[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Ping baixo em jogos, teste com servidores internacionais também muito melhores do que a operadora anterior, sobre o atendimento, atendem bem, parecem estar muito por dentro do assunto sobre qualquer coisa que você pergunte. Técnicos então, gente fina demais. O app Técnico Virtual e a Minha Oi, central do cliente, muito intuitivo e fácil de mexer.
Ping baixo só em certas ocasiões. Aqui do nada, tu dá uma respirada e a rota fica podre e cheia de perdas de pacotes.
 
Criei um tutorial de como conseguir acesso root via ssh/Telnet em ont Nokia:


OBS: E preciso ter acesso admingpon na interface web, ou seja, no caso da oi fibra usuários do modelo G-140W-H que possuem acesso admingpon.
 
Criei um tutorial de como conseguir acesso root via ssh/Telnet em ont Nokia:


OBS: E preciso ter acesso admingpon na interface web, ou seja, no caso da oi fibra usuários do modelo G-140W-H que possuem acesso admingpon.
Me manda uns IP's nacionais e internacionais, só pra eu ver como está as rotas aqui em Brasília
 
Comprei a mikrotik fiz a configuração só que piorou a minha casa conexão, perda de pacote agora, problemas de rodas, download a 300kbs, ficou muito ruim
Tirei a mikrotik e voltei o modem em dhcp a conexão voltou ao normal
 
Criei um tutorial de como conseguir acesso root via ssh/Telnet em ont Nokia:


OBS: E preciso ter acesso admingpon na interface web, ou seja, no caso da oi fibra usuários do modelo G-140W-H que possuem acesso admingpon.
Cara finalmente você conseguiu ir pro bridge, tu ta nessa luta a meses, deu alguma melhora?
 
Me manda uns IP's nacionais e internacionais, só pra eu ver como está as rotas aqui em Brasília
Amanhã eu mando uma lista.
Cara finalmente você conseguiu ir pro bridge, tu ta nessa luta a meses, deu alguma melhora?
Não, com nokia parece ser impossível mesmo! Eu e o amigo @FellpeSoares já quebramos a cabeça diversas vezes com isso na nokia, tentando diversos meios e até agora nada! O triple oxygen que foi o cara que fez o gerador de senha AdminGPON com uma nokia G-140W-H da Oi fibra também não conseguiu... Ou a Oi bloqueia o bridge em nokia, ou as ONT nokia não suportam bridge no modo IPoE... No caso eu acho que é a primeira opção com a Oi bloqueando algo, já que quando você muda uma porta lan para bridge na nokia, essa porta basicamente deixa de funcionar.
Tem algum tutorial de como colocar em Bridge? Esse tutorial pelo que eu vi é só pra alterar a permissão do ONTUser.
Não, pois até o momento ninguém conseguiu bridge com ONT nokia.

ONTUSER é o usuário root do ssh\telnet em ont nokia, até 2018 esse usuário era usado até como backdoor em qualquer ONT alcatel\nokia antes de fazerem um CVE sobre isso... Esse usuário tem acesso a comandos que não são possíveis na interface web! O objetivo aqui, é para que pessoas que tenham conhecimento em telnet, ssh e etc terem fácil acesso a comandos na ONT nokia com a possibilidade de que talvez alguém descubra algo que possibilite o bridge em nokia, algo que não passou pela minha cabeça ou pela cabeça de outras pessoas que já tentaram...

É um chute no escuro, porém, quem sabe?
 
Última edição:
Alguem sabe a diferenca na pratica da Oi fibra residencial e Oi fibra empresarial? 10 dinheiros mais barato porem sem HBO.

Uma pena a OI bloquear acesso as configuracoes para colocar o modem em modo bridge.
 
Pessoal estou com um problemão, eu tinha Vivo 50 MB no metálico, Tudo que eu tenho hoje funcionava 100%, mas eu quis fazer um upgrade, peguei oi fibra 400 e meus problemas começaram.

Meu cenário atual:

- 2 PC funcionando perfeitamente, teste de velocidade sempre 400 / 200.
- 4 celulares sempre normais batendo nos testes de velocidade 200/100.
- Nas 2 smart TV usando Netflix tudo tranquilo, sem engasgo:

Meus problemas começam aqui:
- 2 TV BOX (p2p), que travam muito, muito mesmo, seja no cabo ou no wifi, usando uma VPN dá uma melhorada mas trava assim mesmo.
- 1 PS4 que no cabo é completamente instável as vezes bate 350MB/180MB, e por outras bate 1200 Kpbs/ 90 KBps, jogando não acha servidor ou simplesmente cai.

Troquei a IOT (modem nokia g-140w-h) por 2 vezes, e tudo fica igual, todos técnicos que vieram garantiram que o sinal chega perfeito até o roteador.

Estou fazendo milhares de testes com o user AdminGpon (super usuário)

Alguns testes que eu já fiz e não tive sucesso:
1- Fixar IP para o PS4 e para as TVBox e depois colocar eles na DMZ
2- Fixar a opção de rede apenas em Ipv4
3- Desabilitar o firewall
4- Direcionar as portas do Ps4 nas opções Port Foward e Port Triggering.
5- Pedir abertura das portas na oi mas me falaram que a 80 é usada por eles não existe possibilidade de abertura.
6- Exclui as regras de QoS imaginando algum filtro.
7- Exclui o redirecionamento de IP.
8- Exclui aquele redirecionamento de DNS.
9- Usei DNS do google, cloudflare, open, etc nos equipamentos e nada.
10- Testei o MTU pelo CMD e o meu indicado é 1500 e assim deixei nos equipamentos e nada.

Alguém tem mais alguma dica ideia do que eu possa testar?
 
Pessoal estou com um problemão, eu tinha Vivo 50 MB no metálico, Tudo que eu tenho hoje funcionava 100%, mas eu quis fazer um upgrade, peguei oi fibra 400 e meus problemas começaram.

Meu cenário atual:

- 2 PC funcionando perfeitamente, teste de velocidade sempre 400 / 200.
- 4 celulares sempre normais batendo nos testes de velocidade 200/100.
- Nas 2 smart TV usando Netflix tudo tranquilo, sem engasgo:

Meus problemas começam aqui:
- 2 TV BOX (p2p), que travam muito, muito mesmo, seja no cabo ou no wifi, usando uma VPN dá uma melhorada mas trava assim mesmo.
- 1 PS4 que no cabo é completamente instável as vezes bate 350MB/180MB, e por outras bate 1200 Kpbs/ 90 KBps, jogando não acha servidor ou simplesmente cai.

Troquei a IOT (modem nokia g-140w-h) por 2 vezes, e tudo fica igual, todos técnicos que vieram garantiram que o sinal chega perfeito até o roteador.

Estou fazendo milhares de testes com o user AdminGpon (super usuário)

Alguns testes que eu já fiz e não tive sucesso:
1- Fixar IP para o PS4 e para as TVBox e depois colocar eles na DMZ
2- Fixar a opção de rede apenas em Ipv4
3- Desabilitar o firewall
4- Direcionar as portas do Ps4 nas opções Port Foward e Port Triggering.
5- Pedir abertura das portas na oi mas me falaram que a 80 é usada por eles não existe possibilidade de abertura.
6- Exclui as regras de QoS imaginando algum filtro.
7- Exclui o redirecionamento de IP.
8- Exclui aquele redirecionamento de DNS.
9- Usei DNS do google, cloudflare, open, etc nos equipamentos e nada.
10- Testei o MTU pelo CMD e o meu indicado é 1500 e assim deixei nos equipamentos e nada.

Alguém tem mais alguma dica ideia do que eu possa testar?
- É TV Box pirata? Se sim, vai na aba DNS Proxy e desabilita ela.
- Não desabilite o firewall, deixe sempre em Advanced.
- Abra todas as portas da PSN
- No QoS config, apague todas as regras que estão lá, e adicione somente o roteador (Ou qualquer dispositivo que preferir)
- Em IP Routing, apague tudo que tem lá
- No DNS, use somente o da Google. Cloudflare não fica estável na Oi Fibra
- Não deixe o PS4 em DMZ e muito menos em IP Estático, não sei pq, mas aqui em casa a qualidade da rede caí e muito, quando coloco em IP Estático.
- Não recomendo que você utilize o G-140W-H como o administrador da rede, já que ele é péssimo nisso.
 
Última edição:
- É TV Box pirata? Se sim, vai na aba DNS Proxy e desabilita ela.
- Não desabilite o firewall, deixe sempre em Advanced.
- Abra todas as portas da PSN
- No QoS config, apague todas as regras que estão lá, e adicione somente o roteador (Ou qualquer dispositivo que preferir)
- Em IP Routing, apague tudo que tem lá
- No DNS, use somente o da Google. Cloudflare não fica estável na Oi Fibra
- Não deixe o PS4 em DMZ e muito menos em IP Estático, não sei pq, mas aqui em casa a qualidade da rede caí e muito, quando coloco em IP Estático.
- Não recomendo que você utilize o G-140W-H como o administrador da rede, já que ele é péssimo nisso.

Amigo, a noite farei os testes e amanhã faço o post, só mais uma dúvida existem 2 opções para redirecionar as portas , mas só permite eu escolher uma ou outra:

Port forwarding, aqui só permite colocar as portas, mas tem um a opção “enable mapping” deixo habilitada ou não?
Port triggering, aqui permite eu colocar as portas e aparentemente permite que eu escolhas outras portas no lugar delas.

Vou em Forwarding será que habilito ou não a opção “enable mapping”?
 
Ping baixo só em certas ocasiões. Aqui do nada, tu dá uma respirada e a rota fica podre e cheia de perdas de pacotes.
Isso utilizando apenas a ONT da Oi como fornecedora da conexão ou tem roteador secundário aí no meio?
Porque aqui os problemas que eu achava que tinha eram por conta do roteador secundário. Estou usando alguns equipamentos no cabo direto da ONT e agora tá tudo funcionando ok.
Vou trocar meu roteador secundário que tá véio já por outro ou solução mesh e ver como vai se comportar a rede.

Pessoal estou com um problemão, eu tinha Vivo 50 MB no metálico, Tudo que eu tenho hoje funcionava 100%, mas eu quis fazer um upgrade, peguei oi fibra 400 e meus problemas começaram.

Meu cenário atual:

- 2 PC funcionando perfeitamente, teste de velocidade sempre 400 / 200.
- 4 celulares sempre normais batendo nos testes de velocidade 200/100.
- Nas 2 smart TV usando Netflix tudo tranquilo, sem engasgo:

Meus problemas começam aqui:
- 2 TV BOX (p2p), que travam muito, muito mesmo, seja no cabo ou no wifi, usando uma VPN dá uma melhorada mas trava assim mesmo.
- 1 PS4 que no cabo é completamente instável as vezes bate 350MB/180MB, e por outras bate 1200 Kpbs/ 90 KBps, jogando não acha servidor ou simplesmente cai.

Troquei a IOT (modem nokia g-140w-h) por 2 vezes, e tudo fica igual, todos técnicos que vieram garantiram que o sinal chega perfeito até o roteador.

Estou fazendo milhares de testes com o user AdminGpon (super usuário)

Alguns testes que eu já fiz e não tive sucesso:
1- Fixar IP para o PS4 e para as TVBox e depois colocar eles na DMZ
2- Fixar a opção de rede apenas em Ipv4
3- Desabilitar o firewall
4- Direcionar as portas do Ps4 nas opções Port Foward e Port Triggering.
5- Pedir abertura das portas na oi mas me falaram que a 80 é usada por eles não existe possibilidade de abertura.
6- Exclui as regras de QoS imaginando algum filtro.
7- Exclui o redirecionamento de IP.
8- Exclui aquele redirecionamento de DNS.
9- Usei DNS do google, cloudflare, open, etc nos equipamentos e nada.
10- Testei o MTU pelo CMD e o meu indicado é 1500 e assim deixei nos equipamentos e nada.

Alguém tem mais alguma dica ideia do que eu possa testar?
Seu PS4 pega conexão gigabit pelo cabo? O meu não pega, só via wi-fi.
 
Isso utilizando apenas a ONT da Oi como fornecedora da conexão ou tem roteador secundário aí no meio?
Porque aqui os problemas que eu achava que tinha eram por conta do roteador secundário. Estou usando alguns equipamentos no cabo direto da ONT e agora tá tudo funcionando ok.
Vou trocar meu roteador secundário que tá véio já por outro ou solução mesh e ver como vai se comportar a rede.
Tem um roteador, um Mi Router 3 Pro. Mas parte dos problemas já foi resolvido, depois que migrei toda a administração da rede para ele, e desabilitei todo e qualquer tipo de serviço que o modem da Oi oferecia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amigo, a noite farei os testes e amanhã faço o post, só mais uma dúvida existem 2 opções para redirecionar as portas , mas só permite eu escolher uma ou outra:

Port forwarding, aqui só permite colocar as portas, mas tem um a opção “enable mapping” deixo habilitada ou não?
Port triggering, aqui permite eu colocar as portas e aparentemente permite que eu escolhas outras portas no lugar delas.

Vou em Forwarding será que habilito ou não a opção “enable mapping”?
Só abre as portas no Port forwarding, sem habilitar a opção "Mapping"
 
Problema com a mikrotik aqui fui deixar o modem em bridge e a internet ficou Rui
Agora se eu deixo o modem em dhcp não tenho este problema
No estúdio já não tenho este problema, mais lá também é outra provedora
 
!!!! Atualização !!!!
Finalmente consegui fazer a Oi trocar a ont lixosa nokia por uma huawei!!!!!!!!!!!!!! :full::much::megusta:

Minhas aventuras com esse estrume que é ONT nokia acabam por aqui! :yeah:

O fato é que na Oi fibra, tanto faz ser nokia ou huawei ambas funcionam na rede deles! A questão é que quando eles colocam nokia para vc existe algo a mais na configuração interna ou do jeito que a nokia trabalha que não deixa a huawei funcionar corretamente apenas clonando o serial da nokia na huawei, ou seja, talvez é algum outro ID de operador, ID de ONT e etc! Porém, o inverso é possível, ou seja, se a Oi instalou huawei para vc, basta clonar o serial da huawei em uma nokia que funciona conforme relato do triple oxygen que já fez esse processo e funcionou 100%!

Ao olhar o que o tecnico faz no app, ele literalmente fora o serial da huawei, ele teve que selecionar ou marcar uma opção a mais na app dele para habilitar a huawei porque ao adicionar só serial dela, o app acusava erro! Porém, depois que ele colocou o serial da huawei e marcou\selecionou essa opção extra, ai sim funcionou!

Como falei, talvez seja um ID específico da nokia, operador e etc, ou seja, talvez seja possível clonar ele na huawei e portanto qualquer pessoa vai conseguir substituir a nokia por uma huawei! Agora o que é e como fazer, ai já não sei!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ALguma novidade?
Não acho que o colega @FellpeSoares irá divulgar um tutorial, pois o esquema para desbloquear gira em torno de uma "falha". Portanto se ele divulgar essa falha, a mesma será corrigida e talvez fazendo até com que a Oi mande um comando geral para resetar a senha master de todas as huawei ou uma atualização forçada e completa de firmware!
 
Última edição:
!!!! Atualização !!!!
Finalmente consegui fazer a Oi trocar a ont lixosa nokia por uma huawei!!!!!!!!!!!!!! :full::much::megusta:

Minhas aventuras com esse estrume que é ONT nokia acabam por aqui! :yeah:

O fato é que na Oi fibra, tanto faz ser nokia ou huawei ambas funcionam na rede deles! A questão é que quando eles colocam nokia para vc existe algo a mais na configuração interna ou do jeito que a nokia trabalha que não deixa a huawei funcionar corretamente apenas clonando o serial da nokia na huawei, ou seja, talvez é algum outro ID de operador, ID de ONT e etc! Porém, o inverso é possível, ou seja, se a Oi instalou huawei para vc, basta clonar o serial da huawei em uma nokia que funciona conforme relato do triple oxygen que já fez esse processo e funcionou 100%!

Ao olhar o que o tecnico faz no app, ele literalmente fora o serial da huawei, ele teve que selecionar ou marcar uma opção a mais na app dele para habilitar a huawei porque ao adicionar só serial dela, o app acusava erro! Porém, depois que ele colocou o serial da huawei e marcou\selecionou essa opção extra, ai sim funcionou!
Acho que os técnicos são instruídos a onde for região Nokia só trocar por modelos Nokia independente de compatibilidade. As vezes eles nem sabem que tanto faz.
 
Mikrotik não deu certo
Coloquei o modem em bridge e a mikrotik tenho muita perda de pacote
Agora o modem em dhcp e mikrotik deu uma melhorada, agora é fazer um servidor dns aqui em casa
Como tem no estúdio
 
- É TV Box pirata? Se sim, vai na aba DNS Proxy e desabilita ela.
- Não desabilite o firewall, deixe sempre em Advanced.
- Abra todas as portas da PSN
- No QoS config, apague todas as regras que estão lá, e adicione somente o roteador (Ou qualquer dispositivo que preferir)
- Em IP Routing, apague tudo que tem lá
- No DNS, use somente o da Google. Cloudflare não fica estável na Oi Fibra
- Não deixe o PS4 em DMZ e muito menos em IP Estático, não sei pq, mas aqui em casa a qualidade da rede caí e muito, quando coloco em IP Estático.
- Não recomendo que você utilize o G-140W-H como o administrador da rede, já que ele é péssimo nisso.
Amigo primeiramente muitíssimo Obrigado, tive melhoras perceptíveis com suas dicas, a meta agora é melhorar ainda mais rsrs

Segui suas instruções, mas ainda ficaram um pontos:

1) Instruções seguidas sem alteração:
-Zerei o DNS proxy, zerei aquele redirecionamento de IP e as regras de QoS.
-Setei o DNS do Google lá em LAN.
-Em port forwarding coloquei as portas da PSN, mas sem a opção Mapping (depois que dou o Add, ele vai para a tabela como Inative, mas deixei assim).

Resultado: a TVBox reduziu um pouco as travadas o PS4 ficou estável porem com velocidade baixa 12 Dow/2 Up.

2) Adicionando as suas Instruções:
- Além do acima mencionado, em UPnP/DLNA deixei habilitado.
- Também habilitei o "Game Mode".

Resultado: A TVBox não piorou nem melhorou, mas esta melhor que em dias anteriores, já o PS4 ficou com altas velocidade 380 Dow/190 Up, joguei por meia hora sem perda de velocidade.

3) As duvidas que ficaram:
- Na opção IPV4 & IPV6, será que se eu deixar apenas Ipv4 não terei algum ganho de estabilidade na rede.
- Em "port forwarding" será que não é mais efetivo deixar setado a opção "enable mapping"?
- Como a oi por padrão mantem a porta 80 e 443 que a PSN usa eu não teria que fazer alguma coisa em port triggering?
- Eu setei o DNS do google em Lan daí eu vi que os equipamento utilizam ele, mas percebi que em Wan tem um DNS da oi, será que eu preciso mudar esse tbm, se sim como faço? Estou com o AdminGpon.

Novamente agradeço as dicas passadas
 
rota com ip 100.120.22.141 tem problemas aqui, sempre teve
tava fazendo teste para entregar os pacote é 3segundos mais vezes que tem variação de 4 a 12 segundo
com este ip bloqueado a entrega dos pacotes fica 4 segundo mais constante
então achei melhor deixar bloqueado esta rota da oi
 
!!!! Atualização !!!!
Finalmente consegui fazer a Oi trocar a ont lixosa nokia por uma huawei!!!!!!!!!!!!!! :full::much::megusta:

Minhas aventuras com esse estrume que é ONT nokia acabam por aqui! :yeah:

O fato é que na Oi fibra, tanto faz ser nokia ou huawei ambas funcionam na rede deles! A questão é que quando eles colocam nokia para vc existe algo a mais na configuração interna ou do jeito que a nokia trabalha que não deixa a huawei funcionar corretamente apenas clonando o serial da nokia na huawei, ou seja, talvez é algum outro ID de operador, ID de ONT e etc! Porém, o inverso é possível, ou seja, se a Oi instalou huawei para vc, basta clonar o serial da huawei em uma nokia que funciona conforme relato do triple oxygen que já fez esse processo e funcionou 100%!

Ao olhar o que o tecnico faz no app, ele literalmente fora o serial da huawei, ele teve que selecionar ou marcar uma opção a mais na app dele para habilitar a huawei porque ao adicionar só serial dela, o app acusava erro! Porém, depois que ele colocou o serial da huawei e marcou\selecionou essa opção extra, ai sim funcionou!

Como falei, talvez seja um ID específico da nokia, operador e etc, ou seja, talvez seja possível clonar ele na huawei e portanto qualquer pessoa vai conseguir substituir a nokia por uma huawei! Agora o que é e como fazer, ai já não sei!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não acho que o colega @FellpeSoares irá divulgar um tutorial, pois o esquema para desbloquear gira em torno de uma "falha". Portanto se ele divulgar essa falha, a mesma será corrigida e talvez fazendo até com que a Oi mande um comando geral para resetar a senha master de todas as huawei ou uma atualização forçada e completa de firmware!

Qual foi o modelo da Huawei?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo