Realmente só se torna relevante para uma pessoa quando ela sente na pele, antes disso tudo é mil maravilhas... Depois quem reclama é que falava que tudo estava Ok rsrs
Não é bem isso, ou seja, apelar pela revolta dos outros e sim tornar as pessoas cientes de que elas estão sendo "passadas para trás" pela operadora, ou seja, de que o serviço que foi contrato por elas não vai poder ser usado na sua total capacidade quando o usuário tiver a necessidade ou quiser... Pois sempre existe uma chance(mesmo que difícil) desse problema ganhar destaque devido a um certo numero de reclamações ou caso esse problema chegue em alguém que tenha poder de divulgação\alcance na internet e reclamar sobre a situação, fazendo que com a operadora mude seu posicionamento!
Porque uma pessoa ou outra apenas enchendo o saco na ouvidoria, no consumidor.gov ou na anatel, não vai chegar a lugar algum... Quando essa pratica está enraizada nos confins da rede da Oi.
Qualidade do front-end, ou seja, o atendimento na ponta de fibra ao cliente realmente tem qualidade(quanto ao uptime, "nunca" cai basicamente)!
Agora o back end(rotas, ping, perda de pacote e etc) deixa a desejar e sempre deixou(quando comparamos a outros provedores, eu mesmo constatei isso), porém, piorou e muito agora que saturou de assinantes assim como era na velha Oi da época do ADSL! Aconteceu igualzinho, ou seja, no inicio funcionava bem, porém, conforme entrou assinantes a Oi ficou acomodada e acabou ficando uma merda... Tão merda que geral foi migrando para outras operadoras conforme as mesmas foram evoluindo enquanto a Oi parou no tempo, resultado? Se fuderam, literalmente e ganharam a sua má fama quanto a qualidade dos serviços além de um êxodo de assinantes, que só parou quando ela acordou rsrsrs... Até hoje mesmo nego tem prencoceito com a Oi devido as suas atitudes do passado e essa é uma das razões que até freou a quantidade de assinantes da fibra.
E vc se engana dizendo que só serve para navegar e video chamadas, serve nem para isso! Pelo menos não aqui na minha região quando é horário de pico!!!! Vários destinos e serviços(nacionais, internacionais, cdn's e etc) que ficam inutilizáveis (como eu já mostrei aqui, não vou postar as trocentas provas novamente, vc que várias paginas atrás e dê uma olhada) em horário de pico(reddit, imgur, youtube carregando videos a 1mb\s, prime video fazendo buffer para kct, amazon.com.br, discord com voz robotizada e streams pixelando e vários outros, cada dia a lista cresce e sempre que tu faz teste o problema é só na Oi).
Fora esse problema do horário de pico, temos também essas praticas questionáveis como essa questão do download + upload sendo discutido aqui.
A chance da Oi se acomodar novamente caso ela se recupere, existe! Pois ela ainda detém boa parte das assinaturas de banda larga fixa, com ela ainda sendo a única opção para muita gente devido ao seu alcance nacional que é maior do que as outras!
A qualidade da internet de fibra da Oi(me refiro ao "back end") já decaiu e continua decaindo e eu posso afirmar isso pois assino essa internet TEM MAIS DE 3 ANOS, repetindo assim a mesma coisa que aconteceu antes com a ADSL que eu assinei por anos também, conforme eu expliquei... Se todo mundo for complacente desse jeito e a Oi se recuperar, te garanto que a história da época do adsl poderá se repetir!! Levando assim a possível falência de vez da empresa, afinal de contas já temos clientes saindo da Oi fibra, é só ver aqui no tópico aonde já teve gente que saiu da oi fibra para outros provedores devido as esses problemas constantes no horário de pico! Aqui mesmo, dois amigos que EU TROUXE para oi fibra em 2019, agora em 2021 meteram o pé para net porque cansaram do problema que acontece em horário de pico pois o mesmo já rola a meses!
A única esperança é o investimento da InfraCO, ai talvez mude algo e se mudar ai é para ficar redondo a Oi fibra.
Outra prática questionável da Oi fibra, é deles bloquearam vc colocar a ONT em bridge! Ninguém que tem conhecimento, deveria ficar refém de um aparelho meia boca, ou seja, wifi problemático e que claramente fica degradado com o tempo(navegação fica mais lenta e etc), ao reiniciar tal aparelho na mesma hora notasse uma melhora... Fora que esse aparelho, dificilmente recebe atualizações de firmware, ou seja, um aparelho defasado se torna a linha de frente entre você e a internet(que é perigosa), aonde tal aparelho acaba se tornando um risco devido a falta de atualizações de segurança e melhorias.
Se não estiver satisfeito é só mudar de operadora?
Não assuma que todas as pessoas, tem várias ou até mais de uma opção quando o assunto é Banda larga fixa!
Outra coisa é que toda mudança de operadora gera dor de cabeça, gera problemas, gera custos e etc, ninguém deveria ter que ficar pulando de operadora só porque o serviço que a mesma presta vem se deteriorando absurdamente com o tempo ou por práticas de ma fé.
Aqui em casa mesmo, o telefone fixo ainda é muito utilizado e eu só tenho como opção mais uma operadora além da OI que é a Sumicity! Porém, não é possível migrar o número da linha de telefone fixo de acordo com a sumicity, uma linha que tem uns 30 anos de idade já e que todos os amigos e família conhecem, principalmente quem mora longe... Fora que sumicity usa cgnat e eu tenho dvr, xbox one que outras pessoas usam e eu uso torrent privado. Portanto, não é uma opção no momento mudar para sumicity ainda mais quando Oi deveria me atender perfeitamente caso a mesma não estivesse com problemas em horário de pico e não utilizasse praticas como essa de limitar o download + upload simultâneos.