• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Atendimento na Vivo é deplorável, também passei alguns dias passando horas no telefone sem conseguir falar com ninguém.
Tim e pior, A vivo pelomenos manda voce direto para esperar um atendente humano.
A TIM força voce a escutar 10 minutos de propaganda de planos e voce ainda precisa berrar 10 vezes, ""falar com atendente l"" para aquela porcaria de AI so para ela mandar esperar pelo atendente
 
Tive exatamente esse mesmo problema com a Vivo (em POA), perdia ligações quando tinha VoLTE ativo, e só recebia ligações VoWIFI se quem estivesse ligando tivesse um número da Vivo. Por isso deixava o VoLTE e VoWiFi inativos, mas mesmo assim continuava perdendo ligações (o celular fica num local com 4G/5G fraco, e não chaveava para 3G para receber chamadas sem VoLTE/VoWiFi, que por sua vez não funcionavam direito).

Acabei portando minha linha para Claro (por esses e outros motivos). Como agora tenho Claro Controle, não tem VoLTE nem VoWiFi, então recebo as ligações de boa de qquer operadora (obviamente caindo a conexão para 3G durante ligações de voz, mas devo dizer que mesmo assim a qualidade das ligações tem sido boa mesmo sem VoLTE/VoWiFi).

Eu sei que existe o roteamento/interconexão das ligações de voz entre as operadoras (que é diferente do roteamento de dados que usa infraestrutura da Internet), mas não sei detalhes como funciona. Mas imagino que deva existir um protocolo específico (obviamente digital) para redirecionamento das chamadas. Talvez as operadoras ainda não tenham adequado corretamente as ligações VoIP/VoWIFI no roteamento inter-operadoras (que provavelmente deve exigir algum tipo de conversão de protocolos) e isso pode ser a fonte dos problemas. Mas o pessoal que tem conhecimento técnico mais profundo pode confirmar se essa minha hipótese procede.

PS: perguntei para o Bard sobre isso, a resposta não foi muito conclusiva mas foi interessante...

O roteamento de chamadas VoLTE entre diferentes operadoras de celular no Brasil ainda está em desenvolvimento. No momento, as chamadas entre usuários de diferentes operadoras não utilizam a tecnologia VoLTE, mesmo que ambos os dispositivos sejam compatíveis. Isso significa que a qualidade da chamada será inferior à de uma chamada VoLTE entre usuários da mesma operadora.
(...)
As operadoras estão trabalhando para implementar o roteamento de chamadas VoLTE entre diferentes operadoras. Isso permitirá que os usuários façam chamadas de alta qualidade entre si, independentemente da operadora que utilizam.
(...)
Resposta completa aqui:
A pergunta não foi boa, e ainda pergunta prum cidadão (Bard) que gosta da viajar/alucinar... certeza de que a resposta não seria das melhores.

Procura por Protocolo Diameter e Conceito de Bearer.

De preferência ao Copilot no modo criativo (GPT-4), pois ele te dá repostas mais técnicas sobre o assunto.
 
Tim e pior, A vivo pelomenos manda voce direto para esperar um atendente humano.
A TIM força voce a escutar 10 minutos de propaganda de planos e voce ainda precisa berrar 10 vezes, ""falar com atendente l"" para aquela porcaria de AI so para ela mandar esperar pelo atendente
O quanto eles puderem fazer você desistir de falar com atendente eles fazem…isso baixa o índice de reclamações deles porque na vdd ninguém consegue reclamar rsrs

Mais acho que todas as operadoras tem problemas nisso. Infelizmente.
 
Tim e pior, A vivo pelomenos manda voce direto para esperar um atendente humano.
A TIM força voce a escutar 10 minutos de propaganda de planos e voce ainda precisa berrar 10 vezes, ""falar com atendente l"" para aquela porcaria de AI so para ela mandar esperar pelo atendente
Sempre vejo o pessoal no tópico da TIM Live falando isso.
Pelo jeito usam a mesma plataforma de atendimento no residencial e no móvel. Muito triste isso.
Ontem mesmo eu cancelei uma portabilidade da Claro pra Vivo por conta de não conseguir falar com ninguém na Vivo.
Se é assim na hora de vender, imagine quando tiver que falar com eles por conta de problemas.
Eu já pago pelo serviço e jamais vou implorar pra empresa nenhuma me atender.
Ainda mais falando de uma empresa como a Vivo, que faz questão de cobrar mais caro que todas as demais.
 
Lembrem de duas coisas:

1) Todas as operadoras, sem excessão, são problemáticas no atendimento pré e pós venda. São pessoas que estão atrás do atendimento, trabalhando sob um grande estresse... Se vc tiver a sorte de ter um atendimento bom, ACEITEM que foi uma exceção! E essa exceção pode ocorrer em absolutamente qualquer operadora.

2) A qualidade do serviço prestado por alguma provedora varia de região para região. Lembrem que a operadora "aluga" uma infra já pronta na cidade que ela provê o serviço. Essa infra pode influenciar - em alguns casos - totalmente na qualidade do serviço ali prestado.

Por fim, o que deve ser avaliado no geral é os benefícios vendidos pela operadora. Sejam benefícios no sentido de quantidade de gigabytes, ou produtos extras como isenção em rede social, VoWIFI, roaming internacional, etc.
 
Não sei se comentei, mas a claro aumentou o valor minimo do meu antigo pré da oi. Era 15 reais para durar 31 dias, passou para 20 reais. A quantidade de gb da franquia também aumentou...
Nos que eram 20 reais também houve aumento: passou para 25 reais..

Trago foto da mensagem que a claro enviou (antes que perguntem, sim, coleciono celulares antigos) :limo: :limo: :limo: :

20240203-171233.jpg
 
A pergunta não foi boa, e ainda pergunta prum cidadão (Bard) que gosta da viajar/alucinar... certeza de que a resposta não seria das melhores.

Procura por Protocolo Diameter e Conceito de Bearer.

De preferência ao Copilot no modo criativo (GPT-4), pois ele te dá repostas mais técnicas sobre o assunto.
Obrigado pela dica. Consegui uma resposta com pouco mais de detalhes usando o Copilot em modo criativo como vc indicou. Ainda assim vou pesquisar mais um pouco para confirmar meu entendimento de que VoLTE e VoWifi utilizam um bearer packet-switched.

O roteamento de chamadas de voz entre operadoras de celular é um processo que envolve vários elementos e protocolos de rede. Basicamente, quando você faz uma chamada de voz para um número de outra operadora, a sua operadora precisa identificar qual é a operadora de destino e estabelecer uma conexão com ela, através de uma rede intermediária chamada de rede de trânsito. Essa rede de trânsito pode ser composta por várias operadoras diferentes, que cobram uma tarifa pelo uso de seus recursos.

Para que essa conexão seja possível, as operadoras precisam trocar informações sobre a disponibilidade, a qualidade e o custo das rotas de trânsito. Essas informações são transmitidas por meio de protocolos de sinalização, que são responsáveis por controlar e gerenciar as chamadas de voz. Um dos protocolos de sinalização mais usados atualmente é o Diameter, que é uma evolução do protocolo RADIUS. O Diameter é um protocolo baseado em TCP/IP, que permite a troca de mensagens entre os elementos de rede, como gateways, switches, servidores e controladores. O Diameter suporta vários cenários de aplicação, como autenticação, autorização, cobrança, mobilidade, qualidade de serviço e roteamento.

Um dos conceitos importantes relacionados ao roteamento de chamadas de voz é o de bearer, que significa portador em inglês. O bearer é um canal lógico que transporta os dados de voz entre os terminais dos usuários. O bearer pode ser de dois tipos: circuit-switched ou packet-switched. No primeiro caso, o bearer é um circuito dedicado e contínuo, que garante uma largura de banda fixa e uma baixa latência para a chamada de voz. No segundo caso, o bearer é um canal compartilhado e intermitente, que usa pacotes de dados para transmitir a voz, de forma mais eficiente e flexível.

As chamadas de voz tradicionais usam bearers circuit-switched, que são baseados em redes de comutação de circuitos, como o GSM e o CDMA. Essas redes usam protocolos de sinalização como o SS7 e o ISUP para estabelecer e encerrar os bearers. As chamadas de voz modernas usam bearers packet-switched, que são baseados em redes de comutação de pacotes, como o LTE e o 5G. Essas redes usam protocolos de sinalização como o SIP e o Diameter para controlar e gerenciar os bearers.
 
  • Curtir
Reações: YO!
Não sei se comentei, mas a claro aumentou o valor minimo do meu antigo pré da oi. Era 15 reais para durar 31 dias, passou para 20 reais. A quantidade de gb da franquia também aumentou...
Nos que eram 20 reais também houve aumento: passou para 25 reais..

Trago foto da mensagem que a claro enviou (antes que perguntem, sim, coleciono celulares antigos) :limo: :limo: :limo: :

20240203-171233.jpg
Devia ter postado a foto inteira da relíquia, não só a parte de cima.
Funciona bem?
 
Devia ter postado a foto inteira da relíquia, não só a parte de cima.
Funciona bem?
É que se eu colocasse a foto inteira, ocuparia muito espaço. Mais tarde tirarei uma foto dele inteiro. É um Motorola MR601/International 8800 GSM (famoso Motorola microtac), dual band (900/1800), chip full size (tamanho cartão de credito)

Funciona bem, em geral pega sinal 2g mesmo de torres distantes... única pena é que a única aqui que tenha 2g em 1800 é a Claro (vivo só tem 850mhz, tim usa o 2g da vivo, e na faixa de 900mhz só tem uma antena na cidade inteira da claro), portanto atualmente só funciona na claro...
 
Não sei se comentei, mas a claro aumentou o valor minimo do meu antigo pré da oi. Era 15 reais para durar 31 dias, passou para 20 reais. A quantidade de gb da franquia também aumentou...
Nos que eram 20 reais também houve aumento: passou para 25 reais..

Trago foto da mensagem que a claro enviou (antes que perguntem, sim, coleciono celulares antigos) :limo: :limo: :limo: :

20240203-171233.jpg
Sinal ai não vai faltar heheheh
 
  • Curtir
Reações: YO!
Tim e pior, A vivo pelomenos manda voce direto para esperar um atendente humano.
A TIM força voce a escutar 10 minutos de propaganda de planos e voce ainda precisa berrar 10 vezes, ""falar com atendente l"" para aquela porcaria de AI so para ela mandar esperar pelo atendente
Sábado passado eu precisei do atendimento da TIM (meu pacote tinha renovado na sexta, mas os bônus não) e foi até simples. Quando disse "falar com atendente" a máquina veio "tentar ajudar", mas foi só dizer de novo "falar com atendente" que me transferiu. Dei sorte porque nem teve música de espera. Caiu direto no atendente.
Sobre o caso, expliquei a situação e ele ativou 20GB extras como cortesia na hora. No dia seguinte meus bônus entraram
 
Roaming nacional no Vivo controle é gratuito, ou possui cobrança adicional?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Vanísio Deu certo ai? Aqui tive que cancelar a portabilidade e solicitar novamente.
 
Roaming nacional no Vivo controle é gratuito, ou possui cobrança adicional?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Vanísio Deu certo ai? Aqui tive que cancelar a portabilidade e solicitar novamente.
Sim.
Portabilidade aconteceu meio dia.
Recebi até e-mail confirmando.
 
A Brisanet licenciou várias gNBs em Fortaleza, alguém sabe e se a rede já está funcionando? E como está o desempenho?
Pois parece ser a primeira capital atendida pela Brisanet.
 
Alguem aqui usando o 5g da BRISANET em iPhone?
Não sei se os iphones são 100% compativeis com a rede.
o 4g no meu funcionou normal, mas o 5g não aparece, mesmo sendo em area de cobertura.
 
Alguem aqui usando o 5g da BRISANET em iPhone?
Não sei se os iphones são 100% compativeis com a rede.
o 4g no meu funcionou normal, mas o 5g não aparece, mesmo sendo em area de cobertura.
Não deve funcionar, já q a Brisa só tem 5G SA e ela não é homologada, o que a limitaria apenas ao 5G NSA.
 
Não deve funcionar, já q a Brisa só tem 5G SA e ela não é homologada, o que a limitaria apenas ao 5G NSA.
Pelo que levantei, Brisa não tem NSA, nem sei se tem obrigação de ter inclusive.
Ou é 5G SA ou fica em LTE.

Agora isso da Apple de ter que homologar SA para mim é uma putaria sem tamanho.
 
Uma equipe passou retirando os cabos aéreos da finada Oi Velox aqui no Bairro, pelo que vi deixaram um fio metalico que servia de sustentação para os fios de cobres, não sei se eles vão remover depois.
 
A Brisanet licenciou várias gNBs em Fortaleza, alguém sabe e se a rede já está funcionando? E como está o desempenho?
Pois parece ser a primeira capital atendida pela Brisanet.
Que já está em funcionamento sim. Agora a questão do 5g não sei como funciona.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguem aqui usando o 5g da BRISANET em iPhone?
Não sei se os iphones são 100% compativeis com a rede.
o 4g no meu funcionou normal, mas o 5g não aparece, mesmo sendo em area de cobertura.
Você é de Fortaleza? Sabe que algum outro celular tá pegando normal fora o IPhone? Já testou em outro? Também queria saber como está sendo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo que levantei, Brisa não tem NSA, nem sei se tem obrigação de ter inclusive.
Ou é 5G SA ou fica em LTE.

Agora isso da Apple de ter que homologar SA para mim é uma putaria sem tamanho.
A Brisa é a única que tem SA puro até onde sei. Agora com essas frescuras de homologar aí fica ruim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fortaleza está muito bem atendida em questão de Torres da Brisanet com excessão da área nobre na qual ela já explicou que está tendo dificuldades em alugar já que os hotéis não querem… mais se observar nos demais locais tem bastante antenas…
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo