[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Pesquisando na gringa a um tempão atrás quando eu ainda usava nokia aqui, vi uns gringos que conseguiram remover a ONT do ISP e conseguiram clonar as infos necessárias no transceiver SPF e funcionou! Agora gbic não sei, pois não lembro de ler relato de ninguém usando gbic!

Agora aonde está esse tópico com esse relato dos gringos, não tenho ideia kkkk pois isso vai fazer uns 2 anos quase.

É, vai ser o transceiver SFP mesmo! Usei a palavra "GBIC" pq é o que pessoal usa aqui, eu tambem conheço como SFP hehe

Desse estilo aqui, não necessariamente esta marca/modelo:

c9e8e58fa0b625d41a513569f93ae26d.JPEG


Tô entre usar o conversor de mídia + pfSense ou Mikrotik hEX S, que já tem gaiola SFP.
 
Pessoal, boa tarde.

Estou pensando em substituir o modem HUAWEI com um conversor de mídia e um roteador dedicado, mais por questão de entusiasta/estudo do que com o objetivo de melhorias.

Alguém já fez algo parecido?

Tenho um conversor de mídia com entrada gbic, estou estudando a possibilidade de colocar um gbic monofibra, mas ainda não olhei a fundo a autenticação que a Oi Fibra utiliza, se é com MAC ou Usuário/Senha no protocolo PPP, ou algum outro método. Alguém teria mais informações pra discutirmos sobre?
Eu coloquei a ONT em bridge e precisei do MAC pra pegar IP.
Na OLT, não sei se usam alguma forma de autenticação do dispositivo óptico. Talvez precise clonar (pelo menos) o número de série, cuidando só pra ter a mesma lambda no SFP (também sempre ouvi gêbic hehehehe)

Tô com uma hEX comum e tá top! Mais de 353 dias sem problema na RB (só alguns em rota, mas que tavam dando pra todo mundo e contornava com VPN).
Se conseguir colocar a hEX S ou pfSense com o SFP nele, depois compartilha tua experiência.
 
Última edição:
É, vai ser o transceiver SFP mesmo! Usei a palavra "GBIC" pq é o que pessoal usa aqui, eu tambem conheço como SFP hehe

Desse estilo aqui, não necessariamente esta marca/modelo:

c9e8e58fa0b625d41a513569f93ae26d.JPEG


Tô entre usar o conversor de mídia + pfSense ou Mikrotik hEX S, que já tem gaiola SFP.

Não funciona com conversor de mídia. Você precisa de um módulo ONU PON SFP, que pode ser GPON, EPON, XPON (a depender da OLT).

É como você tentar usar um modem RJ11 ADSL numa rede puramente VDSL. São tecnologias diferentes.
 
Não funciona com conversor de mídia. Você precisa de um módulo ONU PON SFP, que pode ser GPON, EPON, XPON (a depender da OLT).

É como você tentar usar um modem RJ11 ADSL numa rede puramente VDSL. São tecnologias diferentes.
É por isso que eu mando mensagem aqui, é pra aparecer uns sujeito que nem você e esfregar a verdade na minha cara.

Brincadeiras à parte, obrigado pela dica! Vou procurar o módulo SFP pra fazer esse "projetinho". Se quiser dar alguma sugestão de modelo/tipo, manda PM! :D

Aqui a Oi Fibra instalou um Huawei HG8145V5.
 
Última edição:
Pessoal, boa noite! Recentemente fiz um upgrade para a oferta de 400Mb da Oi Fibra, mas após alguns testes pelo WiFi, vi que meu aparelho está recebendo no máximo 310Mb pelo 5GHz. Eu ainda tenho a primeira ONT que instalaram aqui quando coloquei 200Mbps, a HUAWEI HG8245Q2. Gostaria de saber se alguém utiliza 400Mb ou mais com essa ONT e se ela realmente entrega tudo via WiFi. No atendimento foi informado que não precisava fazer a troca.
 
Boa noite, sei que a ONT da Oi é travada pra várias coisas como por exemplo bridge... mas pra desativar o WiFi pelo menos é possível sem dores de cabeça? Obrigado.
 
Boa noite, sei que a ONT da Oi é travada pra várias coisas como por exemplo bridge... mas pra desativar o WiFi pelo menos é possível sem dores de cabeça? Obrigado.
Não vejo motivos pra função de desabilitar o WiFI ser bloqueado, quem sabe, só se tivesse o Oi Wifi Fon.
Em caso de duvida, aqui nos dois modelos Nokia/Huawei onde você desativa o WiFi.
ETl8RXP.png
 
Pessoal, boa noite! Recentemente fiz um upgrade para a oferta de 400Mb da Oi Fibra, mas após alguns testes pelo WiFi, vi que meu aparelho está recebendo no máximo 310Mb pelo 5GHz. Eu ainda tenho a primeira ONT que instalaram aqui quando coloquei 200Mbps, a HUAWEI HG8245Q2. Gostaria de saber se alguém utiliza 400Mb ou mais com essa ONT e se ela realmente entrega tudo via WiFi. No atendimento foi informado que não precisava fazer a troca.
Qual é o aparelho que você está usando?
 
Pessoal, boa noite! Recentemente fiz um upgrade para a oferta de 400Mb da Oi Fibra, mas após alguns testes pelo WiFi, vi que meu aparelho está recebendo no máximo 310Mb pelo 5GHz. Eu ainda tenho a primeira ONT que instalaram aqui quando coloquei 200Mbps, a HUAWEI HG8245Q2. Gostaria de saber se alguém utiliza 400Mb ou mais com essa ONT e se ela realmente entrega tudo via WiFi. No atendimento foi informado que não precisava fazer a troca.
Teu aparelho precisa ter pelo menos streams 2x2. Significa, pegar pelo menos 800mb no wi-fi Ac. Alguns modelos suportam somente streeams 1x1 ou seja 400mb máximo.
 
É por isso que eu mando mensagem aqui, é pra aparecer uns sujeito que nem você e esfregar a verdade na minha cara.

Brincadeiras à parte, obrigado pela dica! Vou procurar o módulo SFP pra fazer esse "projetinho". Se quiser dar alguma sugestão de modelo/tipo, manda PM! :D

Aqui a Oi Fibra instalou um Huawei HG8145V5.
Amigão estou na mesma saga que você, mas no caso vou usar o GBIC em uma Routerboard mikrotik, estou pensando em comprar esse modelo aqui: Gbic Sfp Huawei Gpon Olt B+ Sc Gpbd Gpfd 1490/1310nm.

 
Pessoal,
Para quem instalou a Oi fibra 1Gb no RJ recentemente, qual foi o modem instalado?
Tenho um bem antigo da Nokia aqui uns 4 anos e pretendo fazer o upgrade.
 
Amigão estou na mesma saga que você, mas no caso vou usar o GBIC em uma Routerboard mikrotik, estou pensando em comprar esse modelo aqui: Gbic Sfp Huawei Gpon Olt B+ Sc Gpbd Gpfd 1490/1310nm.

Sou meio leigo no assunto, mas me parece que o SFP tem "lado", não?
SFP de OLT são os que ficam do lado ativo da rede e outro pro cliente.
Dá uma conferida. Não tô muito ligado em rede óptica, mas sei que há SFP/miniGBIC que com "lado".
 
Teu aparelho precisa ter pelo menos streams 2x2. Significa, pegar pelo menos 800mb no wi-fi Ac. Alguns modelos suportam somente streeams 1x1 ou seja 400mb máximo.
Estranho… verifica se a frequência do Wi-Fi está no automático ou se está configurado pra 40MHz… deixa no automático, em algumas ONT o automático é 40MHz/80MHz.
Obrigado pessoal! Verifiquei aqui as configurações e aparentemente voltou ao normal, 410/210.
 
Percebi que meu ISP no Speedtest está mostrando Vtal em vez de Oi. Não sei se isso faz tempo, não costumo abrir o Speedtest tão frequentemente...
 
Percebi que meu ISP no Speedtest está mostrando Vtal em vez de Oi. Não sei se isso faz tempo, não costumo abrir o Speedtest tão frequentemente...
entra no meuip.com.br
o meu aparece brasiltelecom

630pecs.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo