[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E lá vamos nós afundar a empresa mais uma vez. Urubus retornando. O que da dando certo, e super certo, um show a parte. Vai ter seu comando trocado, acabou o sonh.
 
Não houve mudança alguma, o Amos participa do processo desde o início, foi uma indicação do Rodrigo Abreu... Apenas oficializaram ele no comando após a finalização da aquisição... Aliás, foi o Amos que convenceu o BTG a entrar na InfraCo/V.Tal... Outro detalhe, o BTG vai explorar por 15 anos, depois ela sai do controle e vai Oi tem preferência na recompra da parte do BTG.
 
Novo CEO e Presidente do Conselho da V.tal, Amos Genish antecipou ao Tele.Síntese seus planos para o futuro da nova operadora de redes neutras brasileira e avisa que haverá expansão de olho na procura por serviços de baixíssima latência

 
OI FIBRA utiliza CGNAT ? e como são as rotas nacionais e internacionais. to tendo muito problema de rota com a VIVO FIBRA
 
Novo CEO e Presidente do Conselho da V.tal, Amos Genish antecipou ao Tele.Síntese seus planos para o futuro da nova operadora de redes neutras brasileira e avisa que haverá expansão de olho na procura por serviços de baixíssima latência

Só falta saber se isso vai ser valido pra todo o Brasil ou apenas SP.


OI FIBRA utiliza CGNAT ? e como são as rotas nacionais e internacionais. to tendo muito problema de rota com a VIVO FIBRA
A Oi não utiliza CGNAT, quanto as rotas a latência nacional é super alta aqui na minha região, e a internacional sempre tem alta variação e perda de pacote entre 12h até 01 da manhã.

FfbpwI2.png
 
Última edição:
Só falta saber se isso vai ser valido pra todo o Brasil ou apenas SP.



A Oi não utiliza CGNAT, quanto as rotas a latência nacional é super alta aqui na minha região, e a internacional sempre tem alta variação e perda de pacote entre 12h até 01 da manhã.

FfbpwI2.png
Qual programa você usou pra fazer esses testes? Tô querendo testar aqui também.

Vlw!
 
Qual programa você usou pra fazer esses testes? Tô querendo testar aqui também.

Vlw!
Não é programa, é um Dashboard chamado Grafana junto com Telegraf + InfluxDB instalado no OpenWRT em meu NanoPi.
Tem um tutorial aqui https://forum.adrenaline.com.br/thr...pi-banana-pi-x86-e-etc.690717/post-1076006502

Consegui fazer a instalação do ISP-Checker no meu NanoPi rsrs. Pensei que seria mais complicado, foi preciso fazer uns ajustes mas deu bom no final kk.

image.png


Precisei instalar os pacotes no Nano:
- make
- docker-compose

No diretório do /root mesmo eu criei uma pasta chamado Docker e dei um git clone https://github.com/fmdlc/ISP-Checker.git
Após efetuar o clone do repositório editei ./docker-compose/credentials.env trocando as senhas das variáveis INFLUXDB_ADMIN_PASSWORD e INFLUXDB_READ_USER_PASSWORD.
Depois dentro do diretório ISP-Checker executei um make install, porém deu um erro conforme na imagem abaixo mas rodei denovo o make install e finalizou a instalação dos containers.

image.png


Como apareceu depois de finalizar a instalação do ISP-Checker.

image.png


Após inicializar os containers notei que não estava instalado o dashboard do ISP-Checker no Grafana, tive que realizar o import do dashboard manual.
Segue o link do dashboard: https://grafana.com/grafana/dashboards/13140
Para importar (para quem nunca mexeu com o Grafana kk), basta copiar o código da dash que é 13140 ir no menu lateral esquerdo e no ícone + clicar em import e colar o código no campo "Import via grafana.com" e clicar em load do lado do campo do ID e depois clicar no botão import.

Após isso notei que não estava funcionando o speedtest, então foi necessário acessar o shell do container e realizar o comando "apt update && apt upgrade -y"
Para acessar o shell do container no menu Docker -> Contêineres -> clica no botão editar do "telegraf" -> Console e depois conectar.
Segue abaixo de como fica o console do container telegraf.
Depois que atualizar os pacotes, basta executar um speedtest-cli e verificar se irá executar o teste.
image.png


Como ficou o meu arquivo telegraf.conf
root@FriendlyWrt:~/Docker/ISP-Checker# cat /root/Docker/ISP-Checker/docker-compose/telegraf/conf/telegraf.conf
[global_tags]
[agent]
interval = "10s"
round_interval = true
metric_batch_size = 1000
metric_buffer_limit = 10000
collection_jitter = "0s"
flush_interval = "10s"
flush_jitter = "0s"
precision = ""
hostname = ""
omit_hostname = false
debug = false

[[outputs.influxdb]]
urls = ["http://influxdb:8086"]
database = "$INFLUXDB_DB"
timeout = "60s"
username = "$INFLUXDB_ADMIN_USER"
password = "$INFLUXDB_ADMIN_PASSWORD"
user_agent = "telegraf"
skip_database_creation = false

[[inputs.net]]
[[inputs.netstat]]
[[inputs.diskio]]
[[inputs.kernel]]
[[inputs.linux_sysctl_fs]]
[[inputs.mem]]
[[inputs.processes]]
[[inputs.swap]]
[[inputs.system]]

[[inputs.cpu]]
percpu = true
totalcpu = true
collect_cpu_time = false
report_active = false

[[inputs.disk]]
ignore_fs = ["tmpfs",
"devtmpfs",
"devfs",
"iso9660",
"overlay",
"aufs",
"squashfs"
]

[[inputs.dns_query]]
servers = ["186.233.172.1", "186.233.175.1", "1.1.1.1", "8.8.8.8"]
domains = ["www.google.com",
"www.twitter.com",
"www.amazon.com",
"www.wikipedia.org",
"www.facebook.com"
]
record_type = "A"
port = 53
timeout = 3

[[inputs.http_response]]
urls = [
"http://www.google.com",
"http://www.twitter.com",
"https://www.amazon.com/?tag=",
"http://www.yahoo.com",
"http://www.facebook.com"
]
response_timeout = "5s"
method = "GET"
follow_redirects = true

[[inputs.internal]]
collect_memstats = true

[[inputs.ping]]
urls = [
"google.com",
"twitter.com",
"amazon.com",
"yahoo.com",
"facebook.com"
]
method = "exec"
count = 1
ping_interval = 1.0
timeout = 5.0
deadline = 10
binary = "ping"
ipv6 = false

#[[inputs.docker]]
# endpoint = "unix:///var/run/docker.sock"

[[inputs.file]]
files = ["/sys/class/thermal/thermal_zone0/temp"]
name_override = "cpu_temperature"
data_format = "value"
data_type = "integer"

[[inputs.exec]]
commands = ["cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_cur_freq"]
name_override = "cpu_frequency"
data_format = "value"
data_type = "integer"

[[inputs.exec]]
commands = ["/usr/bin/speedtest-cli --csv --bytes"]
name_override = "speedtest"
timeout = "3m"
interval = "15m"
data_format = "csv"
csv_column_names = ['Server ID', 'Sponsor', 'Server Name', 'Timestamp', 'Distance', 'Ping', 'Download', 'Upload', 'Share', 'IP Address']
csv_timestamp_column = "Timestamp"
csv_timestamp_format = "2006-01-02T15:04:05Z07:00"

[[inputs.exec]]
commands=["mtr -C google.com s3-website.ap-northeast-2.amazonaws.com s3-website.eu-central-1.amazonaws.com s3-website.af-south-1.amazonaws.com facebook.com"]
timeout = "3m"
interval = "7m"
data_format = "csv"
csv_skip_rows = 1
csv_column_names=[ "", "", "status","dest","hop","ip","loss","snt","", "","avg","best","worst","stdev"]
name_override = "mtr"
csv_tag_columns = ["dest", "hop", "ip"]
 
Não houve mudança alguma, o Amos participa do processo desde o início, foi uma indicação do Rodrigo Abreu... Apenas oficializaram ele no comando após a finalização da aquisição... Aliás, foi o Amos que convenceu o BTG a entrar na InfraCo/V.Tal... Outro detalhe, o BTG vai explorar por 15 anos, depois ela sai do controle e vai Oi tem preferência na recompra da parte do BTG.
Já vi esse filme antes, vou te vender o controle aqui e tal, mas tenho preferência de comprar de volta. Aí vira minoritário, acaba sendo comprado o restante por quem comprou mais e a outra parte sai totalmente do negócio. Foi assim com Portugal Telecom e Vivendi. A V.tal não quer vender pra cliente final diretamente, mas será que a Oi sendo cliente como qualquer outra empresa em cima da V.tal como a Vero e outras, conseguirá se sustentar só com Oi Fibra, Oi TV Fibra e Oi Play?
Alguns podem não gostar da Oi Fibra porque tem um problema aqui e ali mas se ela sair do mercado, é menos uma pra escolher.
E agora que a V.tal é totalmente da BTG, como fica a expansão da Oi, já que a rede não é mais dela?
 
Agora vai... vai virar a melhor internet do brasil algum dia.

Não adianta ser "muito bom" para uma pequena minoria. Precisa melhorar as rotas e trafego no resto do país, para beneficiar também quem não mora ao lado dos principais servidores nacionais.

pois é vou ouvir algumas radios q usam mp3 128k comeca buffar hehe links campenga mesmo, exemplo abre https://remix.kwed.org/ roda som ali

com 1 conexao direto do navegador a mp3 fica 30 min pra carregar, se baixa 30 conexoes olha a screen 300 kbps é pior velocidade que ja vi ehehhe pésimo do pésimo, esperar da 1 ano da fidelidade e vo é volta pra vivo que é bem melhor nessa parte

7xZQGOj.png
 
pois é vou ouvir algumas radios q usam mp3 128k comeca buffar hehe links campenga mesmo, exemplo abre https://remix.kwed.org/ roda som ali

com 1 conexao direto do navegador a mp3 fica 30 min pra carregar, se baixa 30 conexoes olha a screen 300 kbps é pior velocidade que ja vi ehehhe pésimo do pésimo, esperar da 1 ano da fidelidade e vo é volta pra vivo que é bem melhor nessa parte

7xZQGOj.png
E ainda ta melhor ai do que aqui kkkkk

Boi fibra style:

VBll9mm.gif


VPN style:

soT0OdW.gif
 
E ainda ta melhor ai do que aqui kkkkk

Boi fibra style:

VBll9mm.gif


VPN style:

soT0OdW.gif
hehe pois é pq sera q tao lento ali pela oi sera site ta hospedado no fim do mundo q oi nao consegue velocidade alguma ali, parece que tamo usando adsl 128k em vez de 500mb hehehe
 
pois é vou ouvir algumas radios q usam mp3 128k comeca buffar hehe links campenga mesmo, exemplo abre https://remix.kwed.org/ roda som ali

com 1 conexao direto do navegador a mp3 fica 30 min pra carregar, se baixa 30 conexoes olha a screen 300 kbps é pior velocidade que ja vi ehehhe pésimo do pésimo, esperar da 1 ano da fidelidade e vo é volta pra vivo que é bem melhor nessa parte

7xZQGOj.png
Falou de mp3 128kbps, me lembrei logo da época que baixava as coisas no Kazaa, tinha que esperar meia noite quando usava discada e quando assinei Telefónica Speedy 150kbps me senti "o cara".
 
pois é vou ouvir algumas radios q usam mp3 128k comeca buffar hehe links campenga mesmo, exemplo abre https://remix.kwed.org/ roda som ali

com 1 conexao direto do navegador a mp3 fica 30 min pra carregar, se baixa 30 conexoes olha a screen 300 kbps é pior velocidade que ja vi ehehhe pésimo do pésimo, esperar da 1 ano da fidelidade e vo é volta pra vivo que é bem melhor nessa parte

7xZQGOj.png
BOI Dial-up kk
400kbps
d18wdw0.png


Provedor local
yopYzYr.png



Falou de mp3 128kbps, me lembrei logo da época que baixava as coisas no Kazaa, tinha que esperar meia noite quando usava discada e quando assinei Telefónica Speedy 150kbps me senti "o cara".
Que tal fazer um teste pra gente aqui pra ver se seu Oi está nos anos 2000 ainda?
:bem:
 
Última edição:
Problema igual com o provedor local que uso aqui... Vou dar um tempo pra ver se a Oi melhora antes de trocar
tem que pedir pra alguem q use vivo fibra testa esse site pra ver diferenca quem tem vivo fibra?
 
Seria essa tal Oi Fibra X que vai melhorar a latência?
Aff, os caras acham que o problema é na casa do cliente, no momento que chega a fibra lá, sai o cabo ethernet já era, se der problema lentidão no jogo ou no download é 99,9% de chances de ser alguma rota cagada da Oi e não um problema de distribuição interna.
 
Aff, os caras acham que o problema é na casa do cliente, no momento que chega a fibra lá, sai o cabo ethernet já era, se der problema lentidão no jogo ou no download é 99,9% de chances de ser alguma rota cagada da Oi e não um problema de distribuição interna.
Pior que é isso mesmo, é só ver os meus testes que eu postei ao longo de 2 anos aqui.

Ultima milha é 100% aqui, ai chega nos roteadores que eu assumo que estão la no rio capital que dão 5 ms de ping para mim(sou de Petrópolis) e começa a putaria da perda de pacote la no backbone do RJ.
 
BOI Dial-up kk
400kbps
d18wdw0.png


Provedor local
yopYzYr.png




Que tal fazer um teste pra gente aqui pra ver se seu Oi está nos anos 2000 ainda?
:bem:
Eu já usei esse gerenciador de downloads tempos atrás, como é o nome mesmo? Vou baixar aqui pra fazer o teste pra esse link. Mas já sei que de acordo com o resultado vão dizer que eu sou vizinho do servidor kkk
Aff, os caras acham que o problema é na casa do cliente, no momento que chega a fibra lá, sai o cabo ethernet já era, se der problema lentidão no jogo ou no download é 99,9% de chances de ser alguma rota cagada da Oi e não um problema de distribuição interna.
Mano, não deixa de ser, porque tipo, quando pedi Oi Fibra eu usava um roteador que apesar de ser AC, tinha muitas limitações, largura de banda, não ser gigabit, processador fraco, então os dispositivos ficavam ligados nele e faziam fila, havendo lentidão e travamentos. Culpa da operadora não era, porque eu troquei o equipamento por um kit mesh última linha da mesma empresa (TP-Link), com largura de banda capaz de passar 1Gbps por wi-fi e cabo, beamforming e um monte de coisa que fez com que os dispositivos compatíveis usassem todo o seu potencial. É outra coisa. A ONT que a operadora fornece, sozinha já é boa, mas aliada a um equipamento dedicado pra isso, fica melhor ainda.
Acabei de trocar meu celular que só puxava 120 Mega de down e up no wi-fi, por outro que chega na casa dos 330. Então não adianta ter internet top com aparelho velho. A navegação do novo celular é muito rápida, pra baixar qualquer coisa praticamente eu nem vejo a porcentagem se o arquivo for ali na casa dos 500MB. Navego pela timeline do Facebook antes toda travada no celular antigo, os vídeos carregam instantâneamente, Instagram mesma coisa, antes era tudo muito travado. Então os clientes acabam culpando a operadora, mas não param pra ver que precisam investir assim que puderem em equipamentos novos.
Ah mas é caro, pô, eu acabei de pagar 799 no celular novo e o antigo foi 1200 na época (5 anos atrás).
Querem pagar por uma tv box com sistema todo bugado ao invés de pagar por uma TV box boa com sistema de verdade, fabricada por empresas grandes, testadas e aprovadas. Mas se o sistema da tv box zuada travar, a culpa é da operadora.
Pelo menos eu vejo Vivo, Oi e TIM divulgando para clientes sobre tecnologias, coisas que antes não divulgavam. É necessário para diminuir reclamações e cancelamentos. E se elas puderem otimizar mais e mais a rede interna do cliente, menos problema terão e manterão o cliente por muito tempo, disputando apenas pelo preço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo