[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Lembrando que eu resetei a Huawei para os padrões de fábrica para subir na Oi e ela se configurou sozinha (provisionamento), depois o Login super continuou funcionando e desativei o TR-69 pra garantir que a Oi não faça nenhuma alteração remotamente (principalmente do User/senha do super).
Então a sua HG8245Q2 funcionava igual a minha HG8245Q2 quando assinei Oi fibra no meu antigo endereço, ou seja, o TR-069 fazia o provisionamento e não alterava a senha super imediatamente e sim uns dias depois... Porém, muitos relatam de algumas regiões que o TR-069 altera a senha na mesma hora.
 
Então a sua HG8245Q2 funcionava igual a minha HG8245Q2 quando assinei Oi fibra no meu antigo endereço, ou seja, o TR-069 fazia o provisionamento e não alterava a senha super imediatamente e sim uns dias depois... Porém, muitos relatam de algumas regiões que o TR-069 altera a senha na mesma hora.
Então dei sorte...
 
Eu tô curioso pra ver como vai ficar a distribuição de clientes aqui na cidade daqui a alguns meses quando a expansão da Oi Fibra e Vivo Fibra atingirem quase a totalidade dos endereços, os clientes xDSL já estiverem todos desconectados e a Claro se definir entre manter o DOCSIS ou pular para a fibra.

Estive caminhando no bairro dia desses e uma rua me chamou atenção, vejam só:

1. Este poste com a CDOE da Oi Fibra LOTADA de clientes. Este node da Claro é novo, pelo visto estão correndo atrás do prejuízo, visto que a internet deles estava com bastante instabilidade e lentidão por aqui - pelo menos até meados de 2020 quando mudei da Claro para a Oi Fibra.
WhrErzu.jpg


2. Este poste com uma CDOE da Oi Fibra vazia. A CDOE é de um modelo diferente das demais, aparentemente a Oi precisou aumentar o número de portas disponíveis nesta rua e instalou uma nova CDOE.
ufLp1kG.jpg


3. Mais uma CDOE da Oi Fibra LOTADA de clientes.
B1Lmi93.jpg


As três fotos foram tiradas no mesmo quarteirão. Será que daqui uns meses veremos essa tendência se repetir por toda a cidade e Oi/Vivo conseguirão tomar a liderança que a Claro ostenta desde "sempre" em Belo Horizonte?

Marcando alguns "vizinhos" pra trocar ideia sobre o cenário aqui da cidade...
@Aline Ogawa @dudu1505 @x_X__ViNi__X_x @lucasbraga @joaoptc
 
Campo grande - mato grosso do Sul
Sempre assim a velocidade 200mg, 400mg 500mg já testei está velocidade da oi só falta testa a de 1gb
 
Eu tô curioso pra ver como vai ficar a distribuição de clientes aqui na cidade daqui a alguns meses quando a expansão da Oi Fibra e Vivo Fibra atingirem quase a totalidade dos endereços, os clientes xDSL já estiverem todos desconectados e a Claro se definir entre manter o DOCSIS ou pular para a fibra.

Estive caminhando no bairro dia desses e uma rua me chamou atenção, vejam só:

1. Este poste com a CDOE da Oi Fibra LOTADA de clientes. Este node da Claro é novo, pelo visto estão correndo atrás do prejuízo, visto que a internet deles estava com bastante instabilidade e lentidão por aqui - pelo menos até meados de 2020 quando mudei da Claro para a Oi Fibra.
WhrErzu.jpg


2. Este poste com uma CDOE da Oi Fibra vazia. A CDOE é de um modelo diferente das demais, aparentemente a Oi precisou aumentar o número de portas disponíveis nesta rua e instalou uma nova CDOE.
ufLp1kG.jpg


3. Mais uma CDOE da Oi Fibra LOTADA de clientes.
B1Lmi93.jpg


As três fotos foram tiradas no mesmo quarteirão. Será que daqui uns meses veremos essa tendência se repetir por toda a cidade e Oi/Vivo conseguirão tomar a liderança que a Claro ostenta desde "sempre" em Belo Horizonte?

Marcando alguns "vizinhos" pra trocar ideia sobre o cenário aqui da cidade...
@Aline Ogawa @dudu1505 @x_X__ViNi__X_x @lucasbraga @joaoptc
Me intrometer aqui; fui pesquisar no site da Anatel os rankings de acesso de Belo Horizonte.

Janeiro de 2021:
Claro: 450.164 acessos. Market Share 56.0%
Oi 172.190 acessos - Market Share 21.4%
VIVO 116.998 ACESSOS Market Share 14,5%
GNA TELECOM - ME 5.760 ACESSOS MARKET SHARE 0.7%
VERO S.A 4.881 ACESSOS MARKET SHARE 0.6%

JUNHO DE 2021:
CLARO 440.966 ACESSOS MARKET SHARE 54.1%
OI 181.672 ACESSOS MARKET SHARE 22,3%
VIVO 114.468 ACESSOS - MARKET SHARE 14,1%
BTT TELECOMUNICAÇÕES 13.531 ACESSOS - MARKET SHARE 1.7%
MAXXNET TELECOMUNICACOES 6.568 ACESSOS MARKET SHARE 0.8%
 
Eu tô curioso pra ver como vai ficar a distribuição de clientes aqui na cidade daqui a alguns meses quando a expansão da Oi Fibra e Vivo Fibra atingirem quase a totalidade dos endereços, os clientes xDSL já estiverem todos desconectados e a Claro se definir entre manter o DOCSIS ou pular para a fibra.

Estive caminhando no bairro dia desses e uma rua me chamou atenção, vejam só:

1. Este poste com a CDOE da Oi Fibra LOTADA de clientes. Este node da Claro é novo, pelo visto estão correndo atrás do prejuízo, visto que a internet deles estava com bastante instabilidade e lentidão por aqui - pelo menos até meados de 2020 quando mudei da Claro para a Oi Fibra.
WhrErzu.jpg


2. Este poste com uma CDOE da Oi Fibra vazia. A CDOE é de um modelo diferente das demais, aparentemente a Oi precisou aumentar o número de portas disponíveis nesta rua e instalou uma nova CDOE.
ufLp1kG.jpg


3. Mais uma CDOE da Oi Fibra LOTADA de clientes.
B1Lmi93.jpg


As três fotos foram tiradas no mesmo quarteirão. Será que daqui uns meses veremos essa tendência se repetir por toda a cidade e Oi/Vivo conseguirão tomar a liderança que a Claro ostenta desde "sempre" em Belo Horizonte?

Marcando alguns "vizinhos" pra trocar ideia sobre o cenário aqui da cidade...
@Aline Ogawa @dudu1505 @x_X__ViNi__X_x @lucasbraga @joaoptc
tirar a claro de lider não sei, pq eles metem desconto loco quando liga la pedindo cancelamento :haha:

ti falar, pro lado de ca(Buritis) aonde a oi passou fibra eles próprios estão cortando o cabo metálico.
não sei se é o caso ae, mas pro lado de ca quem ainda tinha velox por DSL ta migrando pra fibra, e a oi vindo e cortando o metálico do bairro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a e detalhe, minha rua aqui continua sem fibra da oi :fire:

bando de vizinhos filhas de umas prostitutas malditas, foram me responder pra pesquisa de campo la no inicio da instalação da fibra aqui em BH, que não assinariam oi
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@gabriel_luiz sobre a claro, eles tão tendo que atualizar a rede pra oferecer o plano de 500Mb e 600Mb, se ficar vendo na rua ae vai ver um monte de node novo nos lugares aonde tinha amplificador.
 
Última edição:
tirar a claro de lider não sei, pq eles metem desconto loco quando liga la pedindo cancelamento :haha:

ti falar, pro lado de ca(Buritis) aonde a oi passou fibra eles próprios estão cortando o cabo metálico.
não sei se é o caso ae, mas pro lado de ca quem ainda tinha velox por DSL ta migrando pra fibra, e a oi vindo e cortando o metálico do bairro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a e detalhe, minha rua aqui continua sem fibra da oi :fire:

bando de vizinhos filhas de umas prostitutas malditas, foram me responder pra pesquisa de campo la no inicio da instalação da fibra aqui em BH, que não assinariam oi
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@gabriel_luiz sobre a claro, eles tão tendo que atualizar a rede pra oferecer o plano de 500Mb e 600Mb, se ficar vendo na rua ae vai ver um monte de node novo nos lugares aonde tinha amplificador.
Por aqui eu também tenho visto a Oi cortando os cabos metálicos. E o pior é que não recolhem o cabo, deixam pendurados pelos postes, um horror.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me intrometer aqui; fui pesquisar no site da Anatel os rankings de acesso de Belo Horizonte.

Janeiro de 2021:
Claro: 450.164 acessos. Market Share 56.0%
Oi 172.190 acessos - Market Share 21.4%
VIVO 116.998 ACESSOS Market Share 14,5%
GNA TELECOM - ME 5.760 ACESSOS MARKET SHARE 0.7%
VERO S.A 4.881 ACESSOS MARKET SHARE 0.6%

JUNHO DE 2021:
CLARO 440.966 ACESSOS MARKET SHARE 54.1%
OI 181.672 ACESSOS MARKET SHARE 22,3%
VIVO 114.468 ACESSOS - MARKET SHARE 14,1%
BTT TELECOMUNICAÇÕES 13.531 ACESSOS - MARKET SHARE 1.7%
MAXXNET TELECOMUNICACOES 6.568 ACESSOS MARKET SHARE 0.8%
O negócio é que tanto Oi quanto Vivo estão em uma fase de transição aqui na cidade. Tá acontecendo muita desconexão do metálico, seja em migração pra fibra da própria operadora, seja para a concorrência. A gente só vai ter uma noção real da nova distribuição de market share estável aqui na cidade no momento que Oi e Vivo desligarem os armários xDSL por completo.
 
De onde você é? Aqui no interior do RS já aconteceu de pegar IP de Porto Alegre (~130 Km). Hoje não acontece mais.
O meu pegou esse IP depois q faltou luz a noite inteira. E normalmente resolvia quando colocava o DNS daqui de Brasília. Mas nem com isso tá funcionando.
E eu ainda esqueci de salvar a senha AdminGPON da minha ONT, e o site g140wh.tripleoxygen.net está em manutenção.
 
O meu pegou esse IP depois q faltou luz a noite inteira. E normalmente resolvia quando colocava o DNS daqui de Brasília. Mas nem com isso tá funcionando.
E eu ainda esqueci de salvar a senha AdminGPON da minha ONT, e o site g140wh.tripleoxygen.net está em manutenção.

Aqui a concessão do DHCP é bem curta, se deixar a ONU desligada por 5 minutos já altera o IP público. Com o AdminGPON tem a opção DHCP Option 50 Persistent em Network > Wan DHCP. Fiz o teste aqui habilitando e depois de uma falta energia de mais de uma hora manteve o mesmo IP, obviamente só vai funcionar se o IP ainda estiver disponível DHCP da Oi. Quando o TrypleOygen voltar você pode testar pra ver se funciona aí.

Edit: Na Nokia, não sei se aí é Huawei.
 
Aqui a concessão do DHCP é bem curta, se deixar a ONU desligada por 5 minutos já altera o IP público. Com o AdminGPON tem a opção DHCP Option 50 Persistent em Network > Wan DHCP. Fiz o teste aqui habilitando e depois de uma falta energia de mais de uma hora manteve o mesmo IP, obviamente só vai funcionar se o IP ainda estiver disponível DHCP da Oi. Quando o TrypleOygen voltar você pode testar pra ver se funciona aí.
Vou tentar, toda vez q isso acontece o Windows muda o fuso horário de todos os computadores aqui.
Não só ele, mas outros aparelhos tbm.
Ai tenho que ficar atualizando os horários.
 
Aqui a concessão do DHCP é bem curta, se deixar a ONU desligada por 5 minutos já altera o IP público. Com o AdminGPON tem a opção DHCP Option 50 Persistent em Network > Wan DHCP. Fiz o teste aqui habilitando e depois de uma falta energia de mais de uma hora manteve o mesmo IP, obviamente só vai funcionar se o IP ainda estiver disponível DHCP da Oi. Quando o TrypleOygen voltar você pode testar pra ver se funciona aí.

Edit: Na Nokia, não sei se aí é Huawei
sabe me dizer oque sao essas opcoes todas

dHpFoyC.png



esse options 50 60 61 77 e 90 se marcado oque mudaria na pratica?
 
Eu tô curioso pra ver como vai ficar a distribuição de clientes aqui na cidade daqui a alguns meses quando a expansão da Oi Fibra e Vivo Fibra atingirem quase a totalidade dos endereços, os clientes xDSL já estiverem todos desconectados e a Claro se definir entre manter o DOCSIS ou pular para a fibra.

Estive caminhando no bairro dia desses e uma rua me chamou atenção, vejam só:

1. Este poste com a CDOE da Oi Fibra LOTADA de clientes. Este node da Claro é novo, pelo visto estão correndo atrás do prejuízo, visto que a internet deles estava com bastante instabilidade e lentidão por aqui - pelo menos até meados de 2020 quando mudei da Claro para a Oi Fibra.
WhrErzu.jpg


2. Este poste com uma CDOE da Oi Fibra vazia. A CDOE é de um modelo diferente das demais, aparentemente a Oi precisou aumentar o número de portas disponíveis nesta rua e instalou uma nova CDOE.
ufLp1kG.jpg


3. Mais uma CDOE da Oi Fibra LOTADA de clientes.
B1Lmi93.jpg


As três fotos foram tiradas no mesmo quarteirão. Será que daqui uns meses veremos essa tendência se repetir por toda a cidade e Oi/Vivo conseguirão tomar a liderança que a Claro ostenta desde "sempre" em Belo Horizonte?

Marcando alguns "vizinhos" pra trocar ideia sobre o cenário aqui da cidade...
@Aline Ogawa @dudu1505 @x_X__ViNi__X_x @lucasbraga @joaoptc
Interessante. Vou falar pelas áreas que mais frequento, que são a minha casa no Prado, a loja/casa do meu pai no Nova Suíssa e meu trabalho no Funcionários. No Prado a VIVO está passando a fibra e finalmente vai desativar o armário DSL da antiga GVT, tô tentando a instalação com dois consultores que estavam fazendo campanha pelo bairro, e apesar de ter uma CTO a 71m do meu prédio, até agora não obtive sucesso e pois segundo eles ainda estão em fase de cabeamento do bairro e o sistema ainda não liberou. Hoje só tenho a Claro como opção na minha casa, assino 500/35. Não posso reclamar do serviço, funciona extremamente bem e quando tive problemas, apesar de ter que abrir muitas reclamações, eles foram resolvidos. Eu diria que sou privelegiado, pois quando postei a foto do poste que tem em frente ao meu prédio no tópico da Claro, o pessoal falou que é um node e o cabo que vai lá pro prédio sai desse mesmo poste. Quando a VIVO liberar a fibra, vou assinar e testar por 7 dias, se atender as expectativas (o que eu acho que vai, por ser uma rede nova e etc) vou mandar o pé na bunda da Claro. Hoje pago R$164,99 pelos 500/35.

Na loja e na casa do meu pai é o cenário padrão: VIVO só 15mbps no ADSL e Claro com até 500mbps. A OI nem se fala, não tem fibra e o ADSL já está morto. Ainda não tem nenhum provedor local oferecendo fibra e a VIVO nem se move. No meu trabalho, no Funcionários, a mesma coisa acontece. Tem um armário da GVT em frente ao prédio comercial, de vez em quando vejo uns técnicos da VIVO abrindo e mexendo nele, mas é bem raro. Tem CTOs de fibra na rua, mas a VIVO não tem cobertura pro prédio comercial que tem 4 andares e várias lojas. Adivinha? Tem Claro, que é o provedor que a empresa onde trabalho contrada.

Eu acho que até todas tiverem fibra na maior parte da cidade, a Claro ainda vai continuar tendo a maior participação do mercado. A Claro disponibiliza o serviço pra todos os endereços que eu já coloquei o CEP lá no site. Não teve nenhum CEP que eu coloquei no site e deu como indisponível, isso eu acho muito legal por parte deles. Imagina se eles não disponibilizassem o serviço deles no meu endereço? Eu ia ficar refém de 15mbps no ADSL da VIVO. Todo serviço tem seus prós e contras e na rede da Claro não é diferente, eu acho o upload baixo e a parte de resolução de problemas bem complicada, mas a diversidade de endereços que eles disponibilizam o serviço é bem grande e o que eles oferecem hoje supre as necessidades de 90% de quem assina, afinal, a maioria são usuários casuais que não ligam pro upload e só querem que o Facebook/Netflix não trave.

Essa é a minha visão, não quero entrar na discussão se o HFC da Claro ainda dura, é melhor que fibra ou que a VIVO é melhor e bla bla bla. Acho que o serviço de internet varia de região pra região e cabe ao usuário assinar a opção que melhor lhe atenda.

Vamo conversando sobre a expansão das redes pela cidade, vou atualizando sobre a contratação da VIVO fibra.

Vlw!
 
sabe me dizer oque sao essas opcoes todas

dHpFoyC.png



esse options 50 60 61 77 e 90 se marcado oque mudaria na pratica?

São parâmetros opcionais pra identificar tipo e categoria no DHCP, não recomendo habilitar todas essas opções sem saber o que cada uma faz (descrito nas RFC 2132, 3004 e 3118).

Edit: RFC 2132, tinha escrito 2131.
 
Alguem aqui de BH tem Oi fibra? sabe me dizer se é estável nos horários de pico? estou entre Oi-fibra, Blink ou Vivo, qual das 3 vc recomenda ( Na centro-sul/lourdes)? ( imagino que nenhuma das 3 tem a possibilidade de conectar um roteador em bridge, é isso mesmo?)
 
Alguem aqui de BH tem Oi fibra? sabe me dizer se é estável nos horários de pico? estou entre Oi-fibra, Blink ou Vivo, qual das 3 vc recomenda ( Na centro-sul/lourdes)? ( imagino que nenhuma das 3 tem a possibilidade de conectar um roteador em bridge, é isso mesmo?)
Na Vivo se tiver so a internet é possível usar em Bridge.
 
Alguem aqui de BH tem Oi fibra? sabe me dizer se é estável nos horários de pico? estou entre Oi-fibra, Blink ou Vivo, qual das 3 vc recomenda ( Na centro-sul/lourdes)? ( imagino que nenhuma das 3 tem a possibilidade de conectar um roteador em bridge, é isso mesmo?)
Blink tem como usar Bridge, mas por padrão usa CGNAT. Eu uso aqui e acho ok, mas tive que lutar por um IPv4 válido.

Obs: tem cobertura da Blink aí no Lourdes?!?
 
Alguem aqui de BH tem Oi fibra? sabe me dizer se é estável nos horários de pico? estou entre Oi-fibra, Blink ou Vivo, qual das 3 vc recomenda ( Na centro-sul/lourdes)? ( imagino que nenhuma das 3 tem a possibilidade de conectar um roteador em bridge, é isso mesmo?)
Eu uso a Oi Fibra aqui em BH, no São João Batista. A internet é bem estável e funciona bem nos horários de pico. Eu não jogo então não sei opinar sobre ping e rotas, mas para atividades comuns e streaming tem sido perfeita.

Eu uso o wifi do equipamento da Oi. Sei que é possível utilizar em brigde mas não é um procedimento muito intuitido. De qualquer forma, tem uns tutoriais aqui no tópico.

Eu não sabia que a Blink estava com cobertura no Lourdes. Se chegaram, então com certeza foram o primeiro "pequeno provedor" a atuar dentro da Contorno.
 
Pessoal, boa noite!

Oi ainda tem aquele atendimento pré Anatel?

Tentei o link oi.com.br/anatel mas está direcionando para a página inicial da Oi.
 
Eu tô curioso pra ver como vai ficar a distribuição de clientes aqui na cidade daqui a alguns meses quando a expansão da Oi Fibra e Vivo Fibra atingirem quase a totalidade dos endereços, os clientes xDSL já estiverem todos desconectados e a Claro se definir entre manter o DOCSIS ou pular para a fibra.

Estive caminhando no bairro dia desses e uma rua me chamou atenção, vejam só:

1. Este poste com a CDOE da Oi Fibra LOTADA de clientes. Este node da Claro é novo, pelo visto estão correndo atrás do prejuízo, visto que a internet deles estava com bastante instabilidade e lentidão por aqui - pelo menos até meados de 2020 quando mudei da Claro para a Oi Fibra.
WhrErzu.jpg


2. Este poste com uma CDOE da Oi Fibra vazia. A CDOE é de um modelo diferente das demais, aparentemente a Oi precisou aumentar o número de portas disponíveis nesta rua e instalou uma nova CDOE.
ufLp1kG.jpg


3. Mais uma CDOE da Oi Fibra LOTADA de clientes.
B1Lmi93.jpg


As três fotos foram tiradas no mesmo quarteirão. Será que daqui uns meses veremos essa tendência se repetir por toda a cidade e Oi/Vivo conseguirão tomar a liderança que a Claro ostenta desde "sempre" em Belo Horizonte?

Marcando alguns "vizinhos" pra trocar ideia sobre o cenário aqui da cidade...
@Aline Ogawa @dudu1505 @x_X__ViNi__X_x @lucasbraga @joaoptc

Aqui no Santa Mônica as CDOE da Oi estão lotadas de clientes, quando abro o WiFi do notebook ou do celular, só tem rede da Oi Fibra, quem era cliente xDSL da GVT sumiu do mapa.

Na minha rua, a distribuição ficou assim:

Oi - Fibra - Até 1GB
Ativa Telecom - Fibra - Até 500MB
Claro/Net - DOCSIS - Até 500MB
Vivo/GVT - xDSL - Até 25MB

Não percebi o pessoal da Oi mexendo no metálico aqui não, torço para que a Vivo modernize a rede também, seria ótimo ter 3 opções de fibra ótica :D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo