção ou ampliação da capacidade/cobertura. Também pode ser algum bug do celular. Eu mesmo uso a TIM em São Paulo, num Moto G84 e não tenho do que reclamar. Antes usava a Vivo, e dela eu fiquei insatisfeito, por causa da queda do VoLTE e conexão com os dados móveis.

Faça os seguintes testes:
1 - Se tiver um celular alternativo, tente fazer teste nele para ver se tem o mesmo comportamento.
2 - Verifique se não há nenhuma atualização a ser feita no seu Galaxy S23.
3 - Se tiver um chip da Vivo, certifique se apresenta o mesmo problema com o VoLTE.

Só por curiosidade, alguém tem linha fixa da TIM por chip?
Minha linha está com desvio de chamada ativo, mas antigamente só registrava no 3G.
Será que existe a possibilidade de no futuro registrar 4G e funcionar VoLTE?

Notei também a queda na qualidade no atendimento da ouvidoria. Está tão ruim quanto o atendimento no 1052.
Está péssimo a ouvidoria, estou com um problema com eles, retiraram o SA do meu plano sem eu solicitar, abri 2 protocolos na ouvidoria, 1 na Anatel e ainda continuo sem solucão, agora abri Procon

É impressão minha ou a ouvidoria da Claro é a mesma coisa que o 1052? O atendimento que recebi deles é horrível. Tive que abrir chamado na Anatel hj.
Sim, na Claro a situação está bem precária. Um atendimento melhorzinho é o do 0800 738-0080, “Claro Procon”.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui também é assim. Preciso desligar e ligar os dados móveis novamente ai sobe para 4.5G novamente.

A minha é linha migrada da Oi e a qualidade de navegação na internet e chamadas caíram muito depois que fui migrado pra Claro. Não lembro da vez que precisei alternar os dados móveis quando tava na Oi, agora é quase sempre.
Seu chip ainda é da Oi? Na TIM, linhas migradas da Oi melhoraram a qualidade de conexão ao trocar de chip ou ao ativar um eSim.

Depois de muito tempo, andando pela cidade observei que a torre daqui da Tim tirou aquela antena de satélite que era uma coisa terrível de ruim. Acho que isso contribuiu para que as pessoas não aderissem aos serviços dela. Não vejo rádio que esteja puxando de outra torre. Talvez cabo ou fibra, velocidade em torno de 30 megas Ping uns 113. Mais ainda melhor que antes. Será que em fim a Tim está deixando essa ideia de satélite de lado? Ainda não vi notícias sobre tal.
Não é em todas as Torres que são only B28 que ela bota via satelite, onde ela consegue fazer por via radio ela faz por custa menos dinheiro, mas tem lugar que ela bota via radio e tem lugar que ela bota via satélite, no caso da sua torre ela deve ter trocado o via satélite por algum cabo pra poder economizar e colocar outra cidade com via satélite afim de nao ter que pagar mais pra empresa que hospeda os satelite

Users who are viewing this thread

Voltar