[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Sei que é meio off topic mas procurando no forum dos isps nunca achei alguem da Brasil Digital. Eles acabaram de chegar na minha cidade (Guajará-Mirim-Ro). Atualmente pago 100 reais em 50 megas. Eles estão oferencendo 250 megas por 119. Essa empresa tem qualidade aí na sua cidade ? ela é boa ?
Sim.
Uso ela vai para 3 anos e poucas vezes tive problema de cair conexão. Sempre foi por rompimento de fibra e voltou no maximo em 2 horas.
Que eu me lembre em todo esse tempo foram umas 4 vezes em quase 3 anos.
Pra mim vale a pena.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nesse torrent sozinho o maximo q peguei aqui foi 89 MB/s ai coloquei outro torrent junto com bastante seed de tracker privado.

O maximo que chegou com os dois foi isso aí:

Estou baixando para um SSD NVME.

Pode ser q a ONU esteja me limitando ou o meu roteador ... segunda feira vou ligar lá e perguntar se posso ter uma ONU mais atualizada e qual roteador eles estão instalando.

vehEffg.png
 
Sim.
Uso ela vai para 3 anos e poucas vezes tive problema de cair conexão. Sempre foi por rompimento de fibra e voltou no maximo em 2 horas.
Que eu me lembre em todo esse tempo foram umas 4 vezes em quase 3 anos.
Pra mim vale a pena.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Nesse torrent sozinho o maximo q peguei aqui foi 89 MB/s ai coloquei outro torrent junto com bastante seed de tracker privado.

O maximo que chegou com os dois foi isso aí:

Estou baixando para um SSD NVME.

Pode ser q a ONU esteja me limitando ou o meu roteador ... segunda feira vou ligar lá e perguntar se posso ter uma ONU mais atualizada e qual roteador eles estão instalando.

vehEffg.png
Você consegue usar o upload e download simultâneamente sem perca de velocidade nessa operadora?
 
Você consegue usar o upload e download simultâneamente sem perca de velocidade nessa operadora?
Entãoi foi o q postei aqui: https://forum.adrenaline.com.br/thr...fibra-optica.447376/page-1479#post-1075584262
Da uma lida pra vc entender .. mais emb aixo eu falo do upload.

Mas assim nunca testei forcar tipo fazendo download no IDM de varias coisas e tentando upar no Google Drive por exemplo com varios arquivos pra ver se consigo pegar o maximo ao mesmo tempo.

Eu acho que não vou conseguir MAS vou testar aqui.

Mas o grande problema é conseguir o maximo com apenas uma conexão .. tipo baixando o arquivo com uma conexão sem segmenta-lo e upar com apenas 1 conexão ...
Isso nunca consegui o maximo assim .. foi sempre fazendo várias.
Por isso q quero entender se é o ISP que me limita, meu equipamento ou o proprio sistema operacional.
 
Entãoi foi o q postei aqui: https://forum.adrenaline.com.br/thr...fibra-optica.447376/page-1479#post-1075584262
Da uma lida pra vc entender .. mais emb aixo eu falo do upload.

Mas assim nunca testei forcar tipo fazendo download no IDM de varias coisas e tentando upar no Google Drive por exemplo com varios arquivos pra ver se consigo pegar o maximo ao mesmo tempo.

Eu acho que não vou conseguir MAS vou testar aqui.

Mas o grande problema é conseguir o maximo com apenas uma conexão .. tipo baixando o arquivo com uma conexão sem segmenta-lo e upar com apenas 1 conexão ...
Isso nunca consegui o maximo assim .. foi sempre fazendo várias.
Por isso q quero entender se é o ISP que me limita, meu equipamento ou o proprio sistema operacional.
O seu speedtest o upload da quanto? Porque essa 1 conexão e padrão na maioria dos software, no speedtest ele força várias conexões no teste quando você realiza
 
O seu speedtest o upload da quanto? Porque essa 1 conexão e padrão na maioria dos software, no speedtest ele força várias conexões no teste quando você realiza
Fiz aqui o teste baixando e upando.
Engraçado que o provedor me entrega a banda que no caso é 1 gbps / 500 mbps mas pra atingir isso eu tenho que forçar mesmo .. por isso q fico pensando se não é limitação do proprio serviço no casso do Google Drive que usei pra testar tanto baixando quanto upando.

Speedtest eu nao curto pq ele testa o servidor do proprio provedor ai sempre da bom ...

Aí se eu mudo pra um servidor mais distante da ruim ... mas sempre q ligo la eles mandam eu testar no speedtest ou fast e usando o servidor deles .. aí eu acho que é furada.

Teste que fiz baixando e upando ao mesmo tempo lembrando q meu plano é 1 gbps / 500 mbps

2xfFnja.png

Edit:

Ta ai o speedtest mas ele usa o servidor deles aí acho palha ... 1 ms de ping.

ELEG5Ou.png
 
Fiz aqui o teste baixando e upando.
Engraçado que o provedor me entrega a banda que no caso é 1 gbps / 500 mbps mas pra atingir isso eu tenho que forçar mesmo .. por isso q fico pensando se não é limitação do proprio serviço no casso do Google Drive que usei pra testar tanto baixando quanto upando.

Speedtest eu nao curto pq ele testa o servidor do proprio provedor ai sempre da bom ...

Aí se eu mudo pra um servidor mais distante da ruim ... mas sempre q ligo la eles mandam eu testar no speedtest ou fast e usando o servidor deles .. aí eu acho que é furada.

Teste que fiz baixando e upando ao mesmo tempo lembrando q meu plano é 1 gbps / 500 mbps

2xfFnja.png
Isso que é internet, a Oi Fibra precisa aprender ativando o full duplex :mad:.
Creio que ai está tudo funcionando normal, o upload aqui também dificilmente consigo enviar na taxa máxima devido a restrição do software que não força várias conexões.
 
Isso que é internet, a Oi Fibra precisa aprender ativando o full duplex :mad:.
Creio que ai está tudo funcionando normal, o upload aqui também dificilmente consigo enviar na taxa máxima devido a restrição do software que não força várias conexões.
Quero oi nem de graça.
Odeio essa operadora com todas as minhas forças.
Prometi pra mim mesmo que quando tivesse qualquer opção eu cancelaria e foi o q fiz.
Cansei de ser humilhado com ping de 1000 ms pra site nacional no tempo da ADSL.
Reclamava todo dia e nada ...
Hoje em dia tenho vários pés atrás com ela e prefiro ficar com essa minha operadora que embora seja menor tem investido em estrutura e não pensando apenas em mais e mais clientes.
Eles tem um plano a parte q se vc pagar mais 30 reais eles dobram o upload portanto se eu pagar mais 30 vou ter 1 gbps / 1 gbps ...
Aqui na cidade tem outra empresa oferendo 1 gbps full duplex por 150 mas como é relativamente nova tenho medo de ser fogo de palha e nao dar conta com o volume de cliente novo entrando então preferi continuar com a minha mesmo.
 
Sim.
Uso ela vai para 3 anos e poucas vezes tive problema de cair conexão. Sempre foi por rompimento de fibra e voltou no maximo em 2 horas.
Que eu me lembre em todo esse tempo foram umas 4 vezes em quase 3 anos.
Pra mim vale a pena.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Nesse torrent sozinho o maximo q peguei aqui foi 89 MB/s ai coloquei outro torrent junto com bastante seed de tracker privado.

O maximo que chegou com os dois foi isso aí:

Estou baixando para um SSD NVME.

Pode ser q a ONU esteja me limitando ou o meu roteador ... segunda feira vou ligar lá e perguntar se posso ter uma ONU mais atualizada e qual roteador eles estão instalando.

vehEffg.png
A questão do link de 1Gb/s e como conseguir o máximo dele ...

Bom, 947Mb/s é mais ou menos o limite teórico para pacotes de 1500 bytes no ethernet em 1Gb/s.

Experimente ligar os jumbo frames na placa de rede ( põe 9000 ou 9k ), e se estiver com sorte da HGU/ONU suportar os jumbo frames , deve aumentar para uns 990Mb/s . O @Mosqueteirors já testou isso em um link de provedor regional e aumentou o máximo do download.
 
A questão do link de 1Gb/s e como conseguir o máximo dele ...

Bom, 947Mb/s é mais ou menos o limite teórico para pacotes de 1500 bytes no ethernet em 1Gb/s.

Experimente ligar os jumbo frames na placa de rede ( põe 9000 ou 9k ), e se estiver com sorte da HGU/ONU suportar os jumbo frames , deve aumentar para uns 990Mb/s . O @Mosqueteirors já testeou isso em um link de provedor regional e aumentou o máximo do download.
ideal em 1gb éra saida ethernet ser 2.5gb ae pegaria certinho o plano de 1gb, mas ONU com saida de 2.5gb é ainda bem raro, eainda vai mais uns 3 anos ate oi da ONU com ethernet de 2.5gb?
 
Quero oi nem de graça.
Odeio essa operadora com todas as minhas forças.
Prometi pra mim mesmo que quando tivesse qualquer opção eu cancelaria e foi o q fiz.
Cansei de ser humilhado com ping de 1000 ms pra site nacional no tempo da ADSL.
Reclamava todo dia e nada ...
Hoje em dia tenho vários pés atrás com ela e prefiro ficar com essa minha operadora que embora seja menor tem investido em estrutura e não pensando apenas em mais e mais clientes.
Eles tem um plano a parte q se vc pagar mais 30 reais eles dobram o upload portanto se eu pagar mais 30 vou ter 1 gbps / 1 gbps ...
Hj to pagando 150 em 1 gbps / 500 mbps que ja me atende demais
Aqui na cidade tem outra empresa oferendo 1 gbps full duplex por 150 mas como é relativamente nova tenho medo de ser fogo de palha e nao dar conta com o volume de cliente novo entrando então preferi continuar com a minha mesmo.
Entendo sua raiva eu também já tive tempos difíceis no tempo de ADSL, o pior e que eu sempre ficava sem internet e tinha que esperar vários dias pra esperar um técnico consertar esse lixo.
Eu já até mandei tomar naquele lugar numa das ultimas ligações quando era cliente deles. Depois da Velox fui pra Net Virtua que na época foi show de felicidade, porém o tempo foi se passando e a Net não estava fazendo nenhum upgrade de velocidade nos planos e sempre continuava aquele upload de 20mb, fora que todo dia veio a ocorrer um problema do upload ficar zerado diariamente logo no inicio dessa epidemia do covid. Como a única operadora que fibrou a rua aqui foi a BOI não teve outro jeito a não ser eu dar uma segunda chance a ela, porém se ela regredir pra aquele tempo do velox eu volto pros 20 de upload sem problema, melhor do que ficar sofrendo. Felizmente até agora não tive problemas tirando o fato do server internacional ficar cagado das 20h as 00h mas pra conexão dentro do Brasil está OK.
 
Última edição:
De que cidade vc é ? O pessoal da oi chegou aqui (Brasília) hoje com uma ont da Nokia. Fui perguntar se não dava pra arrumarem uma da Huawei e disseram que as Huawei estão disponíveis em Goiás. Deve ser conversa.

Sou de Santa Maria - RS
 
Para quem tinha Vivo Fibra e fez a mudança para Oi Fibra, como esta sendo a experiência? (SP Capital)
Estou considerando fortemente. Melhores velocidades/preços.
 
Para quem tinha Vivo Fibra e fez a mudança para Oi Fibra, como esta sendo a experiência? (SP Capital)
Estou considerando fortemente. Melhores velocidades/preços.
diferenca princpal é q vivo é full duplex e aoi é half duplex, alem de pouco mais lento os backbones da oi, no mais é parecido
 
diferenca princpal é q vivo é full duplex e aoi é half duplex, alem de pouco mais lento os backbones da oi, no mais é parecido
Ainda aguardo esclarecimento deste "half duplex" da Oi ... Não entendo o que isso significa nem como pode ser implementado na fibra.
 
Alguém de João Pessoa, poderia fazer um tracert pra este endereço aqui (2800:1e0:1080:1::6)?

Valeu! ;)
 
Ainda aguardo esclarecimento deste "half duplex" da Oi ... Não entendo o que isso significa nem como pode ser implementado na fibra.
Boa noite Vorlon. A internet funciona como duas vias, download e upload. O download é a velocidade de recebimento de dados e upload é a velocidade de envio de dados. Agora vamos para a capacidade de recebimento: Antigamente á grosso modo era apenas uma linha que usavam para a transmissão, entretanto, se chocavam muito os pacotes ( se não me engano a net discada era desse jeito). Vamos imaginar que exista duas vias uma de download e outra de upload, no half duplex se vc tem 100 megas você só poderá ou receber ou enviar nessa mesma velocidade, já no full duplex você poderá fazer esse processo simultaneamente.
 
Boa noite Vorlon. A internet funciona como duas vias, download e upload. O download é a velocidade de recebimento de dados e upload é a velocidade de envio de dados. Agora vamos para a capacidade de recebimento: Antigamente á grosso modo era apenas uma linha que usavam para a transmissão, entretanto, se chocavam muito os pacotes ( se não me engano a net discada era desse jeito). Vamos imaginar que exista duas vias uma de download e outra de upload, no half duplex se vc tem 100 megas você só poderá ou receber ou enviar nessa mesma velocidade, já no full duplex você poderá fazer esse processo simultaneamente.
mas na fibra os canais de up e down trabalham em espectros diferentes, não era pra ter isso.
vou testar na minha depois.
 
Ainda aguardo esclarecimento deste "half duplex" da Oi ... Não entendo o que isso significa nem como pode ser implementado na fibra.
Tenho 3 endereços diferentes com Oi Fibra: 2 com 200 Mb e um com 500 Mb (aqui em casa).
Já fui atrás de testar isso que o povo aqui fala e não vi nada parecido com isso em nenhuma das três conexões.
Fora que até onde sei as únicas conexões em half duplex que já existiram foram as primeiras conexões de internet usando redes de TV a cabo, ainda na década de 1990.
Nesse tipo de conexão os dados só fluíam em um sentido: da operadora pra casa do cliente, pois as redes de TV a cabo dessa época só permitiam fluxo em uma direção (diferentemente do funcionamento do NET Virtua atualmente). O canal de retorno era via internet discada.
Para a Oi Fibra ser half duplex, só poderia fazer uma tarefa por vez: download ou upload. Isso implicaria em você derrubar todas as conexões TCP de entrada para enviar um simples áudio de whatsapp.
Aqui em casa, por conta do meu trabalho, envio vários TB de arquivos pra serviços de nuvem, como Google Drive e Onedrive. Faço isso por horas, sem parar. E enquanto isso, tem gente vendo Netflix, YouTube e navegando na internet em outros dispositivos ao mesmo tempo.
Numa conexão half duplex isso seria impossível de acontecer, pois enquanto a internet estivesse ocupada fazendo upload, ninguém poderia usar nada que exigisse uma conexão de download ativa.
 
Última edição:
Tenho 3 endereços diferentes com Oi Fibra: 2 com 200 Mb e um com 500 Mb (aqui em casa).
Já fui atrás de testar isso que o povo aqui fala e não vi nada parecido com isso em nenhuma das três conexões.
Fora que até onde sei as única conexões em half duplex que já existiram foram as primeiras conexões de internet usando redes de TV a cabo, ainda na década de 1990.
Nesse tipo de conexão os dados só fluíam em um sentido: da operadora pra casa do cliente, pois as redes de TV a cabo dessa época só permitiam fluxo em uma direção (diferentemente do funcionamento do NET Virtua atualmente). O canal de retorno era via internet discada.
Para a Oi Fibra ser half duplex, só poderia fazer uma tarefa por vez: download ou upload. Isso implicaria em você derrubar todas as conexões TCP de entrada para enviar um simples áudio de whatsapp.
Aqui em casa, por conta do meu trabalho, envio vários TB de arquivos pra serviços de nuvem, como Google Drive e Onedrive. Faço isso por horas, sem parar. E enquanto isso, tem gente vendo Netflix, YouTube e navegando na internet em outros dispositivos ao mesmo tempo.
Numa conexão half duplex isso seria impossível de acontecer, pois enquanto a internet estivesse ocupada fazendo upload, ninguém poderia usar nada que exigisse uma conexão de download ativa.
Eu acho que o termo half duplex está errado. Talvez a Oi esteja aplicando apenas um QoS com prioridade para alguns tipos de tráfego.
 
Tenho 3 endereços diferentes com Oi Fibra: 2 com 200 Mb e um com 500 Mb (aqui em casa).
Já fui atrás de testar isso que o povo aqui fala e não vi nada parecido com isso em nenhuma das três conexões.
Fora que até onde sei as únicas conexões em half duplex que já existiram foram as primeiras conexões de internet usando redes de TV a cabo, ainda na década de 1990.
Nesse tipo de conexão os dados só fluíam em um sentido: da operadora pra casa do cliente, pois as redes de TV a cabo dessa época só permitiam fluxo em uma direção (diferentemente do funcionamento do NET Virtua atualmente). O canal de retorno era via internet discada.
Para a Oi Fibra ser half duplex, só poderia fazer uma tarefa por vez: download ou upload. Isso implicaria em você derrubar todas as conexões TCP de entrada para enviar um simples áudio de whatsapp.
Aqui em casa, por conta do meu trabalho, envio vários TB de arquivos pra serviços de nuvem, como Google Drive e Onedrive. Faço isso por horas, sem parar. E enquanto isso, tem gente vendo Netflix, YouTube e navegando na internet em outros dispositivos ao mesmo tempo.
Numa conexão half duplex isso seria impossível de acontecer, pois enquanto a internet estivesse ocupada fazendo upload, ninguém poderia usar nada que exigisse uma conexão de download ativa.
só um detalhe, half duplex é pra dizer que no cabo ou vc envia ou recebe dados, mas não impede a comunicação entre os dois sentidos simultaneamente.

o que é feito pra continuar tendo a comunicação nos dois sentidos um por vez é a utilização de protocolos baseados em tempo, vide o CSMA/CD que é usado na rede ethernet quando nesse modo quanto na rede wireless(sim wireless é half duplex) com ofdma.
se faz divisão do meio na escala de tempo, basicamente cada dispositivo tem uma certa janela de tempo pra poder mandar as informações, e fica em alternância entre os dispositivos.
pra isso ocorrer é basicamente uma penalidade certa que sempre vai ter: aumento de latência.

no caso do gpon(não é exclusivo da oi, todas as operadoras que usam o mesmo é assim) a tecnologia é um misto, no cabo de fibra é usado dwdm pra unir dois sentidos de dados(downstream e upstream) num único fio de fibra, no sentido downstream o sinal é de modo broadcast(todo mundo recebe tudo, cabe ao equipamento ativo[onu] selecionar o dado que é pra ele), no sentido upstream é usado o mesmo esquema de janela de tempo, cada dispositivo tem um tempo pra poder mandar os dados pra olt(no caso é usado tdm, na verdade é uma combinação de tdm + atm + modificações que fizeram pro gpon).


que pode estar rolando ae com o que o pessoal reclama, basicamente é gargalo.
seja gargalo em pc, modem, roteador core, peering ou no servidor final do serviço =p
mas falar que problema é conexão ser "half duplex" é errado, já que num tem nada haver como o gpon opera.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo