Adicionando resultados de hoje:
Servidor de São Paulo
O que chamou demais a atenção, além da velocidade, foi a latência. 119ms para SP.
E isso no desktop, na rede cabeada.
Enquanto isso, contra o servidor do Rio:
Reparem a diferença gritante de desempenho com os dois destinos. É exatamente esse tipo de coisa que eu tenho percebido, mas agora com exemplos bem concretos de testes feitos em ambiente mais controlado (desktop e cabo).
O desempenho contra o servidor do Rio, na comparação, é ótimo, mas mesmo assim está abaixo do esperado para o plano de 500. É até curioso observar que eu pareço ser o único com esse plano aqui, enquanto os outros tem o de 400 e resultados melhores
Parece existir algo errado com as rotas e também parece que afeta apenas algumas subredes, já que o
@Paternot não observa esse efeito.
Eu chutaria que o pessoal da Tijuca, como eu e o
@brenoccs , deve ser afetado por esse problema. Mas seria interessante observarmos mais testes.
@neilsonhenriques, vamos precisar do seu apoio para encontrar a causa raiz e resolver essa questão
Complementando, como existe a chance de esse ser um problema do servidor SIMET SP, seguem também resultados do Speedtest contra servidores em SP das grandes empresas (Oi, Tim, Claro e Vivo).
Apesar de nenhum ser tão ruim quanto o SIMET SP, é possível observar que, também, nenhum chega perto de 500mb. Nesses exemplos, o máximo atingido foi 73% da banda.
E a grande questão, na verdade, é que os resultados são muito erráticos.
Realmente parece existir algum problema causando isso. Não tem cara de ser flutuação normal de carga de rede.