[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga PREDIALNET - FIBRA ÓPTICA/VIA RÁDIO

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos kastyel
  • Data de Início Data de Início
Não faz muita diferença: tablet, tv, celular... tudo isso usa internet. E qual é a primeira pessoa que as pessoas perguntam, quando chegam num lugar?

"Qual a senha do Wifi?"

Quanto ao preço: sem dúvida. Mas acaba caindo: o que temos hoje a 99 Reais era sonho de mais de 500, uns anos atrás.
Quem vai ditar o preço é a demanda das grandes teles ao redor do mundo. Quando isso for “normal” na china, europa e eua. Fatalmente ficará mais barato. Mas nao acho que isso ocorra em 5 anos, por exemplo.

Vamos ver… por enquanto to felizao e nao sinto necessidade alguma de mais banda. Eu quero é um bom acesso por 99 reais.

Quem vai ditar o preço é a demanda das grandes teles ao redor do mundo. Quando isso for “normal” na china, europa e eua. Fatalmente ficará mais barato. Mas nao acho que isso ocorra em 5 anos, por exemplo.

Vamos ver… por enquanto to felizao e nao sinto necessidade alguma de mais banda. Eu quero é um bom acesso por 99 reais.
Eu acho que vai levar menos de 5 anos.
Não para comprarmos 2,5Gbps de internet barato - mas para podermos comprar mais do que 1Gbps a preços acessíveis.

Eles estão ralando 24/7 para converter todo mundo para fibra.

É "Coisa Linda De Deus®"
Não quero outra vida. :D
@neilsonhenriques estou aqui esperando no condomínio Vila das Fontes, Irajá. Pode lançar a velocidade de 1GB na FIBRA que eu cancelo a CLARO no dia seguinte.
Não vejo a hora desta conversão chegar no meu prédio!!! kkkkkkkkkkkk
EU TAMBÉM @brenoccs
pois é são meio estranhos esses planos deles. Seria melhor se fosse 500 / 750 / 1000.
Os planos diferenciados são pra atingir todos os bolsos (poder aquisitivo) @datanexus
Para isso a gente precisaria de hardware com portas acima de 1Gbps. O rodeador usado por eles tem isso? Eu sei que a rede óptica compartilhada dentro do prédio roda a 2,5Gbps de down e 1,25Gbps de up. Então seria tecnicamente possível vender um plano maior que 1Gbps.

Mas tem que levar algumas coisas em conta:

1) Preço. Tudo bem, a gente pode argumentar que é plano "para a elite", e que vai custar caro mesmo.
2) Viabilidade técnica. Porque, em primeiro lugar, a fibra até o prédio é (em geral) 10Gbps. Essa parte é "fácil": basta mudar o transceptor nas duas pontas. Admitindo que seja apenas isso que se precise mudar, para que a banda extra chegue até o prédio. Talvez seja necessário mudar mais coisa - não conheço a rede deles o bastante para saber.
3) "Viabilidade técnica 2: a Missão." A rede final, dentro do prédio, é compartilhada (XPON) e roda a 2,5Gbps. Se começarem a vender velocidades mais altas, e o prédio tiver muito assinante, vai ser necessário "quebrar" isso em várias sub redes internas menores. Assim sobra mais banda para cada um. É tecnicamente possível - mas tem custo. No mínimo dos mínimos, é mais um aparelho final para ser testado, homologado, comprado, armazenado e eventualmente usado. Porque ele vai custar mais do que o mais simples - e nem a pau a Predialnet vai ficar instalando equipamento maior à toa, se um menor dá conta do recado.

Então precisa levar isso tudo em conta. Em termos de marketing, é excelente. Em termos práticos, não sei se teria adesão o bastante para gerar lucro.

Que diabos, nós dois poderíamos estar pagando o de 700, mas escolhemos o de 500. Porque resolve. Eu poderia, tecnicamente falando, assinar um plano de 2,5Gbps: meu roteador aceita, meu transceiver óptico aceita e meu desktop aceita. Mas se decidi não gastar para botar 700Mbs... porque gastaria para botar 2,5Gbps?

Claro, se aparecer um plano na Predialnet de 2,5Gbps pelo preço do de 500Mbps... eu pego. Sem pensar 2 vezes. Mas seria uma coisa do tipo "só de sacanagem", que não tenho uso prático para isso não.
Eu pagaria até R$180,00 reais numa banda larga, que seja de 1GB na FIBRA @neilsonhenriques (TMJ). @Paternot tu explicou no detalhe, parabéns! HOJE pago 110,00 na CLARO e 99,00 na predialnet mas recebo uma ajuda da empresa (homeoffice) de 93,00
Eu não acho que vá estabilizar por tanto tempo não.
Está começando a ficar popular placa de rede de 2,5Gbps nos desktops. Até bem recentemente só as placas mais caras tinham, agora já está melhorando.

Aí cidadão compra desktop com rede de 2,5Gbps e vai querer usar. Vai olhar para a internet dele, e vai dizer "mais o meu desktop é 2,5 e a minha internet é só 1Gbps!"
E lá vai o sujeito cobrar plano de 2Gbps do provedor, para assistir Youtube e olhar Facebook.

As empresas, claro, vão entregar. Porque aí não faz mais diferença se PRECISA ou não da banda. Só importa aquela boa e velha pergunta: "Meus clientes vão migrar para o concorrente?"
Só tem uma coisa @Paternot , isso que você está falando e concordo são para nós entusiastas e não para o público comum. Eu já escolhi uma placa mãe mais incrementada com placa ethernet 2.5Gbps com 2 slot's M.2

@neilsonhenriques estou aqui esperando no condomínio Vila das Fontes, Irajá. Pode lançar a velocidade de 1GB na FIBRA que eu cancelo a CLARO no dia seguinte.

EU TAMBÉM @brenoccs

Os planos diferenciados são pra atingir todos os bolsos (poder aquisitivo) @datanexus

Eu pagaria até R$180,00 reais numa banda larga, que seja de 1GB na FIBRA @neilsonhenriques (TMJ). @Paternot tu explicou no detalhe, parabéns! HOJE pago 110,00 na CLARO e 99,00 na predialnet mas recebo uma ajuda da empresa (homeoffice) de 93,00

Só tem uma coisa @Paternot , isso que você está falando e concordo são para nós entusiastas e não para o público comum. Eu já escolhi uma placa mãe mais incrementada com placa ethernet 2.5Gbps com 2 slot's M.2
Eu fiz o mesmo com a minha placa mãe. Mas, pode reparar: antes só placa "pica das galáxias" tinha rede de 2,5Gbps.
Hoje em dia as placas "melhores" têm 2,5Gbps.
Minha aposta é que 2025 (2026 no máximo) as placas "comuns" venham com 2,5Gbps. Não as AM4, mas as AM5 sim. As placas "baratex" ainda vão demorar um pouco, mas de "comum" para cima... 2026 é o limite de corte, na minha opinião. Pessoalmente, aposto no terceiro trimestre de 2025.

Hoje vi um outdoor da Predialnet na Tijuca destacando que eles fornecem um roteador AX3000. Acho que é a primeira vez que vejo uma operadora anunciar isso

Hoje vi um outdoor da Predialnet na Tijuca destacando que eles fornecem um roteador AX3000. Acho que é a primeira vez que vejo uma operadora anunciar isso
Não sei dizer se é a primeira vez que anunciam isso - mas sei dizer que quem eu vejo usando esse roteador ficou feliz.

Fizeram a troca da tecnologia pra fibra e agora não é possível colocar a HGU que instalaram (PX3321-T1) em modo Bridge, nem ligando pro suporte. O usuário que me passaram só possui acesso a LAN. Decepcionante copiarem as concorrentes no limitando o acesso ao roteador.

Última edição:
Fizeram a troca da tecnologia pra fibra e agora não é possível colocar a HGU que instalaram (PX3321-T1) em modo Bridge, nem ligando pro suporte. O usuário que me passaram só possui acesso a LAN. Decepcionante copiarem as concorrentes no limitando o acesso ao roteador.
Conforme o @neilsonhenriques informou numa cadeia de mensagens atrás, envie um comunicado no site da Predial para a parte de "Auxilio Tecnico". Ele recebe as mensagens lá e irá direcionar ao suporte indicado para lhe auxiliar.
Abc

Conforme o @neilsonhenriques informou numa cadeia de mensagens atrás, envie um comunicado no site da Predial para a parte de "Auxilio Tecnico". Ele recebe as mensagens lá e irá direcionar ao suporte indicado para lhe auxiliar.
Abc
Valeu! Mandei lá.

Você pode setar ela em modo DMZ.

Colocando o IP do host que você quer.

Você pode setar ela em modo DMZ.

Colocando o IP do host que você quer.

O suporte entrou em contato, vão trocar a HGU por uma ONU que será conectada direto no meu roteador dispensando a necessidade do Bridge.

Alguém mais com upload reduzido, quando enviando para servidores fora da Predialnet? Segunda feira eles vêm aqui em casa, para conferir a instalação. Não vão achar nada, já que para os servidores deles a velocidade está 100%.

Mas sabe como é: se for testar, tem que começar em algum lugar.

Meus resultados atuais (29/11/2024, 17:27)

Server: IPA CyberLab 400G - Tokyo (id: 48463)
95589f5a-3a98-47e0-826b-21bf1a297dd2.png

Server: Frontier - Dallas, TX (id: 14238)
45f258e0-cbf7-46b3-a1fe-7bebeb75410d.png

Arias Telecom - Sao Paulo (id: 37180)
f0c421dc-8d67-46aa-bffc-981fb8300478.png

PredialNet Telecom - Niterói (id: 50524)
c82f398e-2a6a-4366-b949-966a21c8b445.png

PredialNet Telecom - Rio de Janeiro (id: 50523)
5329961d-064f-4e05-8555-6e77d8b1fbdb.png

To no wifi aqui de casa.

Mas parece normal.

Vou testar apenas nos servidores que deram ruim no seu resultado.

Fiz pra GoldData pois confio mais neles.

IPA CyberLAB Japão

Parece normal aqui pra mim.

Última edição:
Estranho, parece ser pessoal a coisa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Encontrei o problema! Nada como reclamar com os outros - faz a gente pensar na coisa de um modo diferente. :D

O roteador que uso é um Mikrotik, RB5009.
Ele tem uma porta SFP+ (onde está o módulo de fibra da Predial), uma porta ethernet 2,5Gbps e mais sete portas ethernet de 1Gbps.
Bom.

Minha placa mãe antiga tinha uma placa de 1Gbps. A atual (a antiga queimou) tem uma porta de 2,5Gbps. Que eu liguei na porta de 2,5Gbps do roteador - porque não?
Bom2.

ESSE é o problema. Parece que o switch chip do RB5009 (provavelmente o sistema operacional, não o hardware) tem um problema, quando uma porta de 2,5Gbps fala com outra de 1Gbps.
Travei em 1Gbps, e o problema do up desapareceu.

Aí vcs estão se perguntando: "Mas... porque não dava ruim no download?"
2 motivos:

1) Minha velocidade de down é de 500Mbps. 1Gbps durante aqueles segundos iniciais. Não é o bastante para encher o buffer e dar ruim. E os dados chegando estão abaixo de 1Gbps - o problema é a saturação do buffer interno do switch chip.
2) O módulo de fibra funciona com 2,5Gbps de down e 1,5Gbps de up. Então download casa com a placa de rede onboard. Já o upload...

E, agora, a pergunta de 1 milhão de dólares: "Como vc vai resolver essa questão?"
Menor idéia. Acabei de identificar a causa. Agora é correr atrás da solução. Estou postando aqui só para deixar claro que achei o problema, e que não era na rede da Predialnet. Isso explica porque eu era afetado, mas não os outros.

Inclusive explica porque o wifi e meus servidores de jogos não eram afetados: eles estavam ligados em portas de 1Gbps. Só meu desktop estava ligado em 2,5Gbps.
Abaixo, os resultados:

IPA CyberLab 400G - Tokyo (id: 48463)
aa285d88-3a03-434a-9c57-82b5554d4a8b.png

Frontier - Dallas, TX (id: 14238)
6791e203-d699-4c1a-bf15-10d7e64a1ed3.png

Arias Telecom - Sao Paulo (id: 37180)
876270db-d705-4224-b559-8dbf0141bd7d.png

PredialNet Telecom - Niterói (id: 50524)
f2f2b4b7-fb3b-49bb-81ea-14a296ba78ad.png

PredialNet Telecom - Rio de Janeiro (id: 50523)
d1e5b070-cc06-4c60-bf73-b659eb9cb658.png

Última edição:
Chegou o dia de sair da predialnet =(
Estou indo para um prédio com poucos apartamentos que ela não atende. A empresa poderia rever essa política e passar a atender em prédios pequenos também. :(
Meu caro, vale a pena você entrar em contato com eles e explicar a situação.

Meu prédio não é grande, com esse lance deles fibrarem até o cliente. Estão ativando prédios pequenos que fiquem em regiões com prédios próximos.

Vale a pena você trocar uma idéia sobre o seu novo endereço e ver como a coisa progride.

Boa sorte e valeu ! Realmente sair deles é foda.

Chegou o dia de sair da predialnet =(
Estou indo para um prédio com poucos apartamentos que ela não atende. A empresa poderia rever essa política e passar a atender em prédios pequenos também. :(
Sei como vc se sente. Com o uso que fazemos de internet hoje em dia, ter bom provedor à disposição no prédio é parecido com vaga na garagem. Eu entendo o lado deles: é um investimento levar a estrutura até o prédio. Eles não são gigantes, e é preciso levar o ROI em conta.
Por outro lado, com essa coisa de fibra... o @bobrz cantou a pedra: liga lá e pergunta/chora. É aquela história: o "não" vc já tem. Vai que dizem "sim"?
Outra possibilidade é fomentar revolução no prédio, e levantar a bola numa reunião de condomínio. Vai que as pessoas estão insatisfeitas com a internet atual? Quem sabe com X moradores tendo interesse, o síndico não pode fazer um contato? É sempre um argumento...

Mesmo que vc viva de aluguel: inquilino tem o direito de participar da reunião de condomínio. Ele não tem o direito de votar, mas participar e falar pode. Ainda por cima nesse caso, que não altera prédio, não encarece condomínio.

Boa tarde, galera.
Estou querendo MUITO sair da TIM, já que o serviço está porco e, uma das minhas opções de internet é a Predial, podem me falar como é a experiencia de vocês com essa empresa?
Sou da Zona Norte do RJ, caso tenha alguem da região...
Valeu!

Boa tarde, galera.
Estou querendo MUITO sair da TIM, já que o serviço está porco e, uma das minhas opções de internet é a Predial, podem me falar como é a experiencia de vocês com essa empresa?
Valeu!

Aqui você só receberá elogios.. não temos nada a reclamar dos serviços da Predial. Olhe as páginas anteriores que recentemente um colega do forum pediu feedback.
Abraço!

Boa tarde, galera.
Valeu!
Eu estou feliz que nem pinto no lixo: não troco, não vendo nem empresto.

Uso para trabalho (administração remota de servidores) e rodo diversos servidores de jogos meus nela. Funciona lindamente, sem queixas.

Dica: se precisa de conexão entrante (servidor de jogos, por exemplo), peça para o suporte assinalar um IP público para sua conexão. Por padrão vc recebe CGNAT, mas pedindo te dão um IP dinâmico real - e sem custo.

Eu estou na expectativa de migrarem pra FIBRA aqui no condomínio. Eu aumentaria os megas, de 500 para 700 e/ou 1GB se lançareme cancelaria a Claro FIBRA.

Users who are viewing this thread

Voltar