[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga PREDIALNET - FIBRA ÓPTICA/VIA RÁDIO

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos kastyel
  • Data de Início Data de Início
Entendi. Vamos aguardar os próximos capítulos. A implementação da tecnologia de Fibra Óptica aqui no condomínio começou ontem (23/01). Muitas águas irão rolar. Estou ansioso para saber se irão lançar alguma nova velocidade, tendo em vista a chegada da FIBRA.

Entendi. Vamos aguardar os próximos capítulos. A implementação da tecnologia de Fibra Óptica aqui no condomínio começou ontem (23/01). Muitas águas irão rolar. Estou ansioso para saber se irão lançar alguma nova velocidade, tendo em vista a chegada da FIBRA.
Aqui no prédio foi rapidinho, entre implantarem e oferecem a migração. Não mudou a velocidade (só vai fazer diferença acima de 1Gbps) - mas como a fibra deles não usa switch ativo dentro do prédio, acabou o problema de falta de luz levar a conexão junto. :D

Não espere oferta de velocidade nova tão cedo - ainda deve ter muito cliente para migrar, e acho que estão priorizando isso.

Aqui no prédio foi rapidinho, entre implantarem e oferecem a migração. Não mudou a velocidade (só vai fazer diferença acima de 1Gbps) - mas como a fibra deles não usa switch ativo dentro do prédio, acabou o problema de falta de luz levar a conexão junto. :D

Não espere oferta de velocidade nova tão cedo - ainda deve ter muito cliente para migrar, e acho que estão priorizando isso.
Concordo com você. Provavelmente vão providenciar a migração da fibra para depois atacar de fato na questão da velocidade.
Estou curioso para ver quando irão fazer isso no meu prédio e eu ainda terei um problema, pois a passagem de cabos para dentro do meu apartamento está obstruída (provavelmente na época que meu avô fez obra no apto 🤬) e a Predial foi a única que me deu a solução passando o cabo de rede pelo teto da garagem e vindo até o meu quarto.. não sei se conseguiriam fazer isso caso ocorra a migração para a fibra. 😂

Para um provedor oferecer 1GB (plano) e entregar além disso, o modem (GPON) precisa ter LAN de 2.5GbE correto? No mercado tem a Zyxel, Xiaomi e outras? Porque sem isso, não adiante eu ter ethernet 2.5 no meu desktop se eu apenas receber da LAN GIGABIT da operadora né?!?!?!
No meu caso. Instalaram uma HGU com WIFI6 AX3000. Para celulares e placas de rede Wifi com capacidade de conversar usando 160Mhz de canalização, voce consegue testar via WIFI mais ou menos uns 1.7~1.9 Gbps.

As portas da HGU são gigabit.

Entendo que cada pessoa tem seus gostos. Mas não há uso de banda para algo acima de 500Mbps. Nada que voce hospede ou rode demanda mais do que isso. Mesmo que voce tenha 4 TVs rodando 4K nativo em casa simultaneamente. Eu vejo um teste de 1Gbps e acho legal para “mostrar” pros outros. Mas na pratica mesmo ?! Continuo rodando minhas coisas aqui e quando vou ver o meu consumo de rede total, estou ali com 30~100Mbps de uso.

Não acho que a PredialNet vai se mexer para novas velocidades tão cedo. E meio que entendo um pouco eles.

No meu caso, dou mais valor à uma internet que não oscila e entrega sempre a mesma qualidade ao longo da semana, meses. Do que eu abrir o speedtest e fazer um teste acima de 1Gbps e viver com rotas fudidas e pings altos para diversos locais.

Meu plano com eles é o plano de 700Mbps, eu testo aqui em 1.8Gbps… mas sei que isso é um “erro” proposital deles. Pois irão travar a banda quando bem entenderem.

No meu caso. Instalaram uma HGU com WIFI6 AX3000. Para celulares e placas de rede Wifi com capacidade de conversar usando 160Mhz de canalização, voce consegue testar via WIFI mais ou menos uns 1.7~1.9 Gbps.

As portas da HGU são gigabit.

Entendo que cada pessoa tem seus gostos. Mas não há uso de banda para algo acima de 500Mbps. Nada que voce hospede ou rode demanda mais do que isso. Mesmo que voce tenha 4 TVs rodando 4K nativo em casa simultaneamente. Eu vejo um teste de 1Gbps e acho legal para “mostrar” pros outros. Mas na pratica mesmo ?! Continuo rodando minhas coisas aqui e quando vou ver o meu consumo de rede total, estou ali com 30~100Mbps de uso.

Não acho que a PredialNet vai se mexer para novas velocidades tão cedo. E meio que entendo um pouco eles.

No meu caso, dou mais valor à uma internet que não oscila e entrega sempre a mesma qualidade ao longo da semana, meses. Do que eu abrir o speedtest e fazer um teste acima de 1Gbps e viver com rotas fudidas e pings altos para diversos locais.

Meu plano com eles é o plano de 700Mbps, eu testo aqui em 1.8Gbps… mas sei que isso é um “erro” proposital deles. Pois irão travar a banda quando bem entenderem.
Eu estendo eles completamente - do ponto de vista técnico, só faz sentido para quem baixa jogo de 300GB todo dia.

Do ponto de vista do marketing... aí a coisa complica. Porque fdp pode passar o dia no IRC - mas vai bater o pau na mesa e gritar "eu uso IRC a 2,5Gbps! Chuuuupa!" E os "abiguinhos" vão atrás. Não importa se fora fora do ar todo dia, durante 10 minutos. Não importa se em horário comercial (quando o punheteiro está na escola) a perda de pacotes bate 5%. Não faz a menor diferença se as rotas são todas cagadas, e pulam mais do que pulga com coceira.

Mas Speedtest bate 2,5Gbps - ele pode mandar o "abiguinho" chupar.

Eu trabalho de casa. Fazendo manutenção de servidor e infraestrutura. Eu preciso que a porra da rede funcione - chova ou faça sol.
ISSO a Predialnet me entrega. Recebo 100% da velocidade contratada (mais na verdade, já que prometem 50% do down de up, e entregam simétrico), e não cai. Não soluça. Não me enche a paciência. Já aconteceu de largar shell aberto no servidor, e 4 dias depois estava lá. Firme, forte, feio e fedorento.

Por isso não saio, não empresto e nem alugo. Tem gente que gosta de Ferrari, com manutenção de emergência a cada 15 dias. Eu prefiro um trator, com a reduzida engatada: não anda, mas também não para - e passa por cima de tudo.

Já faz um tempo, DEZ/23 :mr2:

3488631494110210-SKeeuHtp.png

Instalando a FIBRA, mantendo o plano de 500/500 e voltar chegando perto desses valores (ou mais), estarei no céu! :isquero:

Última edição:
ERRATA

Última edição:
Liga pra lá e diga que você está com problemas de intermitência no EMG3524. Eu não tive boa experiência com o EMG3524 também. Mas eles trocaram de boa.

Depois que coloquei os roteadores da linha EX da Zyxel, meus problemas com wifi acabaram. O alcance melhorou inclusive.

Eu acho que tem alguma zica em algumas situações com o EMG3524.

Vale a pena você ligar e relatar essa intermitência. Acho que você terá outra experiência com os EX.

Acho que seu prédio é fibra já né ? Provavelmente colocarão um PX3321. Esse PX3321 é um TIRO ! Se você tiver um dispositivo que fale WIFI6 com 160Mhz, você verá bandas de 1.6Gbps com ele.
Po, eu sei que isso tem um tempinho mas eu devo ligar pra lá reclamando dele também. Cara que roteador m#rda.
Eu vivo tendo problemas no Wi-Fi com dispositivos IoT e com meu telefone, eles vivem desconectando e as vezes eu simplesmente não consigo conectar de volta (principalmente um termometo smart q uso no HomeAssistant)...
Eles cobram pra esse tipo de troca? Ou é de boa? Equipamento tá de boa, tirando os quirks dele mesmo.

Po, eu sei que isso tem um tempinho mas eu devo ligar pra lá reclamando dele também. Cara que roteador m#rda.
Eu vivo tendo problemas no Wi-Fi com dispositivos IoT e com meu telefone, eles vivem desconectando e as vezes eu simplesmente não consigo conectar de volta (principalmente um termometo smart q uso no HomeAssistant)...
Eles cobram pra esse tipo de troca? Ou é de boa? Equipamento tá de boa, tirando os quirks dele mesmo.
SIM, deve ligar e contar a sua história. Acredito que irão trocar o roteador ou ajudá-lo a mudar o canal do WI-FI que na verdade, eu não sei se isso vai ajudar. SUCESSO!

Pô... acho que vão trocar de boa. Basta você ligar e explicar o problema. Acredito que nem vão ficar prolongando o papo contigo não. Já vão marcar a visita e a troca para um roteador WIFI6 da linha EX.

Fazer isso hoje a tarde, acabei de ter problemas novamente. Bem chato.

Obrigado pelas respostas!

Pessoal, a Predialnet já dá suporte para Ipv6?
Se sim, como devo preencher essas informações no roteador (próprio)?
Tipo de Ligação à Internet: IP Dinâmico, IP Estático, PPPoe, Pass Trought (Bridge) ou Túnel 6to4.

Obter Endereço IPv6:
  • Auto
  • SLAAC
  • DHCPv6
  • Sem-Endereço
Atribuição de Prefixo:
  • Ativar
  • Desativar

LAN IPv6​

Tipo Assignado:

• ND Proxy
  • DHCPv6
  • SLAAC + Stateless DHCP
  • SLAAC + RDNSS

Pessoal, a Predialnet já dá suporte para Ipv6?
Se sim, como devo preencher essas informações no roteador (próprio)?
Tipo de Ligação à Internet: IP Dinâmico, IP Estático, PPPoe, Pass Trought (Bridge) ou Túnel 6to4.

Obter Endereço IPv6:
  • Auto
  • SLAAC
  • DHCPv6
  • Sem-Endereço
Atribuição de Prefixo:
  • Ativar
  • Desativar

LAN IPv6​

Tipo Assignado:

• ND Proxy
  • DHCPv6
  • SLAAC + Stateless DHCP
  • SLAAC + RDNSS
Ainda não dá. Parece que estão trabalhando nisso, mas ainda não saiu.

Ainda não dá. Parece que estão trabalhando nisso, mas ainda não saiu.
Aqui no condomínio já prepararam a FIBRA. Creio que só falte eu ligar e pedir a troca e/ou aguardar uma ligação. No caso do IPv6 seria interessante habilitarem por usuário.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso é muito bom!

Fazer isso hoje a tarde, acabei de ter problemas novamente. Bem chato.

Obrigado pelas respostas!
Técnico veio hoje, nem precisei explicar nada. Trocaram pelo EMG3525.
EDIT: Uma verdadeira bosta. Tenho o smokeping configurado num OrangePi e é perda de pacotes a rodo.
Nem a velocidade toda chega.
UefkTTB.png

EDIT2: Sem paciência mas se ao menos fosse possível acessar o roteador pela página (tentei a senha atrás, deu erro) eu tentava ver o status do sinal ótico, etc...

Última edição:
Técnico veio hoje, nem precisei explicar nada. Trocaram pelo EMG3525.
EDIT: Uma verdadeira bosta. Tenho o smokeping configurado num OrangePi e é perda de pacotes a rodo.
Nem a velocidade toda chega.
UefkTTB.png

EDIT2: Sem paciência mas se ao menos fosse possível acessar o roteador pela página (tentei a senha atrás, deu erro) eu tentava ver o status do sinal ótico, etc...
Via cabeada ou wifi?

Via cabeada ou wifi?
Cabo
qu8k6y0.png

Até os MTR da vida estavam estranhos, olha isso:
jpKrG5L.png

Pior que dá a entender que é o roteador também... (O site tá lá fora mas a questão é a flutuação)
EDIT: A coisa deu uma melhorada na questão velocidade mas no smokeping, em quase todo servidor eu to tendo perdas.
Quanto mais longe o servidor está mais perdas.
wuxUN2Y.png

Última edição:
Pingplotter vai te ajudar mais do que o Smokeping neste caso.

Instala em uma máquina windows, deixa grafando e seja feliz.

Vai te mostrar na hora aonde tá perdendo.

Pingplotter vai te ajudar mais do que o Smokeping neste caso.

Instala em uma máquina windows, deixa grafando e seja feliz.

Vai te mostrar na hora aonde tá perdendo.
To julgando que o Smokeping em si estava causando problemas. Estranho? Sim, porque conheço gente que usa nesses SBCs da vida e com vários targets e não dá problema. Mas enfim, parece que pro fim do dia ontem melhorou a situação da velocidade e das perdas de pacote.

Acabei recebendo ligação da Predial agora há pouco sobre o problema de antes, a pessoa foi até bastante amigável e demorei um tempo pra perceber que era alguém mais técnico.
Só não mencionei as perdas porque pode ser limitação do roteador mesmo, não aguentando os pings. Mas ainda acho estranho... De qualquer forma me atenderam bem e falaram pra retornar caso eu perceba problemas. Vamos ver...

To julgando que o Smokeping em si estava causando problemas. Estranho? Sim, porque conheço gente que usa nesses SBCs da vida e com vários targets e não dá problema. Mas enfim, parece que pro fim do dia ontem melhorou a situação da velocidade e das perdas de pacote.

Acabei recebendo ligação da Predial agora há pouco sobre o problema de antes, a pessoa foi até bastante amigável e demorei um tempo pra perceber que era alguém mais técnico.
Só não mencionei as perdas porque pode ser limitação do roteador mesmo, não aguentando os pings. Mas ainda acho estranho... De qualquer forma me atenderam bem e falaram pra retornar caso eu perceba problemas. Vamos ver...
Conheço bem o smokeping. Tem várias formas dele trabalhar, uma é fazendo pings utilizando "a forma normal" de pingar. Como se fosse você pingando do DOS, por exemplo.

Ele tem outra forma de trabalhar também, que é utilizando o fping, que nada mais é do que um ping flood para o destino. Essa forma, geralmente é bastante coibida, tanto pelo roteador ( que "identifica como se você tivesse tentando floodar(atacar) um host". Como o próprio host costuma descartar pacotes enviados ultra-rapidamente como o fping faz.

Fping é uma ferramenta muito utilizada por BOTs, códigos maliciosos, etc... para fazer um ataque DDoS em um host de internet.

É claro que o FPING é uma ferramenta MUITO UTILIZADA por "pessoas do bem" também. É como se fosse gasolina, você pode utilizar pra abastecer seu carro e você pode utilizar para tacar fogo na casa de alguém.

Veja a configuração do seu smokeping, veja que tipo de "comando" ele está utilizando para efetuar esses pings. Se for ping normal, não deveria ter problema algum de perda de pacote ( é claro se a Predial não estiver com problemas na sua localidade ).

Eles tem um atendimento muito bom, não hesite em falar com eles. Sempre que precisei me atenderam SUPER BEM, e olha que sou um cara bem chato. Tenho interruptores, alexas, lampadas, cameras todas sendo comandadas remotamente.

Espero que você resolva o seu problema. E eu, se fosse você, não ficaria com receio de falar com eles em caso de problema. Baseando pela minha experiência, os caras vão fazer de tudo para resolver.

Conheço bem o smokeping. Tem várias formas dele trabalhar, uma é fazendo pings utilizando "a forma normal" de pingar. Como se fosse você pingando do DOS, por exemplo.

Ele tem outra forma de trabalhar também, que é utilizando o fping, que nada mais é do que um ping flood para o destino. Essa forma, geralmente é bastante coibida, tanto pelo roteador ( que "identifica como se você tivesse tentando floodar(atacar) um host". Como o próprio host costuma descartar pacotes enviados ultra-rapidamente como o fping faz.

Fping é uma ferramenta muito utilizada por BOTs, códigos maliciosos, etc... para fazer um ataque DDoS em um host de internet.

É claro que o FPING é uma ferramenta MUITO UTILIZADA por "pessoas do bem" também. É como se fosse gasolina, você pode utilizar pra abastecer seu carro e você pode utilizar para tacar fogo na casa de alguém.

Veja a configuração do seu smokeping, veja que tipo de "comando" ele está utilizando para efetuar esses pings. Se for ping normal, não deveria ter problema algum de perda de pacote ( é claro se a Predial não estiver com problemas na sua localidade ).

Eles tem um atendimento muito bom, não hesite em falar com eles. Sempre que precisei me atenderam SUPER BEM, e olha que sou um cara bem chato. Tenho interruptores, alexas, lampadas, cameras todas sendo comandadas remotamente.

Espero que você resolva o seu problema. E eu, se fosse você, não ficaria com receio de falar com eles em caso de problema. Baseando pela minha experiência, os caras vão fazer de tudo para resolver.
Vou dar uma investigada. Eu geralmente fico meio receoso porque com outros provedores tu joga uns termos técnicos, e o atendente coitado fica confuso.
Eu acho que o fping tá como um dos probes, não sei se está configurado pra usar ele em si. Tirar do arquivo e ver no que dá.

Algumas considerações:

1) É comum que sites não fiquem felizes com um tráfego constante de pings - eles acabam ou bloqueando a origem ou respondendo poucos pings e dropando o resto. Eu evito de monitorar coisas assim usando destinos de terceiros - além de não controlar as duas pontas (dando margem para problemas com firewall alheio), não é bem educado ficar pingando host dos outros continuamente.
2) Não posso falar sobre os roteadores: estou usando um próprio. Mas já vi gente aqui nesse fórum falando muito bem dos Zyxel. Acho mais provável o problema estar em outro lugar.
3) Você não disse se está usando CGNAT ou se recebe um IP próprio. Isso pode ser importante, porque muda a forma como a conexão é tratada.
4) Faça um teste com o Speedtest em linha de comando. Ele é mais estável, e dá um resultado bonitinho. Teste tanto para os servidores da Predialnet (para verificar tanto o seu roteador quanto a rede interna) quanto para servidores fora dela. Eu costumo usar esses servidores: 48463, 14238, 35678, 37180, 50524, 50523

O que eu proponho:
1) Desligue toda a parte de monitoramento. Assim começamos os testes do zero.
2) Desligue o roteador da tomada, conte até 30 e ligue de novo. Assim zeramos o estado dele com certeza.
3) Rode os speedtest em linha de comando com os servidores passados acima. Dessa forma temos uma base inicial para comparar, além de estarmos testando sempre contra a mesma coisa - facilita para comparar.
4) Com os resultados dos testes na mão (lembre de guardar com data e hora, pra referência futura), faça o que fazia quando sentiu o problema inicialmente. Era jogo? Era download? Não importa - faça a atividade de novo, e veja como está.
5a) O problema persiste? Se persiste, faça mais testes na sua rede interna (só para ter certeza). Se não for problema na rede interna, agora você já tem mais argumentos para reclamar com a Predialnet.
5b) O problema sumiu? Se sumiu, a minha sugestão é que siga sem o monitoramento por mais uns dias. Vamos ver se foi sorte ou se mudou mesmo. Se após uns dias continuar ok, ligue o monitoramento de novo - e teste mais uma vez. Se começar a dar problema, achamos o culpado.

Agora o que eu ACHO que é (não tenho certeza, mas ACHO).
1) Você está usando CGNat.
2) Por causa disso, divide um IP com diversos outros assinantes.
3) Uma das coisas divididas é o número de conexões simultâneas. É uma limitação do CGNat: o recurso é dividido entre todos os usuários que dividem aquele IP de saída. Provedores melhores alocam menos clientes por IP, provedores piores alocam mais clientes por IP. De uma forma ou de outra, o limite existe - e é bem menor do que quando não passamos pelo CGNat.
4) Como o CGNat é um NAT, ele precisa manter um tracking dos pacotes indo e voltando - só assim para saber qual vai para onde. E essa tabela tem um limite. E, para ganhar um 10, eles precisam manter o tracking de conexões TCP (claro) - mas do resto também! Fluxos UDP, ICMP... já viu onde isso vai dar, não é? O seu monitoramento cria um fluxo de pacotes ICMP - que passam pelo tracking, e ocupam espaço que podia ser usado para outra coisa. Estou aqui imaginando se não foi o bastante para exceder os seus limites.
5) Para ganhar um 11: no CGNat você divide o IP de saída com uma montanha de gente. Imagine o que acontece quando você e outros 30 resolvem rodar um monitoramento desses o tempo todo. Do ponto de vista do destino, é um DDoS, originado a partir do único IP externo que todos dividem pelo CGNat.

Portanto, minha sugestão é essa. Faça os testes sugeridos (pegar atalho não vale), e veja o que acontece.

Se resolver, o mais provável é que eu esteja certo. Nesse caso você tem duas opções: a educada é pedir um IP externo, e parar de ficar pingando máquina dos outros. A educada e menos legal é desligar o monitoramento, e continuar usando CGNat.

Se não resolver, aí realmente é um problema do lado da Predialnet. Ligue para eles. Explique educadamente o problema (o atendente não tem culpa, por mais chato que seja) e passe o link para essa sua queixa por aqui. Aponte também para a sua postagem de resultados - facilita para eles levarem a sério.

Finalmente: é muito difícil separar o joio do trigo, quando dando suporte assim ao público. Por mais que você saiba o que está dizendo, 9 em cada 10 ligações não sabem, e inventam coisas bizarras da cabeça. Esse é o motivo de termos aquelas perguntas padrão, que tiram a gente do sério. Esse também é o motivo de, em geral, levar umas 4 ou 5 reclamações fundamentadas até eles se convencerem de que é um problema pesado de infra - porque em 99,95% das vezes não é. É um processo chato, mas funciona. Eu já passei por ele, outros aqui também - e o resultado é que a queixa foi resolvida.

Algumas considerações:

1) É comum que sites não fiquem felizes com um tráfego constante de pings - eles acabam ou bloqueando a origem ou respondendo poucos pings e dropando o resto. Eu evito de monitorar coisas assim usando destinos de terceiros - além de não controlar as duas pontas (dando margem para problemas com firewall alheio), não é bem educado ficar pingando host dos outros continuamente.
2) Não posso falar sobre os roteadores: estou usando um próprio. Mas já vi gente aqui nesse fórum falando muito bem dos Zyxel. Acho mais provável o problema estar em outro lugar.
3) Você não disse se está usando CGNAT ou se recebe um IP próprio. Isso pode ser importante, porque muda a forma como a conexão é tratada.
4) Faça um teste com o Speedtest em linha de comando. Ele é mais estável, e dá um resultado bonitinho. Teste tanto para os servidores da Predialnet (para verificar tanto o seu roteador quanto a rede interna) quanto para servidores fora dela. Eu costumo usar esses servidores: 48463, 14238, 35678, 37180, 50524, 50523
1) De fato, já vi alguns destinos sumirem, provavelmente pela "pingada".
2) Sim, não vi reclamações aqui sobre esse Zyxel, só do outro que eu possuía anteriormente.
3) Honestamente, não sou de hostear (ou não tive necessidade nos últimos meses) então não sei ao certo. No momento do post estou no range 177.12.8.0/24.
4) Vou tentar e reportar nos que você indicou.

O que eu proponho:
1) Desligue toda a parte de monitoramento. Assim começamos os testes do zero.
2) Desligue o roteador da tomada, conte até 30 e ligue de novo. Assim zeramos o estado dele com certeza.
3) Rode os speedtest em linha de comando com os servidores passados acima. Dessa forma temos uma base inicial para comparar, além de estarmos testando sempre contra a mesma coisa - facilita para comparar.
4) Com os resultados dos testes na mão (lembre de guardar com data e hora, pra referência futura), faça o que fazia quando sentiu o problema inicialmente. Era jogo? Era download? Não importa - faça a atividade de novo, e veja como está.
5a) O problema persiste? Se persiste, faça mais testes na sua rede interna (só para ter certeza). Se não for problema na rede interna, agora você já tem mais argumentos para reclamar com a Predialnet.
5b) O problema sumiu? Se sumiu, a minha sugestão é que siga sem o monitoramento por mais uns dias. Vamos ver se foi sorte ou se mudou mesmo. Se após uns dias continuar ok, ligue o monitoramento de novo - e teste mais uma vez. Se começar a dar problema, achamos o culpado.

1) Sim, já desliguei pois percebi logo que estava causando problemas. Como está em Docker no OrangePi 3B fica tranquilo.
2-3) Vou tentar esse reset antes e depois dos testes também.
4-5) Acredito que na rede interna está tudo OK. Pelo menos sem fio com iperf3 eu percebi valores normais, já no fio fica mais difícil teria de setar no mínimo dois computadores.

Sobre o CGNAT, pode fazer sentido mas tenho minhas dúvidas. Eu já fazia esse tipo de monitoramento quando era assinante da Claro que ama CGNAT. Com o tempo fui aumentando os targets, mas recentemente até removi alguns. No Zyxel EMG?3524? anterior não via problemas.

Inclusive, o motivo de eu ter começado a fazer é por que eu tinha problemas quando jogava com um amigo meu na Europa.
As rotas da Claro ou do ISP dele mudavam bastante e em alguns momentos nós não conseguíamos jogar jogos P2P porque a degradação/perda de pacotes era absurda.

Mas vou ver se consigo monitorar e testar com mais cuidado e a partir disso ver se realmente existe algum problema remanescente ou se está tudo OK.

Atualização... @Paternot
Fiz os testes ontem, antes de reiniciar e umas horas depois após reiniciar (complicado com gente aqui em casa usando).

Sinceramente, não sei como uma conexão ideal/funcional se comporta (não costumo usar o cli nem tenho resultados de antes da troca).
Teria de comparar com os resultados de outra pessoa...

Antes (2025/02/22 – 13:40~13:50)
Depois (2025/02/23 – 01:25~01:32):

Não ando tendo problemas no uso em si. Ou seja, problemas de estabilidade ou velocidade lenta.
Alguns desses testes se comportaram de forma bizarra, como o de São Paulo e o de Niterói, download baixo demais e upload normal (tbh até alto demais para um plano de 500Mbps).
Pode ser do servidor em si ou a coisa tá meio instável e alguns servidores ficam mais "sensíveis" que outros.

Não tornei a ligar o smokeping novamente...

Atualização... @Paternot
Fiz os testes ontem, antes de reiniciar e umas horas depois após reiniciar (complicado com gente aqui em casa usando).

Sinceramente, não sei como uma conexão ideal/funcional se comporta (não costumo usar o cli nem tenho resultados de antes da troca).
Teria de comparar com os resultados de outra pessoa...

Antes (2025/02/22 – 13:40~13:50)

Depois (2025/02/23 – 01:25~01:32):

Não ando tendo problemas no uso em si. Ou seja, problemas de estabilidade ou velocidade lenta.
Alguns desses testes se comportaram de forma bizarra, como o de São Paulo e o de Niterói, download baixo demais e upload normal (tbh até alto demais para um plano de 500Mbps).
Pode ser do servidor em si ou a coisa tá meio instável e alguns servidores ficam mais "sensíveis" que outros.

Não tornei a ligar o smokeping novamente...
Está estranho mesmo. Em geral o up e down ficam bem parecidos. Ás vezes um é maior, outras vezes é o outro - mas parecidos.
A perda de pacotes está em zero, o que é muito bom.

Como vc disse que tinha mais gente usando, será que não coincidiu com algum download pesado?
Eu testei aqui, e o up ficou bem parecido com o down, de um modo geral.

Users who are viewing this thread

Voltar