[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Nas demais não existe isso, GVT (Vivo) por ex todas as linhas possuem viabilidade, só no ato que é analisado quanto a linha pode suportar. Mais essa de sumir do sistema não existe, eles te colocam na fila de espera pra quando abrir vaga em uma porta, ou abrem solicitação pra área técnica avaliar uma ampliação de capacidade no armário, e após ligam pra confirmar se você ainda quer o serviço. Mais estamos falando da OI, então não tem cura. Torça que a TIM ou outra grande do meio compre esse trem, e mande todo mundo embora. Essa empresa só vai prestar com uma reestruturação profunda, de presidência até o peão mais ralé. Só gestão nova, pessoal novo.

Concordo contigo. Só mudança geral mesmo em cada fio que ela tem no Brasil em tudo!

Odeio monopólio eu gosto de ter opção pra vc decidir qual o melhor serviço ou custo benefício você poderá escolher.

Imagine se fôssemos aos Super Mercados e só tivesse um tipo de Refrigerante, apenas uma marca de sabonete pelo fato do mercado só querer gastar em revender aquela marca mais em conta para ele?

Ridículo né?
 
Pessoal,

Atualmente eu tenho 10mb da OI e meu modem tem ficado absurdamente quente e como ele já está bem antigo, SpeedTouch 510v6, com os parâmetros abaixo. Estou querendo trocar e melhorar meus parâmetros para começar a brigar por 15mb.

Dei uma volta aqui no Rio e encontro facilmente os seguintes modens. Qual deles voces me recomendam ? ( tanto faz com ou sem wifi, já que vou desativar pq tenho um roteador a parte )

Sem wifi

ZTE ZXDSL-831
TP-Link 8816
Dlink 2500E
Planet 3400A
TP-Link 8817

Com wifi

Sagemcom F@st 2704
Opticom DSlink 477-M1
Dlink 2740E
Technicolor TD5136 VII


t86gp3.jpg
 
Alguém poderia postar um tracert pro TWITCH? Só pra comparar com quem da GVT reclama de problema de rotas?

Esse é o meu:

Código:
C:\>tracert www.twitch.tv

Rastreando a rota para cdn.justin.tv.c.footprint.net [4.23.60.254]
com no máximo 30 saltos:

  1     4 ms     5 ms     4 ms  192.168.0.1
  2     6 ms     6 ms     4 ms  192.168.25.1
  3    13 ms    11 ms     9 ms  gvt-b-sr02.rce.gvt.net.br [179.184.126.16]
  4    11 ms    10 ms    12 ms  gvt-be-2-831.rd03.rce.gvt.net.br [179.184.121.23
9]
  5    24 ms    22 ms    23 ms  201.22.76.202.dynamic.dialup.gvt.net.br [201.22.
76.202]
  6    61 ms    61 ms    63 ms  179.184.83.12.dynamic.adsl.gvt.net.br [179.184.8
3.12]
  7    64 ms    64 ms    66 ms  ge-6-2-1.ar5.gru1.gblx.net [64.215.25.1]
  8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  9     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
10     *        *      154 ms  ae-1-3502.ear2.Washington12.Level3.net [4.69.140
.117]
11     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
até
30     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.

Rastreamento concluído.

C:\>

2zzt9hj.png
 
Ficou razoável. Quanto era tua atenuação antes em ADSL2+?
MInha atenuação era 9 em adsl2+

o Ping para o Gateway diminuio mudando de adsl2+ para Vdsl ? se puder coloca um tracert
Segue o tracert para o Uol

1 <1 ms <1 ms <1 ms myrouter.domain.name [192.168.1.1]
2 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
3 25 ms 26 ms 27 ms 100.122.80.19
4 25 ms 65 ms 25 ms 200.223.46.245
5 57 ms 58 ms 58 ms xe-4-0-0.0-gua-sp-rotn-j01.telemar.net.br [200.1
99.62.175]
6 75 ms 73 ms 74 ms 200.223.46.167
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 59 ms 58 ms 58 ms 186.234.26.65
9 75 ms 75 ms 75 ms 200-147-26-190.static.uol.com.br [200.147.26.190
]
10 58 ms 58 ms 58 ms 200-147-67-142.static.uol.com.br [200.147.67.142
]

Rastreamento concluído.
 
MInha atenuação era 9 em adsl2+


Segue o tracert para o Uol

1 <1 ms <1 ms <1 ms myrouter.domain.name [192.168.1.1]
2 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
3 25 ms 26 ms 27 ms 100.122.80.19
4 25 ms 65 ms 25 ms 200.223.46.245
5 57 ms 58 ms 58 ms xe-4-0-0.0-gua-sp-rotn-j01.telemar.net.br [200.1
99.62.175]
6 75 ms 73 ms 74 ms 200.223.46.167
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 59 ms 58 ms 58 ms 186.234.26.65
9 75 ms 75 ms 75 ms 200-147-26-190.static.uol.com.br [200.147.26.190
]
10 58 ms 58 ms 58 ms 200-147-67-142.static.uol.com.br [200.147.67.142
]

Rastreamento concluído.

é parece que não muda mesmo o ping para o Gateway com Vdsl, mesmo morando perto e colocando 35mb, 25ms para o gateway... como a OI é porca. pelo menos em questão de velocidade esta recebendo o contratado.
 
MInha atenuação era 9 em adsl2+

É justamente isso que não entendo amigo. Antes de mudar pra vdsl, eu tinha 8,5db de atenuação em 15mb, adsl.

Agora com 35mb, a atenuação pulou para 23db, teve um aumento de mais de 100%, então das 2 uma: ou os fdp me jogaram em um armário mais distante ou esse modem cedido pela oi é um lixo, pois isso não faz sentido.

De acordo com o técnico, minha porta é a mesma, só mudou o protocolo, de adsl pra vdsl, então não entendo como a atenuação aumentou tanto, sendo que a distância não aumentou.

Comprei o pace v5471 e ver se nele fica a mesma coisa, mas tenho quase certeza que é esse modem lixo da technicolor. Usando o td5136v2 tive um aumento de quase 50% na atenuação em adsl2, foi de 8,5 pra 15db.
 
É justamente isso que não entendo amigo. Antes de mudar pra vdsl, eu tinha 8,5db de atenuação em 15mb, adsl.

Agora com 35mb, a atenuação pulou para 23db, teve um aumento de mais de 100%, então das 2 uma: ou os fdp me jogaram em um armário mais distante ou esse modem cedido pela oi é um lixo, pois isso não faz sentido.

De acordo com o técnico, minha porta é a mesma, só mudou o protocolo, de adsl pra vdsl, então não entendo como a atenuação aumentou tanto, sendo que a distância não aumentou.

Comprei o pace v5471 e ver se nele fica a mesma coisa, mas tenho quase certeza que é esse modem lixo da technicolor. Usando o td5136v2 tive um aumento de quase 50% na atenuação em adsl2, foi de 8,5 pra 15db.
É justamente isso que não entendo amigo. Antes de mudar pra vdsl, eu tinha 8,5db de atenuação em 15mb, adsl.

Agora com 35mb, a atenuação pulou para 23db, teve um aumento de mais de 100%, então das 2 uma: ou os fdp me jogaram em um armário mais distante ou esse modem cedido pela oi é um lixo, pois isso não faz sentido.

De acordo com o técnico, minha porta é a mesma, só mudou o protocolo, de adsl pra vdsl, então não entendo como a atenuação aumentou tanto, sendo que a distância não aumentou.

Comprei o pace v5471 e ver se nele fica a mesma coisa, mas tenho quase certeza que é esse modem lixo da technicolor. Usando o td5136v2 tive um aumento de quase 50% na atenuação em adsl2, foi de 8,5 pra 15db.

Como falaram nos tópicos anteriores, essa questão de sinal depende muito da compatibilidade do modem com a sua Central então é por isso que algumas marcas e modelo ficam com sinal melhor do que o outro.

Agora me tira uma dúvida na sua citação você escreve a seguinte informação : De acordo com o técnico, minha porta é a mesma, só mudou o protocolo, de adsl pra vdsl , então quer dizer que não foi preciso fazer troca de equipamentos no seu armário e nem um novo cabeamento de fibra no seu bairro ?

O que seria essa tal de mudança de protocolo será que é uma simples atualização de softwares ????
 
Como falaram nos tópicos anteriores, essa questão de sinal depende muito da compatibilidade do modem com a sua Central então é por isso que algumas marcas e modelo ficam com sinal melhor do que o outro.

Agora me tira uma dúvida na sua citação você escreve a seguinte informação : De acordo com o técnico, minha porta é a mesma, só mudou o protocolo, de adsl pra vdsl , então quer dizer que não foi preciso fazer troca de equipamentos no seu armário e nem um novo cabeamento de fibra no seu bairro ?

O que seria essa tal de mudança de protocolo será que é uma simples atualização de softwares ????

medalha20, talvez, pois de acordo com o técnico que trouxe o modem, minha porta já era mista, tinha tanto adsl como vdsl. Não foi preciso trocar peça alguma, de acordo com ele, mas o mesmo não soube me dizer a causa desse súbito aumento da atenuação.

Acho que é como vc disse, talvez seja o modem tendo compatibilidade ruim com a minha central, estou ansioso pra ver como o pace vai se sair. Quando chegar, vou colocar as imagens para o pessoal fazer uma comparação.
 
medalha20, talvez, pois de acordo com o técnico que trouxe o modem, minha porta já era mista, tinha tanto adsl como vdsl. Não foi preciso trocar peça alguma, de acordo com ele, mas o mesmo não soube me dizer a causa desse súbito aumento da atenuação.

Acho que é como vc disse, talvez seja o modem tendo compatibilidade ruim com a minha central, estou ansioso pra ver como o pace vai se sair. Quando chegar, vou colocar as imagens para o pessoal fazer uma comparação.

Esse Pace aí é só pra VDSL2 ou serve pra ADSL também?
 
Parece que todos os dslam usados pela Oi já tem algumas portas vdsl. Basta apena ser configuradas e no caso aumentar um pouco os links de Internet no caso de dslam com pouca banda disponível. A Oi com essas novas velocidades não vai passar fibra ótica e nem instalar equipamentos novos. Vai ficar tudo como estava antes! As portas vdsl sempre estiveram lá!
 
fala galera, finalmente consegui aumentar minha internet, até sexta eu tinha 1mb, consegui aumentar para 10mb, e agora liguei no 10331 e consegui aumentar para 15mb..
segue os parametros
agOmqFt.jpg
Sinal do up está abaixo de 1 mega , esta fora dos parâmetros da Oi , up 945 o_O , tenta desligar e ligar o modem pra ver se ele sincroniza em 1 mega como ideal , e caso sincronize seu snr de 14.1 ficará 8.9 ou 9.0 que também estará prefeito.

Fora dos parâmetros da OI? Ah sim, é que tá acima do normal né? (/ironic)
Brincadeiras à parte, mas, não consigo achar fora do normal, só para ter uma ideia, meu upstream bate a incrível marca de tãn-tãn-tãn...tãn-tãn-tãn 572 kb/s e, comumente vejo pessoas falando o mesmo. A OI, de todas, tem a pior taxa down ~ up.
 
Última edição:
O sinal de upload está configurado com profile errado mesmo era pra estar 1150 de upload.

Liga o annex M nas configurações dsl aí é ve se o upload sobe. Se não der certo vai ter que pedir pra consertarem ou restando o sinal ou pedindo o técnico pra ir aí re-configurar ele pra você . Mas se tiver bom e você não ligar deixa como esta.
 
Meu Deus cara que dor de cabeça que estou tendo com esse inferno de operadora, já vai pra 3 semanas que fiz a mudança de endereço concluiram a instalação da linha telefonica mais o ADSL nada ainda, fiz varias reclamações, registrei protocolo na Anatel e mesmo assim nada parece que ninguém ta pouco se lixando com isso. A alternativa que eu tenho agora é solicitar o cancelamento e a anulação da cobrando referente aos dias de inutilização.
No meu bairro só tenho disponibilidade fora a Oi da Vivo e Sky que tem preços abusivos e franquias baixissimas, não conheço internet via a radio e não tenho a minima ideia do que devo fazer. Alguém pode dar uma luz?
 
Parece que todos os dslam usados pela Oi já tem algumas portas vdsl. Basta apena ser configuradas e no caso aumentar um pouco os links de Internet no caso de dslam com pouca banda disponível. A Oi com essas novas velocidades não vai passar fibra ótica e nem instalar equipamentos novos. Vai ficar tudo como estava antes! As portas vdsl sempre estiveram lá!

As placas/equipamentos para VDSL na oi não existiam. Para se fazer essa inserção é necessário um estudo de infraestrutura de âmbito regional de antemão.
Qualquer empresa que trabalhe nessa área e que provê serviços de internet tem algumas várias equipes que faz estudos de ampliação de rede. Por mais que a Oi seja uma m3rd4 lá também existe isso.

Com essas novas velocidades acredito que a Oi consiga "manter" seu portfólio por pelo menos mais uns 7 anos. A fibra ótica na Oi sempre existiu mas eles não tem "interesse em disponibilizar" a fibra sequer para clientes SOHO. A intenção é para empresas de médio à grande porte e que use outras tecnologias.

A coisa que está deixando as pessoas indignadas é a questão da latência. Como todos devem saber a Oi prioriza a entrega da velocidade. A questão do tempo de resposta não é mandatório. Para alguns equipamentos/placas que estão alocadas na central, mesmo estando em interleaved path, a resposta do ping muda principalmente para o VDSL. Você vai perceber isso quando alguns usuários começarem a postar seus tracerts.

Um abraço :joia:
 
As placas/equipamentos para VDSL na oi não existiam. Para se fazer essa inserção é necessário um estudo de infraestrutura de âmbito regional de antemão.
Qualquer empresa que trabalhe nessa área e que provê serviços de internet tem algumas várias equipes que faz estudos de ampliação de rede. Por mais que a Oi seja uma m3rd4 lá também existe isso.

Com essas novas velocidades acredito que a Oi consiga "manter" seu portfólio por pelo menos mais uns 7 anos. A fibra ótica na Oi sempre existiu mas eles não tem "interesse em disponibilizar" a fibra sequer para clientes SOHO. A intenção é para empresas de médio à grande porte e que use outras tecnologias.

A coisa que está deixando as pessoas indignadas é a questão da latência. Como todos devem saber a Oi prioriza a entrega da velocidade. A questão do tempo de resposta não é mandatório. Para alguns equipamentos/placas que estão alocadas na central, mesmo estando em interleaved path, a resposta do ping muda principalmente para o VDSL. Você vai perceber isso quando alguns usuários começarem a postar seus tracerts.

Um abraço :joia:
Sim, isso é fato, a OI tenta priorizar as velocidades, por mais que, não entregue-as no decorrer do dia inteiro e, somente em horários mais "calmos", experimento isso todos os dias, com numerosos testes de velocidades, o que, ocorre de forma diferente em outras provedoras, como exemplo, á do meu trabalho, que, no pico do dia, entrega 2Mb à mais do contratado em down e up (tudo bem, é fibra ótica, mas é uma empresa que não possuí nem 1% do porte da OI e, entendo que isso afete para o bem a forma como a empresa trabalha, já que a demanda é menor e pode priorizar qualidade de serviço, mas não custa acrescentar que a mesma não recebe dinheiro advindo de investimentos em infraestrutura).

A OI por ser concessionária nacional - leia-se "monopólio", abrange de forma mais abrupta regiões com déficits de empresas fornecedoras do mesmo serviço, vide região amazônica e parte do Nordeste, por isso, ela não tem tanta preocupação em fornecer latência baixa, ou relação down ~ up correta, já que ela não entrega o mínimo apregoado pela Anatel (em relação à up).
 
Agora não entendo mais nada Tecnico da Oi fala que o dslam da oi ja tinha porta mista dsl e vdsl era apenas configurar o protocolo e aumentar o link , zEnigma ja disse uma outra informação que a Oi nunca teve porta e equipamento vdsl e para fazer essa inserção é necessário um estudo de infraestrutura ,não entendo mais nada a verdade os dslam tem ou não porta vdsl , cada um fala coisa diferente , como você tem essa certeza zEnigma , pois tecnico falou uma coisa totalmente diferente e agora me deixou confuso ? :hmm:

kkkkkkkkkkkkk
 
A informação foi me passada por um técnico da oi, mas vai saber né?

Eu acredito que existam dslam mas novos com portas VDSL sim.

Esse cara me disse que o DSLAM tem várias portas para cada velocidades, sendo que existem mais portas para as velocidades de 10 megas.

Agora para saber só quem trabalha com isso, apesar de trabalhar com TI nunca vi um DSLAm da oi.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo