[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga PREDIALNET - FIBRA ÓPTICA/VIA RÁDIO

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos kastyel
  • Data de Início Data de Início
Tem algo de errado na url do resultado do cli, da uma verificada.

É ai que está, né!

Essas são algumas das questões que realmente fazem sentido, não é mesmo? Agora caso o argumento de que o teste do cli não é valido porque não é o mundo real, então os testes que o @neilsonhenriques fez, teriam que ser refeitos no web para ser ter uma base comparável!

Como eu falei, temos que respeitar o mesmo método de teste para que o resultado seja valido e o mais perto da realidade possível!

O meu objetivo aqui foi realmente apenas apontar o que eu vi ali, ou seja, testes usando metodos diferentes tendo resultados diferentes o que não é o correto a se fazer e com isso levantar essa questão para que vcs que são usuários e gerentes do provedor possam tirar suas próprias conclusões, ainda mais quando temos algo raro aqui que é um provedor trazendo um atendimento próximo de usuários mais avançados diretamente em um forum.

É um oportunidade única para ser diversas confirmações e informações validadas.
Danou-se - não tenho mais a URL. Mas era isso mesmo: os meus resultados via cli eram parecidos com os resultados do Neilson, e os meus resultados via browser eram uma tragédia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gente, vocês querem discutir o 5% e ignorar o 95%?

Só para ser mais claro: as diferenças que vocês observam entre web e cli são muito menores do que a diferença entre os seus resultados (ou a mediana deles, que seja) e os do Neilson. Ou não?
Estamos, exatamente, discutindo os 95%. A diferença de velocidade, entre web e cli, é absurda - mesmo quando testado na mesma máquina e horário.

Danou-se - não tenho mais a URL. Mas era isso mesmo: os meus resultados via cli eram parecidos com os resultados do Neilson, e os meus resultados via browser eram uma tragédia.

Estamos, exatamente, discutindo os 95%. A diferença de velocidade, entre web e cli, é absurda - mesmo quando testado na mesma máquina e horário.

A diferença que eu vi foi 2mbs na interface web contra 24mbs na cli. Enquanto isso o Neilson consegue ~1gbs.

Talvez tenha sido esse seu resultado não postado que se aproxima dos números dele, então.

Gente, vocês querem discutir o 5% e ignorar o 95%?

Só para ser mais claro: as diferenças que vocês observam entre web e cli são muito menores do que a diferença entre os seus resultados (ou a mediana deles, que seja) e os do Neilson. Ou não?
Vc tira muitas conclusões precipitadas ao invés de participar de um brain storm para chegar no resultado real...
A diferença que eu vi foi 2mbs na interface web contra 24mbs na cli. Enquanto isso o Neilson consegue ~1gbs.

Talvez tenha sido esse seu resultado não postado que se aproxima dos números dele, então.
Cara eu uso outro provedor, o meu ali foi só um exemplo porco ali para demostrar que existe diferença entre o teste do cli vs web. O certo é vcs testarem o web vs cli e\ou tanto o nelson como vcs respeitarem o mesmo metodo, ou seja, ou ambos usam cli ou ambos usam o web! Senão o resultado de um de vcs, não é valido! Agora qual é o não válido??????

Se tu acha que a predialnet tem algum problema com desempenho, não queria imaginar a BOI, ainda mais com rota internacional!

E provedores menos lixosos do que a boi o que é praticamente todo mundo, a diferença cresce! Vai no tópico da claro que tem desempenho excelentes internacionalmente, no speedtest web a pessoa faz um teste e tem um resultado e no cli o resultado é muito melhor, é só dar um pesquisada la topico da claro.

Pessoal,

Nós estivemos debruçados sobre esse problema que vocês levantaram durante a tarde inteira e gostaríamos de compartilhar algumas conclusões:

- Havia um problema entre a nossa borda e um Tier 1, foi corrigido
- Havia um problema entre a nossa borda e um switch de core, foi corrigido
- Ainda há um problema na porção da rede que chamamos de acesso, que vai desde os concentradores B-RAS até os roteadores de vocês

Pelos nossos testes aqui, até usar um browser diferente interfere no resultado. O Chrome é o mais rápido, seguido pelo FireFox e depois o Edge (Internet Explorer feelings ?). Devido a isso, passamos a usar o SpeedTest CLI tanto no Linux quanto no Windows e foi só assim que conseguimos ver claramente que tava dando pau. As inconstâncias dos browsers são absurdas. Experimentem os 3 ...

Basicamente estamos focando os testes em dois servidores (id 1779 que é a Comcast de Miami e id 16976 da Spectrum em NY).

Em partes concordo com o @allanmachado1 porque realmente ninguém faz teste usando CLI, só a interface WEB, mas como estamos buscando problemas em níveis muito técnicos, tá difícil confiar no browser.

Os resultados de agora (depois dos 2 primeiros ajustes) já devem apresentar alguma melhoria. Se vocês puderem me ajudar com os testes via CLI (afim de uniformizarmos, conforme sugestão do @xShARkx), talvez seja melhor porque pularemos a "variável" browser na equação.

A nossa noite aqui não tem hora pra acabar, só depois que acharmos o defeito na rede de acesso ... hoje vamos zerar o estoque de Nespresso ! :yeah:

Abraços pessoal !
Neilson

Pessoal,

Nós estivemos debruçados sobre esse problema que vocês levantaram durante a tarde inteira e gostaríamos de compartilhar algumas conclusões:

- Ainda há um problema na porção da rede que chamamos de acesso, que vai desde os concentradores B-RAS até os roteadores de vocês

Pelos nossos testes aqui, até usar um browser diferente interfere no resultado. O Chrome é o mais rápido, seguido pelo FireFox e depois o Edge (Internet Explorer feelings ?). Devido a isso, passamos a usar o SpeedTest CLI tanto no Linux quanto no Windows e foi só assim que conseguimos ver claramente que tava dando pau. As inconstâncias dos browsers são absurdas. Experimentem os 3 ...

Basicamente estamos focando os testes em dois servidores (id 1779 que é a Comcast de Miami e id 16976 da Spectrum em NY).

Em partes concordo com o @allanmachado1 porque realmente ninguém faz teste usando CLI, só a interface WEB, mas como estamos buscando problemas em níveis muito técnicos, tá difícil confiar no browser.

Os resultados de agora (depois dos 2 primeiros ajustes) já devem apresentar alguma melhoria. Se vocês puderem me ajudar com os testes via CLI (afim de uniformizarmos, conforme sugestão do @xShARkx), talvez seja melhor porque pularemos a "variável" browser na equação.

A nossa noite aqui não tem hora pra acabar, só depois que acharmos o defeito na rede de acesso ... hoje vamos zerar o estoque de Nespresso ! :yeah:

Abraços pessoal !
Neilson
Queria ter acesso a um provedor desse nível aqui na minha localidade, com um atendimento desse diferenciado para usuários mais avançados em um forum, é outro nível! Aqui sofro com a Boi fibra que tem backbone adsl :bua::cuti:

Vc tira muitas conclusões precipitadas ao invés de participar de um brain storm para chegar no resultado real...

Cara eu uso outro provedor, o meu ali foi só um exemplo porco ali para demostrar que existe diferença entre o teste do cli vs web. O certo é vcs testarem o web vs cli e\ou tanto o nelson como vcs respeitarem o mesmo metodo, ou seja, ou ambos usam cli ou ambos usam o web! Senão o resultado de um de vcs, não é valido! Agora qual é o não válido??????

Se tu acha que a predialnet tem algum problema com desempenho, não queria imaginar a BOI, ainda mais com rota internacional!

E provedores menos lixosos do que a boi o que é praticamente todo mundo, a diferença cresce! Vai no tópico da claro que tem desempenho excelentes internacionalmente, no speedtest web a pessoa faz um teste e tem um resultado e no cli o resultado é muito melhor, é só dar um pesquisada la topico da claro.

Putz, os resultados são de outro provedor? Eu não tinha entendido isso... Achei que fossem da predialnet.
Então eu estava vendo isso como: vamos discutir a diferença entre 2mbs e 24mbs e ignorar a diferença de ambos para 1gbs 😅
Não era uma conclusão precipitada achar que a primeira era pouco importante em relação à segunda 🤣

Pessoal,

Abraços pessoal !
Neilson

Neilson, muito obrigado pelo seu trabalho e da equipe!
Esse nível de atenção é realmente diferenciado.

Seguem os resultados que você pediu (cli, contra os servidores de IDs 1779 e 16976):
https://www.speedtest.net/result/c/2069eddd-3762-413c-819b-270fbe6c2316
https://www.speedtest.net/result/c/e09625b6-1962-4909-8244-b61402f1e92f

Realmente mostram melhora em relação a hoje de manhã.

Última edição:
Fala galera, boa noite!

Para ajudar ao nosso grande amigo @neilsonhenriques, estou postando os testes do speedtest cli.
Meu link é 400/400

Server 1779
6247aba4-fa7e-4b6d-af1e-2130d1b58db2.png

Server 16976
4e580212-ae8e-4518-a155-b0d92da6f528.png

Refiz o teste agora (20:17)
No 1779 bateu 150 de down e 27 de up com o mesmo ping.

Acho que ainda anda variando um pouco.

Última edição:
Opa meus amigos !

Algum problema que fica na rede de acesso é bastante complicado de se achar porque não podemos trabalhar durante o dia e temos apenas uma janela pequena entre 4:00 e 5:30 que são os horários em que observamos o menor tráfego na rede, e essa janela não foi suficiente hoje. Amanhã estaremos on-line nesses horários pra continuar a depuração.

Queria ter acesso a um provedor desse nível aqui na minha localidade, com um atendimento desse diferenciado para usuários mais avançados em um forum, é outro nível! Aqui sofro com a Boi fibra que tem backbone adsl :bua::cuti:

Obrigado pelo elogio. Tocar um provedor não é uma tarefa muito simples e quanto maior, pior é. Se já dá trabalho pra gente que é formiguinha, imagino a Boi com milhões de clientes. 😂

Neilson, muito obrigado pelo seu trabalho e da equipe!
Esse nível de atenção é realmente diferenciado.

Opa Allan, valeu meu brother ! Estamos aqui pra isso ! 👍

Só respondendo sua mensagem anterior que não citei aqui, sim, podem haver diferenças de resultado dependendo da localidade porque os IPv4 públicos variam de acordo. Ontem, verificamos que um Tier 1 estava com uma tabela de roteamento errada e pedimos que fosse corrigido, deve levar algum tempo até fazerem isso a depender da quantidade de roteadores que eles tiverem que acertar e até o BGP propagar.

Fala galera, boa noite!

Para ajudar ao nosso grande amigo @neilsonhenriques, estou postando os testes do speedtest cli.
Meu link é 400/400

Fala Breno ! Obrigado pelos testes, brother ...

Já percebemos alguma melhoria, mas ainda distante do ideal, ou seja, segue o jogo aqui pra gente. 😂

Tenham todos um excelente dia !

Abraços,
Neilson

Opa meus amigos !

Algum problema que fica na rede de acesso é bastante complicado de se achar porque não podemos trabalhar durante o dia e temos apenas uma janela pequena entre 4:00 e 5:30 que são os horários em que observamos o menor tráfego na rede, e essa janela não foi suficiente hoje. Amanhã estaremos on-line nesses horários pra continuar a depuração.

Obrigado pelo elogio. Tocar um provedor não é uma tarefa muito simples e quanto maior, pior é. Se já dá trabalho pra gente que é formiguinha, imagino a Boi com milhões de clientes. 😂

Opa Allan, valeu meu brother ! Estamos aqui pra isso ! 👍

Só respondendo sua mensagem anterior que não citei aqui, sim, podem haver diferenças de resultado dependendo da localidade porque os IPv4 públicos variam de acordo. Ontem, verificamos que um Tier 1 estava com uma tabela de roteamento errada e pedimos que fosse corrigido, deve levar algum tempo até fazerem isso a depender da quantidade de roteadores que eles tiverem que acertar e até o BGP propagar.

Fala Breno ! Obrigado pelos testes, brother ...

Já percebemos alguma melhoria, mas ainda distante do ideal, ou seja, segue o jogo aqui pra gente. 😂

Tenham todos um excelente dia !

Abraços,
Neilson

Fala Neilson

Muito obrigado, cara. A gente entende que não seja simples debugar e corrigir essas coisas. Acho que ninguém aqui espera que seja resolvido da noite para o dia :D

Toca o trabalho com a equipe com tranquilidade. Vai levar o tempo que tiver que levar.

Claro que é sempre bom identificar e corrigir problemas, até para não virarem problemas maiores conforme vocês forem crescendo. Mas, no fundo, em termos práticos, as coisas estão funcionando bem.

Depois, dentro das suas possibilidades, poderia dizer aqui o que vocês identificaram e corrigiram? Só pela curiosidade.

Abs

@brenoccs e @Paternot

Sou da Tijuca.

Poderiam rodar testes com os servidores da Oi, Tim, Claro e Vivo de SP? - IDs 40465, 36386, 18103 e 16438
Meus resultados nunca pegam banda total:

f8e91c96-b919-4c5a-9ed6-909d1d1a5a57.png
4617410d-f363-46d7-aab9-5bb4cd645fbd.png
e01295c6-d203-46d9-9b1b-9ebd8bbb3523.png
c0c6ff83-cd58-46ec-8e43-573b5d351cbf.png

Claro que a questão com os internacionais é mais grave, mas tem algo estranho nisso também.

Abs

Última edição:
Fala Neilson

Muito obrigado, cara. A gente entende que não seja simples debugar e corrigir essas coisas. Acho que ninguém aqui espera que seja resolvido da noite para o dia :D

Toca o trabalho com a equipe com tranquilidade. Vai levar o tempo que tiver que levar.

Claro que é sempre bom identificar e corrigir problemas, até para não virarem problemas maiores conforme vocês forem crescendo. Mas, no fundo, em termos práticos, as coisas estão funcionando bem.

Depois, dentro das suas possibilidades, poderia dizer aqui o que vocês identificaram e corrigiram? Só pela curiosidade.

Abs

@brenoccs e @Paternot

Sou da Tijuca.

Poderiam rodar testes com os servidores da Oi, Tim, Claro e Vivo de SP? - IDs 40465, 36386, 18103 e 16438
Meus resultados nunca pegam banda total:

f8e91c96-b919-4c5a-9ed6-909d1d1a5a57.png
4617410d-f363-46d7-aab9-5bb4cd645fbd.png
e01295c6-d203-46d9-9b1b-9ebd8bbb3523.png
c0c6ff83-cd58-46ec-8e43-573b5d351cbf.png

Claro que a questão com os internacionais é mais grave, mas tem algo estranho nisso também.

Abs

Logo mais à noite eu rodo os testes e posto aqui.

A Predialnet é ótima mesmo, e o @neilsonhenriques está sempre correndo atrás!

Os resultados para Comcast não mudaram (para mim)
578eb5b0-23a8-4b62-99f4-774188db83f9.png

Já para a Spectrum, rolou uma melhora:
2bb27a79-d58d-4deb-86d9-ab271413c7a6.png

OI, SP:
bf2809ff-2d8b-4f68-befc-8cec594126a2.png

TIM, SP
8ee31acf-cc15-4088-8255-880cef003505.png

Claro, SP
4afb2989-7e8d-424d-8a39-a35a88acd4f9.png

Vivo, SP
1d8ca1f2-9d00-49d5-97e8-4db95f542f3b.png

Opa pessoal !

Esse aqui é um teste feito dentro do nosso core (depois das correções):

https://www.speedtest.net/result/c/32303dd7-4240-4ae6-87ae-8a99ef6343b9

Dentro de casa, tudo ajustado. Agora estamos indo pra rua buscar o problema e acreditamos estar perto da solução. Só estou passando pra dizer que os trabalhos continuam ok ?

Obrigado pela compreensão, @allanmachado1 . Todos vocês aqui no fórum são pessoas excelentes e é uma honra trabalhar pra gente assim.

Vamos aos problemas até agora:
Como já deve ser do conhecimento de vocês, nós temos 3 saídas internacionais distintas, 100% redundantes (Lumen, TI Sparkle e Cogent) e com classificação Tier 1, conforme pode ser visto em https://bgp.he.net/AS28665#_graph4
Um desses Tier 1 (pra preservar a empresa, não vou falar o nome) estava propagando nossos anúncios de forma inconsistente, isto é, faltando alguns prefixos. Nossos anúncios podem ser publicamente consultados pelas ferramentas de Looking Glass de ambas. Eles corrigiram o anúncio, mas disseram que precisarão de tempo pra verificar a razão disso ter acontecido.

O outro problema estava na nossa borda, que estava encaminhando pacotes entre as portas de 100Gbps numa configuração sub-ótima. Não é que não funcionasse, mas no switch de core o hash de encaminhamento estava para MAC de origem e MAC de destino (OSI Layer 2) enquanto os roteadores de borda estavam fazendo por IP de origem e IP de destino (OSI Layer 3).

O tráfego da nossa rede tem crescido de forma absurda e internamente (com os servidores da Webscale dentro do core) já passou dos 500 Gbps há muito tempo, essas ativações de portas de 100G viraram uma coisa urgente e aí vem o ditado que a pressa sempre leva a imperfeição, infelizmente.

Devo fugir pras montanhas por uns dias e ficarei ausente, mas meu pessoal (que são melhores que eu, tecnicamente) continuará tocando essas verificações e ajustes. Assim que possível, voltarei a dar notícias.

Abraços !
Neilson

Maravilha!

Mas eles vão ter que ir de prédio em prédio acertar? Que trabalhão hein.

Chegou a conversar com quem foi aí? Falaram o que era o problema?
Não sei dizer se todos os prédios precisarão ser mexidos. Aqui passaram o meu para a rede de 10Gbps.

Não acho que a rede em si estivesse saturada - eu batia quase 900Mbps para os servidores internos deles. Pelo o que me disseram, era problema em um equipamnto, que estava introduzindo latência em determinadas situações. Trocaram.

Não sei dizer se passaram o prédio para 10Gbps para aproveitar o embalo, ou porque pretendem eventualmente fazer com todos ou se porque o equipamento que atende a rede de 10Gbps não sofre do problema, e era mais fácil fazer assim.

Mas sei que resolveu. :)

Não sei dizer se todos os prédios precisarão ser mexidos. Aqui passaram o meu para a rede de 10Gbps.

Não acho que a rede em si estivesse saturada - eu batia quase 900Mbps para os servidores internos deles. Pelo o que me disseram, era problema em um equipamnto, que estava introduzindo latência em determinadas situações. Trocaram.

Não sei dizer se passaram o prédio para 10Gbps para aproveitar o embalo, ou porque pretendem eventualmente fazer com todos ou se porque o equipamento que atende a rede de 10Gbps não sofre do problema, e era mais fácil fazer assim.

Mas sei que resolveu. :)

Entendi.

Por acaso mudou o resultado dos testes para os servidores de SP também?

Users who are viewing this thread

Voltar