[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Pra quem usa a Flix aqui no tópico (do RJ, de preferência), qual a ONT de vocês? Existe a possibilidade de colocar em bridge?

Se for a mesma ONT que a Oi Fibra está usando aqui no Rio (Nokia G-1425G-A), de forma exclusiva, de acordo com o técnico da própria Oi, infelizmente não existirá a possibilidade de colocar em bridge também.

Vão vir instalar aqui semana que vem, espero que instalem um dos Huawei que possibilita bridge, mas não estou com muita esperança, visto que de acordo com o atendente da Flix, o serviço de instalação é terceirizado, e é a própria Oi que faz a instalação, mesmo sendo concorrente. (?)
é a mesma ont para todas as empresas que utilizam a rede neutra da vtal, a que citou. Nessa mesma página eu postei o tópico onde ensina a trocar a ont por outra que possibilita o brigde.

Outra pergunta pra quem utiliza a Flix Fibra aqui no fórum: Assim como a Oi, é IPv4 válido ou CGNAT? E o IPv6, está funcionando?

Liguei para a Flix e o atendente me informou que eles não trabalhavam com IPv6, mesmo utilizando a mesma infra da Oi Fibra. Estranhei um pouco, e se for o caso, acho que vou continuar com a Oi mesmo.
Os atendentes muitas vezes mal sabem o que é fibra óptica quanto mais o que é ipv6. Relaxe que tem. Em rede neutra, as características e funcionalidades são idênticas para todas as operadoras que a utilizam. O que muda é o nome, os preços e os benefícios que cada uma oferece. Aumenta a concorrência.

Já passou da hora da Oi por 1 giga por 149,99
Duvido que o a BOi venderá por esse preço tão cedo, porque além da empresa estar toda falida, diferente da Flix, eles tem um nome bem mais reconhecido, logo eles vão seguir a faixa de preços padrão dos grandes players do mercado. (Tim não conta, pois é pegadinha os planos 1gb ou 2gb devido ter limite de 2tb kk)

Outra pergunta pra quem utiliza a Flix Fibra aqui no fórum: Assim como a Oi, é IPv4 válido ou CGNAT? E o IPv6, está funcionando?

Liguei para a Flix e o atendente me informou que eles não trabalhavam com IPv6, mesmo utilizando a mesma infra da Oi Fibra. Estranhei um pouco, e se for o caso, acho que vou continuar com a Oi mesmo.
O atendente não sabe nem que é IPv6 :limo:

Só tenho que lembrar que esses atendentes da Flix são terceirizados da Watch Brasil, sendo que eles devem ter mais sabedoria em streaming do que internet em sí.

é a mesma ont para todas as empresas que utilizam a rede neutra da vtal, a que citou. Nessa mesma página eu postei o tópico onde ensina a trocar a ont por outra que possibilita o brigde.
No caso esse bridge seria aquela capenga como os da oi que não dá pra fazer login no roteador? Apenas receber a conexão por dhcp?

No caso esse bridge seria aquela capenga como os da oi que não dá pra fazer login no roteador? Apenas receber a conexão por dhcp?
Qual o problema de receber a conexão por DHCP? IPoE funciona de maneira semelhante ao Claro HFC, fora que a Claro fibra usa IPoE também, sem contar que o IPoE é uma tecnologia mais recente, e o PPPoE é velha.

Qual o problema de receber a conexão por DHCP? IPoE funciona de maneira semelhante ao Claro HFC, fora que a Claro fibra usa IPoE também, sem contar que o IPoE é uma tecnologia mais recente, e o PPPoE é velha.
Tá certo, eu que tô por fora, unico porém é o dns que ele já envia o da operadora

Oi fibra 1Gb, baixando ISO W11 via IDM. Tá bom né?
Ainda mais considerando o caminho até o notebook (ONT Nokia G-240W-C > Deco X50 > Deco X50 > Deco X50 > Deco X50 > notebook, tudo via cabo).
o2r8LT.png

Instalei aqui a Oi Fibra, pelo incrível que pareça não me deram a bomba do Nokia, foi um ZTE F670L jamais visto antes por mim, assinei mais pela necessidade de sair do CGNAT da operadora anterior que tinha contratada, porém com menos de 1 mês de uso já venho notando alguns problemas na Oi.

IPV6 Problemático, muitas vezes deixa os sites em loading infinito, tendo que dar 100x F5 pra carregar, já tinha visto alguns vídeos sobre outras pessoas que também tiveram que desativar o IPV6 pra se livrar dessa bomba, desativei o meu e resolveu uma parte dos problemas.

Porém, agora os dois maiores problemas da Oi, perda de pacote durante o final de semana e rotas ruins, a alguns meses atrás as rotas deles eram piores ainda, facilmente jogava com 80 ms, talvez com tantas reclamações das propagandas enganosas voltadas pra “Gamers”, eles mudaram algumas coisas, mas ainda sim continua ruim, pedi pra um amigo dentro de uma operadora que fornece CGNAT fazer um tracert pra comparar com o meu, e é absurdo o quão problemático é as rotas da Oi, mais alguém com esse tipo de problema? Alguma sugestão pra negociar com a Oi uma melhora?

Rotas Oi Fibra:

o2QYl1.png

Rotas Rede CGNAT:

o2QnvW.png

Instalei aqui a Oi Fibra, pelo incrível que pareça não me deram a bomba do Nokia, foi um ZTE F670L jamais visto antes por mim, assinei mais pela necessidade de sair do CGNAT da operadora anterior que tinha contratada, porém com menos de 1 mês de uso já venho notando alguns problemas na Oi.

IPV6 Problemático, muitas vezes deixa os sites em loading infinito, tendo que dar 100x F5 pra carregar, já tinha visto alguns vídeos sobre outras pessoas que também tiveram que desativar o IPV6 pra se livrar dessa bomba, desativei o meu e resolveu uma parte dos problemas.

Porém, agora os dois maiores problemas da Oi, perda de pacote durante o final de semana e rotas ruins, a alguns meses atrás as rotas deles eram piores ainda, facilmente jogava com 80 ms, talvez com tantas reclamações das propagandas enganosas voltadas pra “Gamers”, eles mudaram algumas coisas, mas ainda sim continua ruim, pedi pra um amigo dentro de uma operadora que fornece CGNAT fazer um tracert pra comparar com o meu, e é absurdo o quão problemático é as rotas da Oi, mais alguém com esse tipo de problema? Alguma sugestão pra negociar com a Oi uma melhora?

Rotas Oi Fibra:

o2QYl1.png

Rotas Rede CGNAT:

o2QnvW.png
Esse é um relato muito comum por aqui. Em páginas anteriores tem muito isso.
Dentro da Oi/v.tal não há o que possa ser feito você ligando e reclamando.
As pessoas contratam VPN para resolver isso.

Última edição:
A principal característica da V.tal/Oi é essa: rotas ruins e constante perda de pacotes. Há anos a realidade é essa e dificilmente irá melhorar, pelo visto.

Se faz questão de estar fora do CGNAT, Vivo e Claro são opções melhores se estiverem disponíveis no seu endereço.

Infelizmente a Claro não tem cobertura e a Vivo oferece plano de 50 mega em pleno 2023, sem contar que não é nem fibra óptica na minha região, ou seja a opção é estar dentro do famoso CGNAT com problemas frequentes de NAT e portas, ou estar com a Oi que pelo menos oferece o IPV4 dinâmico, teoricamente da merda pra merda. O lado bom é que tenho acesso total a esse roteador que me disponibilizaram, e não é o Nokia capado.

Infelizmente a Claro não tem cobertura e a Vivo oferece plano de 50 mega em pleno 2023, sem contar que não é nem fibra óptica na minha região, ou seja a opção é estar dentro do famoso CGNAT com problemas frequentes de NAT e portas, ou estar com a Oi que pelo menos oferece o IPV4 dinâmico, teoricamente da merda pra merda. O lado bom é que tenho acesso total a esse roteador que me disponibilizaram, e não é o Nokia capado.
Vivo Fibra e Claro Fibra são opções melhores. Corrigindo a minha postagem kkk

Acabei me esquecendo que a Vivo não tem vergonha de, em pleno 2023, ainda vender VDSL da antiga GVT.

Já que a Oi Fibra é uma merda, a sugestão é pagar menos. Flix Fibra e Obvious usam a mesma rede da V.tal e costumam cobrar menos que a Oi. Pena que parece que você está no período de fidelidade.

Rotas Oi Fibra:

o2QYl1.png

Rotas Rede CGNAT:

o2QnvW.png

Aqui 500 megas deu isso.

1 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
2 3 ms 4 ms 3 ms 100.122.50.244
3 14 ms 12 ms 12 ms 100.122.16.105
4 18 ms 17 ms 18 ms 100.122.22.143
5 * * 19 ms 100.122.18.52
6 59 ms 59 ms 59 ms 45.238.97.194
7 59 ms 60 ms 60 ms 200.16.69.44
8 130 ms 131 ms 129 ms 200.16.69.82
9 135 ms 133 ms 133 ms 200.16.69.64
10 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
11 149 ms 150 ms 150 ms be3087.ccr22.mia01.atlas.cogentco.com [154.54.88.233]
12 147 ms 145 ms 145 ms be3483.ccr42.atl01.atlas.cogentco.com [154.54.28.49]
13 144 ms 144 ms 142 ms be2127.rcr51.b009789-2.atl01.atlas.cogentco.com [154.54.82.210]
14 143 ms 143 ms 144 ms 38.104.183.2
15 147 ms 149 ms 148 ms 50-6-131-6.unifiedlayer.com [50.6.131.6]
16 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
17 151 ms 152 ms 150 ms 162-241-203-21.unifiedlayer.com [162.241.203.21]

Rotas Oi Fibra:

o2QYl1.png

Rotas Rede CGNAT:

o2QnvW.png
9brR8MD.png

bOi fibra igual... Cara, tem regiões mais cagadas e menos cagadas. O que eu já experimentei que pelo menos aqui de vez em quando ajuda, é que dependendo do IPV4 público que você pega, pode ser MAIS cagado ou menos cagado. Anota o ip que você está agora, seja pelo speedtest ou whatsmyip, desliga seu modem por uns 10-15 minutos e vê se trocou, depois refaz o teste. Tirando isso, ou contratar uma VPN, é isso o que dá pra fazer. Rota internacional da Vtal nunca foram as melhores, mas pelo menos perda de pacotes pra mim tem sido relativamente raro.

Rotas Oi Fibra:

o2QYl1.png

Rotas Rede CGNAT:

o2QnvW.png
Tem caroço nesse angu.
Você chega na Unified Layer com a mesma ordem de grandeza de RTT em ambos os casos. O tempo se torna discrepante dentro da rede da UL. Parece-me mais um problema dela do que da V.tal.

Rotas Oi Fibra:

o2QYl1.png

Rotas Rede CGNAT:

o2QnvW.png
"Normal" por aqui no DF
Captura-de-tela-2023-10-10-104507.png

9brR8MD.png

bOi fibra igual... Cara, tem regiões mais cagadas e menos cagadas. O que eu já experimentei que pelo menos aqui de vez em quando ajuda, é que dependendo do IPV4 público que você pega, pode ser MAIS cagado ou menos cagado. Anota o ip que você está agora, seja pelo speedtest ou whatsmyip, desliga seu modem por uns 10-15 minutos e vê se trocou, depois refaz o teste. Tirando isso, ou contratar uma VPN, é isso o que dá pra fazer. Rota internacional da Vtal nunca foram as melhores, mas pelo menos perda de pacotes pra mim tem sido relativamente raro.

Exatamente, eu já havia testado isso também e sim o IPV4 que pega influencia muito nas rotas, isso porque muitas vezes eu estive jogando CS com perda de pacotes e depois de reiniciar o modem já resolvia instantaneamente, porém pensando de modo geral todas são cagadas em algum ponto. Hoje por exemplo a realidade é essa:

o2yWfa.png

Exatamente, eu já havia testado isso também e sim o IPV4 que pega influencia muito nas rotas, isso porque muitas vezes eu estive jogando CS com perda de pacotes e depois de reiniciar o modem já resolvia instantaneamente, porém pensando de modo geral todas são cagadas em algum ponto. Hoje por exemplo a realidade é essa:

o2yWfa.png
Você não está confundindo a Maxihost.com.br com essa maxhost.com.br aí não?

o2yWfa.png
Aqui ficou dentro do esperado (em caxias do sul - RS):
KhSruAc.png

Até se for ver, ali do 8º ao 12º salto inclusive fez o mesmo caminho;

xtofk9V.png

A rota internacional da vtal deixa bastante a desejar, mas o teu tá bem ruim até pros padrões dela, tu tem problema só com esse host especifico?

Aqui eu tenho que escolher a menos irritante, Vivo tem uma rota internacional legal mas a nacional é ruim, a vtal tem a nacional boa e a internacional ruim mas pelo menos quesito a perda de pacotes não tive com nenhuma, e tb tem a claro (hfc) que é ruim em tudo além de instável, é osso.

Aqui ficou dentro do esperado (em caxias do sul - RS):
KhSruAc.png

Até se for ver, ali do 8º ao 12º salto inclusive fez o mesmo caminho;

xtofk9V.png

A rota internacional da vtal deixa bastante a desejar, mas o teu tá bem ruim até pros padrões dela, tu tem problema só com esse host especifico?

Aqui eu tenho que escolher a menos irritante, Vivo tem uma rota internacional legal mas a nacional é ruim, a vtal tem a nacional boa e a internacional ruim mas pelo menos quesito a perda de pacotes não tive com nenhuma, e tb tem a claro (hfc) que é ruim em tudo além de instável, é osso.

Sim as rotas internacionais estão deixando a desejar até mesmo com VPN, testei utilizando o trial da Cyberghost e se manteve ruim, mas o problema não é só com esse host especifico, como eu disse aos finais de semana é comum haver perda de pacotes em jogos em torno de 2% a 5%, resolvendo ao reiniciar o modem. O problema é que notei no site do meuip que eu estou pegando o mesmo IP, mesmo aguardando 15min pra religar o modem, parecendo até que eu to com um IP Fixo reservado pra mim. A tarde postei um tracert que chegou a 1078ms, depois de reiniciar ele não alterou o IP, porém voltou pra 150-170ms

Sim as rotas internacionais estão deixando a desejar até mesmo com VPN, testei utilizando o trial da Cyberghost e se manteve ruim, mas o problema não é só com esse host especifico, como eu disse aos finais de semana é comum haver perda de pacotes em jogos em torno de 2% a 5%, resolvendo ao reiniciar o modem. O problema é que notei no site do meuip que eu estou pegando o mesmo IP, mesmo aguardando 15min pra religar o modem, parecendo até que eu to com um IP Fixo reservado pra mim. A tarde postei um tracert que chegou a 1078ms, depois de reiniciar ele não alterou o IP, porém voltou pra 150-170ms
Você está usando via cabo ou via wi-fi?

Users who are viewing this thread

Voltar