[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Se na sexta-feira (Black Friday) os preços continuarem esses, nem vou renovar a fidelidade.

Fiquei sabendo que aqui em Curitiba a Claro/Net está ativando FTTH e a atendente deu 1 mês para chegar no meu endereço, então, provavelmente vou migrar (no combo, o valor vai compensar mais).
Aqui no final de 2019 a Vivo disse a mesma coisa. 2022 e nem sinal da fibra kkk
 
Ué, já acabou a ilusão? Rápido assim? Achei que esse amor iria durar anos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Melhor sair da Oi pq só tende a piorar

Acabou o amor pela Oi? Só pq "vendeu" a rede?
:risos:
Não, eu não tenho nada contra a Oi.
Contratei sabendo que a rede dela ia ser vendida e inclusive quando fiquei sabendo quem ia ser o presidente na nova empresa, reclamei, todo mundo sabe o jeito dele de trabalhar. Quem não lembra da franquia na Vivo?
Eu nunca gostei dessa ideia de rede neutra, uma coisa que é sua, você pega e vende e aí tem que usar pagando aluguel, acho meio burrice.
A rede da Vtal o problema é que parece ser muito fácil virar parceiro dela, então entram muitas empresas, não se sabe a qualidade delas e todas vão usar a mesma rede, mesmas rotas e tal. Se fosse uma Mob, uma Brisanet, uma Desktop, Algar, entrando na rede neutra pra expandir mais rápido, daria pra confiar mais que a qualidade de rede seria mantida.
Não sei se pensam o mesmo que eu sobre redes neutras, mas vejo como as MVNO, nenhuma deu certo até agora. Vimos MVNOs de times de futebol, de grandes varejistas, dos Correios e outras que se aventuraram aí mas ninguém quase vê ninguém usar. Não há vantagem nisso porque elas tem que praticar o mesmo preço da empresa matriz.
No caso da Vtal é diferente, todo mundo é cliente, até a Oi, que pelo que tô sabendo, vai vender a totalidade da sua participação e se tornará apenas mais uma.
Quando a Oi começou com isso e a TIM e a Vivo foram atrás, eu pensei logo, vai dar merda.
A TIM tem feito um pouco diferente, vendeu a rede dela, é dona de 49% e parece que há um acordo que ela chega primeiro nos novos lugares cobertos por 6 meses, depois vem outras empresas. Um meio dela garantir clientes. A TIM tem a Sparkle (não foi vendida porque pertence a TIM Itália), então as rotas dela até que são boas.
A Vivo tem a Fibrasil, atuando em quase todos os estados brasileiros, é dona 50% e 50% do fundo estrangeiro. Mas não vendeu toda a rede de fibra que construiu até hoje, vendeu apenas 1,6 milhão de homes passed de um total de 15 milhões que já construiu. A nova empresa construirá mais 5,5 milhões até 2024. E a forma de trabalhar também é diferente, as empresas que quiserem trabalhar na rede neutra da Vivo, tem que usar o nome Terra Fibra, uma das marcas da empresa e que também é a mesma do famoso portão de internet. E há negociações avançadas que a Vivo vai comprar a Vero Internet, empresa que deu muito certo. Parece que tem coisa da Brisanet também vindo por aí.
Pra mim esse negócio de rede neutra é coisa passageira.
E o problema da Oi é que deve muito né, então tá vendendo tudo. No móvel já houve bastante migração de linhas e só vejo reclamação de perdas dos excelentes planos que a Oi tinha com muita internet, ligação ilimitada e apps ilimitados. Meu chip da Oi foi pra TIM com um plano muito ruim, nem me animei de colocar recarga. Na Oi, cada 1 real era 1Gb, na TIM eu tenho que colocar 15 no mínimo, que o app insiste em não deixar e joga pra 20, pra ganhar 8Gb por 15 dias. Se quiser mais 15 dias são mais 20 reais, no fim, 16GB por 40. Na Oi eu colocava 25, tinha 25GB por 30 dias. O fim da Oi Móvel foi uma derrota pra todos.
Eu já não entendi a Oi querer fazer rede neutra, deveria ter ficado com a rede própria pra ela e vender só o Móvel. Já que saiu por aí dizendo que seria uma empresa apenas fibra óptica e residencial. Seria uma GVT da vida, uma empresa que saiu do nada e foi um grande sucesso.
Na verdade dá pra entender a venda de parte do negócio de fibra, está devendo muito e precisa pagar porque estão chegando as datas limites.
Mas eu acompanho mercado financeiro e o que se fala é que provavelmente ela vá vender o restante total do negócio. O que restará da Oi?

1 - Não será dona de nada, apenas uma pequena empresa que vende fibra óptica alugada, um app de streaming e uma loja online, sobrevivendo do nome;
2 - Depois de concluir a venda do restante dela na Vtal, provavelmente a própria Vtal faça uma oferta para comprar o que restou da Oi e use seu nome ou mesmo suma com ele, assim como foi com a GVT e tudo vira Vtal.

Eu já vi esse filme antes, aconteceu com a Embratel, com a Intelig e com a GVT.

Na minha opinião daria pra Oi ter vendido apenas o Móvel e não fizesse rede neutra e não vendesse mais nada, conseguiria reajustar as dívidas e continuar relevante, como a GVT foi. O Oi Fibra é um sucesso de vendas, indiscutível.

Mas no mercado financeiro, oferta agressiva de compra não tem jeito, olha o Twitter.

Quem sofre são os clientes. Não sabe mais quem é dono. TIM Live começou muito bem nas mãos da TIM quando era mais italiana, hoje nas mãos de fundos americanos, olha só as polêmicas, limite de 2TB, pouca expansão. Mudança não é bom pra ninguém.

Por isso gosto do jeito da Claro de trabalhar, tudo é meu, só meu, meu capital é fechado. Se ela resolver ser agressiva na expansão como a Oi foi, porque a Oi é absurdamente agressiva, enche os postes de CTO, ela que já é líder em banda larga, quebra fácil as outras. "Falta ódio" na Claro pra isso acontecer.
 
é quinta dia 24/11 e nada de black friday na oi sera q nao vai ter nada esse ano?

NgY5T5t.png
Está com cara que ficará assim mesmo. Eu solicitei a mudança para 500mb, diferença de 10 reais.
 
Está com cara que ficará assim mesmo. Eu solicitei a mudança para 500mb, diferença de 10 reais.
Tô pretendendo ir para 400Mb por 99 se essa promoção existir até o fim do contrato. Tô achando que dá pra me virar de boa com 400. Renovo em Maio.
 
Na minha opinião daria pra Oi ter vendido apenas o Móvel e não fizesse rede neutra e não vendesse mais nada, conseguiria reajustar as dívidas e continuar relevante, como a GVT foi. O Oi Fibra é um sucesso de vendas, indiscutível.
O que se falava muito era a venda do móvel, e o foco só na banda larga, afim de obter liderança no setor igual nos tempos de Velox.
 
Oi visionária, já estava em Black Friday a 1 mês antes da concorrência mas ninguem percebeu
 
Nessas últimas 2 semanas eu liguei umas 5/6 vezes pra oi, em horários diferentes, e as informações que eu tive foram as que eu já passei aqui, o "máximo" de desconto que conseguiriam fazer pra mim eram os 500 megas por 99,90, questionei sobre a BF em todas as ligações, na maioria dela os atendentes falaram que a partir do dia 24/25 poderíamos ter alguma novidade, liguei agorinha pouco no dia 25, hoje é "literalmente" a black friday, e as informações foram praticamente as mesmas, 1 gb por 199 ou 500 mb por 99,90, ao falar sobre a BF com o rapaz que me atendeu ele falou que se for rolar algo talvez seja na semana que vem (finalzinho do mês)?!, confesso que acho pouco provável, imagino que os valores vão ser esses mesmos, até pq a claro (maior operadora do país), esta cobrando 129,90 por 500 mb (ao menos onde eu moro), não tem nem pq a oi "baixar ainda mais dos 109,90" do site... ao insistir novamente sobre 1 gb o rapaz falou que como minha fidelidade vence mês que vem "pode ser" que o sistema libere um descontinho pra que eu renove, porém ele falou que seria algo em torno de 189 reais por 1 gb, ou seja, acho muita grana, acho que 150 mensais de internet esta muito bem pago, e só pretendia migrar pra essa velocidade se fosse até esse valor, qualquer coisa acima disso fico com 500 mb por 99,90 mesmo, acho que é isso gente, SE for sair algo, imagino que seja hoje, porém a tendência é que não tenhamos BF nenhuma além dos valores atuais, infelizmente.
 
Nessas últimas 2 semanas eu liguei umas 5/6 vezes pra oi, em horários diferentes, e as informações que eu tive foram as que eu já passei aqui, o "máximo" de desconto que conseguiriam fazer pra mim eram os 500 megas por 99,90, questionei sobre a BF em todas as ligações, na maioria dela os atendentes falaram que a partir do dia 24/25 poderíamos ter alguma novidade, liguei agorinha pouco no dia 25, hoje é "literalmente" a black friday, e as informações foram praticamente as mesmas, 1 gb por 199 ou 500 mb por 99,90, ao falar sobre a BF com o rapaz que me atendeu ele falou que se for rolar algo talvez seja na semana que vem (finalzinho do mês)?!, confesso que acho pouco provável, imagino que os valores vão ser esses mesmos, até pq a claro (maior operadora do país), esta cobrando 129,90 por 500 mb (ao menos onde eu moro), não tem nem pq a oi "baixar ainda mais dos 109,90" do site... ao insistir novamente sobre 1 gb o rapaz falou que como minha fidelidade vence mês que vem "pode ser" que o sistema libere um descontinho pra que eu renove, porém ele falou que seria algo em torno de 189 reais por 1 gb, ou seja, acho muita grana, acho que 150 mensais de internet esta muito bem pago, e só pretendia migrar pra essa velocidade se fosse até esse valor, qualquer coisa acima disso fico com 500 mb por 99,90 mesmo, acho que é isso gente, SE for sair algo, imagino que seja hoje, porém a tendência é que não tenhamos BF nenhuma além dos valores atuais, infelizmente.
Vc é de qual cidade? já liguei 3 vezes e não consegui esses 500 megas por 99 não rsrs
 
TIM Brasil anunciou esta manhã que vai passar a usar a rede da V.tal nos serviços fiber-to-home

Aí me quebrou! Pretendia ter a TIM justamente por causa das rotas bem melhoooores que as da Oi. Ah será possível!!! :chan:

Minha última esperança de ter qualidade de rotas. Tenso esse modelo. Os caras querem só economizar mesmo. Negócios! Qualidade de serviços em nenhum lugar na mente deles. O negócio é o básico: VELOCIDADE, bateu, tá bom o resto é consequência.
 
Última edição:
O que se falava muito era a venda do móvel, e o foco só na banda larga, afim de obter liderança no setor igual nos tempos de Velox.
Sim, achei que venderiam o móvel, mas a rede de fibra seria totalmente deles e com isso se tornariam a maior empresa de fibra óptica com rede própria. Não confio e não acho que o negócio de rede neutra vinga. Vai ser igual MVNO, agora tá todo mundo achando uma maravilha, depois vem os problemas.
E continua - o pessoal ta preocupado com o futuro da rede ,só isso .
Exatamente, uma rede própria e fechada da empresa é bem mais controlada, dimensionada. Agora, uma rede que tem diversas empresas com pensamentos diferentes em cima, quem garante a qualidade? Eu imagino que possa virar uma Claro com CGNAT da vida.
Nessas últimas 2 semanas eu liguei umas 5/6 vezes pra oi, em horários diferentes, e as informações que eu tive foram as que eu já passei aqui, o "máximo" de desconto que conseguiriam fazer pra mim eram os 500 megas por 99,90, questionei sobre a BF em todas as ligações, na maioria dela os atendentes falaram que a partir do dia 24/25 poderíamos ter alguma novidade, liguei agorinha pouco no dia 25, hoje é "literalmente" a black friday, e as informações foram praticamente as mesmas, 1 gb por 199 ou 500 mb por 99,90, ao falar sobre a BF com o rapaz que me atendeu ele falou que se for rolar algo talvez seja na semana que vem (finalzinho do mês)?!, confesso que acho pouco provável, imagino que os valores vão ser esses mesmos, até pq a claro (maior operadora do país), esta cobrando 129,90 por 500 mb (ao menos onde eu moro), não tem nem pq a oi "baixar ainda mais dos 109,90" do site... ao insistir novamente sobre 1 gb o rapaz falou que como minha fidelidade vence mês que vem "pode ser" que o sistema libere um descontinho pra que eu renove, porém ele falou que seria algo em torno de 189 reais por 1 gb, ou seja, acho muita grana, acho que 150 mensais de internet esta muito bem pago, e só pretendia migrar pra essa velocidade se fosse até esse valor, qualquer coisa acima disso fico com 500 mb por 99,90 mesmo, acho que é isso gente, SE for sair algo, imagino que seja hoje, porém a tendência é que não tenhamos BF nenhuma além dos valores atuais, infelizmente.
Foi o que comentei, eles já tinham baixado o preço recentemente, não fariam movimento de Black Friday.
TIM Brasil anunciou esta manhã que vai passar a usar a rede da V.tal nos serviços fiber-to-home

Olha aí o que eu falei, agora nem na TIM Live dá pra confiar mais, já tinha a tal da I-Systems, pra que usar V.tal? Quando você for contratar vai ter que descobrir pelo IP ou Speedtest qual é a rede que a TIM alugou pra vender o produto.
Por exemplo, o pessoal que reclama da Oi Fibra aqui do tópico, muda pra TIM Live e pega a rede V.tal, pra eles não vai adiantar nada, vai ser a mesma coisa que continuar na Oi, ir pra TIM Live só muda o nome da empresa e os preços do site, o sistema que vai tirar a fatura e o atendimento, de resto é a mesma coisa. Se a pessoa pegar a rede da I-System, pode ser que se estresse menos, já que reclamam tanto das rotas da Oi por aqui.
Tipo, você paga pra Oi ou pra TIM, mas na verdade não são elas por trás.
Eu não confio.
Por isso até comentei no tópico da Claro, espero que ela fique do jeito que está, com a rede dela fechada, capital fechado, porque se a galera daqui receber Claro Fibra onde mora, pode contratar uma rede que sabe que é da empresa mesmo, sem ninguém deitando em cima.
Onde eu moro rede própria aqui só a Vivo Fibra, que em SP não vai usar a Fibrasil, só fora do estado.
 
Sim, achei que venderiam o móvel, mas a rede de fibra seria totalmente deles e com isso se tornariam a maior empresa de fibra óptica com rede própria. Não confio e não acho que o negócio de rede neutra vinga. Vai ser igual MVNO, agora tá todo mundo achando uma maravilha, depois vem os problemas.

Exatamente, uma rede própria e fechada da empresa é bem mais controlada, dimensionada. Agora, uma rede que tem diversas empresas com pensamentos diferentes em cima, quem garante a qualidade? Eu imagino que possa virar uma Claro com CGNAT da vida.

Foi o que comentei, eles já tinham baixado o preço recentemente, não fariam movimento de Black Friday.

Olha aí o que eu falei, agora nem na TIM Live dá pra confiar mais, já tinha a tal da I-Systems, pra que usar V.tal? Quando você for contratar vai ter que descobrir pelo IP ou Speedtest qual é a rede que a TIM alugou pra vender o produto.
Por exemplo, o pessoal que reclama da Oi Fibra aqui do tópico, muda pra TIM Live e pega a rede V.tal, pra eles não vai adiantar nada, vai ser a mesma coisa que continuar na Oi, ir pra TIM Live só muda o nome da empresa e os preços do site, o sistema que vai tirar a fatura e o atendimento, de resto é a mesma coisa. Se a pessoa pegar a rede da I-System, pode ser que se estresse menos, já que reclamam tanto das rotas da Oi por aqui.
Tipo, você paga pra Oi ou pra TIM, mas na verdade não são elas por trás.
Eu não confio.
Por isso até comentei no tópico da Claro, espero que ela fique do jeito que está, com a rede dela fechada, capital fechado, porque se a galera daqui receber Claro Fibra onde mora, pode contratar uma rede que sabe que é da empresa mesmo, sem ninguém deitando em cima.
Onde eu moro rede própria aqui só a Vivo Fibra, que em SP não vai usar a Fibrasil, só fora do estado.
pois é usando mesma fibra provavelmente ira ir pelas mesmas rotas passar pelos mesmo equipamentos né ae tanto faz que "provedor" vc usa na v.tal né, a nao ser em algum ponto da rede ele va por links rotas diferentes mas acho q nao né, e tem esquema do esgotamento de IP v4 sera q todas usam cgnat na v.tal? ou ainda vem ip publico normalmente?

 
Última edição:
Odeio a Tim, já vem ela de olho agora na internet da Oi
Da Oi? Oi agora é só o branding, tinha 42% da V.tal, agora esse fundo estrangeiro comprou mais um pedaço, ficou com 34%, questão de tempo pra vender o resto. Com 34% você não apita nada na empresa, já era, Oi já foi. Minha empresa favorita está sendo extinta aos poucos. Em todos esses anos cliente ou trabalhando com telecom, foi a única que nunca precisei reclamar de nada, nem na Anatel, nem Ouvidoria, nunca uma fatura veio errada. Zero estresse. Todas as outras já me deixaram puto em algum momento. Mas a empresa que era boa em tudo não soube lidar com o dinheiro né. Aí já viu.
Aí me quebrou! Pretendia ter a TIM justamente por causa das rotas bem melhoooores que as da Oi. Ah será possível!!! :chan:
Foi o que falei no post anterior, Oi e TIM, não adianta trocar aqui porque você estará apenas mudando o nome da empresa que está prestando o atendimento, mas não o fornecimento. Tanto faz qualquer uma delas.

Tô cogitando ir pra Vivo se conseguir uma porta aqui em SP, pelo jeito não vai ser fácil, pagando mais caro com menos velocidade, mas sabendo que em SP a rede da Vivo é dela, sem chances de venda. E torcer pra chegar uma Claro Fibra no futuro, pois ela tem promoções melhores. Aí sossega com troca de empresa.
Se conseguir, pago até a multa na Oi, mesmo sem problemas de funcionamento até aqui, mas não confio na V.tal, eu confiava na Oi. Nem no Speedtest é Oi mais e eu não contratei essa empresa.
 
Aí me quebrou! Pretendia ter a TIM justamente por causa das rotas bem melhoooores que as da Oi. Ah será possível!!! :chan:

Minha última esperança de ter qualidade de rotas. Tenso esse modelo. Os caras querem só economizar mesmo. Negócios! Qualidade de serviços em nenhum lugar na mente deles. O negócio é o básico: VELOCIDADE, bateu, tá bom o resto é consequência.
Tudo vai depender de como será este acordo. Pode ser que a TIM use apenas a última milha e o core da rede a ser utilizado seja o dela e não a da Oi. Na rede neutra da I-Systems, a TIM só irá usar a última milha desta rede neutra. O resto é por conta dela.
 
Última edição:
Aí me quebrou! Pretendia ter a TIM justamente por causa das rotas bem melhoooores que as da Oi. Ah será possível!!! :chan:

Minha última esperança de ter qualidade de rotas. Tenso esse modelo. Os caras querem só economizar mesmo. Negócios! Qualidade de serviços em nenhum lugar na mente deles. O negócio é o básico: VELOCIDADE, bateu, tá bom o resto é consequência.
Torço para que a Tim use seu próprio backbone, porque reaproveitar as rotas porcas da BOI será o mesmo que nada.
 
Torço para que a Tim use seu próprio backbone, porque reaproveitar as rotas porcas da BOI será o mesmo que nada.
Tomara mesmo. Que tragédia isso aí.
 
Tomara mesmo. Que tragédia isso aí.
lembra da epoca do adsl q precisava de login pra autenticar ae tinha 100 provedores q so serviam pra logar e ganhar ip na rede hehe, e provedor mesmo era a operadora no caso oi chegou ate a leva processo pq provedor nao provia porra nenhuma né e precisava pagar so pra autentica no pppoe, pessoal tinha q pega adsl + provedor
 
lembra da epoca do adsl q precisava de login pra autenticar ae tinha 100 provedores q so serviam pra logar e ganhar ip na rede hehe, e provedor mesmo era a operadora no caso oi chegou ate a leva processo pq provedor nao provia porra nenhuma né e precisava pagar so pra autentica no pppoe, pessoal tinha q pega adsl + provedor
Foi quando surgiu o site abusar.org.
 
Torço para que a Tim use seu próprio backbone, porque reaproveitar as rotas porcas da BOI será o mesmo que nada.
Certamente a Tim utilizará a rede própria nas saídas.
A Vtal já havia ventilado que, com o acordo certo, ela não se opunha a ofertar apenas última milha e backhaul. A minha expectativa é que ela se conecte nos pontos de presença da Vtal e carregue seus clientes no backbone nacional, tanto para o transporte nacional quanto para saída para o exterior.

Essa tendência de redes neutras é a mais racional para atingirmos uma cobertura relevante de fibra, ainda mais em países em desenvolvimento. Japão, Itália, Espanha, Reino Unido, Chile possuem redes compartilhadas há anos e os clientes são acomodados com tranquilidade. Boa parte desses países já ofertam ofertas maiores de 1gbps sem transtornos.

Inclusive, não me surpreende a consolidação entre as redes neutras. A IHS já mudou a estratégia de implantação, focando em regiões da Grande São Paulo onde não há cobertura de outras fornecedoras de última milha.

@jacias, Terra Fibra e Fibbrasil são estratégias distintas que envolvem a Telefonica Brasil.
Enquanto Fibbrasil é uma estrutura de rede neutra, onde o cliente pode contratar a rede de última milha e/ou backhaul deles e o backbone fica a seu cargo, a Terra Fibra é uma estrutura de franquia, onde a Telefonica Brasil entrega backbone, soluções de backoffice (CRM, consultoria, padronização de atendimento) e o cliente é responsável pela infraestrutura local.


A Vtal melhorará quando a integração com a Globenet for concluída. A Vtal tem peering limitado nacionalmente, ela privilegia hoje os grandes players de conteúdo (Microsoft, Amazon, Google, Facebook, Cirion, Akamai) e a entrega no exterior em pontos de presença em Nova Iorque. A Globenet é mais aberta, tem mais pontos e capacidade nos pontos de presença.
Além disso, é fato que há pontos de gargalo no backbone nacional, mas não tenho dúvidas que esses pontos já estão sendo tratados. São vitais para o sucesso da rede.

Em tempo, A Tim está em processo de separação. Sparkle e Tim Brasil ficarão em organizações distintas. Então, não me surpreenderia se em breve a Tim Brasil sair por outros transportes internacionais.
 
lembra da epoca do adsl q precisava de login pra autenticar ae tinha 100 provedores q so serviam pra logar e ganhar ip na rede hehe, e provedor mesmo era a operadora no caso oi chegou ate a leva processo pq provedor nao provia porra nenhuma né e precisava pagar so pra autentica no pppoe, pessoal tinha q pega adsl + provedor
Lembro sim. Se não fosse meu colega de TI eu ia pagar quando tive PC pela primeira vez. Trambicagem brasileira, né. Tenso!
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo