[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Gente boa, a uns dois dias os dados móveis da Oi, seja 4G/3G/2G simplesmente ficam em loop caindo e voltando. Fui recentemente numa loja da Oi, troquei o chip e nada. Liguei na Oi, resultado: "DDD 85 com falha nos serviços de dados móveis para clientes pós".

Alguém - nessa região (DDDs próximos), ou não - com problemas similares?
 
Alguém mais usa o CellMaper (Android) ?
Pois vi que no Rio e SP os dados são bem limitados sobre algumas operadoras.
 
Bizarro isso. Ainda bem que ninguém faz isso aqui no Brasil, mas por outro lado, não dá para culpar só as operadoras por esse tipo de prática, essas coisas que nunca aconteceriam sem a complacência dos fabricantes dos aparelhos.

AT&T’s misleading “5G E” indicator comes to 4G iPhones in iOS 12.2 beta
AT&T's 5G E icon for 4G phones previously rolled out to some Android models.


https://arstechnica.com/information...dicator-comes-to-4g-iphones-in-ios-12-2-beta/
La nos eua são todas os memes do homem aranha. A Verizon (se nao me engane) indicava HSPA-DC como 4G. O que era engraçado em celulares como o nexus 4, que não tinha suporte para o "4G Real"
 
uma torre tem um link dedicado de 1Gbps será?
Obviamente essa é uma pergunta bem ambigua e estritamente local. Porem em termos gerais, se a definição de torre utilizada for o local fisico(a torre em si) e não a ERB(o radio em si), sim é possivel de ter torres com 1gbps, porém ainda assim muito dificil - O espectro alocado na maioria dos casos é bem menor que 1gbps.
O mais padrão, em termos de banda maxima no espectro, é somente 150mbps (uma carrier com 20mhz).
Na situação perfeita a claro seria a unica capaz de levar 1gbps pro cliente (3xCA em 256QAM com 20mhz em cada carrier, sendo 400mbps por carrier) mas se nao me engane nao existe local cujo ela possua 60mhz de espectro total, logo até isso é impossivel.
 
Última edição:
Engraçado, fui pra SP e la ativou o VoLTE apos reiniciar o celular, agora voltei pra Campinas e o VoLTE continua ativo e funcionando. Wtf?
 
Engraçado, fui pra SP e la ativou o VoLTE apos reiniciar o celular, agora voltei pra Campinas e o VoLTE continua ativo e funcionando. Wtf?

Mantém mesmo colocando em modo avião e tirando?
 
a TIM está ativando o 3G e 4G em algumas cidades de São Paulo que não haviam cobertura TIM, percebi que é o 3G na B1 e 4G via refarming na B1, quem mora numa dessas cidades pode dizer como está a rede?

É uma rede nova, do zero, inclusive não tem cobertura 2G da TIM nessas cidades.
 
Última edição:
Galerinha, como é que eu sei se meu celular tá de fato fazendo carrier aggregation no LTE?
Uso internet móvel da Claro e eis alguns prints que tirei com o NetMonster e Speedtest:

sinais-lte-a.jpg
teste-de-velocidade-claro.jpg


No NetMonster mostra que tá tendo agregação de canais, mas fico meio desconfiado se isso significa que a torre tem esse suporte ou se meu celular está de fato conectado com carrier aggregation. Curioso é que lá em cima o símbolo nunca apareceu 4g+. Sempre fica em 4g.
 
Galerinha, como é que eu sei se meu celular tá de fato fazendo carrier aggregation no LTE?
Uso internet móvel da Claro e eis alguns prints que tirei com o NetMonster e Speedtest:

sinais-lte-a.jpg
teste-de-velocidade-claro.jpg


No NetMonster mostra que tá tendo agregação de canais, mas fico meio desconfiado se isso significa que a torre tem esse suporte ou se meu celular está de fato conectado com carrier aggregation. Curioso é que lá em cima o símbolo nunca apareceu 4g+. Sempre fica em 4g.

Tenho um Xiaomi Redmi Note 6 Pro (Global), 4/64GB, modelo M1806E7TH, com suporte a b28 (700), b3 (1800) e b7 (2600), tambem vejo no NetMonster LTE-A funcionando com as três frequências em uso simultaneamente mas NUNCA ví o ícone de 4G+ na barra superior da tela. Só aparece 4G mesmo, imagino que seja assim na MIUI10 e que tudo esteja funcionando corretamente.
Só lamento muito não conseguir acessar VoLTE e WiFi Calling na minha operadora Vivo pois aparentemente faltam informações de perfil de rede por parte da Xiaomi na firmware do aparelho para uso nas redes 4G brasileiras.
 
Esse tipo de notícia é risível, pois todo dia dá pra reclamar de todas as operadoras kkk

Mas a coisa foi feia. O celular ficava dando mensagem de falha do sim.
Estava no meio de uma reunião no skype e não conseguia ver o que se passava, só ouvia as mensagens do sistema.
 
Tenho um Xiaomi Redmi Note 6 Pro (Global), 4/64GB, modelo M1806E7TH, com suporte a b28 (700), b3 (1800) e b7 (2600), tambem vejo no NetMonster LTE-A funcionando com as três frequências em uso simultaneamente mas NUNCA ví o ícone de 4G+ na barra superior da tela. Só aparece 4G mesmo, imagino que seja assim na MIUI10 e que tudo esteja funcionando corretamente.
Só lamento muito não conseguir acessar VoLTE e WiFi Calling na minha operadora Vivo pois aparentemente faltam informações de perfil de rede por parte da Xiaomi na firmware do aparelho para uso nas redes 4G brasileiras.

Tenho o mesmo celular e o mesmo modelo. Se passa a mesma coisa aqui.
Eu acho que não está no 4g+ pois o máximo que consegui no speedtest foi isso. E vi relatos que na internet da Claro, quando está com carrier aggregation passa de 100 mbps o download nos testes.
 
Alguém saberia me dizer se a Claro tem VoLTE? Navego em 4G+ em São Paulo-SP, porém não aparece o ícone de VoLTE no aparelho como aparece quando uso a TIM. Estou achando a navegação da Claro muito fluída.
 
Fiz uma chamada e senti muita diferença de qualidade no áudio da ligação se comparar com a TIM que tem VoLTE que a chamada tem qualidade de CD e até a Vivo que não usa a tecnologia tem um áudio bem melhor do que a Claro. A pessoa do outro lado pedia pra eu repetir o que estava falando e a ligação cortava bastante. Isso com sinal cheio.
 
Fiz uma chamada e senti muita diferença de qualidade no áudio da ligação se comparar com a TIM que tem VoLTE que a chamada tem qualidade de CD e até a Vivo que não usa a tecnologia tem um áudio bem melhor do que a Claro. A pessoa do outro lado pedia pra eu repetir o que estava falando e a ligação cortava bastante. Isso com sinal cheio.
Eu acho o áudio das chamadas da Claro e da VIVO horrível, mesmo na rede 3G é terrível, qualidade horrorosa parece os tempos que a TIM era TDMA aqui no nordeste(e ainda era bom) as ligações 3G pela TIM são excelentes, quando as duas linhas estão na rede 3G o áudio fica perfeito, já que a claro quer investir no "4.5G" que tal implantar o áudio HD nas ligações 3G?

Na verdade isso já deveria ser realidade nas 4 grandes do Brasil há anos já, o áudio em HD no 3G é exclusividade da TIM.

quais as desvantagens do áudio HD da TIM?
 
Tenho o mesmo celular e o mesmo modelo. Se passa a mesma coisa aqui.
Eu acho que não está no 4g+ pois o máximo que consegui no speedtest foi isso. E vi relatos que na internet da Claro, quando está com carrier aggregation passa de 100 mbps o download nos testes.

Tenho observvado com o o NetMonstrer, operadora Vivo, minha conexão LTE-A em diversas regiões de São Paulo parado e com o veículo em movimento, mesmo não aparecendo o ícone 4G+ (somente o 4G) toda a funcionalidade de handover entre radio bases e velocidade de dados estão compativeis com a funcionalidade de agregação operando normalmente. Lamentável mesmo é o fato de NENHUM modelo Xiaomi conseguir fazer uso de qualquer serviço VoLTE ou WiFI Calling no Brasil, eles precisam corrigir rapidamente isto ou vão perder muitos clientes por aqui... Eu mesmo, ao trocar meu Redmi Note 6 Pro em um futuro próximo, não vou comprar outro Xiaomi a menos que este problema tenha sido corrigido em todos os modelos em uso atualmente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo