[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga PREDIALNET - FIBRA ÓPTICA/VIA RÁDIO

Para SP ficou assim:
predialnet-simet-sp.png


Para o Rio ficou assim:
predialnet-simet-rj.png

É, definitivamente tem algo errado aqui 😅
Vou ter que esperar o @neilsonhenriques voltar.

Acho que seria interessante alguém que não tenha sido migrado para a rede de 10gbs testar também. @brenoccs, você poderia?
 
Adicionando resultados de hoje:

Servidor de São Paulo
Sem-t-tulo.png


O que chamou demais a atenção, além da velocidade, foi a latência. 119ms para SP.
E isso no desktop, na rede cabeada.

Enquanto isso, contra o servidor do Rio:
Sem-t-tulo2.png


Reparem a diferença gritante de desempenho com os dois destinos. É exatamente esse tipo de coisa que eu tenho percebido, mas agora com exemplos bem concretos de testes feitos em ambiente mais controlado (desktop e cabo).

O desempenho contra o servidor do Rio, na comparação, é ótimo, mas mesmo assim está abaixo do esperado para o plano de 500. É até curioso observar que eu pareço ser o único com esse plano aqui, enquanto os outros tem o de 400 e resultados melhores :bem:

Parece existir algo errado com as rotas e também parece que afeta apenas algumas subredes, já que o @Paternot não observa esse efeito.
Eu chutaria que o pessoal da Tijuca, como eu e o @brenoccs , deve ser afetado por esse problema. Mas seria interessante observarmos mais testes.

@neilsonhenriques, vamos precisar do seu apoio para encontrar a causa raiz e resolver essa questão

Complementando, como existe a chance de esse ser um problema do servidor SIMET SP, seguem também resultados do Speedtest contra servidores em SP das grandes empresas (Oi, Tim, Claro e Vivo).

13348334135.png
13348365603.png
13348361237.png
13348369495.png


Apesar de nenhum ser tão ruim quanto o SIMET SP, é possível observar que, também, nenhum chega perto de 500mb. Nesses exemplos, o máximo atingido foi 73% da banda.

E a grande questão, na verdade, é que os resultados são muito erráticos.
Realmente parece existir algum problema causando isso. Não tem cara de ser flutuação normal de carga de rede.
 
Última edição:
Pessoal, vocês que tem o plano de 350 estão conseguindo atingir efetivamente essa velocidade? Estou usando há pouco mais de uma semana, mas nesse tempo o download nunca atingiu a velocidade total. Sempre fica na casa dos 250. Já testei de várias formas, com muitos servidores diferentes no speedtest, simet, nperf, e no próprio teste da predialnet, em vários momentos diferentes do dia. Para excluir qualquer efeito da rede interna, conectei meu computador por cabo diretamente na entrada da predialnet, sem passar nem por roteador. Esses são os resultados:

10845668365.png
10845671613.png
10845674838.png
10845677926.png
10845682195.png
10845694137.png
p2nBKpq.png
oh4XMLA.png
loGH6ai.png



Entrei em contato com o suporte da Predialnet sobre isso. Vieram dois técnicos aqui na sexta. O primeiro constatou os mesmos resultados que eu. Fomos seguindo a rede do prédio até testar diretamente na entrada de fibra. Usamos tanto o meu usuário e senha de PPPoE como o dele, de suporte de rede. Testamos com o meu notebook e com o dele, da Predialnet. Os resultados foram sempre os mesmos. O segundo técnico veio com um aparelho testador de velocidade, que acusou 500mb ligado no meu roteador.

A questão é: porque apenas o aparelho de teste acusa uma velocidade maior? Como o teste desse aparelho é configurado? Contra qual servidor?
Algo está diferente.

Não parece ser um problema físico na rede, senão qualquer forma de teste esbarraria no mesmo gargalo. Mas algo errado existe, pois a velocidade não atinge 350 em nenhum momento.

Quais são os resultados dos testes de velocidade de vocês? Atingem os 350 tranquilamente?
Em qual bairro vocês estão? Sou da Tijuca.

@neilsonhenriques, consegue ajudar de alguma forma?

Nem lembrava mais disso, mas parece que já aconteceu coisa parecida comigo antes.
 
Refiz o teste com o servidor SIMET SP e permanece o resultado anterior. Latência de 115ms e banda na casa dos 30mbs.

Hoje tive a ideia de testar também pelo 4G, para eliminar a hipótese de ser problema no servidor.
O resultado foi latência em torno de 30ms e velocidade também por volta de 30mbs.

Essa largura de banda está bem dentro do esperado no 4G e não diz muita coisa comparativamente, mas a latência muito menor diz muito.

Complementando: parece que estou passando por Brasília(?) para chegar nesse servidor SIMET SP:
trace-sp.png
 
Última edição:
@allanmachado1 fiz os testes que vc pediu.

Simet - RJ
image.png

Simet - SP
image.png


Oi SP

13357296089.png


Claro - SP
13357304593.png

Tim - SP
13357308766.png

Vivo - SP
13357319272.png

Obrigado!

Como imaginei, seus resultados são muito semelhantes aos meus. Alguns piores, alguns melhores. E os resultados do @Paternot são superiores aos nossos, provavelmente pela questão da rede de 10gbs.

Minha rota para o servidor SIMET SP parece ter voltado ao "normal" também. Fica difícil dizer se esse problema afetava você, porque seus testes podem ter sido feitos depois do problema ter se resolvido, mas chuto que sim. Não conheço a rede da Predialnet para afirmar com certeza, mas pelo resultado do traceroute, o problema parece ter sido fora dela, no uplink.

Uma coisa que ficou clara para mim, comparando esses números, é que não vale a pena ter um plano superior ao de 400.
 
Mandei um e-mail para o suporte da Predialnet mostrando todos esses resultados.

Um atendente me ligou tentando me convencer de que é tudo normal e esperado. Vão mandar um técnico aqui amanhã, mas não tô botando muita fé não.
 
Sinto muito @allanmachado1 que seu caso não foi resolvido.

Aqui as conisas continuam estranhas também, mas pelo menos não estou sofrendo daquela latência horrível do simet sp por enquanto. @neilsonhenriques alguma posição? Gosto da predialnet mas a gente está tendo velocidades bem estranhas.

Aliás, eu estou ligado no cabo mas o cabo está passando pelo meu roteador giga, é possível ligar o cabo de rede direto na Ethernet do pc? Para fins de teste mesmo.

Abs,
Fabrício.
 
Sinto muito @allanmachado1 que seu caso não foi resolvido.

Aqui as conisas continuam estranhas também, mas pelo menos não estou sofrendo daquela latência horrível do simet sp por enquanto. @neilsonhenriques alguma posição? Gosto da predialnet mas a gente está tendo velocidades bem estranhas.

Aliás, eu estou ligado no cabo mas o cabo está passando pelo meu roteador giga, é possível ligar o cabo de rede direto na Ethernet do pc? Para fins de teste mesmo.

Abs,
Fabrício.
Só precisa saber seu login e senha. A conexão é PPPoE, o Windows tem esse recurso.
 
Apenas curiosidade:

Até coisas que eu tinha certeza serem limitação de hardware meu eu descobri que não eram, após mudar de provedor.

Exemplo: o upload no meu celular nunca passava de uns 150mbs. Assumi como razoável ser limitação do próprio celular. Não era. Agora consigo chegar em 270mbs (o contratado é 250).
 
Viram que a Predialnet abriu um servidor Speedtest no Rio? Agora dá para escolher, entre testar lá ou aqui em Niterói.
 
Pessoal , com relação a velocidade simetrica, sempre que ligo no suporte tenho respostas diferentes. Uns dizem que sim, outros que não. Vejo vários casos aqui em que upload e download são alinhados e outros não, Seria a topografia da rede?
 
A Predialnet usa GPON para entregar a internet aos consumidores. Nessa tecnologia temos um cabo principal de fibra que é compartilhado entre vários consumidores. Uma das características é que a banda de upload disponível para trabalho é metade da banda de download.

Ao menos era assim, da última vez que olhei. Não sei se evoluiu.

EM TESE a Predialnet vende 50% de upload, em relação à velocidade de download. A questão é que ela costuma entregar mais do que vende. Normalmente o usuário residencial usa MUITO menos upload do que download, então a banda total de upload - lá naquela fibra principal, que é dividida entre os usuários - fica folgada. Daí termos esses resultados estranhos, com upload maior que download e com os atendentes dizendo que ela vende menos up que down.

Os dois são verdade. Só acontece que, como a restrição de banda corre meio frouxa, é comum esbarrarmos em limitações da banda de download antes de encontrarmos isso para o upload. Mas acontece. Várias vezes já fiz testes em que peguei "só" 500 de UP, ao invés dos 800 e pouco que costumam aparecer. Devia ter mais gente usando a banda naquele horário...
 
A Predialnet usa GPON para entregar a internet aos consumidores. Nessa tecnologia temos um cabo principal de fibra que é compartilhado entre vários consumidores. Uma das características é que a banda de upload disponível para trabalho é metade da banda de download.

Ao menos era assim, da última vez que olhei. Não sei se evoluiu.
No GPON o correto é oferecer metade no upload mesmo, pois essa é a limitação da tecnologia... Se o provedor quiser ele pode oferecer mais no upload e até mesmo oferecer uma conexão simétrica ao assinante, porém, isso vai acabar ajudando a chegar nesse limite de upload do gpon mais facilmente e o com isso pode acabar saturando a porta com mais facilidade.

MBGPbee.png


Quando tiver operadoras usando XGS-PON, ai sim vai ser tranquilo de ofertar planos simétricos.
 
O interessante de tudo o que vocês falaram é que na minha conexão, nunca tive nada acima de metade, mesmo na época que a velocidade era menor e a predial foi aumentando. E outros locais da rede , essa folga é mais perceptível. Alguns amigos aqui da minha região tem banda simetrica, em qualquer horário, e no meu caso está claramente limitada no perfil. Não passa nem com reza brava!!
 
Eu já vi alguns relatos assim. Eu soube (tem registro nas mensagens aqui do fórum) que a Predialnet passou por algumas fases:

1) Não tinha controle de banda NENHUM. Você recebia o que a rede tivesse para entregar. Era uma época em que você assinava uns 30Mb de plano, e volta e meia conseguia bater mais de 600. A coisa era loteria, já que dependia completamente do circuito no qual você estava ligado. Mas, normalmente, era sempre acima do que você tinha contratado.

2) Teve gente entrando na justiça, reclamando que estava recebendo MAIS BANDA do que o contratado. Sério, é isso mesmo. Aí a Predialnet travou todo mundo bonitinho, cumprindo à risca a banda vendida. Teve choradeira, mas não dava para fazer muita coisa - era decisão judicial.

3) A coisa foi relaxando de novo. A gente começou a ver que era comum receber 20%, 30%, 40% acima do contratado. Principalmente no upload - que era vendido como metade do down, mas o normal é receber simétrico.

4) (Essa eu estou chutando) Acho (ACHO) que estamos voltando à fase 1. Parece que estão liberando mais banda, mas não tenho certeza. Pode ser só sorte minha...

O que eu acho que aconteceu com você? Azar. Sua última alteração de plano pedida por você foi na época em que ela estava controlando rigidamente a velocidade. Aí ficou marcado o controle de banda no seu perfil, e acabou ficando assim até hoje. As velocidades dos planos mudaram, mas não os perfis de controle de banda (que talvez sejam feito por percentual da velocidade contratada). E como o seu perfil tem a limitação marcada... a velocidade aumenta, mas o percentual entregue continua o mesmo.

Não sei exatamente como resolver isso. Você pode passar óleo de peroba na cara, e ligar perguntando. O pior que acontece é dizerem "não". Você pode arriscar, e mudar de plano. É um tiro no escuro, mas a aposta é que aí o seu perfil mudaria, removendo (ou aliviando) a limitação. Mas para deixar bem claro: É CHUTE - NÃO GARANTO QUE FUNCIONE. TESTE POR SUA CONTA E RISCO.

Esqueci: você não está na zona do Porto Maravilha não, né? Lá a situação é complicada, por conta de cagada do nosso querido governo, que adora monopólio.
 
Não, estou na região oceanica de Niterói, ftth de primeira, e completando agora 1 ano de predialnet. Contratei 500mb e depois passou pra 600mb automatico. Naquela época já recebia 600/300 , mesmo sendo 500, e agora chega a bater 800mb, mas o upload está agarrado em 300mb no máximo. Não passa nem a pau, como se realmente estivesse limitado, apesar do suporte dizer que não.
Se dia ou outro passasse de 300mb , saberia que tava liberado, como não passa, sei que o perfil está travado. Tá na cara!!
 
É, estranho. A velocidade de upload, nos testes, sobe até bater numa parede em 300Mbps? Engraçado isso...
 
A velocidade de upload vai subindo como se estivesse com má vontade e dificilmente chega a 300mb. Já o download passa fácil de 700mb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já tive 1gb simétrico de uma concorrente que batia 900mb nas duas. Mas a empresa não tinha suporte, ficava vários dias fora, diferentemente da predialnet, que o suporte está sempre atento.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A grande pulo do gato ao meu ver será a próxima fase com transição para xgspon , pois as grandes já estão se mexendo nisso e a predial pelo que vi de relatos aqui mesmo no fórum já está testando. Aí, acredito que acabe essa dificuldade e teríamos velocidades ilimitadas!!
 
É, subindo com má vontade parece caso de link saturado mesmo. O meu prédio foi migrado o GPON, de 1Gbps para 10Gbps - aí a conexão melhorou bastante. Você deve estar num caso parecido - só não sei dizer se colocaram a versão simétrica do GPON aqui.
 
Alguém sem conexão desde a madrugada?

PS: voltou agora por volta das 10h15
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo