• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Estou aqui no Aeroporto de Confins. A internet da Oi por aqui voa.
0az4HoB.jpg


akDFJbX.jpg
 
Sim, mas não todos. Conforme vimos no print do colega acima, a chamada estava em AMR-NB via VoLTE. Inclusive em casa tenho um A10 parado que era do meu pai, e tbm não funciona WB.
Isso é pq a chamada era de outra operadora ou pq a outra pessoa n tem o VoLTE/codec HD no 3G.
 
Isso é pq a chamada era de outra operadora ou pq a outra pessoa n tem o VoLTE/codec HD no 3G.
Não. Era ente Vivo-Vivo. Via VoLTE em ambos. Igual do colega lá em cima AMR-NB. Difícil de entender hein?!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Detalhe: o codec é sempre nivelado pra baixo. Mesmo um deles suportando EVS, prevalece o nível baixo de ponta a ponta.
 
Última edição:
Deve ser por isso que chamam de Confins HAHAHAH
ti falar, é literalmente nos CONFINS do mundo esse aeroporto :haha:
se tu for pela estrada metendo o pe a uns 100KM/h, tu leva 1h 30mim pra chegar, saindo do centro de bh
 
Não. Era ente Vivo-Vivo. Via VoLTE em ambos. Igual do colega lá em cima AMR-NB. Difícil de entender hein?!
Na vdd, o q o @KDIR0 falou foi: "VIVO VoLTE(SAMSUNG) nos dois primeiros prints e CLARO 3G (SAMSUNG) o mesmo codec usado entre um VIVO VoLTE e TIM VoLTE.",

Ele não disse que ligou de Vivo pra Vivo em nenhum momento. Na vdd, ele tava comparando o funcionamento da ligação de um Vivo c/ VoLTE pra um TIM (ou outra operadora) e de um Claro s/ VoLTE para TIM (ou outra operadora).
Detalhe: o codec é sempre nivelado pra baixo. Mesmo um deles suportando EVS, prevalece o nível baixo de ponta a ponta.
E sim, eu sei disso, a questão é que hoje em dia, todos telefones que tenham VoLTE ou até aqueles que não tenham (afinal o codec AMR-WB é compatível com o 3G tbm), tem, no mínimo, o codec AMR-WB, então se uma chamada entre VoLTEs da mesma operadora não ter no mínimo o AMR-WB, é pq a operadora, de alguma forma, tá limitando.

O codec AMR-WB é tão antigo que, em uma rápida busca na internet, vi que ele já vinha incluso até no Galaxy Y, que foi um celular super de entrada de 2011!!! O telefone nem ao menos possuía 4G, mas tinha o codec AMR-WB!
 
Aqui é um teste que fiz hoje no centro de Boa Viagem, Recife. Internet da Oi também.

vnn4pvo.jpg
 
Na vdd, o q o @KDIR0 falou foi: "VIVO VoLTE(SAMSUNG) nos dois primeiros prints e CLARO 3G (SAMSUNG) o mesmo codec usado entre um VIVO VoLTE e TIM VoLTE.",

Ele não disse que ligou de Vivo pra Vivo em nenhum momento. Na vdd, ele tava comparando o funcionamento da ligação de um Vivo c/ VoLTE pra um TIM (ou outra operadora) e de um Claro s/ VoLTE para TIM (ou outra operadora).
Então, sobre isso, ele deu margem pra dupla interpretação. Mas sobre isso, já foi visto que alguns DDD já está funcionando HD de Vivo-Tim. Igual mostrei que ocorreu comigo. Inclusive ocorre HD também com telefone fixo VoIP.
E sim, eu sei disso, a questão é que hoje em dia, todos telefones que tenham VoLTE ou até aqueles que não tenham (afinal o codec AMR-WB é compatível com o 3G tbm), tem, no mínimo, o codec AMR-WB, então se uma chamada entre VoLTEs da mesma operadora não ter no mínimo o AMR-WB, é pq a operadora, de alguma forma, tá limitando.

O codec AMR-WB é tão antigo que, em uma rápida busca na internet, vi que ele já vinha incluso até no Galaxy Y, que foi um celular super de entrada de 2011!!! O telefone nem ao menos possuía 4G, mas tinha o codec AMR-WB!
Estive pesquisando também sobre novamente. Realmente neste caso você está certo, acontece em AMR-WB mas com uma limitação: não é em estéreo devido não ter 2 microfones e 2 alto falantes nos celulares mais simples. Torna-se um HD mais simples, somente tendo uma banda de captação mais larga. Mas ok. É HD.
Sobre o EVS-SWB. Após ter o VoLTE ativo na minha linha e os outras linhas de casa também terem VoLTE e os aparelhos suportarem também o EVS, nunca mais fiz ligação via WhatsApp entre nós. A diferença de qualidade é notável e com o bônus da estabilidade melhor.
 
Qual a operadora? Se for vivo, não funciona mesmo.

Caso seja Tim, instale o activity launcher e procure por modem na busca, veja se aparece o aplicativo modem tools (diferente do modem config, mas também tem a opção de alterar profile)
é TIM, porém já usei esse activity launcher e só aparece o campo modem nos modelos MI9 (já fiz no MI9 e MI9 lite), MIA3 não aparece
 
mas com uma limitação: não é em estéreo devido não ter 2 microfones e 2 alto falantes nos celulares mais simples
Por que raios seria estéreo se é pra conversas telefônicas? (não estou dizendo que não é possível nem nada, só querendo entender WHY GOD WHY).

E, bem, acho que até o Motorola MB502 horrível que eu tive em 2010 tinha dois microfones, mas era pra cancelamento de ruído (sempre foi forte da Motorola).
 
Por que raios seria estéreo se é pra conversas telefônicas? (não estou dizendo que não é possível nem nada, só querendo entender WHY GOD WHY).

E, bem, acho que até o Motorola MB502 horrível que eu tive em 2010 tinha dois microfones, mas era pra cancelamento de ruído (sempre foi forte da Motorola).
Bom, é um Plus né.
Mas, fica melhor você perguntar pra quem colocou a função, ele deve te explicar melhor.
Mas eu particularmente gosto, fica mais com efeito bacana usando o viva voz, ainda mais usando no CarPlay. Nos alto falantes do carro fica bom também. Em fones de ouvido também fica bom.
Sim, os Motorola antigo tem o segundo microfone faz tempo, apenas pra cancelamento de ruído.
Mas ainda hoje muito celular Samsung tem apenas um microfone.
Nos Galaxy mais top e no iPhone é feito em estéreo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas apenas citei, que é uma limitação, devido a existir, mas não funcionar por não ter hardware.
Daí o porquê de existir ou não, só quem criou a função pode te dizer melhor.
Eu apenas citei. ;)
 
Última edição:
Mas eu particularmente gosto, fica mais com efeito bacana usando o viva voz, ainda mais usando no CarPlay. Nos alto falantes do carro fica bom também. Em fones de ouvido também fica bom.
N iria ter diferença pq o protocolo Handsfree Profile do Bluetooth, q é usado pra chamadas, é só mono e tbm tem uma qualidade bem baixa pra reduzir a latência durante as ligações.

Mesmo assim, estive dando uma lida e n encontrei menção ao EVS ser estéreo. Talvez o ele use o segundo microfone pra um cancelamento de ruídos mais eficiente, afinal, como ele abrange uma área muito maior do espectro de frequências (todo o espectro audível do ouvido humano), ficaria suscetível a sofrer com esses sons do ambiente, então faria sentido.
 
N iria ter diferença pq o protocolo Handsfree Profile do Bluetooth, q é usado pra chamadas, é só mono e tbm tem uma qualidade bem baixa pra reduzir a latência durante as ligações.

Mesmo assim, estive dando uma lida e n encontrei menção ao EVS ser estéreo. Talvez o ele use o segundo microfone pra um cancelamento de ruídos mais eficiente, afinal, como ele abrange uma área muito maior do espectro de frequências (todo o espectro audível do ouvido humano), ficaria suscetível a sofrer com esses sons do ambiente, então faria sentido.
CarPlay é feito via cabo ou Wi-Fi nas centrais compatíveis, como a minha. Não há limitação nos dois modos. (Desinformação (?)).
Em fone de ouvido, não fiz citação se era via cabo ou bluetooth.
Sobre EVS, pode dar uma procurada melhor aí, pois até o AMR-WB já tem especificação estéreo, veja no Wikipédia internacional por exemplo. (Um dos sites que mencionam).
Ou no melhor jeito, faça igual eu, pegue dois aparelhos compatíveis e teste.
O cancelamento de ruído ocorre em mono, com microfone dedicado ou em estéreo usando os dois.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o EVS-SWB:



Sobre o AMR-WB:

Mastigadinho pra quem necessita.
 
Última edição:
O tópico é sobre banda larga móvel ou sobre áudio? Que diferença vai fazer mono ou estéreo para uma chamada de voz, a maioria usa o próprio speaker do celular de um lado só do ouvido... Que discussão sem sentido é essa?

Eu já acho um pouco offtopic discussão sobre VoLTE e VoWiFi aqui, já que ambas não são tecnologias de internet móvel e sim de voz por IP (sendo a ultima inclusive mais voltada pro uso com banda larga fixa), agora discutir sobre codec de áudio é muito offtopic galera.
 
O tópico é sobre TELEFONIA. Banda larga móvel e qualidade do som DA LIGAÇÃO. outra coisa, tanto VoLTE quanto VozWifi dependem da banda larga. O primeiro, da banda larga MÓVEL (LTE/4G) e o segundo, da banda Larga Fixa.

Meu DDD é 021. Estou na cidade de Vila Velha. NÃO estou conseguindo fazer ligação pelo VozWiFi da vivo, só pelo da claro.
A Claro NãO tem VoLTE aqui. A vivo, sim
 
O assunto é sobre voz em 2G, 3G e 4G que são uma das tecnologias desse tópico.
E não interessa se você usa ou não o recurso em estéreo. Mas o recurso está lá e está sendo apenas mencionado o dado técnico de especificação do serviço, pelo menos da minha parte, mas parece que é difícil assimilar isso.
 
O tópico é sobre banda larga móvel ou sobre áudio? Que diferença vai fazer mono ou estéreo para uma chamada de voz, a maioria usa o próprio speaker do celular de um lado só do ouvido... Que discussão sem sentido é essa?

Eu já acho um pouco offtopic discussão sobre VoLTE e VoWiFi aqui, já que ambas não são tecnologias de internet móvel e sim de voz por IP (sendo a ultima inclusive mais voltada pro uso com banda larga fixa), agora discutir sobre codec de áudio é muito offtopic galera.
O assunto que estava sendo discutido é muito mais ON que falar sobre promoções e planos das operadoras, sem contar que o tópico é focado nas tecnologias de rede da telefonia móvel, podemos incluir o VoWIFI e VoLTE que dependem da tecnologia 4G nisso, esse codec que estava sendo discutido é utilizado principalmente e TALVEZ exclusivamente para chamadas de voz usando o VoLTE ou WIFI e é usado por muitas operadoras de telefonia móvel ao redor do mundo, então não tem nada de off.

VoWIFI se n me engano usa a mesma estrutura do VoLTE, né atoa que a CLARO consegue transmitir VOZ e SMS pelo VoWIFI, quando você realiza uma ligação pelo VoWIFI ela vai funcionar exatamente como se você estivesse fazendo uma ligação 2G ou 3G, a outra ponta vai receber uma ligação de telefone móvel com o número de uma linha específica, então não faz sentido excluir o VoWIFI ou VoLTE da discussão, sendo que a estrutura é praticamente a mesma.
 
Última edição:
O tópico é sobre TELEFONIA. Banda larga móvel e qualidade do som DA LIGAÇÃO. outra coisa, tanto VoLTE quanto VozWifi dependem da banda larga. O primeiro, da banda larga MÓVEL (LTE/4G) e o segundo, da banda Larga Fixa.
O assunto é sobre voz em 2G, 3G e 4G que são uma das tecnologias desse tópico.
E não interessa se você usa ou não o recurso em estéreo. Mas o recurso está lá e está sendo apenas mencionado o dado técnico de especificação do serviço, pelo menos da minha parte, mas parece que é difícil assimilar isso.
O nome do tópico é Banda Larga Móvel, na seção Internet e redes... Até onde eu sei ligações de voz via 2G e 3G não dependem de banda larga, então discutir sobre codec de áudio de ambas é irrelevante, sobre o 4G, o VoLTE até pode passar sobre o aspecto que se discute a forma de transmissão da informação, agora discussões sobre codec de áudio também são irrelevantes, já que áudio em si não faz parte da definição de rede, é só uma informação digital que trafega por protocolo IP. VoWiFi é fora de questão, deveria ser discutido em outra área destinada a banda larga fixa. Criem um tópico (se ainda não existir) sobre telefonia baseada em IP e movam essas discussões sobre chamadas para lá.

O assunto que estava sendo discutido é muito mais ON que falar sobre promoções e planos das operadoras, sem contar que o tópico é focado nas tecnologias de rede da telefonia móvel, podemos incluir o VoWIFI e VoLTE que dependem da tecnologia 4G nisso, esse codec que estava sendo discutido é utilizado principalmente e TALVEZ exclusivamente para chamadas de voz usando o VoLTE ou WIFI e é usado por muitas operadoras de telefonia móvel ao redor do mundo, então não tem nada de off.

VoWIFI se n me engano usa a mesma estrutura do VoLTE, né atoa que a CLARO consegue transmitir VOZ e SMS pelo VoWIFI, quando você realiza uma ligação pelo VoWIFI ela vai funcionar exatamente como se você estivesse fazendo uma ligação 2G ou 3G, a outra ponta vai receber uma ligação de telefone móvel com o número de uma linha específica, então não faz sentido excluir o VoWIFI ou VoLTE da discussão, sendo que a estrutura é praticamente a mesma.
Então pode discutir sobre o softphone de VoIP instalado no celular que eu uso pelo 4G? 🤔

Então mudem o nome do tópico para algo como Redes Móveis (Voz/Dados), para ampliar a discussão.
 
Última edição:
Então pode discutir sobre o softphone de VoIP instalado no celular que eu uso pelo 4G? 🤔

Então mudem o nome do tópico para algo como Redes Móveis (Voz/Dados), para ampliar a discussão.
O que um aplicativo que faz chamadas parecido com o whtaspp tem a ver com um recurso nativo de uma tecnologia da rede móvel como o LTE?
Esse Softphone usa os minutos da sua operadora? Quando tu liga para um telefone convencional a outra ponta vai ver o número tua linha móvel da VIVO/CLARO ou TIM?
Então ele não é igual ao VoLTE ou VoWIFI.

Eu sei que você faria questão da extinção do VoLTE ou VoWIFI, mas não precisa ficar procurando motivo para encerrar o assunto só pq não te interessa, se não me engano foi você que falou em alguns posts anteriores que hoje em dia não precisamos mais de fazer chamadas por 2G ou 3G ou VoLTE e que todos deveriam ligar por whatsapp né?

Não vou mais discutir se isso é um assunto off ou não, mas tenho a certeza que a maioria deve concordar que é um assunto on.
 
O que um aplicativo que faz chamadas parecido com o whtaspp tem a ver com um recurso nativo de uma tecnologia da rede móvel como o LTE?
Esse Softphone usa os minutos da sua operadora? Quando tu liga para um telefone convencional a outra ponta vai ver o número tua linha móvel da VIVO/CLARO ou TIM?
Então ele não é igual ao VoLTE ou VoWIFI.

Eu sei que você faria questão da extinção do VoLTE ou VoWIFI, mas não precisa ficar procurando motivo para encerrar o assunto só pq não te interessa, se não me engano foi você que falou em alguns posts anteriores que hoje em dia não precisamos mais de fazer chamadas por 2G ou 3G ou VoLTE e que todos deveriam ligar por whatsapp né?

Não vou mais discutir se isso é um assunto off ou não, mas tenho a certeza que a maioria deve concordar que é um assunto on.
Eu não sou a favor a extinção de nada, apenas não sou fanboy como alguns aqui que ficam implorando pra operadora ativar uma função que se você usar por 30 minutos durante um dia inteiro é muito. Desculpa ai se eu estou em um outro mundo em que tudo se resolve por mensagem ou áudio no WhatsApp, se eu fiquei mais de 3 minutos em uma chamada de voz nos últimos 6 meses, eu realmente não lembro

Apenas expressei minha opinião, já que banda larga e chamadas de voz não tem relação direta imediata, e menos ainda quando começa uma quase briga entre mono vs. estéreo em chamadas de celular. Codec de áudio não é um assunto para se tratar em um tópico sobre banda larga móvel.

Como sugeri, podem mudar o nome do tópico para se tornar mais abrangente e incluir então o aspecto das chamadas de voz. IMS nada mais é que um VoIP, que se conecta com a operadora pela internet... Assim como Softphone não tem relação direta com banda larga móvel, VoLTE/VoWiFi também não. VoLTE nem precisa da conexão de dados ativa, ele conecta com um segundo ip na apn especifica da função...
 
Tony é chato...
 
Desculpa ai se eu estou em um outro mundo em que tudo se resolve por mensagem ou áudio no WhatsApp, se eu fiquei mais de 3 minutos em uma chamada de voz nos últimos 6 meses, eu realmente não lembro
Beleza.
Use o WhatsApp para ligar para um telefone fixo de empresa, de um parente.
Use o WhatsApp para conversar com gerente de conta corrente, reclamar de um produto que veio com defeito.

Você deve ser muito novinho, usar voz só para falar com garotada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo