[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Pra galera que tá tentando configurar o VoIP no PC, bati cabeça com alguns tutoriais incompletos aqui no fórum, e acho que consegui configurar.
Aí, como sempre, estamos aqui pra compartilhar conhecimento.

OBS: Meu modem é um Nokia G-140W-H, alguns nomes podem variar no Huawei.

Baixe o MicroSIP e instale-o.
Após abrí-lo, clique no menu e escolha "adicionar conta".

Preencha como a imagem que segue:

CHypOvK.png


Sendo:

Servidor SIP: No Modem ele está como User Agent IP, colocando a porta 5060 no final, como no exemplo
Proxy SIP: No modem ele está como Soft Switch;
Usuário/Login: é o seu numero de telefone no formato +55(ddd)(número)@ims.oi.net.br;
Domínio: ims.oi.net.br:5060
Senha: É o seu número de telefone local, com oito digitos;
Criptografia: Desabilitado
Transporte: UDP+TCP

Onde conseguir esses dados? Configuraçao do Modem -> Status -> Voice Information.

=)
Será que funciona no Mac OS e iOS?
 
Atenção ao detalhe de que

O VoIP da Oi só vai funcionar dentro da rede da Oi (fibra/móvel/etc).

Tentei pingar o IP SIP de uma rede da Vivo e ele não funciona.
Sim porque esse IP é interno, tanto que se inicia com 10.x.x.x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Será que funciona no Mac OS e iOS?
Sim, so basta baixar um softphone e realizar a configuração. Só que em alguns discadores e necessário que faça o apontamento do domínio ims.oi.net.br manualmente com o IP SiP que se inicia com 10.204.x.x, o microsip não precisa disso.
 
Última edição:
O processo só com o @FellpeSoares, para explicar!
Acho que não compensa fazer na minha ont, tenho HG8145v5 por não ter um processador tão bom e não tem muita memória
A que eu comprei no ML HG8245q2 é melhor nesta questão
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só que seria mais interessante para quem não pode comprar um outras ont
 
Última edição:
Pra galera que tá tentando configurar o VoIP no PC, bati cabeça com alguns tutoriais incompletos aqui no fórum, e acho que consegui configurar.
Aí, como sempre, estamos aqui pra compartilhar conhecimento.

OBS: Meu modem é um Nokia G-140W-H, alguns nomes podem variar no Huawei.

Baixe o MicroSIP e instale-o.
Após abrí-lo, clique no menu e escolha "adicionar conta".

Preencha como a imagem que segue:

CHypOvK.png


Sendo:

Servidor SIP: No Modem ele está como User Agent IP, colocando a porta 5060 no final, como no exemplo
Proxy SIP: No modem ele está como Soft Switch;
Usuário/Login: é o seu numero de telefone no formato +55(ddd)(número)@ims.oi.net.br;
Domínio: ims.oi.net.br:5060
Senha: É o seu número de telefone local, com oito digitos;
Criptografia: Desabilitado
Transporte: UDP+TCP

Onde conseguir esses dados? Configuraçao do Modem -> Status -> Voice Information.

=)

Estou tentando há meses fazer esse VOIP funcionar aqui e não consigo.

Mesmo usando o MicroSIP, inclusive meu modem é o Huawei HG8245Q2.

Ele só fica conectando, conectando e não vai.

Meu modem está em Bridge, quem faz o roteamento é o meu Mikrotik, será que tem alguma coisa a ver? Se bem que já testei conectando no WIFi do modem direto também e não funciona. Tenho que fazer alguma configuração específica no modem para que eu possa liberar o VoIP no computador?
 
Estou tentando há meses fazer esse VOIP funcionar aqui e não consigo.

Mesmo usando o MicroSIP, inclusive meu modem é o Huawei HG8245Q2.

Ele só fica conectando, conectando e não vai.

Meu modem está em Bridge, quem faz o roteamento é o meu Mikrotik, será que tem alguma coisa a ver? Se bem que já testei conectando no WIFi do modem direto também e não funciona. Tenho que fazer alguma configuração específica no modem para que eu possa liberar o VoIP no computador?
Com a conexão em bridge, vai ser necessário que configure esse Mikrotik pra receber em outra porta WAN o IP da VLAN 220 porque o bridge só recebe o IP externo do VLAN 210, e o IP do 220 o Mikrotik e quem vai ter que gerenciar e mesclar o bridge com o IP SIP usando o Static Route, pode ser usando o sinal do Wifi ou outro cabo Ethernet.
Com o IP do VLAN 220 já recebendo em outra WAN coloque o Static Route assim:
IP Address -> 10.0.0.0
Subnet Mask -> 255.0.0.0
 
Pra galera que tá tentando configurar o VoIP no PC, bati cabeça com alguns tutoriais incompletos aqui no fórum, e acho que consegui configurar.
Aí, como sempre, estamos aqui pra compartilhar conhecimento.

OBS: Meu modem é um Nokia G-140W-H, alguns nomes podem variar no Huawei.

Baixe o MicroSIP e instale-o.
Após abrí-lo, clique no menu e escolha "adicionar conta".

Preencha como a imagem que segue:

CHypOvK.png


Sendo:

Servidor SIP: No Modem ele está como User Agent IP, colocando a porta 5060 no final, como no exemplo
Proxy SIP: No modem ele está como Soft Switch;
Usuário/Login: é o seu numero de telefone no formato +55(ddd)(número)@ims.oi.net.br;
Domínio: ims.oi.net.br:5060
Senha: É o seu número de telefone local, com oito digitos;
Criptografia: Desabilitado
Transporte: UDP+TCP

Onde conseguir esses dados? Configuraçao do Modem -> Status -> Voice Information.

=)
Obrigado pelas informações. Configurei e conectou certinho, consigo fazer ligação porém não sai som vindo do voip...ja passou por isso?
 
Acho que não compensa fazer na minha ont, tenho HG8145v5 por não ter um processador tão bom e não tem muita memória
A que eu comprei no ML HG8245q2 é melhor nesta questão
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só que seria mais interessante para quem não pode comprar um outras ont HG8245q2 que comprei com a HG8245W5-6T, que é a ont que a OI colocou aqui.
Amigo, onde consigo visualizar qual o processador e memória da ONT? Quero comparar a ont HG8245q2 que comprei com a HG8245W5-6T, que é a ont que a OI colocou aqui.
 
Sobre o VOIP.

Aparentemente não dá para usar o fixo e o Voip ao mesmo tempo.
Ao configurar o microsip, ele conecta e passar a receber ligações. Mas o fixo para de tocar, fica dando linha, mas não toca mais. E pior, não dá para ligar usando o fixo e nem recebe mais chamadas.
Para voltar a funcionar corretamente, tive que desligar o microsip e dar um um reboot na ont nokia 140.
Não testei atender a chamada / fazer chamada para ver o audio...
Não posso brincar muito com o fixo, pois devido a problemas de saude de um membro da familia, precisamos ter esse telefone 100% funcional.

Imagem do microsip mostrando ele recebendo chamada.
 
Amigo, onde consigo visualizar qual o processador e memória da ONT? Quero comparar a ont HG8245q2 que comprei com a HG8245W5-6T, que é a ont que a OI colocou aqui.
esta informações ainda não achei, só se abrir a ont para ver a numeração do processador
fiz teste em 3 ont diferente
Huawei HG8145V5 tem a especificação de WI-FI 2.4Ghz 300 Mbit/s e na 5Ghz 867 Mbit/s, MIMO 2 x 2 em ambos, antenas de 5 dBi (WI-FI de 1.167AC)
Huawei HG8245W5-6t tem a especificação de WI-FI 2.4Ghz 300 Mbit/s e na 5Ghz 1733 Mbit/s, MIMO 2 x 2 na 2.4Ghz e 4 x 4 na 5Ghz, antenas de 5 dBi (WI-FI 2.033AC)
Huawei HG8245Q2 tem a especificação de WI-FI 2.4Ghz 450 Mbit/s e na 5Ghz 1300 Mbit/s, MIMO 3 X 3 em ambos, antena de 2 dBi (WI-FI 1.750AC)
o teste que eu fiz 10 dispositivo no WI-FI 5Ghz e 4 computador no cabo
HG8145V5 uso de CPU 40% a 60% teve pico de 67%, memoria 55% a 67% teve pico 72%
HG8245W5-6t uso de CPU 35% a 54% teve pico de 62%, memoria 47% a 56% teve um pico 62%
HG8245Q2 uso de CPU 27% a 50% teve pico de 57%, memoria 44% a 50% teve um pico 55%
agora uso normal
HG8145V5 uso de CPU 5% a 50% teve pico de 55%, memoria 50% a 55% teve pico 66%
HG8245W5-6t uso de CPU 2% a 40% teve pico de 54%, memoria 43% a 55% teve um pico 61%
HG8245Q2 uso de CPU 1% a 30% teve pico de 35%, memoria 36% a 39% teve um pico 43%
esta são as ont que ja usei aparentemente HG8245Q2 é melhor em processador e tem um pouco mais de memoria, mesmo tendo um WI-Fi que não tem um alcance bom.
em questão de temperatura HG8245Q2 quase não esquenta, a HG8245W5-6t e HG8145V5 esquenta um pouco
a ont que sofre mais é HG8145V5 por ser uma de entrada
o uso de cada ont varia de cada usuário, estes resultados fui no meu uso, pode ser que algumas pessoas pode ter resultados melhores que o meu ou pode ter piores, isto depende de quantos dispositivos e a exigências do usuários
 
Com a conexão em bridge, vai ser necessário que configure esse Mikrotik pra receber em outra porta WAN o IP da VLAN 220 porque o bridge só recebe o IP externo do VLAN 210, e o IP do 220 o Mikrotik e quem vai ter que gerenciar e mesclar o bridge com o IP SIP usando o Static Route, pode ser usando o sinal do Wifi ou outro cabo Ethernet.
Com o IP do VLAN 220 já recebendo em outra WAN coloque o Static Route assim:
IP Address -> 10.0.0.0
Subnet Mask -> 255.0.0.0

Entendi.

Eu configurei meu modem conforme as fotos abaixo, você pode conferir se está tudo certo?

8tMCl64.jpg


KhaY0Rm.jpg


lJ88Bsy.jpg


zArWlMe.jpg


2tpxQ99.jpg


O TR069 e o VOIP_IPTV eu desabilitei.

VLAN 210 - LAN 1 = Está conectado na porta 1 do Mikrotik e no 1 do Modem
VLAN 220 - LAN 2 = Está conectado na porta 2 do Mikrotik e no 2 do Modem

Você consegue a senha master desse HG8245Q2? Porque toda hora que preciso mexer nas configs, é a mesma luta de resetar para os padrões de fábrica, tirar o cabo da fibra ótica para conseguir entrar com o super/admintelecom

Se você validar que está tudo certo com as configurações, aí, eu vou tentar procurar saber qual é a config necessária no Mikrotik.

Obrigada.
 
Última edição:
Sobre o VOIP.

Aparentemente não dá para usar o fixo e o Voip ao mesmo tempo.
Ao configurar o microsip, ele conecta e passar a receber ligações. Mas o fixo para de tocar, fica dando linha, mas não toca mais. E pior, não dá para ligar usando o fixo e nem recebe mais chamadas.
Para voltar a funcionar corretamente, tive que desligar o microsip e dar um um reboot na ont nokia 140.
Não testei atender a chamada / fazer chamada para ver o audio...
Não posso brincar muito com o fixo, pois devido a problemas de saude de um membro da familia, precisamos ter esse telefone 100% funcional.

Imagem do microsip mostrando ele recebendo chamada.

Como já disse anteriormente, não se pode fazer login mais de uma vez na mesma conta pois uma vai derrubar a outra e quando insiste você fica uns minutos impossibilitado de fazer login novamente.
Desative o VoIP na ONU e use somente no Microsip, os dois ao mesmo tempo não é possível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendi.

Eu configurei meu modem conforme as fotos abaixo, você pode conferir se está tudo certo?

8tMCl64.jpg


KhaY0Rm.jpg


lJ88Bsy.jpg


zArWlMe.jpg


2tpxQ99.jpg


O TR069 e o VOIP_IPTV eu desabilitei.

VLAN 210 - LAN 1 = Está conectado na porta 1 do Mikrotik e no 1 do Modem
VLAN 220 - LAN 2 = Está conectado na porta 2 do Mikrotik e no 2 do Modem

Você consegue a senha master desse HG8245Q2? Porque toda hora que preciso mexer nas configs, é a mesma luta de resetar para os padrões de fábrica, tirar o cabo da fibra ótica para conseguir entrar com o super/admintelecom

Se você validar que está tudo certo com as configurações, aí, eu vou tentar procurar saber qual é a config necessária no Mikrotik.

Obrigada.
Está correto, veja nos detalhes da Wan qual IP SIP está lá e use no microsip.
Quanto a senha como você já tem o acesso master o que pode fazer é desligar o tr-069 da Oi antes de plugar a fibra.
 
Última edição:
Como já disse anteriormente, não se pode fazer login mais de uma vez na mesma conta pois uma vai derrubar a outra e quando insiste você fica uns minutos impossibilitado de fazer login novamente.
Desative o VoIP na ONU e use somente no Microsip, os dois ao mesmo tempo não é possível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Está correto, veja nos detalhes da Wan qual IP SIP está lá e use no microsip.
Quanto a senha como você já tem o acesso master o que pode fazer é desligar o tr-069 da Oi antes de plugar a fibra.

Maravilha!!!

Tem como validar novamente?

WdE24Pg.jpg


Ll7F9JO.jpg
 
Deixe assim
SpR2166.png

O endereço público aqui no meu não está automático porque uso outro adaptador ethernet

Ok, obrigada.

Ainda não está funcionando, mas estando tudo configurado corretamente no modem e no MicroSIP eu já fico menos perdida, agora basta eu olhar o Mikrotik.
 
Já fez o ping pra esse IP SIP? veja se está dando ping

Não está pingando.

Disparando 10.204.0.14 com 32 bytes de dados:
Esgotado o tempo limite do pedido.
Esgotado o tempo limite do pedido.
 
Será que funciona no Mac OS e iOS?

Outro softphone open source que achei bom é o Linphone, mas esse dai é preciso apontar o DNS manualmente pro ims.oi.net.br com o IP SIP 10.204.x.x, no Windows pode se fazer isso num arquivo hosts ou no roteador no static dns.
Lembre-se de deixar o CODEC em G.711 alaw
a4iBb8s.png

foaH00h.png
Oi, estou tento problemas pra carregar alguns sites na minha internet, coisa q n acontece no meu 4g por exemplo, o q pode ser? Dns? Alguns sites de mídia eles n carregam direito, carrega alguns segundos e volta a carregar.
 
Então coloque no modo bridge em vez de Router o Vlan220 , e faça o static route direto no Mikrotik

Tentei aqui de várias formas, sem sucesso.

Não sei mais o que eu faço, kkk

Não pinga de jeito nenhum esse IP 10.204.0.14
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo