[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Outra pergunta pra quem utiliza a Flix Fibra aqui no fórum: Assim como a Oi, é IPv4 válido ou CGNAT? E o IPv6, está funcionando?

Liguei para a Flix e o atendente me informou que eles não trabalhavam com IPv6, mesmo utilizando a mesma infra da Oi Fibra. Estranhei um pouco, e se for o caso, acho que vou continuar com a Oi mesmo.

Instalei ontem no apartamento, antes mesmo de me mudar. IPv4 válido e IPv6 funcionando, aparentemente.
9~10ms pra GC, pingando de dentro do modem (gc6.gamersclub.com.br), igual a minha "milicianet" aqui.
Não passou de 570/490 no speedtest pelo celular, mas isso eu já esperava. Instalaram um Nokia G-1425G-A. Sou do RJ (Jpa)
 
Vou exigir aqui tbm senão eu mudo pra Obivous kkk


Obvious fibra tem franquia no contrato e è bem explicita, se vc consumir X(eles vao tirar la do rabo deles os calculos), eles diminui sua rede(mesmo sendo proibido pela anatel)

è melhor vc escolher provedoras locais que deixam a franquia ilimitada bem explicita no site ou no contrato
 
Última edição:
Alguém tem oi aqui em Porto Alegre? É boa?
Tem dois usuários no RS, mas acho que nenhum é de Porto Alegre mesmo (e infelizmente isso pode dar um pouco de diferença). Um até que tá relativamente satisfeito (dentro das limitações da Vtal-bOi), o outro tá reclamando de perda de pacotes e ping alto pra diabo.
 
Tem dois usuários no RS, mas acho que nenhum é de Porto Alegre mesmo (e infelizmente isso pode dar um pouco de diferença). Um até que tá relativamente satisfeito (dentro das limitações da Vtal-bOi), o outro tá reclamando de perda de pacotes e ping alto pra diabo.
Puta merda!!! Bem o que eu jogo.. acho que vou cancelar a instalação!!! Me deram 7 dias para testar ainda... Net ta lotada aqui...
 
Levei medo! Achei que a rede era da OI mesmo mas vi que é uma outra empresa quem é dona, é correto? E os outros estados como está a OI?
 
Alguém tem oi aqui em Porto Alegre? É boa?
Considerar a Oi boa é muito forte, eu moro a 30km de Porto Alegre, com 1 mês de uso posso considerar a Oi utilizável apenas, isso porque também tenho perda de pacotes durante os finais de semana não sendo algo que acontece a todo momento, porque as vezes reiniciando o modem já resolve o meu problema, sem via das dúvidas se eu morasse em Porto Alegre iria de Vivo Fibra ou Claro, porém no meu caso não tá disponível nenhuma das duas, então depende muito das opções q vc tem
 
Levei medo! Achei que a rede era da OI mesmo mas vi que é uma outra empresa quem é dona, é correto? E os outros estados como está a OI?
Na verdade a Oi já não é dona da própria rede faz uns anos. Agora é tudo V-tal, e tem várias empresas que usam, tipo a Obvious, Flix que o pessoal citou algumas páginas atrás. A Claro no Paraná também tá usando em umas cidades que não tinham infra própria (não faço ideia de como que isso tá funcionando no final das contas).

Dito isso, não mudaram muita coisa. Algumas cidades que estavam muito cagadas deram uma melhorada, mas no geral costuma ser um pouco pior que as outras. Na pior, experimenta nesses 7 dias se te atende ou não, dá pra cancelar sem multa só pagando o proporcional aos dias usados.

A multa de fidelidade tem que pagar mesmo?
Se passou dos 7 dias, geralmente sim. A menos que consiga comprovar vício (serviço sem qualidade ex: velocidade que não bate nem perto do contratado, quedas constantes do serviço), não tem muito o que fazer.
 
Levei medo! Achei que a rede era da OI mesmo mas vi que é uma outra empresa quem é dona, é correto? E os outros estados como está a OI?

Como o @rodrigojkrs disse, classificar a Oi Fibra como "boa" é uma expressão muito forte. A rede neutra da V.tal (que a Oi utiliza), no geral, é marcada por rotas péssimas, perdas de pacotes desde que o mundo é mundo, IPv6 que funciona quando quer, etc.

Para um usuário que apenas acessa sites de notícias, redes sociais e vê uma Netflix da vida, ok, até que dá pra engolir. Passou disso, vai sentir que a "internet gamer", segundo a propaganda, é uma porcaria. A porcaria fica menor se usar junto uma boa VPN paga tipo NordVPN, etc.

Para quem mora em São Paulo, que já é perto de todos os servidores, a experiência ruim é mitigada por causa disso.
 
Última edição:
Obvious fibra tem franquia no contrato e è bem explicita, se vc consumir X(eles vao tirar la do rabo deles os calculos), eles diminui sua rede(mesmo sendo proibido pela anatel)

è melhor vc escolher provedoras locais que deixam a franquia ilimitada bem explicita no site ou no contrato
Desconheço essa cláusula. Eu contratei eles [em seguida mudei pra flix por conta do custo-benefício] e me informaram ser ilimitado e no contrato do site não tem informação de franquia. Quem aplica isso é a tim.
 
Desconheço essa cláusula. Eu contratei eles [em seguida mudei pra flix por conta do custo-benefício] e me informaram ser ilimitado e no contrato do site não tem informação de franquia. Quem aplica isso é a tim.
Em contrato, a obvious tem uma cláusula sobre uso abusivo, salvo engano se a pessoa excede em 30 vezes o consumo médio da região eles podem cortar a velocidade. Agora, não me lembro de ler nenhum relato de corte na obvious aqui no fórum, mas a cláusula realmente existe.
 
A multa de fidelidade tem que pagar mesmo?
Cara, acredito que a fidelidade é válida só se o cliente assina o contrato de fidelidade, eu por exemplo assinei a Oi Fibra através dos canais oficiais da Oi, me pediram meia dúzia de dados e não foi me passado NENHUM contrato, inclusive esses dias entrei em contato com a operadora pra reclamar sobre um problema com o pagamento, e eu simplesmente não existo no sistema deles, então acredito que de alguma forma por erro do atendente eu consegui assinar sem estar em fidelidade, bizarro

Como o @rodrigojkrs disse, classificar a Oi Fibra como "boa" é uma expressão muito forte. A rede neutra da V.tal (que a Oi utiliza), no geral, é marcada por rotas péssimas, perdas de pacotes desde que o mundo é mundo, IPv6 que funciona quando quer, etc.

Para um usuário que apenas acessa sites de notícias, redes sociais e vê uma Netflix da vida, ok, até que dá pra engolir. Passou disso, vai sentir que a "internet gamer", segundo a propaganda, é uma porcaria. A porcaria fica menor se usar junto uma boa VPN paga tipo NordVPN, etc.

Para quem mora em São Paulo, que já é perto de todos os servidores, a experiência ruim é mitigada por causa disso.

Exatamente, inclusive se o problema for diretamente em jogos eu aconselho utilizar Exit Lag que foi útil pra mim por muito tempo
 
Em contrato, a obvious tem uma cláusula sobre uso abusivo, salvo engano se a pessoa excede em 30 vezes o consumo médio da região eles podem cortar a velocidade. Agora, não me lembro de ler nenhum relato de corte na obvious aqui no fórum, mas a cláusula realmente existe.
Eu li o contrato todo de 500 e 1 giga e não achei essa cláusula. Sequer menciona uso abusivo ou 30 vezes o consumo médio. Basta baixar o contrato no site deles. Se existia isso, no atual contrato não existe mais. E eu fiz questão de confirmar sobre ser ilimitado quando contratei. Eu só cancelei pq a flix tem planos melhores e com produtos embarcados [paramount, deezer, hbomax e muitos outros], custando menos.
 
Alguém tem oi aqui em Porto Alegre? É boa?
Tenho aqui em Caxias, a velocidade vem legal, estável, rota pra servidores em SP é boa, o problema tá na rota internacional, que é horrivel.

Jogo mais Overwatch 2 e truckersmp(host na frança) e não tenho problema com perda de pacotes, um amigo meu tem em Novo Hamburgo joga fortnite e tb nunca teve esse tipo de problema, mas alguns users aqui no fórum tem reclamado disso.

Eu se fosse tu deixava eles instalar pra ver como fica, faz o teste pro teu uso dentro dos 7 dias e se não ficar bom pode cancelar sem custo, eu fiz isso quando instalei antes de cancelar a Vivo Fibra.
 
Eu li o contrato todo de 500 e 1 giga e não achei essa cláusula. Sequer menciona uso abusivo ou 30 vezes o consumo médio. Basta baixar o contrato no site deles. Se existia isso, no atual contrato não existe mais. E eu fiz questão de confirmar sobre ser ilimitado quando contratei. Eu só cancelei pq a flix tem planos melhores e com produtos embarcados [paramount, deezer, hbomax e muitos outros], custando menos.

Xy8CNJn.png


 
Mas ai é o contrato SCM, padrão para todas as operadoras. Não é no contrato específico dos planos de internet, que é o que de fato tem validade. Este contrato é regido pela anatel e na prática, não funciona. Vc acabou confundindo as coisas.

Já na tim, ela possui a cláusula de franquia disfarçada no contrato de banda larga e por isso ela tá cancelando unilateralmente, mesmo ela sendo abusiva e contra as normas da anatel.
 
Mas ai é o contrato SCM, padrão para todas as operadoras. Não é no contrato específico dos planos de internet, que é o que de fato tem validade. Este contrato é regido pela anatel e na prática, não funciona. Vc acabou confundindo as coisas.

Já na tim, ela possui a cláusula de franquia disfarçada no contrato de banda larga e por isso ela tá cancelando unilateralmente, mesmo ela sendo abusiva e contra as normas da anatel.
Contrato SCM não é padrao para todas as operadoras. O contrato SCM é o mesmo para todos os planos de uma operadora, mas varia de operadora para operadora.
 
Contrato SCM não é padrao para todas as operadoras. O contrato SCM é o mesmo para todos os planos de uma operadora, mas varia de operadora para operadora.
Eu não vou discutir isso pq será um tema sem fim. O fato é que eu fui cliente da obvious e posso afirmar que eles não praticam franquia nenhuma. Inclusive solicitei os audios das ligações. Até o momento, a única empresa que pratica franquia que é proibida, é a tim. Isto é fato. Vale salientar que várias operadoras em seus contratos SCM possuem a cláusula de franquia, mas não podem aplicá-la até que a anatel autorize. A tim arrumou um jeito de burlar isso.

Desafio vc a me mostrar a cláusula no contrato de 1 giga e de 500 mega da obvious. E vou além: de qq outra operadora, exceto a tim. Se achar, me mostre.
 
Eu não vou discutir isso pq será um tema sem fim. O fato é que eu fui cliente da obvious e posso afirmar que eles não praticam franquia nenhuma. Inclusive solicitei os audios das ligações. Até o momento, a única empresa que pratica franquia que é proibida, é a tim. Isto é fato. Vale salientar que várias operadoras em seus contratos SCM possuem a cláusula de franquia, mas não podem aplicá-la até que a anatel autorize. A tim arrumou um jeito de burlar isso.

Desafio vc a me mostrar a cláusula no contrato de 1 giga e de 500 mega da obvious. E vou além: de qq outra operadora, exceto a tim. Se achar, me mostre.
Prezado, não irei me alongar no assunto, pois como vc mesmo disse será um assunto sem fim.

O outro colega já trouxe a parte do contrato SCM que fala em uso abusivo. Contrato SCM é o contrato do serviço de banda larga, ao passo que o contrato do plano se refere às condições específicas do plano.

Acrescento que em momento algum eu disse que a obvious está cortando internet, apenas disse que existe a previsão contratual de forma clara e bem definida. O fato de existir a previsão contratual não significa necessariamente que eles irão executar a previsão contratual.

Por fim, teoricamente, a Obvious poderia aplicar franquia/corte (embora eu ache um absurdo), uma vez que se vc ler a cautelar da anatel referente a proibição das franquias se aplica apenas a um grupo de empresas (Algar, Telefónica, Oi, Telemar, Tim, Sercontel, GVT, SKY, Cabo Telecom, Brasil TecPar - frise-se que eram as empresas citadas na epoca, de lá pra ca algumas destas empresas deixaram de existir). Logo, como a Obvious não está na relação, caso ela quisesse, ela poderia aplicar franquia...
 
Aí é dose: "30 vezes ou mais a mediana do tráfego de assinantes atendidos com a mesma taxa de transmissão em uma determinada região."
Ok, aí fica a pergunta: como o cliente vai saber se tá acima dessa média? Vai chamar um médium ou vai num terreiro perguntar ao pai de santo?
Pois do jeito que tá escrito aí, tu vai ter que confiar única e exclusivamente na palavra da empresa.
Pro cliente, vai ser na base da adivinhação.
 
Aí é dose: "30 vezes ou mais a mediana do tráfego de assinantes atendidos com a mesma taxa de transmissão em uma determinada região."
Ok, aí fica a pergunta: como o cliente vai saber se tá acima dessa média? Vai chamar um médium ou vai num terreiro perguntar ao pai de santo?

O cliente nunca terá acesso a esse tipo de informação, vamos supor que a média de uma região seja 100GB/mês, o gatilho para o flag seria aproximadamente 3TB, mas não significa que a Obvious vai acioná-lo, é algo que está descrito e pode ou não ser usado. No meu caso por exemplo todo mês o consumo na Claro é acima de 3TB, mas eu tenho mais de uma prestadora podendo dividir o tráfego.

A discussão é longa, vão alegar que somos exceção absoluta, que seja, eu nunca disse que a média de uso dos clientes mais pesados do Adrenaline reflete a realidade da maioria, eu estou na lista dos que puxam bastante tráfego.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo