[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Gente a Claro desligou o 2600MHz mesmo e colocou o 1800MHz para 4G em BH o.o

Aqui no Rio continua com 2600 MHz, até pq meu celular não tem suporte para 1800 MHz. Desligaram mesmo 2600 MHz ou ta prevalecendo pra vc a de 1800 MHz pelo seu aparelho ter suporte a essa?
 
Gente a Claro desligou o 2600MHz mesmo e colocou o 1800MHz para 4G em BH o.o
tem as duas, só que o celular conecta na que ta com sinal mais forte, já tenho mais alguns testes que eu fiz hj de manha, depois vou postar. todos em banda 7.
 
mais testes:

na divisa do Estoril e Buritis de novo pra desencanar aquela velocidade baixa do ultimo teste :haha:
e não tem jeito, parece que na região a ERB esta sobrecarregada, tb na região tem uma porrada de predio e é certeza que a maioria absoluta nessa região tem combo mult da net :haha:
6ACJeyq.png

VfS6Lzy.png

Agora começa os testes na Banda 7

no bairro salgado filho, final do busao 2152
IJu1yUt.png

GDP9QdS.png

bairro jardim ameria no supermercado lana
A8DUuD3.png

OytFdgX.png

CEPEL, area de exame de direção do detran-mg, ao lado do zoológico.
OuaWTuH.png

juQsOtR.png

vou ver se consigo ainda hj testar no centrão de BH :joia:
e de curiosidade, esses testes usaram ate o momento 553 MB da franquia na claro :bwahaha: ainda me resta ~3,5 GB de franquia :vinho:

e minha opinião com base nesses testes, estou preferindo muito mais 4g na banda 3 do que na 7, na 7 o sinal oscila bastante, msm estando parado a barra de sinal do nada cai pra 1 pontinho e do nada vai pra 4, caindo bastante a velocidade e aumentando consideravelmente o ping, já na banda 3 o sinal oscila muito menos.
só para se ter uma base, aonde estou agora tem 4G banda 7 e o sinal não pega :mao: ta em HSPA+ 2100MHz que não passa dos 5Mb direito de velocidade
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: dgf
Gostei dos novos planos da Claro.

O Claro GIGA 6GB + 300 mim com a dobra está bem interessante, pensando seriamente em sair do TIM Beta e voltar pra Claro.
 
estou preferindo muito mais 4g na banda 3 do que na 7

Com certeza, aqui a Claro só tem 4G em 2600Mhz e é nítida a diferença em relação à TIM (1800Mhz). Na Claro só pega bem o 4G em ambientes externos e fora da sombra da ERB, caso contrário já cai para o H/H+. Já na TIM raramente sai do 4G, mesmo dentro dos prédios.
 
Cobertura 4G (Dez/16)

Em Dez/16, a TIM liderou a cobertura 4G com 1.246 municípios cobertos e 66,6% da população atendida.
Municipios Cobertos: TIM (1.246), Claro (598), Vivo (516), Oi (284), Nextel (10) e Algar (2).
População atendida: TIM (66,6%), Claro (59,6%), Vivo (60,2%), Oi (55,1%), Nextel (5,1%) e Algar (0,4%).

http://www.teleco.com.br/4g_cobertura.asp
 
A tim está com a rede boa e melhorou muito a cobertura, porém em lugares de grande concentração continua um lixo.

Fiquei uns dias na praia (Guarapari/ES) e a rede da TIM nao segura a demanda. vc tem que ficar esperando uma "vaga" na rede. senao ou fica sem sinal ou cai pro 2G. 3G e 4G só se tiver sorte.

Realmente me incomodou muito. Claro e Vivo funcionando normalmente. Ainda bem que onde eu tava tinha Wifi.
 
e aqui vai o teste no centrão de BH, Praça 7, em horário de saída do expediente, mal de da pra ver a calçada nesse horário nos cruzamentos :haha:
rReMJcW.png

rfNztqS.png
é notório que a antena em que estava conectado estava com alta taxa de uso, mas msm assim o ping se manteve ok. da ate pra jogar um FPS em horário de pico no 4g da claro no centro de bh :vinho:
 
  • Curtir
Reações: dgf
com o apagão analógico, as antenas 4G ativas na frequência de 2600 ou 1800mhz vai ter a frequência alterada pra 700mhz? ou as emissoras não irão querer ter muito trabalho ou vão adotar a seguinte medida
antenas 4G antiga vão continuar na frequencia atuale as novas serão na frequencia de 700mhz?
 
com o apagão analógico, as antenas 4G ativas na frequência de 2600 ou 1800mhz vai ter a frequência alterada pra 700mhz? ou as emissoras não irão querer ter muito trabalho ou vão adotar a seguinte medida
antenas 4G antiga vão continuar na frequencia atuale as novas serão na frequencia de 700mhz?

As metas de cobertura em 2,6 Ghz devem ser cumpridas independente de estar liberado a frequência 700 Mhz.
 
Então não desligaram e nem vão desligar as antenas de 2600 MHz???

A impressão que eu tenho é que na maioria dos lugares a Vivo é a melhor de todas (e a Nextel de carona por usar a mesma rede, mas a Nextel não tem a mesma cobertura e popularidade da Vivo).

Claro pega melhor em ambientes externos que internos, é fato isso.
 
Então não desligaram e nem vão desligar as antenas de 2600 MHz???

A impressão que eu tenho é que na maioria dos lugares a Vivo é a melhor de todas (e a Nextel de carona por usar a mesma rede, mas a Nextel não tem a mesma cobertura e popularidade da Vivo).

Claro pega melhor em ambientes externos que internos, é fato isso.

Não tenho certeza das peculiaridades das exigências de cobertura. Mas nem faria sentido eles desligarem o 2,6 Ghz. Afinal, já fizeram o investimento.

http://www.teleco.com.br/4g_cobertura.asp
 
Então não desligaram e nem vão desligar as antenas de 2600 MHz???

A impressão que eu tenho é que na maioria dos lugares a Vivo é a melhor de todas (e a Nextel de carona por usar a mesma rede, mas a Nextel não tem a mesma cobertura e popularidade da Vivo).

Claro pega melhor em ambientes externos que internos, é fato isso.

Provavelmente não. Vai coexistir, igual o 3G começou com 2,1 Mhz e depois fizeram o refirming do 850 mhz (exceto acho que a Claro, que começou com 850 para dizer que foi a primeira a oferecer o serviço). Cada frequência tem suas vantagens e desvantagens. No fim, quanto mais banda eles tiverem (em várias frequências), melhor. Eles podem fazer agregação de frequência e aumentar a velocidade. A Vivo já liberou LTE advanced em São Paulo (2,6 + 1,8 combinados).
 
Aqui em Bebedouro, interior de SP, a TIM estava com 4G desde junho do ano passado, se não me engano. Em 1800MHz, nunca consegui nada mais que 30mbps no download.

Agora em Dezembro/2016 a VIVO também ativou o 4G aqui, fiz um teste:
e7f166782d.jpg
 
Provavelmente não. Vai coexistir, igual o 3G começou com 2,1 Mhz e depois fizeram o refirming do 850 mhz (exceto acho que a Claro, que começou com 850 para dizer que foi a primeira a oferecer o serviço). Cada frequência tem suas vantagens e desvantagens. No fim, quanto mais banda eles tiverem (em várias frequências), melhor. Eles podem fazer agregação de frequência e aumentar a velocidade. A Vivo já liberou LTE advanced em São Paulo (2,6 + 1,8 combinados).

sempre quis saber as vantagens e desvantagens de cada frequência, alguem poderia me explicar?
a vantagem e desvantagem do do 4G em 700mhz, a vantagem e desvantagem em 2,6 ghz, e tmb no 3G em 2100,1800 e 850
 
Aqui em Bebedouro, interior de SP, a TIM estava com 4G desde junho do ano passado, se não me engano. Em 1800MHz, nunca consegui nada mais que 30mbps no download.

Agora em Dezembro/2016 a VIVO também ativou o 4G aqui, fiz um teste:
e7f166782d.jpg
Ian, te mandei uma MP... Vê lá e me fala
 
sempre quis saber as vantagens e desvantagens de cada frequência, alguem poderia me explicar?
a vantagem e desvantagem do do 4G em 700mhz, a vantagem e desvantagem em 2,6 ghz, e tmb no 3G em 2100,1800 e 850

Basicamente quanto menor a frequência, mais longe ela chega e consegue penetrar melhor em construção. Senão me engano, as operadoras conseguem uma cobertura 4x maior com 700 mhz usando a mesma antena de 2600 mhz, portanto muito menos custo de infra-estrutura, aluguel, etc. Porém, por outro lado muito mais gente vai estar conectada na mesma antena disputando a velocidade da rede que conecta essa antena, ou seja muito mais fácil de ter gargalo e menor velocidade se não for bem projetada.
Não existe uma melhor ou pior, depende muito de cada situação. Lembrando que as antenas tem potências diferentes também (é como se fosse uma lâmpada, quanto mais watts, melhor iluminação, porém mais gasto com energia). As operadoras fazem uma análise para chegar na melhor relação possível custo x benefício.
Atualmente no 3G é usado alternadamente, geralmente se conecta a 2100 mhz e se você entra num lugar onde não pega essa frequência (elevador, garagem) ou está em deslocamento alterna-se para 850 mhz.
Se tiver curiosidade dê uma olhada no site da teleco (www.teleco.com.br), lá tem várias explicações técnicas.
 
Consegui aqui na região da avenida Paulista localizar a rede 4G 1800MHz da vivo no S6 da minha mãe, mas ainda está muito instável o sinal e o 4G+ aparece quando o celular consegue logar na rede junto ao 2600MHz.

Uso TIM pós e de uns tempos para cá tenho notado que a velocidade da rede 3G e 4G diminuiu bastante, ontem para ter idéia eu não conseguia mais que 3Mbps na rede 4G mas o upload estava quase 15Mbps e problema semelhante ocorria na rede 3G(sendo que até pouco tempo atrás era 16Mbps de download e pelo menos 5 de upload). Já efetuei reclamação no "consumidor.gov" com print da velocidade medida na rede 3G/4G pelo aplicativo que a anatel desenvolveu e estou aguardando a resposta.
 
Consegui aqui na região da avenida Paulista localizar a rede 4G 1800MHz da vivo no S6 da minha mãe, mas ainda está muito instável o sinal e o 4G+ aparece quando o celular consegue logar na rede junto ao 2600MHz.

Uso TIM pós e de uns tempos para cá tenho notado que a velocidade da rede 3G e 4G diminuiu bastante, ontem para ter idéia eu não conseguia mais que 3Mbps na rede 4G mas o upload estava quase 15Mbps e problema semelhante ocorria na rede 3G(sendo que até pouco tempo atrás era 16Mbps de download e pelo menos 5 de upload). Já efetuei reclamação no "consumidor.gov" com print da velocidade medida na rede 3G/4G pelo aplicativo que a anatel desenvolveu e estou aguardando a resposta.

Curioso você dizer isso, metade dos meus amigos estão migrando pra TIM, principalmente pro controle 1,5 GB. Estou de olho pra ver se a TIM não estraga tudo de novo.
Aqui no interior ainda está voando, mas não tem a densidade de São Paulo.

------------

Saiu o relatório da OpenSignal, agora de janeiro: https://opensignal.com/reports/2017/01/brazil/state-of-the-mobile-network/

Dá pra ver que a velocidade média aumentou bem em todas as concorrentes se comparar com o do ano passado: https://opensignal.com/reports/2016/07/state-of-the-mobile-network-brazil

A Claro sai na frente em questão de rede 'parruda'.
 
Última edição:
Curioso você dizer isso, metade dos meus amigos estão migrando pra TIM, principalmente pro controle 1,5 GB. Estou de olho pra ver se a TIM não estraga tudo de novo.
Aqui no interior ainda está voando, mas não tem a densidade de São Paulo.

------------

Saiu o relatório da OpenSignal, agora de janeiro: https://opensignal.com/reports/2017/01/brazil/state-of-the-mobile-network/

Dá pra ver que a velocidade média aumentou bem em todas as concorrentes se comparar com o do ano passado: https://opensignal.com/reports/2016/07/state-of-the-mobile-network-brazil

A Claro sai na frente em questão de rede 'parruda'.

A Claro pode ter a melhor rede mas pelo menos aqui na cidade de São Paulo é a que tem a velocidade mais instável.

Bom, creio que seja um problema temporário, pois a operadora irá colocar a rede LTE 1800 MHz aqui como complemento do 2600MHz.
 
Alguém já esse tipo de antena da TIM?

lJl6cQC.jpg


Instalaram aqui perto há cerca de 1 mês. Consultei na base de dados de antenas e ela só tem 3G (pelo menos por enquanto, creio eu).
Sinal bombando, chega em 20Mb/s no H+
 
Aqui em Barra Bonita/SP 4G da claro chegou em dezembro.. da vivo agora rm janeiro..

Tenho linha da claro.. como a cidade é pequena (37.000 habitantes) só tem 2 ERBs da claro .. só que com o 4g em 2600Mhz uma parte da cidade fica sem sinal 4G.. espero que venha o 1800Mhz pra "tapar esses buracos"... e a velocidade nao passa de 15Mb/s
 
Nextel ativa rede 4G em São Paulo
Operadora inicia 2017 com 400 mil usuários LTE na capital paulista e novo departamento, de big data, para orientar projetos futuros. Empresa continua a estudar refarm dos 800 MHz, banda ocupada com a tecnologia iDEN, mas ainda não traça previsões de quando faria a migração para 4G.

Matéria completa: http://www.telesintese.com.br/nextel-ativa-rede-4g-em-sao-paulo/

Finalmente chegaram em São Paulo e já chegaram com 4G+.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo